Pesquisar este blog

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Arlei recebe secretário nacional e agiliza implantação de projetos do Ministério do Esporte em Teresópolis

 Prefeito Arlei e o vice-prefeito Márcio Catão se reúnem com o secretário nacional Ricardo Cappelli  para agilizar a implantação dos projetos  ‘Segundo Tempo’ e PELC, do Ministério do Esporte
Arlei recebe secretário nacional e agiliza implantação de projetos do Ministério do Esporte na cidade-Programas Segundo Tempo e PELC deverão funcionar já em abril deste ano

Teresópolis, 21 de janeiro de 2014 - O prefeito Arlei recebeu nesta sexta-feira, 21, em seu gabinete, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, e do ex-futebolista Roger Noronha, para ratificar o compromisso do Governo Federal em disponibilizar recursos para a implantação, no município, dos projetos ‘SegundoTempo’ e PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade), do Ministério do Esporte. Na ocasião, o prefeito Arlei cobrou agilidade na entrega dos ofícios ao secretário para o início imediato dos programas em Teresópolis. 

“Essa visita é muito bem vinda nesse tempo em que nossa cidade respira esporte, já que Teresópolis é o berço da seleção brasileira com a sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Temos que aproveitar este momento de grandes eventos esportivos e avançar, ainda mais, na educação dos nossos jovens e o esporte sempre fez parte desse processo. Para isso estamos sempre buscando apoio dos governos federal e estadual”, destacou o prefeito Arlei. 

Ricardo Cappelli apontou o motivo da visita. “Nossa visita hoje é para dar continuidade aos entendimentos com a Prefeitura de Teresópolis e trazer os programas esportivos-sociais do Ministério do Esporte para a cidade. Teresópolis estará, em poucos meses, presente no mundo inteiro por conta da seleção instalada na CBF. E nós queremos ajudar a cidade a não só receber bem a seleção, mas também deixar um legado esportivo para as crianças e toda a população. A Copa do Mundo vem e vai, mas a cidade fica com este legado, que é o acesso à prática esportiva”. Segundo ele, a perspectiva é que, no final de abril, os programas já estejam implantados no município.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, esporte e educação sempre caminharam juntos. “É no esporte que aprendemos que participar e competir é mais importante do que propriamente ganhar. Compreendemos que as regras do jogo também servem para as regras da vida, como trabalhar em equipe, por exemplo. Outra coisa boa será a ampliação da jornada escolar para as crianças, oferecendo mais tranquilidade às mães que trabalham fora”, concluiu Leonardo.

Participaram ainda da reunião o vice-prefeito Márcio Catão, o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Lopes, e assessores do governo municipal. Na ocasião, Maurício Lopez entregou formalmente ao secretário nacional a monção feita por ele em dezembro, que pedia a implantação do programa Segundo Tempo nas escolas do município.

Programa Segundo Tempo

Voltado para a área da educação infantil, o Segundo Tempo, Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

A meta do projeto é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança e o adolescente das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem.

A cada criança ou adolescente é ofertada a prática de, no mínimo, três modalidades esportivas com uma freqüência mínima de três vezes por semana e duas horas diárias. São ofertadas atividades complementares como reforço escolar e atividades culturais, além de um reforço alimentar, em função da carência do público atendido e por conta da realização das atividades acontecerem depois do turno escolar.

Entre as modalidades esportivas oferecidas destacam-se futsal, basquete, corrida de orientação, tênis de mesa e voleibol. Além dos jogos, o programa conta com atividades complementares como oficinas culturais, educativas e orientações de saúde. O Segundo Tempo é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, com parceria do Governo do Rio de Janeiro. 

Programa Esporte e Lazer da Cidade

O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.
 Areli recebe em seu gabinete o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, e o ex-futebolista Roger Noronha, para tratar da inclusão de programas esportivos-sociais  no município
Maurício Lopez entrega formalmente, ao secretário nacional, a monção que pede a implantação do  programa Segundo Tempo nas escolas do município

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário