Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

26º Salão Nacional da Primavera homenageia e premia artistas

Exposição coletiva do Salão da Primavera pode ser visitada até novembro, na Casa de Cultura
26º SALÃO NACIONAL DA PRIMAVERA HOMENAGEIA E PREMIA ARTISTAS


Exposição com obras de 50 artistas segue até 21 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Teresópolis, 24 de setembro de 2018 – A cerimônia festiva de premiação do 26º Salão Nacional da Primavera lotou o teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, na última sexta (21). Aberta pelo Coral Cantores da Serra, sob regência do maestro Kaleb Pessoa, a mostra reúne cerca de 100 obras de 50 artistas. Desses, 30 foram premiados em várias categorias, nas modalidades amador e profissional.

Realização da Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a exposição pode ser visitada até 21 de novembro.

“Vim conhecer e apoiar o trabalho da Soarte. É uma alegria muito grande ver que um evento como esse chega a sua 26ª edição com os talentos de Teresópolis e de outras cidades. É uma noite de celebração”, enalteceu o Prefeito Vinicius Claussen, que prestigiou o Salão com a família.

Anfitriã do evento, a presidente da Soarte, Helena Amaral, destacou que já é tradição a realização do Salão Nacional da Primavera na Casa de Cultura. “Para o artista, é oportunidade de mostrar seus trabalhos. E aqueles que estão começando têm ideia da dinâmica do Salão, onde as obras são avaliadas e premiadas. É um evento muito aguardado todo ano pelos artistas”, comentou Helena.

“A Soarte tem sede na Casa de Cultura e, nesses anos todos, trabalham juntas valorizando a arte na nossa cidade. São obras belíssimas, difícil avaliar a mais linda. Excelente programa cultural para visitação”, disse a Secretária de Cultura, Cléo Jordão.

O artista plástico Márcio de Paula, que já foi presidente da Soarte, fez parte do corpo de jurados que avaliou as obras expostas para premiação. “A exposição esse ano está muito boa, com trabalhos de alta qualidade de artistas da cidade e de fora. Vale a pena o público conferir”, opinou.

Participando pela primeira vez do Salão, o artista Leonardo Vital, de Teresópolis, foi premiado com Medalha de Ouro na modalidade colagem, com a obra ‘Felicidade’. “Num salão desses tem muitos bons artistas e, por mais que a gente se empenhe, sempre vai encontrar alguém melhor. Foi uma grata surpresa”, Leonardo agradeceu.

O vencedor na categoria Aquisição pela obra ‘Ei, me Observe’, com prêmio em dinheiro, foi Reinaldo Caó, de Cabo Frio. “No ano passado também ganhei esse prêmio. E esse ano, para minha surpresa, fui premiado com essa obra recente de uma paisagem de Vassouras. Esse prêmio entra para minha história, para minha biografia. Há 30 anos não vinha à cidade e Teresópolis está entrando na minha vida. Estou muito feliz!”, comemorou.
Ganhador do Prêmio de Aquisição, o artista Reinaldo Caó entre o Prefeito Vinicius Claussen e o empresário Marcos Israel

Prêmios do 26º Salão Nacional da Primavera
  • Desenho Amador: Cintia Barbosa/Sutileza (Bronze); Claudia Cardoso/Santa Teresa e Rosangela Canto/Casario (Prata); Hebe Cogliatti/Flores e Gladis Reveleau Colibris/É primavera (Ouro).
  • Especial Amador/Técnica mista: Odila Silva/Ametista (Bronze), Rozilene Furtado/Amor Perfeito (Prata); Isabel Louredo/D. Quixote e Sancho Pança (Ouro).
  • Pintura Amadora: Cirley/Elegância das Rosas (Menção honrosa), Anmory/Frustração multiétnica e Ray Rabello/Lembrança de Iraty (Bronze), Soninha/Meu Cantinho (Prata), Fabiane/Café Montresor (Ouro), Marilene Balzi/Galeão dos Mares (Destaque Amador).
  • Desenho Profissional: Clikilson/Sutileza (Ouro); Leo Trigueiro/A Dança (Destaque).
  • Especial/Técnica Mista:Josiane Fonseca/Lhakw e Ganecha e Denny Peixoto/Natureza e Tecnologia (Bronze), Angela Bulgarelli/Teia dos Sonhos (Prata), Leonardo Vital/Felicidade (Ouro).
  • Escultura: Maxel/Uno (Ouro).
  • Pintura Profissional: Luma/Estrelícia e Eliane Laranjeira/Marinha (Menção Honrosa), J. L. Almeida/Morro de São Conrado (Bronze), Sandra Kuster/Inocência (Prata), Renato Cardoso/Brincando de Roda (Ouro), Joelma Pinheiro/Semente do Amanhã (Destaque).
  • Prêmio de Aquisição:Reinaldo Caó/Ei! Me observe (R$ 1.680,00).
  • Homenagem Especial: Francisco Citadino (20 anos da Soarte), Neuza Vasconcellos (30 anos da Soarte).
Prefeito Vinicius Claussen (de pé) na solenidade de abertura do 26º Salão Nacional da Primavera
26º Salão Nacional da Primavera
Já tradicional, a exposição coletiva vem se consolidando como importante mostra de artes visuais na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Reúne um grupo variado de artistas, com grande variedade estética, além de qualidade técnica e artística.
 Serviço:
  • 26º Salão Nacional da Primavera
  • Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
  • Dia: Até 21 de novembro
  • Horário: das 10h às 17h (todos os dias)
    Prefeito Vinicius Claussen premia a artista Hebe Cogliatti pela obra 'Flores e Colibris'
Fotos: Lipe Nascimento
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Cobertura Terê Total – todas as fotos dos premiados link

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Secretaria de Cultura promove encontros com artistas de Teresópolis

Secretaria de Cultura promove encontros com artistas de Teresópolis
SECRETARIA DE CULTURA PROMOVE ENCONTROS COM OS ARTISTAS DE TERESÓPOLIS
Teresópolis, 27 de agosto de 2018 – A partir do dia 4 de setembro, a Secretaria de Cultura promoverá encontros setoriais para a formulação de metas e os objetivos específicos para cada segmento artístico de Teresópolis. Esta é a segunda etapa das reuniões com os artistas e busca fortalecer a produção cultural do munícipio.
A subsecretária de Cultura, Luciana Pegorer, destacou a importância de setorizar a reunião com os artistas da cidade. “Em grupos menores, separados por segmento, podemos focar melhor nas demandas e especificidades de cada um e a reunião fica muito mais produtiva”, disse Luciana Pegorer, que conduziu o primeiro encontro que reuniu cerca de 150 pessoas.
Os encontros acontecerão durante todo o mês de setembro no Teatro Municipal e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, de acordo com a seguinte programação:
  • 04 de setembro (terça)- 19h30 às 21h – Teatro Municipal – Arte de Rua (todas as manifestações que acontecem nas vias públicas, calçadas e praças)
  • 10 de setembro – (segunda) 19h30 às 21h – Teatro Municipal- Música
  • 11 de setembro –  (terça) 9h30 às 21h – Teatro Municipal – Artes Cênicas (Teatro e Circo)
  • 17 de setembro – (segunda) 19h30 às 21h – Teatro Municipal – Cultura Popular
  • 18 de setembro -(terça) 19h30 às 21h – Casa de Cultura- Artes Visuais (Pintura, desenho, escultura, fotografia)
  • 24 de setembro -(segunda) 19h30 às 21h – Teatro Municipal- Dança
  • 25 de setembro – (terça) 19h30 às 21h – Casa de Cultura- Literatura e Audiovisual
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Festival Sesc de Inverno 2018

Festival Sesc de Inverno 2018
Festival Sesc de Inverno será de 20 a 29 de julho na Região Serrana do Rio
 Milton Nascimento, Maria Rita e Frejat abrem o evento em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, respectivamente. Considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, Festival chega à sua 17ª edição.
Festival Sesc de Inverno 2018 já tem data definida. Será entre os dias 20 e 29 de julho, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Considerado o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, o Festival levará às três cidades uma intensa programação que contempla as principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Além das unidades do Sesc, haverá atividades em locais públicos. Ao longo do Festival, serão mais de 300 atrações, a maioria gratuita.
Quem abre o Festival em Petrópolis é o cantor Milton Nascimento, em show no Sesc Quitandinha no dia 20 de julho. Em Nova Friburgo, a abertura oficial acontece no dia seguinte, com show de Maria Rita. Já em Teresópolis, o Festival será aberto oficialmente com show de Frejat, no dia 22/7.
A agenda de shows também inclui nomes como Emicida, Mart’nália, Pitty, Simoninha, Jota Quest, entre outros. Nas artes cênicas, os destaques são os espetáculos “Suassuna, o Auto do Reino do Sol”, com a Cia. Barca dos Corações Partidos, e “Kuarup 40 Anos”, do Ballet Stagium, além do Grupo Bagaceira, com apresentações e oficinas. A programação também conta com exposições, show poéticos, exibições de filmes, masterclasses de roteiro, direção e produção na área cinematográfica, mappings entre outras atrações.
Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do Estado, o Festival cumpre o importante papel de traçar um panorama da produção artística local e nacional. Nessa edição, buscamos ainda refletir sobre os diferentes fenômenos da arte na contemporaneidade e de como as cidades percebem e abrigam as expressões que dialogam com os sujeitos e coletividades.
O Festival tem como premissa a consolidação da marca Sesc RJ como agente de fomento, difusão e produção culturais no estado do Rio de Janeiro, criando um momento de destaque na rotina das cidades envolvidas, com a realização da programação de forma intensificada.
Confira alguns destaques da edição deste ano no site do evento (www.festivalsescdeinverno.com.br), onde em breve será divulgada a programação completa. A venda de ingressos começará no dia 12/7. 
FESTIVAL SESC DE INVERNO 2018
De 20 a 29 de julho – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo/RJ
Abertura oficial:
Sesc Quitandinha (Petrópolis)
  • Dia 20/7 – Milton Nascimento
  • Dia 21/7- Emicida e Gotam Cru
  • Dia 22/7- Mart’nalia
  • Dia 28/7- Pitty
  • Dia 29/7- Jota Quest
Sesc Nova Friburgo
  • Dia 21/7 – Maria Rita
  • Dia 22/7- Os Paralamas do sucesso
  • Dia 26/7- Curumin
Sesc Teresópolis
  • Dia 22/7 – Frejat
  • Dia 26/7- Leoni
  • Dia 28/7- Monobloco
  • Dia 29/7- Simoninha
Fonte: Sesc RJ / Wando Soares
PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM TERESÓPOLIS

Zé Ramalho em Teresópolis

Zé Ramalho em Teresópolis
Dia 19/07/18 (qui)– 20h – Sesc apresenta Zé Ramalho ( Tour 2018) na Praça Olímpica. O Show será gratuito em comemoração ao aniversário de Teresópolis.

Fonte: Sesc Teresópolis

Exposição IMPERMANÊNCIA, do Festival de Inverno do Sesc, no Shopping Teresópolis

Exposição IMPERMANÊNCIA, do Festival de Inverno do Sesc, no Shopping Teresópolis
Dia 20/07/18 (Sexta-feira) das 18 às 20h, vernissage da Exposição IMPERMANÊNCIA, do Festival de Inverno do Sesc, no Shopping Teresópolis. Com a participação de artistas da Soarte. Vamos prestigiar!

Fonte: Sesc RJ

segunda-feira, 23 de abril de 2018

3ª edição Serveja Teresópolis

3ª edição Serveja Teresópolis
Alô, Teresópolis! 
Vem aí a 3ª edição do Serveja, o maior evento cervejeiro do interior do Estado do Rio de Janeiro, em edição especial, comemorando seu 1º aniversário e o Dia do Trabalhador.
Nos dias 28, 29, 30 de abril e 1º de maio de 2018, no Parque Regadas (Avenida José Joaquim de Araújo Regadas). 
Em nossas duas edições passadas reunimos mais de 80 mil pessoas e esta edição promete ser ainda melhor. Com expositores de gastronomia e cerveja artesanal de toda a região Sudeste do Brasil. E mais, shows com bandas locais, espaço kids e muitas novidades.
Uma realizacao em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Turismo, a CUSTO ZERO para os cofres públicos municipais.
Em breve, mais informações…
REALIZAÇÃO
Grupo El Akbar
Agência Pra Cima
Prefeitura Municipal de Teresópolis
Secretaria Municipal de Turismo

APOIO
F Marques Entretenimento

Fonte:Grupo El Akbar 

Inscrição para os 35 anos da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis

Inscrição para os 35 anos da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis
Exposição marca aniversário de 35 anos da Soarte
Qualquer artista , membro da SOARTE, que tiver interessado em participar com seu trabalho na Exposição comemorativa dos 35 anos da SOARTE (Sociedade dos Artistas de Teresópolis), as inscrições (gratuitas) acontecerão dias 24, 25, 26 e 27 de abril de 2018. Das 9 às 12h e de 13 às 16h na Casa de Cultura Adolpho Bloch em Araras. Artistas poderão participar com até duas obras cada.
No dia 04 de maio de 2017, às 19h, será lançada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, a exposição comemorativa dos 35 anos de fundação da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, que ficará aberta ao público até o dia 30 de junho de 2018, de segunda a sábado, das 10h à 17h. Maiores informações no telefone (21)2644-4092
Fonte:SOARTE/ Secretaria de Cultura de Teresópolis

quinta-feira, 1 de março de 2018

Galeria Artista Sami Mattar segue com revezamento de quadros

Márcio de Paula e Silvia Mattar (viúva de Sami Mattar)
Desfile permanente de obras de arte
Sucesso de público e com elogios às obras, a Galeria SOARTE Artista Sami Mattar, localizada dentro da Prefeitura, num revezamento realizado pelo curador Francesco Cittadino Jr.
Teresópolis, 1º de março de 2018 – Inaugurada em 15 de julho de 2016, a “Galeria SOARTE Artista Sami Mattar”, que funciona no segundo andar da Prefeitura de Teresópolis, continua com sua exposição permanente de quadros dos membros da Sociedade dos Artistas de Teresópolis e convidados, selecionados com critério de qualidade pelo curador e também pintor Francesco Cittadino Jr. “Criamos a galeria no espaço onde já houve uma, desativada em outra administração. O nome é uma homenagem a um dos grandes artistas da cidade e do país, fundador da SOARTE há 35 anos, que foi Sami Mattar”, explica o secretário de Cultura, Márcio de Paula, que também é artista plástico, além de publicitário.
Na exposição permanente atual, as seguintes obras: “Mulher de Pedra”, “Travessa da Arieira” e “Flores Amarelas”, de Helena Amaral (presidente da SOARTE); “A Árvore e o Lago” e “Lago Comary”, de Vânia Azamor; “Praça do Alto da Boa Vista” (1 e 2), de Cittadino Jr.; “O Analista”, de Sami Mattar; “Dedo de Deus”, de J. Araujo; “Amanhecer”, de Eliane Barbosa; “Sereia”, de Vanize Claussen; “Primavera”, de Silvana Braga; “Maria Fumaça — Trem” e “Natureza Morta”, de Marilene Balzi; “Primavera” e “Bailarina”, de Hebe Cogliatti; “Frades”, de Hermelinda (Lili); “Praia do Forte” e “O Barco”, de Isaura Celem; “Rosas Aveludadas”, de Marilda Pereira; “Hibiscos”, de Eliane Laranjeira; “Caminho de Teresópolis”, de Carminha; e “Mulher de Pedra”, de Thereza Paiva.
Com os quadros em exibição, o segundo piso do Palácio Theresa Cristina — a histórica sede da Prefeitura de Teresópolis — ganhou em cores e formas, trazendo mais beleza ainda ao ambiente. “Isso aqui ficou muito bonito!”, comentou um cidadão que vinha pagar o seu IPTU no térreo e resolveu subir para olhar alguns quadros no segundo piso.
Um libanês com alma brasileira e teresopolitana
Artista por mais de 60 anos, Sami Mattar nasceu em Mejdlaia, no Líbano, em 1930. Chegou ao Brasil com a família em 1936. Autodidata, realizou sua primeira mostra individual em 1954, na Galeria Minarte, em Belo Horizonte (MG). Também desenhista, programador visual e publicitário, foi colaborador das revistas Tico-Tico e O Malho, além de produzir capas para as revistas Veja (1972), Manchete e Shell em Revista (1980), entre outras. Radicado em Teresópolis, onde viveu por mais de 30 anos até morrer, aqui realizou três exposições individuais e participou de uma coletiva, além de inúmeras exposições (fazia duas por ano, segundo sua viúva, Sílvia) em outras cidades do Brasil e exterior. Mattar sonhou, idealizou e fundou a SOARTE.
Texto: Ney Reis / Sec Cultura
Fotos: Jorge Maravilha
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis