Teresópolis, 3 de maio de 2011 - Montada na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea, a exposição Mata Atlântica, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da BVB Projetos Culturais, levou cerca de mil alunos da rede municipal de ensino a conhecerem, através de apresentação de filmes ecológicos e de uma visita guiada por estagiários estudantes de Ciências Biológicas, um pouco mais da fauna e da flora local. Os estudantes também tiveram noções de preservação e foram conscientizados sobre a importância deste bioma para o mundo em que vivem.
O guia Austen Straus apresenta o filme “Mata Atlântica: Essa mata é nossa”
Outro aspecto importante da exposição foi a possibilidade da interação dos alunos por vídeo, fotografias e painéis, segundo a coordenadora Daniele Antunes, da Escola Municipal Acliméa Nascimento, no bairro de São Pedro. “Eles são curiosos por natureza e ouvir, ver e participar da informação dessa forma estimula, contribui e amplia a apreensão da cultura, criando novos hábitos de conhecimento aplicável”, sugeriu a coordenadora que acompanhou seus alunos durante a visita.
Com duas visitas programadas por dia de exposição, os alunos primeiro assistiam cerca de 20 minutos de filmes sobre ecologia e consciência ambiental. Depois, passeavam pela exposição e através de fotografias e painéis, tinham a chance de saber um pouco mais sobre os detalhes do bioma da Mata Atlântica. Para finalizar, recebiam um lanche e tinham a oportunidade de fazer mais perguntas aos guias da exposição, os alunos de Ciências Biológicas Fernanda Firmino e Austen Straus. “A consciência ambiental nasce do conhecimento, pois à medida que a ignorância vai perdendo força, a informação vai circulando e atraindo novos colaboradores para este movimento coletivo em prol de um futuro melhor”.
Alunos da E.M. Acliméa Nascimento percorrem a visita guiada pela Exposição Mata Atlântica
FOTOS E LEGENDAS – crédito Marcelo Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário