27º Salão Nacional da Primavera Soarte premia artistas na Casa de Cultura
Exposição de desenhos, pinturas e aquarelas segue até 28 de outubro
Teresópolis, 24 de setembro de 2019 – Mais de 30 artistas foram premiados pela Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis) em solenidade do 27º Salão Nacional da Primavera. Criado para incentivar a criatividade dos artistas, revelar novos talentos, fomentar a cultura e promover a interação entre os expositores, o Salão é realizado pela Soarte, com apoio cultural da Prefeitura/Secretaria de Cultura.
Para Cláudia de Oliveira Cardoso, presidente da Sociedade dos Artistas de Teresópolis, o evento é um sucesso. “Temos a participação de um grande número de artistas plásticos, com obras de qualidade, e a adesão de jovens talentos, um dos focos da Soarte neste momento. Ou seja, atrair o interesse da juventude de Teresópolis para as artes plásticas”.
Reunindo 91 obras, entre pinturas, aquarelas e desenhos, produzidos por artistas plásticos de Teresópolis, Araruama, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e do Rio de Janeiro, a mostra coletiva pode ser visitada até 28 de outubro. Esta edição tem a participação de dois convidados especiais: a artista plástica Rosane Santos e a do artista plástico uruguaio Gutiérrez, com a obra ‘Dom Quixote’.
“Vale dizer que o sucesso se deve, em muito, ao apoio dos funcionários da Casa de Cultura e da secretaria de Cultura, Cléo Jordão, que colocou instalações e equipamentos à nossa disposição. Acredito que esta parceria possa ser estendida a outras áreas de atuação da cultura teresopolitana, dando visibilidade aos artistas da cidade”, conclui Cláudia Cardoso.
Os premiados
Comissão julgadora, composta por pessoas do meio artístico e cultural, selecionou e premiou as obras que mais se destacaram. A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira passada (20).
“O Salão faz parte do calendário de eventos de Teresópolis e sempre terá nosso apoio, pois contribui com o fortalecimento do cenário cultural do município, incentiva a convivência do público com a arte e promove o intercâmbio de saberes entre artistas experientes e novos talentos”, assinala Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.
PREMIAÇÃO
PINTURA EM AQUARELA E DESENHO AMADOR
Medalha de Ouro – Soninha (Teresópolis/RJ) – Voo Livre
PINTURA EM AQUARELA E DESENHO PROFISSIONAL
Destaque – F. Lippi (Teresópolis/RJ) – Índia Carajá
Medalha de Bronze – SRª Clikilson (Cabo Frio/RJ) – Prados
Medalha de Prata – Cittadino Jr. (Teresópolis/RJ) – Café Pallete
Medalha de Ouro – Marcia Barreira (Rio de Janeiro) – Registros (confirmada)
TÉCNICA MISTA
Medalha de Prata – Geovane Gege (Teresópolis/RJ)– Dedo de Deus e Sua Realidade
Medalha de Ouro – Leonardo Vital (Teresópolis/RJ) – Le Moulin de La Gallete
PINTURA AMADOR
Destaque – M. Balzi (Teresópolis/RJ) – Tormenta
Menção Honrosa – M. Artur (Teresópolis/RJ) – Mulher de Pedra – R. Canto (Teresópolis/RJ) – Alto Mar
1-Maria (Teresópolis/RJ) – Amigas Bolivianas – David Salomão (Araruama/RJ) – Cavalo Branco
Medalha de Bronze – Rosane Souza (Teresópolis/RJ) – Barco Largado – Ray Rabello (Teresópolis/RJ) – Águas de Bariloche – Cintia Barbosa (Teresópolis/RJ) – Ciclos
Medalha de Prata – Hebe Coglliatti (Teresópolis/RJ) – Meu Canto, Meu Encanto – Shana (Teresópolis/RJ) – Outono- John Lennon Dias de Souza (Teresópolis/RJ) – Marina
Medalha de Ouro – Cirlei (Teresópolis/RJ) – Natureza – Marilza Pereira (Teresópolis) – Beleza da Serra I
PINTURA PROFISSIONAL
Destaque – Leonardo Trigueiro (Teresópolis/RJ) – A Curiosidade de Tomé
Menção Honrosa – Vania Azamor (Teresópolis/RJ) – Anjo Primaveril- Cittadino Jr. (Teresópolis/RJ) – Café Toldo Vermelho – Renato Cardoso (Teresópolis/RJ) – Onça I – Angela Bulgarelli (Araruama/RJ) – Detalhes de Época I- Zuleide (Teresópolis/RJ) – Sr. Fernando
Medalha de Bronze – Reinaldo Caó (Cabo Frio/RJ) – Jornada Diária – Lucia Zapata (Rio das Ostras/RJ) – Gatinho
Medalha de Prata – Joelma Pinheiro (Rio das Ostras/RJ) – Autoretrato
Medalhas de Ouro – Magali Bastos (Araruama/RJ) – Salinas
PRÊMIO DE AQUISIÇÃO – R$1.300,00 dado pela ASSCON, entregue pelo Sr. MARCOS ZAEL – Obra: Chão de Estrelas – Rocha Maia (Rio das Ostras/RJ)
Fotos: Louis Capelle
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis