UNIFESO simula cenários de emergência no Grande Acidente
Os calouros de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) iniciam o curso já se deparando com uma grande emergência: o Grande Acidente, uma simulação com fins pedagógicos promovida no início de cada semestre. A fim de garantir o realismo, vítimas interpretadas por alunos, professores e funcionários da instituição integram o cenário de acidentes, incêndios, crimes, entre diversas ocorrências. Sem qualquer tipo de ajuda, os calouros têm de prestar os primeiros socorros às vítimas e transportá-las ao posto de saúde.
As últimas edições do evento têm contado com a participação da equipe do Corpo de Bombeiros, que com carros, equipamentos e muita habilidade apresentam alguns procedimentos de socorro às vítimas e dão aos estudantes uma noção mais real de atendimento. “Sempre que surge um convite fazemos o possível para contribuir com esses eventos do UNIFESO”, disse o major Marcelo Pereira de Abreu, subcomandante do 16º GBM, que também é estudante de Engenharia Ambiental.
O evento contou ainda com a presença de agentes de saúde de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município administradas pelo UNIFESO. Entre elas, Ana Cristina Mendes, da unidade do Meudon, que destacou que o cenário preparado é o visto no dia-a-dia pelos profissionais de saúde. “É muito bom trabalhar essa convivência com alunos e professores nas UBS por ser uma troca de conhecimentos e experiência em que aprendemos muito”, elogiou.
De acordo com a professora Claudia de Lima Ribeiro, tutora do 1º período de Medicina, a atividade é toda registrada com o objetivo de apresentar uma narrativa prática para ser resolvida em grupo pela turma. Para este semestre, ela destaca a inclusão do acidente de moto. “Estamos no município com um índice muito alto de ocorrências deste tipo, por isso achamos muito importante trazer esta realidade para os estudantes, porque é o que eles vão encontrar lá fora”.
A estudante do primeiro período Cintia Sulamita Gomes observa que “este é um grande diferencial do Centro Universitário, pois em muitas instituições de ensino a aprendizagem é no papel e caneta e aqui posso ver com as situações são mais próximas da vida real. Espero que o curso continue com esse projeto, pois eu escolhi Medicina pela prática, que é o que me encanta, e ver isso desde o primeiro período está sendo maravilhoso”. O calouro André Falcão aprovou a experiência e afirmou que agora tem mais certeza da profissão que quer seguir. “Foi uma situação diferente de tudo já visto até hoje, por nunca termos passado por um cenário de tragédia e sem poder ajudar. Parabenizo o UNIFESO por esta iniciativa com os estudantes, percebemos que não sabemos nada ainda, mas estudando muito até nos formarmos vamos conseguir”, apostou.
A funcionária Bruna Monteiro Barbosa, do Laboratório de Habilidades do UNIFESO encenou uma vítima que se atiraria do prédio que estava pegando fogo, até ser resgatada pelos bombeiros e depois atendida pelos estudantes, numa apresentação que impressionou a todos. “Os estudantes ainda têm muito o que aprender, e é por isso que eles estão aqui hoje, participando, observando e aprendendo”, observou Bruna, satisfeita com a experiência.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário