Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prefeitura entrega Mirante do Vale do Paraíso revitalizado para a população

 Prefeitura entrega Mirante do Vale do Paraíso revitalizado para a população 

O espaço ganhou nova pintura, iluminação, projeto paisagístico e painel de arte urbana 

Teresópolis, 14 de agosto de 2020 – Na manhã desta sexta-feira, 14, a população de Teresópolis recebeu de volta mais um ponto turístico totalmente recuperado pela Secretaria de Turismo. A revitalização do Mirante Roberto Silveira, no Vale do Paraíso, contou com nova pintura, iluminação, projeto paisagístico e painel de arte urbana, entre outras benfeitorias.

“Um privilégio poder entregar à população este mirante renovado, com essa belíssima cadeia de montanhas ao fundo e todas essas melhorias. E é isso, Teresópolis se renovando e avançando mesmo durante o enfrentamento da pandemia. Precisamos cuidar bem da nossa cidade para que seja valorizada e fique cada vez mais bonita”, disse o prefeito Vinicius Claussen.

Entre os melhoramentos temos: nova pintura de mesas e bancos; iluminação de LED; projeto paisagístico, composto por 525 mudas de agave (perfeita para jardins tropicais); passarela de pedestre para facilitar o acesso ao jardim, tanto para a manutenção das agaves, quanto para tirar fotos; um enorme painel de arte urbana criado pelo artista Ederlivio Malta e uma placa orientadora com um índice informando altitude e nome de todas as montanhas  que compõe a Serra dos Órgãos.

A secretária de Turismo, Cléo Jordão, aproveitou a ocasião para agradecer. “Em nome do Turismo, quero agradecer a todos que trabalharam e colaboraram com a entrega deste mirante, que possui uma das mais deslumbrantes vistas da cidade, onde tanto a população quanto o turista podem vir contemplar essa maravilha da natureza”.

Coordenando a tarefa de revitalização da área, o subsecretário de Turismo, Henrique Silva, falou sobre as ações. “Como o espaço estava muito abandonado, a primeira providência foi colocar uma boa iluminação, moderna como a de LED. Além da renovação dos canteiros, também optamos por pintar as paredes com um mural artístico para inibir pichações e embelezar ainda mais o lugar. Ou seja, o espaço está bonito e agradável. Espero que a população aproveite e cuide do que é nosso”, recomendou Henrique.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Belíssima vista da cidade de Teresópolis RJ
Vista do Dedo de Deus em Teresópolis
Revitalização do Mirante Roberto Silveira, no Vale do Paraíso
Prefeitura de Teresópolis entrega Mirante do Vale do Paraíso revitalizado para a populaçãoArte em destaque no Mirante do Vale do Paraíso em Teresópolis
Arte em destaque no Mirante do Vale do Paraíso em Teresópolis

Estado do Rio já registra queda de 82% do número de óbitos por coronavírus

 

Estado do Rio já registra queda de 82% do número de óbitos por coronavírus
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2020

Núcleo de Imprensa

Estado do Rio já registra queda de 82% do número de óbitos por coronavírus

Na contramão da maioria dos estados, o ritmo da pandemia está desacelerado no RJ. Mais de 125 mil vidas foram poupadas

Desde o pico da pandemia, na primeira quinzena de maio, o Estado do Rio tem registrado redução do número de novos óbitos diários por coronavírus. Comparando as semanas epidemiológicas (SE) 19 e 20, referentes ao período de 3 a 16 de maio, com as SE mais recentes, de número 29 e 30, entre os dias 12 e 25 de julho, a queda dos óbitos chega a 82,5%. Enquanto há três meses ocorreram em média 258 mortes por dia decorrentes da Covid, em julho foram 45 óbitos por dia, como indica a plataforma estadual Painel Coronavírus.

Para efeito estatístico, as semanas mais recentes não são levadas em conta porque ainda podem ocorrer notificações de novos casos e óbitos, além de revisão de dados. Mas mesmo nos últimos 15 dias é possível afirmar que a redução do número de óbitos continua (conforme gráfico em anexo).

Na contramão da maioria dos demais estados, o ritmo de evolução da pandemia no Rio de Janeiro é reduzido, com gradativas baixas de notificações. Para o governador Wilson Witzel, os números atuais são reflexo da adoção de medidas de isolamento social adotadas pelo Governo do Estado ainda na primeira quinzena de março.

“Fomos pioneiros no país em apoiar o isolamento social, decretando medidas restritivas antes mesmo de termos o primeiro óbito registrado. Nossa atuação preventiva foi determinante para termos queda dos óbitos de forma antecipada em relação aos outros estados, e para pouparmos mais de 125 mil vidas. Reforço ainda minha solidariedade às famílias que tiveram entes vitimados pela doença”, pontua Witzel.

Secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet frisa que os dados sobre óbitos devem ser analisados pela data de notificação e não de divulgação nos boletins oficiais. Segundo ele, outro fator de destaque no cenário epidemiológico no Rio de Janeiro foi a estrutura da rede estadual de saúde para tratamento de pacientes, que hoje conta com 900 leitos de retaguarda.

“O atual momento da pandemia, com baixa demanda por leitos e reduzida taxa de ocupação, direciona para a desmobilização de unidades referenciadas. Dessa forma, podemos retomar os demais atendimentos e reforçar a assistência a outras especialidades. A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde é apoiar os municípios, pactuando a oferta de leitos locais e dando suporte operacional com equipamentos, profissionais e insumos”, afirma Bousquet.

Além dos óbitos, os casos confirmados também registraram queda de 48,6% no Rio de Janeiro na comparação entre a primeira quinzena de maio e o período de 12 a 25 de julho. A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid, Flávia Barbosa, destaca que os casos já diminuíram muito e atualmente estão estabilizados. Ela lembra que recentemente o Ministério da Saúde alterou as definições de casos de Covid.

“A redução dos casos é menor do que a dos óbitos porque houve o reforço da testagem da população e a ampliação dos critérios para notificar casos de Covid. Outra análise interessante a ser feita é sobre as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, que contabilizam quadros graves, e como a prevalência do coronavírus tem diminuído em relação outros tipos virais”, aponta Flávia.

Até esta sexta-feira (14/08), o Rio de Janeiro registra 14.507 óbitos e 189.891 casos de Covid-19. Entre os infectados, 169.693 já se recuperaram da doença. Atualmente, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Covid-19, o Estado do Rio está classificado na Bandeira Amarela, indicativo de risco baixo para a doença.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Suspenso Rodízio de CPF em Teresópolis

 

Suspenso Rodízio de CPF em Teresópolis
Atualizações do COVID-19 em Teresópolis

Teresópolis, 14 de agosto de 2020. Conforme novo decreto publicado em 13/08/2020 fica suspensa a restrição de acesso a estabelecimentos por CPF. As demais medidas de restrição de número de clientes por metragem dos estabelecimentos, de distanciamento e de higiene estão mantidas. Se todos fizerem sua parte enfrentaremos o vírus do coronavírus mais rapidamente. Evite sempre aglomeração e não deixe de usar máscaras. Cuide de sua saúde e família! Juntos venceremos o coronavírus em Teresópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Parque Montanhas de Teresópolis inaugura nova trilha com quatro pontes na sede Pedra da Tartaruga

Prefeito Vinicius Claussen com Giulia Caminha, Liliane Xavier e Vidocq  Casas Filho
 Parque Montanhas de Teresópolis inaugura nova trilha com quatro pontes na sede Pedra da Tartaruga

Unidade terá acesso controlado para evitar aglomeração

Teresópolis, 4 de agosto de 2020 – Maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município no Estado do Rio de Janeiro, desde o último sábado, 1º de agosto, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis conta com nova trilha na sede Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal. Destaque para 4 pontes de madeira e que permitem aos trilheiros se encantarem com a exuberância da floresta e se deslumbrarem com a vista panorâmica de várias montanhas.

“A trilha foi construída com técnicas de manejo internacional, sem custos para os cofres públicos, e é um presente de aniversário para o Parque Municipal, que no dia 6 de julho completou 11 anos de criação. Ela recebe o nome do poeta e ambientalista Vidocq Casas. Ele foi servidor da Prefeitura e criador da Área de Proteção Ambiental da Pedra da Tartaruga, onde hoje temos o maior parque municipal do Brasil. É uma honra fazer essa homenagem a um homem visionário, que sempre lutou pela preservação da natureza”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

Os filhos do ambientalista Vidocq Casas, falecido em outubro do ano passado, Liliane Xavier e Vidocq Casas Filho, e a neta Giulia Caminha representaram a família do homenageado no lançamento da nova trilha. “De coração aberto agradeço ao Prefeito Vinicius pela iniciativa. É o reconhecimento de um trabalho de muitos anos de meu pai, que foi ecologista, poeta e pintor. Ele não nasceu em Teresópolis, mas tinha um amor profundo pela cidade e sempre mostrou o valor da natureza. Todas as áreas de preservação ambiental do município foram criadas por ele, na visão de preservar essas áreas e seus ecossistemas para as gerações futuras”, Liliane destacou. Ela e a irmã, Cássia Cristina Cunha, presidem o Movimento Conservacionista Teresopolitano (MCT), entidade civil de utilidade pública de proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos fundada por Vidocq Casas há 45 anos.

Com 2,5km quilômetro de extensão (ida e volta), a nova trilha é classificada como de classe 3, com grau de dificuldade de fácil a moderado. Tem cerca de 113 metros de desnível e quatro pontes, a maior delas com 42m de extensão. Uma delas segue entre campo e floresta até um mirante, onde o visitante pode identificar o formato da montanha como sendo o de uma tartaruga.

“A partir deste fim de semana, o acesso às duas sedes do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, a da Pedra da Tartaruga, na cidade, e de Santa Rita, no interior, será controlado, com entrada limitada a 800 pessoas por vez, com o uso de máscara. É uma forma de manter o distanciamento e a segurança do usuário neste período de pandemia”, informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Flavio Castro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2741-2234.

Investimentos

Em 2020, o Parque Municipal recebeu significativo investimento desde sua criação, em julho de 2009. Entre as novidades, está o recebimento de equipamentos específicos e medicamentos para a implantação de consultório médico veterinário, destinado aos cuidados dos animais silvestres resgatados na área do parque. Também foi recebido um veículo, comprados uniformes e contratados 7 funcionários, além da construção da Trilha Vidocq Casas.

“São conquistas garantidas com a utilização de recursos na ordem de R$ 100 mil, resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público com a construtora Inova Engenharia, para compensação ambiental. É um investimento significativo na melhoria dos atrativos e de infraestrutura do parque municipal, cada vez mais preparado para melhor atender os visitantes e oferecer uma experiência prazerosa e segura no contato com a natureza”, relatou Flavio Castro.

O parque

Com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis  está situado na região noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no 1º e 2º Distritos e fazendo limite com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. Possui duas sedes: a da Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal, na área urbana, e de Santa Rita, no 2º Distrito, zona rural do município.

Tem em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam os afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.

Fotos: Bruno Nepomuceno e Sidney Pontes

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Pedra da Tartaruga em Teresópolis RJ
Prefeito Vinicius Claussen e secretário de Meio Ambiente Flavio Castro lançam nova trilha
Início da Trilha Vidocq Casas
Com guarda-corpo, uma das pontes permite aos visitantes se deslumbrarem com a vista
Mais Fotos e vídeos no link