Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura de Teresópolis

Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura de Teresópolis
Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura

Teresópolis, 29 de junho de 2016 - Com a finalidade de fortalecer a saúde e prolongar a vida das árvores, a Prefeitura de Teresópolis continua com as ações de limpeza das copas e poda de suspensão dos galhos que podem oferecer algum risco à rede elétrica. A iniciativa vem sendo destaque nas ações de revitalização da Reta que ainda conta com a remodelação dos canteiros, para dar mais espaço aos pedestres, e a recém-instalada ciclofaixa.

Quem passa pelas avenidas Feliciano Sodré e Lucio Meira já consegue observar a diferença que este trabalho vem fazendo, proporcionando um novo ar ao centro urbano, além de oferecer mais segurança à população, uma vez que a luminosidade, tanto de dia quanto à noite, aumenta.

Sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos, através da equipe de Parques e Jardins, e com a Guarda Municipal orientando a passagem dos veículos, a intervenção está sendo realizada com muito cuidado, respeitando a arborização que é um item importante no espaço urbano de qualquer cidade.

A secretaria informa ainda que nenhuma planta está sendo cortada ou retirada e que apenas a poda vem sendo executada para que as árvores fiquem ainda mais fortes.

Utilizando um caminhão equipado com cesto aéreo, cedido temporariamente através da parceria público-privada, a ação de combate às ervas de passarinhos vai acontecer até que todas as árvores do canteiro estejam livres dos parasitas. 

“Acho importante essa manutenção que a Prefeitura está fazendo no canteiro central. A Reta é porta de entrada da cidade, praticamente um cartão postal, então devemos sempre preservar da melhor maneira possível”, comentou o produtor cultural, José Nelson Lima.
O produtor cultural José Nelson Lima acha importante a manutenção do canteiro central
Com a finalidade de fortalecer a saúde das árvores, a Prefeitura continua com as ações de limpeza das copas e poda dos galhos
Erva -de -passarinho 

Aparentemente inofensiva, a erva-de-passarinho é considerada uma praga, que suga a seiva do caule e dos ramos da planta hospedeira, causando sua destruição. O combate é feito através da poda, que deve ser realizada preferencialmente no período mais frio do ano, quando as folhas secam e a praga fica mais visível. 
Quem passa pelas avenidas Feliciano Sodré e Lucio Meira já observa a diferença que o trabalho de limpeza das árvores faz
Texto e fotos – AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Município firma parceria com a FESO

Autoridades municipais e representantes da FESO na solenidade de assinatura do convênio de cooperação
SAÚDE

Município firma parceria com a FESO

Cooperação garante estágio para acadêmicos e amplia serviços de promoção à saúde na rede SUS

Teresópolis, 29 de junho de 2016 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a FESO – Fundação Educacional Serra dos Órgãos assinaram nesta terça-feira, dia 28, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – Coapes. O evento contou com a participação de autoridades municipais, diretores, professores e alunos dos cursos de formação em saúde da instituição.

O convênio de cooperação garante estágio para os alunos dos cursos da área de saúde do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos. Os acadêmicos passam a atuar de forma supervisionada na rede pública, atendendo a população com serviços de promoção e prevenção em saúde pública.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, Teresópolis é o primeiro município da Região Serrana a oficializar a parceria, que tem diretrizes publicadas pelos Ministérios da Saúde e de Educação, dentro do programa federal Mais Médicos.

“Essa parceria através do Coapes vai fortalecer os cadastramentos na rede de atenção básica e a busca de alguns programas, como diabetes, hipertensão e de saúde da mulher. Para a secretaria é de suma importância porque com o convênio contribuirá para a qualificação dos futuros profissionais”, destacou o Secretário de Saúde.
 Prefeito e Secretário de Saúde de Teresópolis assinam o Coapes
Pró-reitor acadêmico José Feres Miranda assina o contrato de ação pública pela FESO
Para Manoel Pombo, coordenador e professor do curso de Medicina, o convênio é fundamental para o aprimoramento da formação profissional. “Na educação em saúde o ensino da prática é o grande formador. Quanto mais inserções no campo da prática médica, melhor qualificados os profissionais da área de saúde. E esse processo estruturado se traduz em benefícios para o serviço prestado”.

Outro ponto positivo do contrato é o fortalecimento da parceria entre a instituição de ensino e a rede pública de saúde. “A importância dessa cooperação é definir uma parceria entre a rede SUS e os centros formadores em saúde. A intenção do convênio é qualificar a rede SUS, é elencar um conjunto de atividades, de ações e de políticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de atenção à comunidade”, concluiu o diretor geral da FESO, Luis Eduardo Tostes.
Evento de assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde: cooperação contribui para formação profissional e amplia serviços para a população da rede pública de saúde

Fotos – AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Programação festiva de aniversário dos 125 anos de Teresópolis

TERESOPOLIS
Teresópolis 125 anos: Programação festiva começa no domingo, dia 3 de julho

Teresópolis, 29 de junho de 2016 – Desfile cívico, missa de ação de graças, exposição de carros antigos, Semana da Música e edições especiais do projeto Música na Matriz e do Encontro de Cultura de Raiz são algumas atrações da programação comemorativa pelo 125º Aniversário de Teresópolis, celebrado no dia 6 de julho, feriado municipal. Com coordenação das secretarias municipais de Turismo, Educação, Cultura e de Segurança Pública, a agenda de eventos se estenderá ao longo do mês.

3 de julho

Neste domingo, dia 3 de julho, haverá edição especial do Encontro de Cultura de Raiz, às 10h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras). Artistas populares e convidados cantarão em homenagem ao Aniversário da Cidade em cenário de quintal de casa da roça, seguindo o tradicional formato de programa de auditório. Entrada franca.

Já a comunidade católica se reunirá às 11h, na Matriz de Santo Antonio (Avenida Oliveira Botelho, no Alto), para a celebração da missa em ação de graças pelos 125 anos de Teresópolis. 

Também no domingo, 3, o Coro Lírico Acrópolis de Nova Friburgo, sob regência de Ágni de Souza, será a atração do Projeto Música na Matriz, às 16h, na Igreja de Santa Teresa, na Várzea.

6 de julho

Com o tema ‘Um atleta passou por aqui’, em referência aos Jogos Olímpicos Rio 2016, o desfile cívico de 6 de julho será realizado na Avenida Feliciano Sodré, no trecho em frente à Prefeitura, na Várzea, às 9h. O evento reunirá alunos de escolas públicas e particulares, bandas escolares, pelotão de atletas e instituições como Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Guarda Municipal, entre outras.

8 de julho

A Exposição Retrospectiva, do artista plástico José Ramon, será aberta no dia 8 de julho, às 19h, na sala de exposições da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras). A mostra poderá ser visitada até 30 de julho, de segunda a domingo, das 10h às 17h. Nascido em Serra Negra/SP, desde 1962 o pintor impressionista mora em Teresópolis, onde se especializou em pintar a paisagem da cidade, com destaque para o Dedo de Deus.

10 de julho

O CAA - Clube Amigos do Antigo realizará no dia 10 de julho a 34ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis. Considerado o mais antigo evento desse gênero em atividade no Brasil e tradicional no calendário do Aniversário da Cidade, a mostra acontecerá na Av. Feliciano Sodré, na Várzea, no trecho em frente à Prefeitura, das 8h às 16h. Sorteio de brindes e mercado de pulgas, com venda de peças, integram a programação.

11 a 16 de julho

A Calçada da Fama, no centro da cidade, será palco da Semana da Música entre os dias 11 e 16 de julho, com atrações culturais das 15h às 16h. Artistas locais convidados apresentarão MPB, sertanejo, coral e teatro musicado.

30 de julho

O evento pela passagem da Tocha Olímpica por Teresópolis vai movimentar a cidade na manhã do dia 30 de julho, quando o símbolo olímpico será conduzido por atletas e convidados.

*Programação sujeita a alterações

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

‘Moradas do Pai’: Cia de Teatro Amor & Arte apresenta peça espírita na Casa de Cultura de Teresópolis

 Companhia de Teatro Amor & Arte vai apresentar a peça espírita ‘Moradas do Pai’ nos dias 8 e 20 e 22 de julho em Teresópolis
‘Moradas do Pai’: Cia de Teatro Amor & Arte apresenta peça espírita na Casa de Cultura

Com texto e direção de Heloisa Seiblitz e produção de Jonathan Martins, a peça espírita ‘Moradas do Pai’ será apresentada pela Companhia de Teatro Amor & Arte no dia 8 de julho, às 20h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e no dia 22 na Casa de Portugal, na Várzea. O texto aborda temas como intolerância religiosa e preconceito, e tem como principal objetivo levar uma mensagem de fé, esperança e respeito ao próximo.

Segundo Heloisa Seiblitz, tem cenas na peça baseadas em fatos reais. “Uma entidade pediu para eu fazer, mas não escrevia nada. Depois de um tempo, o texto simplesmente surgiu”, revela a atriz e diretora.

Mesclando dança, música e efeitos visuais, a montagem da peça levou seis meses. “Recebemos convite para nos apresentar em Petrópolis, Nova Friburgo e Niterói”, comemora Heloísa.

Os ingressos limitados para a peça ‘Moradas do Pai’, no valor de R$ 20, podem ser adquiridos na Academia A2, Casa de Umbanda Três Caboclos, A Geral Consertos e no Empório do Café/Shopping Comary.

Com oito anos de estrada, a Cia de Teatro Amor & Arte montou e encenou as peças infantis Casamento Caipira’, ‘Os Saltimbancos’, ‘O Rebuliço dos Bichos’ e ‘O Causo do Espelho’.

Serviço
Peça: Moradas do Pai
Dia 8 de julho: 20h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, em Araras);
Dia 22 de julho: 20h, na Casa de Portugal (Av. Lúcio Meira, 850, na Várzea).
Texto e Direção: Heloisa Seiblitz
Assistente de Direção: Marcelo Pellegrino
Produção: Jonathan Martins
Sonoplastia: Dinho Teixeira
Elenco: Heloisa Seiblitz, Poliana Seiblitz, Jéssica Seiblitz, Letícia de Queiroz, Maria Fernanda Castro, Sylvia Menezes, Guilherme Hennig, Jonathan Marques
Classificação: 10 anos
Contato: Heloisa Seiblitz – (21) 97540-1565; amoreartecia@gmail.com

Foto – Divulgação: Companhia de Teatro Amor & Arte vai apresentar a peça espírita ‘Moradas do Pai’ nos dias 8 e 20 e 22 de julho

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mostra de arte J. Araujo no Manjericão Teresópolis de 30/06 à 25/07/16

Mostra de arte J. Araujo no Manjericão Teresópolis de 30/06 à 25/07/16
A Casa de Pizza Manjericão têm o prazer de convidá-los para a Mostra de arte de J. Araujo de 30/06 à 25/07/16. 

Endereço:Manjericão Casa de Pizza R. Flávio Bortoluzi de Souza, 314 - Alto, Teresópolis - RJ, 25959-136 (21) 2642-4242

Fonte:J. Araujo

Governo do Estado entrega mais 260 apartamentos para desabrigados das chuvas em Nova Friburgo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE OBRAS - ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rio de Janeiro, 28 de junho de 2016

Governo do Estado entrega mais 260 apartamentos para desabrigados das chuvas em Nova Friburgo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras, entrega, nesta quarta-feira (29/6), às 10, mais 260 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Terra Nova, em Nova Friburgo, na Região Serrana. As unidades foram construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida para famílias que viviam em área de risco e foram desabrigadas durante as enchentes de 2011. O evento contará com a presença do secretario de Estado de Obras José Iran Peixoto Junior.

Os apartamentos têm área construída de 42 metros quadrados (m2), compostos por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, distribuídos em 13 blocos com cinco pavimentos, totalizando 20 apartamentos cada um. O investimento foi de R$ 40,2 milhões. Do total de 2.180 imóveis previstos no condomínio, situado no distrito de Conselheiro Paulino, 1.960 já foram inaugurados. Outras 220 moradias serão entregues nos próximos meses, finalizando o programa de realocação de vítimas das enchentes na cidade.

No total, foram investidos cerca de R$ 292 milhões na implantação do Terra Nova, sendo R$ 163,5 milhões do Governo Federal para a construção das unidades e R$ 129 milhões do Governo do Estado para desapropriação e obras de infraestrutura. Cortado pela RJ-148 (Nova Friburgo-Riograndina), o terreno recebeu serviços de terraplanagem, drenagem, contenção de encostas e reforço do solo.

Governo do Estado finaliza canalização de córrego

O Governo do Estado concluiu também a canalização do Córrego dos Afonsos, que corta os condomínios habitacionais Terra Nova até o centro comercial e industrial, em Conselheiro Paulino. Com investimento de R$ 14,3 milhões, a obra solucionará um problema antigo de inundações frequentes provenientes do Córrego dos Afonsos nos períodos de chuvas de verão.

Unidades habitacionais da Região Serrana

O Governo do Estado, em parceria com o federal, está construindo 4.573 unidades habitacionais para desabrigados pelas enchentes: 2.337 (1.960 já entregues) em Nova Friburgo, 1.600 mil em Teresópolis, 50 (já entregues) em Petrópolis, 204 em Areal, 222 em Bom Jardim, 150 em Sumidouro e 10 (já entregues) em São José do Vale do Rio Preto. A construção é feita através do Programa Minha Casa, Minha Vida e a montagem de casas modulares é de responsabilidade da Secretaria de Obras com material doado por empresas de construção.

Os apartamentos são entregues às vítimas das chuvas gratuitamente, sendo que a escritura definitiva do imóvel será entregue aos moradores em dez anos. A Caixa Econômica Federal lembra que não é permitido alugar ou vender o apartamento antes do recebimento da escritura.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro

Livro traz mapeamento de plantas do Rio de Janeiro

Livro traz mapeamento de plantas do Rio de Janeiro
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Núcleo de Imprensa
Livro traz mapeamento de plantas do Rio

Bioma da Mata Atlântica concentra grande número de espécies ameaçadas

Um guia, chamado de Livro Vermelho, com lançamento previsto para dezembro, vai reunir as espécies de plantas ameaçadas de extinção no Estado do Rio. O mapeamento, que segue metodologia internacional, é feito pela Secretaria do Ambiente em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Centro Nacional de Preservação da Flora (CNC Flora).

O anúncio foi feito durante a Primeira Oficina para a Preservação da Flora Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Botânica Tropical, realizada na semana passada.

O bioma Mata Atlântica tem o maior número de espécies, mas são as com maior potencial de extinção no país, sendo os segmentos de manguezal e restinga os mais vulneráveis.

Colaboração

– A grande descoberta desse trabalho em parceria com o Jardim Botânico é que, entre as bilhões de espécies que têm no Planeta Terra, 905 só existem aqui no território fluminense. Algumas dessas espécies, consideradas extintas há 150 anos, foram redescobertas em unidades de conservação – disse o secretário do Ambiente, André Correa.

A cooperação entre o Instituto Jardim Botânico e a Secretaria do Ambiente vai possibilitar ainda o lançamento do Procura-se, ferramenta interativa na qual o visitante poderá fotografar e registrar uma espécie, com intuito de descobrir se está em extinção ou, caso ela seja inédita, colaborar com a lista da flora endêmica ameaçada.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

terça-feira, 28 de junho de 2016

Remodelação do canteiro central na Reta em Teresópolis

Remodelação do canteiro central na Reta em Teresópolis
Começa a remodelação do canteiro central na Reta
Revitalização inclui ciclofaixa, nova iluminação,recapeamento e poda de árvores

Teresópolis, 27 de junho de 2016 – A repaginação da Reta, principal via que corta o centro da cidade, já começou. Limpeza da copa das árvores e remodelação das jardineiras do canteiro central são realizadas nas Avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, entre a Casa e Vídeo e a antiga Casa de Saúde.

Neste trecho, o estacionamento de veículos está proibido e a Guarda Municipal está orientando os motoristas sobre a determinação.

Fazem parte do pacote de melhorias a restauração do asfalto, em parceria com o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem), trabalho que será feito à noite, e a renovação da iluminação pública.

No trecho será implantada ciclofaixa, destinada a ciclistas e praticantes de corrida e caminhada e que, de início, funcionará das 20h às 8h.

As ações levam em conta estudo feito por equipe da Secretaria Municipal de Obras para que os pedestres contem com áreas seguras para circulação, os ciclistas ganhem faixas exclusivas e os motoristas, pistas de rolamento mais largas durante o dia.
Remodelação de jardineiras do canteiro central em trecho da Av. Lúcio Meira: mais espaço para circulação de pedestres, ciclofaixa e pista de rolamento mais larga
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis sedia mais um Torneio de Hóquei Sobre Patins

Equipes máster e adulto do Hóquei de Teresópolis
Teresópolis sedia mais um Torneio de Hóquei Sobre Patins 

Teresópolis, 27 de junho de 2016 – Organizado pelo Teresópolis Hóquei Clube (THC) e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes foi realizado no sábado, 25, e domingo, 26, o II Torneio de Hóquei Sobre Patins em Teresópolis. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, e teve como principal objetivo a preparação da equipe adulta para o Campeonato Brasileiro Adulto, que estreia em julho na cidade de Sertãozinho-SP. Nesta etapa participaram as equipes, master e adulto do THC, Lusa (SP) e Petrópolis. 
 
“Todo esporte é sempre bem vindo e o hóquei já teve tradição na nossa cidade. Por isso, no que depender de nós, vamos dar todo o apoio para que este esporte volte a ser referência em Teresópolis”, declarou o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, durante o evento. 
 
Presidente do THC, Fernando Louzada declara seu amor pelo esporte e fala da intenção de criar uma escolinha de hóquei. “O hóquei é um esporte lindo, completo, mas com um custo levado no inicio, porém, uma vez comprado os equipamentos já não existem mais gastos. Por isso queremos montar uma escolinha de hóquei para divulgar mais este esporte e com a ajuda de alguns amigos, empresários, estamos conseguindo”, disse Louzada, aproveitando ainda a ocasião para agradecer ao governo municipal. 

“Quero também agradecer à Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, por ceder o ginásio Pedrão, que é inclusive um dos melhores do estado do Rio de Janeiro”, concluiu. 
Teresópolis sedia mais um Torneio de Hóquei Sobre Patins
Secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, e o presidente do THC, Fernando Louzada, durante o II Torneio de Hóquei Sobre Patins em Teresópolis
Com 33 anos e há 15 praticando o hóquei, José Cirilo Castex fala dos benefícios do esporte. “O hóquei é praticado na cidade desde 1957. É um esporte maravilhoso, bastante dinâmico, trabalha todos os movimentos do corpo. Além de manter a saúde física, estabelecemos uma segunda família, através do hóquei. Muitos de nós estamos aqui desde a adolescência”, comentou Cirilo.
Quatro equipes disputam o II Torneio de Hóquei Sobre Patins no Pedrão
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Prefeito de Teresópolis se reúne com artistas da Soarte e nome da galeria será em homenagem à Sami Mattar

Governo Municipal se reúne com artistas da Soarte
Governo Municipal se reúne com artistas da Soarte
Galeria Sami Mattar será instalada na Prefeitura

Teresópolis, 24 de junho de 2016 – Representantes da Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis) foram recebidos pelo Governo Municipal nesta quarta, na Prefeitura. Em pauta, o lançamento de projetos de incentivo e de divulgação dos trabalhos dos artistas plásticos de Teresópolis. Duas iniciativas em especial foram debatidas: a criação da Galeria Sami Mattar na Prefeitura e a exposição de quadros dos artistas de Teresópolis no halldos novos empreendimentos imobiliários da cidade.

O Secretário de Cultura, Márcio de Paula, comentou sobre as propostas: “São dois projetos importantes para o incentivo e a divulgação da arte na cidade. A galeria ficará no 1º e no 2º piso da Prefeitura, com novas exposições a cada dois meses. O outro projeto trata-se da exposição de trabalhos dos nossos artistas plásticos na entrada das novas edificações da cidade. São ações que possibilitam que o artista possa divulgar suas obras e também comercializá-las”.

Para a presidente da Soarte, Edith di Sidi, o encontro foi bastante proveitoso. “A reunião foi maravilhosa. Para a Soarte foi 100% produtiva. Agradecemos a Prefeitura pelo apoio à Sociedade de Artistas de Teresópolis”.

Filho de Sami Mattar, Darik Borges Mattar, ficou emocionado ao saber da homenagem que será feita ao artista. “Estou surpreso e muito feliz. Meu pai escolheu Teresópolis para viver. Morava na cidade há mais de 40 anos. Desenvolveu sua carreira artística aqui. É uma honra saber que a galeria terá o nome dele”.

Sami Mattar faleceu aos 87 anos no último dia 1º de junho. Durante os 60 anos de carreira, pintou cerca de duas mil telas, seguindo o estilo surrealista.
Soarte e Governo Municipal tratam de projetos de incentivo ao trabalho dos artistas plásticos de Teresópolis
Prefeito de Teresópolis se reúne com artistas da Soarte e nome da galeria será em homenagem à Sami Mattar

Fotos: Jorge Maravilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Novo Conselho da Cidade é empossado

Novo Conselho da Cidade será apresentado na Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades
Novo Conselho da Cidade será apresentado na Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades

Teresópolis, 24 de junho de 2016 – Eleitos em audiência pública no dia 4, os novos integrantes do Conselho Municipal da Cidade foram empossados nesta quinta-feira, 23, em reunião coordenada pela secretária de Planejamento e Projetos Especiais, Yára da Rocha Medeiros, e acompanhada pelo vice-prefeito Sandro Dias. Os conselheiros serão apresentados neste sábado, 25 de junho, na abertura da Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

De caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, o órgão atua no planejamento e controle da execução das políticas públicas de urbanização, mobilidade urbana e habitação.

No dia 28 de julho os conselheiros vão se reunir para aprovar o novo regimento interno e eleger a mesa diretora.

A Etapa Municipal

Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, com coordenação da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais e do Conselho da Cidade, a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades será aberta às 18h deste sábado, 25/06, no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, onde a programação terá continuidade no domingo, 26/06, das 9h às 17h.

Com o tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade’ e o lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, o evento vai debater soluções para problemas decorrentes da urbanização sem planejamento adequado.
Composição do Conselho Municipal da Cidade – biênio 2016/2018

Segmento governamental
• Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais: Yára da Rocha Medeiros, Maria Andrea Miguens Guarilha
• Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Kleber Kozzolino
• Secretaria de Desenvolvimento Social: Maria Patricia Falcão da Silvia
• Secretaria de Turismo: Anielle de Souza Monteiro Gomes
• Secretaria de Meio Ambiente: Raimundo Antonio Lopes
• Secretaria de Serviços Públicos: José Fernando Quiben Bergamini
• Secretaria de Defesa Civil: Erasmo Carlos dos Santos Melo
• Legislativo local: Rita de Cássia Rosa Telles
• Ente Federal/Estadual – Emater: Monique Lopes Pereira Silva
• Representante da Secretaria de Governo e Coordenação: Hudson da Cruz Fernandes
• Representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia: Nei Gonçalves Machado

Segmento da Sociedade Civil Organizada
• Cruz Vermelha Brasileira: Alvaro Ayres Pereira
• AMAFE – Associação de Moradores e Amigos do Vale Feliz: Sonia Moura Xavier Cunha
• Associação Congregação de Santa Catarina: Diógenes Ticiani Couto
• AMOVÁRZEA – Associação de Moradores da Várzea: Eriko Vinicius Dutra Abreu Lima
• AMA Quebra Frascos: José Rodolpho Walter Waitz Filho
• Associação de Moradores e Amigos e Produtores Rurais de Sebastiana: Francisco José Guarilha

Setor Patronal
• SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção de Teresópolis: Luciano Savatone Pimentel de Queiroz
• Sindicato Rural de Teresópolis: Marcelo Glauber Montanário

Setor Acadêmico
• FESO: Ana Maria Gomes de Almeida

Entidades do Terceiro Setor
• AVIT – Associação das Vítimas das Chuvas de 12 de Janeiro: José Mariano Abreu Lima Loureiro
• Teresópolis Convention Bureau: Fábio Costa Velho

Conselhos Profissionais
• OAB 13ª Subseção Teresópolis: Guilherme Otávio de L. Paim
• CREA – Conselho Regional de Engenharia: Carlos Henrique D. da Cruz

Sindicato dos Trabalhadores
• Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Teresópolis: Judas Tadeu Florêncio da Cruz

Fotos – AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Estado do Rio ganha fábrica da Vigor

Estado do Rio ganha fábrica da Vigor
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de junho de 2016
Núcleo de Imprensa

Estado do Rio ganha fábrica da Vigor
Unidade de lácteos é uma das mais modernas da América Latina

O Estado do Rio de Janeiro ganhou, nesta quinta-feira (23/6), uma das mais modernas fábricas de lácteos da América Latina, com a inauguração de uma unidade da Vigor Alimentos no município de Barra do Piraí, Sul fluminense. Com investimento de R$ 120 milhões, o empreendimento vai gerar 300 empregos e impacto direto em Vassouras, Pinheiral, Volta Redonda e outras cidades, com capacidade de captação de leite de até um milhão de litros por dia. A fábrica faz parte do Programa Rio Leite, do Governo do Rio, que tem como objetivo aumentar a produção de leite no estado e estimular produtores locais.

Presente à solenidade de inauguração, o governador em exercício Francisco Dornelles afirmou que novos empreendimentos, como a fábrica da Vigor, são uma indicação de que o Estado do Rio de Janeiro tem grande potencial de crescimento e de vencer a crise.

- A inauguração da fábrica da Vigor em Barra do Piraí é uma demonstração de que a economia do Rio de Janeiro vai se recuperar e, dentro de muito pouco tempo, nós estaremos vencendo as dificuldades que surgiram em decorrência dos problemas que tivemos na cadeia do petróleo. A grande meta de uma política econômica é a geração de emprego e renda. E, para gerar emprego e renda, precisamos aumentar a taxa de investimento – projeta o governador em exercício.

A fábrica, instalada em área de 17 mil metros quadrados, vai produzir principalmente leites e iogurtes e atender as demandas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

- Chegamos para ampliar as atividades na região, gerar mais oportunidades de trabalho e criar um novo um ciclo de desenvolvimento para a comunidade e nossos colaboradores - afirmou o presidente da Vigor Alimentos, Gilberto Xandó.

A unidade fabril de Barra do Piraí, a primeira da Vigor no Rio de Janeiro, compõe um plano de crescimento e desenvolvimento da empresa no Brasil. De acordo com a Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, a inauguração representa, para o município de Barra do Piraí, a retomada de seu papel no cenário da indústria alimentícia.

- Esse empreendimento vai provocar grande impacto sobre a bacia leiteira do Estado do Rio, Minas Gerais, Vale do Paraíba paulista, e será de extrema importância para o produtor rural. Pode parecer pouco, mas, para os trabalhadores que vão sustentar suas famílias, essa fábrica faz a diferença - destaca o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

O Programa Rio Leite atraiu para o território fluminense 52 indústrias lácteas de diferentes portes, representando investimentos privados da ordem de R$ 510 milhões, além de ter possibilitado a modernização de plantas industriais já instaladas. Além disso, o governo do estado investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de 46 tanques de resfriamento de leite para distribuição a pequenas associações de produtores rurais no estado. No total, no estado, 22 mil produtores de leite foram atingidos e gerados 4.170 empregos diretos e 22.500 indiretos nas indústrias e cooperativas de leite. 

- O Sul fluminense já foi uma das maiores bacias leiteiras do país, perdendo essa condição posteriormente, devido à falta de competitividade do produto fluminense em relação aos outros estados, à ausência de condições básicas de armazenamento para os pequenos produtores. Nos últimos dez anos, com o Rio Leite, iniciamos a retomada do setor. E, agora, com a Vigor, o município e o estado voltam a contar com uma marca de âmbito nacional, cuja indústria, em breve, vai superar a produção do polo de alimentos que ali existia – afirmou Christino Áureo.

Fotos: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

27ª edição da Bauernfest em Petrópolis RJ do dia 24/06 à 03/07/16

27ª edição da Bauernfest em Petrópolis RJ do dia 24/06 à 03/07/16
27ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão

De 24/06 a 03/07/16 – Palácio de Cristal e arredores
Segundo maior evento do Brasil no gênero. No burgo alemão montado no entorno do Palácio de Cristal, danças folclóricas, encenações teatrais, gastronomia,cervejas, bailes com bandas típicas, recreação infantil, concurso de chopp em metro e do chapéu .E muito mais. Entrada franca

Realização: Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo
Parceria: Clube 29 de Junho e Associação dos Grupos Folclóricos Alemães

A 27ª edição da Bauernfest em Petrópolis, Região Serrana do Rio, anunciada para acontecer entre 24 de junho e 3 de julho, vai contar, este ano, com um palco na Praça Liberdade, o Kindergarten, voltando às crianças. O evento continua acontecendo no entorno do Palácio de Cristal, mas o espaço da praça será dedicado aos pequenos.

A festa homenageia os colonos alemães que chegaram em 1845 à cidade. O tradicional desfile acontece nos dias 26 e junho e 3 julho, o primeiro e o último domingo de festa. A edição conta ainda com um novo trajeto que começará na Praça Visconde de Mauá, seguindo pela rua da Imperatriz, avenida Tiradentes, avenida Koeller até o desfecho na Praça da Liberdade.

Fonte:Prefeitura Municipal de Petrópolis

Novas técnicas aquecem fruticultura na Região Serrana

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de junho de 2016
Núcleo de Imprensa

Novas técnicas aquecem fruticultura na Região Serrana
Estado e instituições parceiras promovem a experimentação de espécies frutíferas

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, agricultores experimentam bons resultados na produção de frutas, graças a pesquisa que alia a fruticultura à preservação ambiental. Financiada pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), a iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Pesagro-Rio e a Emater-Rio, com o apoio da Defesa Agropecuária e dos programas Frutificar e Rio Rural, da Secretaria de Agricultura.

Em uma primeira fase, foram introduzidas diferentes espécies de frutas em propriedades rurais, por meio de Unidades de Pesquisa Participativa. Os produtores que integram a pesquisa foram selecionados pelos extensionistas, que também acompanham todas as fases do processo produtivo das variedades testadas. Na unidade de pesquisa, os agricultores são os responsáveis pelo cultivo de diversas espécies frutíferas, observando as mais adaptadas às condições locais.

– Os resultados preliminares indicam que as variedades de laranja e tangerina mostraram-se produtivas e com frutos de bom padrão comercial – disse o pesquisador Alcílio Vieira.

A segunda parte do projeto já está em fase final de implantação, com a introdução de novas mudas de frutas. Na cidade de Petrópolis, por exemplo, o plantio de espécies como abacate, banana, castanha portuguesa, goiaba, graviola e citros prossegue este mês.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quinta-feira, 23 de junho de 2016

II Torneio de Hóquei Sobre Patins dias 25 e 26/06/16 em Teresópolis

II Torneio de Hóquei Sobre Patins dias 25 e 26/06/16 em Teresópolis
II Torneio de Hóquei Sobre Patins acontece neste final de semana no Pedrão

Teresópolis, 22 de junho de 2016 – Teresópolis sedia neste sábado, 25, e domingo, 26, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, o II Torneio de Hóquei Sobre Patins. Organizado pelo Teresópolis Hóquei Clube (THC), com o apoio da Prefeitura, o evento tem como principal objetivo a preparação da equipe adulta para o Campeonato Brasileiro Adulto, principal evento do hóquei nacional, que acontece em julho na cidade de Sertãozinho-SP. Neste fim de semana participam as equipes, master e adulto do THC, Lusa e Petrópolis. A entrada é franca.
Tabela dos Jogos do II Torneio de Hóquei Sobre Patins dias 25 e 26/06/16 em Teresópolis

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Defesa Civil lança Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado do Rio

Defesa Civil lança Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 22 de junho de 2016
Núcleo de Imprensa

Defesa Civil lança Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado

Identificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das ferramentas mais relevantes do continente americano para redução de riscos de desastres no planeta, o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado do Rio de Janeiro foi lançado nesta quarta-feira (22/6) pela Secretaria de Defesa Civil. Pela primeira vez foram identificadas 276 ameaças tecnológicas, além de 460 ameaças naturais, totalizando 736 itens no território fluminense.

O estudo foi realizado pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ), vinculado à Secretaria de Defesa Civil, com a participação dos 92 municípios do estado. Diretor-geral do DGDEC, o coronel bombeiro Paulo Renato Vaz explicou que as ameaças foram classificadas de acordo com a origem e o contexto socioecológico regional.

– O levantamento das ameaças naturais foi realizado em 2012 e 2014 e aprovado por um júri internacional. Essa é uma ferramenta importante para a redução dos riscos de desastres. Orientado pelo marco de Sendai (Japão), da ONU, que deixa clara a importância do levantamento dos desastres tecnológicos, agregamos esses itens aos nossos dados e lançamos o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado, com o apoio de todas as prefeituras e defesas civis municipais – afirmou o diretor-geral do DGDEC.

Ao analisar o Mapa, o coronel Paulo Renato destacou que os deslizamentos de terra permanecem como a principal ameaça natural fluminense, com alta letalidade. Os incêndios florestais e as estiagens, apontados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como consequência das mudanças climáticas, têm aumentado no estado. O transporte de substâncias perigosas, os acidentes rodoviários e o colapso de edificações aparecem como as principais ameaças tecnológicas.

Planos municipais de contingência serão elaborados

Após o lançamento do Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado, a Secretaria de Defesa Civil seguirá em um trabalho com as 92 prefeituras para a elaboração dos 736 planos municipais de contingência consequentes, um para cada ameaça identificada. A ideia é envolver a comunidade e desencadear a mesma quantidade de exercícios simulados de escape da população de áreas de risco.

– Lançamos o Mapa de Ameaças Múltiplas com seis meses de antecedência ao próximo verão, período onde sazonalmente ocorre a maioria dos eventos adversos no estado. Essa antecipação faz a diferença na preparação para emergências e desastres e desencadeará uma série de esforços para evitar que os desastres aconteçam e, quando inevitáveis, minimizar suas consequências – disse o diretor-geral do Departamento Geral de Defesa Civil, coronel bombeiro Paulo Renato Vaz.

Todos os dados foram compilados na plataforma online Mindmeister, que pode ser acessada por todas as defesas civis municipais. O objetivo é apoiar as cidades a melhorar a performance em caso de acidentes naturais e tecnológicos.

– Para a Secretaria de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os municípios, a segurança da população fluminense é o mais importante. Identificamos 736 ameaças para continuar avançando com a elaboração dos planos de contingência e os simulados de escape. Assim, chegaremos mais seguros e protegidos no próximo verão. Tão importante quanto conhecer o risco é tomar medidas preventivas e de melhoria da resiliência – completou o coronel Paulo Renato.

Durante o lançamento do Mapa de Ameaças Múltiplas, o superintendente operacional da Secretaria de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess, destacou o papel do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e a importância do uso de SMS para alertar a população sobre o risco de desastres.
o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado do Rio de Janeiro foi lançado nesta quarta-feira (22/6) pela Secretaria de Defesa Civil

Fotos: Carlos Magno
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana

Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana
Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana

Aberto ao público, evento acontecerá na Escola Lino Oronã, na Tijuca

Teresópolis, 22 de junho de 2016 – Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, com coordenação da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais e do Conselho da Cidade, a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades será aberta às 18h deste sábado, 25, no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, onde a programação terá continuidade no domingo, 26, das 9h às 17h.

Com o tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade’ e o lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, o evento vai debater soluções para problemas decorrentes da urbanização sem planejamento adequado.

Qualquer pessoa interessada poderá participar da Etapa Municipal sem a necessidade de se inscrever, além de representantes de movimentos sociais e comunitários, entidades de classe, acadêmicas e de pesquisa, empresários, organizações não-governamentais e integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.

“Participem, pois é através de eventos como este que os cidadãos têm a oportunidade de debater problemas comuns e chegar a um consenso para a melhoria das condições de vida no nosso município”, convida a Secretária Municipal de Planejamento, Yára da Rocha Medeiros.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria de Trabalho assume Feirinha de Teresópolis

Ação social B.A.S.E. S movimentou a Praça Olímpica no fim de semana
Secretaria de Trabalho assume a Feirinha de Teresópolis

Governo abre diálogo com expositores e visitantes
para melhor funcionamento do atrativo

Teresópolis, 20 de junho de 2016 – Com a meta de revitalizar e impulsionar a Feirinha de Teresópolis, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária assumiu a administração do atrativo, até então sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo.

No último sábado, dia 18, o prefeito Mario Tricano e o Secretário Marcus Vinicius Ramos (Marcão) estiveram no local para conversar com expositores e funcionários e conhecer algumas demandas da tradicional feira de artesanato da cidade. A visita foi acompanhada pelos secretários Raphael Teixeira (Relações Comunitárias), Nilton Canto (Controle Interno) e Luiz Otávio Oliveira (Esportes).

“Vamos manter o que é bom e melhorar o que é preciso, pois a Feirinha gera trabalho, renda e riquezas para o Município”, destacou Tricano.

O Secretário Marcão abriu o diálogo para conhecer as principais demandas de expositores, visitantes e moradores do entorno da Praça Higino da Silveira. Uma das primeiras ações determinadas foi o reforço das equipes de fiscalização e de limpeza geral do espaço público.

“Ouvimos inúmeros problemas e solicitações, algumas sugestões muito boas. Modificações e melhorias têm que contemplar a maioria. A Feirinha precisa do que está escrito na bandeira do Brasil, ordem e progresso, para que seja um local próspero e volte aos bons tempos”, assinalou Marcão.

O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária garante: será buscado o consenso geral para o melhor funcionamento da Feirinha. “Essa é a determinação do prefeito: conversar, ouvir e fazer com que a Feirinha volte a ser orgulho para todos: administração pública, expositor e freqüentadores. Vamos fazer com que a Feirinha seja um local turístico, próspero e que realmente possa gerar emprego e renda no nosso município”, concluiu Marcão.

Desde 1983 a Feirinha de Teresópolis é realizada na Praça Higino da Silveira, no Alto, nos sábados, domingos e feriados. Reúne em torno de 1.200 expositores, entre titular e ajudante, distribuídos em 620 estandes. Artigos de moda e confecção, bijuterias, decoração e artesanato, entre outros, são comercializados no espaço, que conta ainda com Praça de Alimentação com gastronomia variada. O número de visitantes chega a 10 mil por fim de semana, dobrando nos feriados prolongados.
 Secretário de Trabalho Marcão conversa com Eliel Maurat, coordenador da Feirinha, sobre as principais demandas do atrativo
Prefeito Mario Tricano e secretários conversam com expositores: busca de melhorias para a Feirinha através do diálogo
Revitalização da Feirinha de Teresópolis, que está completando 33 anos de existência, é meta do Governo
Feirinha do Alto em Teresópolis - um dos atrativos turísticos da cidade

Ação social na Praça Olímpica

Também no sábado, 18, o Prefeito Mario Tricano e secretários de sua equipe de governo visitaram a ação social B.A.S.E. S, realizada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. Iniciativa do Sistema Fecomércio-RJ, com o apoio da Prefeitura, o evento ofereceu serviços de saúde, emissão de documentos, atividades culturais e esportivas à população.

“Agradecemos pela ação social, que oportunizou a quem não tem condição financeira o acesso a importantes serviços. Muito bem organizado. Parabéns pelo evento”, enalteceu o Prefeito.
Ação social B.A.S.E. S movimentou a Praça Olímpica no fim de semana
Fotos – AscomPMT
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis