Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Telecentro Comunitário em Teresópolis

Telecentro Comunitário começa a funcionar segunda-feira, 9 de maio

Espaço vai promover a inclusão social e digital de estudantes, idosos e representantes de associações de moradores


Teresópolis,5 de maio de 2011 – Inaugurado pelo Prefeito Jorge Mario nesta quinta, dia 05, o primeiro Telecentro Comunitário de Teresópolis, implementado pela parceria entre a Prefeitura e o Ministério das Comunicações. Trata-se de uma importante ferramenta da política municipal de segurança pública, voltada para a inclusão social e digital de estudantes da rede pública de ensino, pessoas da melhor idade e representantes de associações de moradores.

Pela inclusão social e digital: coordenadora da Guarda Municipal Renata de Paula, subsecretário de Segurança Celso Wagner da Rocha Branco, secretário de Segurança Pública Marcos Antonio Da Luz, Prefeito Jorge Mario e guarda municipal Joel Alves da Silva

“O Telecentro Comunitário significa um avanço da política pública de governo no sentido de inserir e possibilitar o acesso do nosso jovem, idoso e lideranças comunitárias à tecnologia da informação”, assinalou o Prefeito Jorge Mario. Com acesso gratuito à internet e equipado com dez computadores e impressora, o espaço recebe o nome de Elismar Estevão da Silva, em homenagem ao guarda municipal Mazinho, morto em fevereiro de 2008 durante sua rotina de trabalho. Instalado na sede da Guarda Municipal (Rua Heitor de Moura Estevão, 300 – Várzea), o Telecentro começa a funcionar na próxima segunda-feira, 9, das 8h às 18h. Pessoas interessadas em utilizar o espaço deverão fazer um cadastro e agendar horário, pois o tempo de acesso será de uma hora para cada pessoa.
Reunindo estudantes da rede municipal de ensino, líderes comunitários, convidados e autoridades, a inauguração do telecentro aconteceu em duas etapas. Na primeira, realizada no Teatro Municipal, foram apresentados quatro projetos que serão desenvolvidos no local. Todas as ações contam com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, das Secretarias Municipais de Segurança Pública, Ciência e Tecnologia, Educação e dos Direitos da Mulher e da empresa Alterdata. Em seguida, todos se dirigiram à sede da Guarda Municipal para visitar a unidade.

Estudantes do Cerom visitam o Telecentro Comunitário

Marcaram presença na inauguração os vereadores Arlei – Presidente da Câmara Municipal, e Ademir Enfermeiro, os secretários da equipe de governo do Prefeito Jorge Mario, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e o Diretor de Operações da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Hugo Freire.
Também prestigiaram a inauguração o guarda municipal Joel Alves da Silva e Fabrício da Silva Angelo, irmão e sobrinho de Elismar Estevão da Silva, o guarda municipal Mazinho. “Muito bom ver o nome dele gravado na sede da Guarda Municipal, onde serviu com dedicação e empenho”, agradeceram.

Projetos

Seguindo a proposta do Ministério das Comunicações, o telecentro comunitário vai oferecer oficinas rápidas para promover a inclusão social e digital do seu público alvo. As ações estão divididas em quatro projetos específicos: 1) Projeto Despertar – para a orientação dos estudantes interessados em seguir carreira militar; 2) Projeto Trânsito Consciente – voltado para a sensibilização dos alunos dentro da implementação da Política Nacional de Prevenção à Violência no Trânsito; 3) Projeto Direitos Humanos e Cidadania – para os alunos e representantes de associações de moradores conhecerem melhor esses temas e participar de grupos de debates; 4) Projeto de Inclusão Social – para promover a inclusão digital e social de estudantes e pessoas da melhor idade.

O Secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marcos Antônio Da Luz, salientou que o Telecentro Comunitário é mais um instrumento da política de segurança pública implementada pelo Governo Municipal e que também é focada na promoção de ações educativas visando a socialização e a inclusão digital. “A ideia é facilitar o acesso à tecnologia da informação e dar perspectiva de vida, de carreira e de estudo a estudantes, idosos e lideranças comunitárias”.

InclusãoPara a diretora do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, escola municipal em Araras, é uma importante iniciativa, principalmente para os estudantes interessados em seguir carreira militar. “Traz perspectiva para os jovens e oportunidade de encaminhá-los para uma profissão. Muito bom para valorizarmos ainda mais a nossa cidade”, enalteceu Rosangela Teixeira Alves.

Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Cerom, no bairro de São Pedro, Amanda Gomes Santos, 15 anos, aprovou o Telecentro Comunitário. “Quero ser policial militar e pretendo utilizar o telecentro para ter mais informações sobre a carreira militar”, disse.

A líder comunitária Érica Marra, da Associação de Moradores da Tijuca, também aprovou a iniciativa. “Muito positivo para os jovens, as representações das associações e toda a cidade. A Prefeitura está de parabéns”.

Prefeito Jorge Mario observa estudantes do Cerom em visita ao Telecentro Comunitário



FOTOS – crédito para Marco Esteves.
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário