Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2021

Campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores em Teresópolis

 

Campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores em Teresópolis

Ação Solidária: Secretaria de Desenvolvimento Social lança campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores

Doações podem ser entregues nos CRAS e no CREAS  

Teresópolis, 27 de abril de 2021 – A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está lançando a campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos 2021. O público-alvo são as famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social) do município. As doações podem ser entregues a partir desta terça-feira, 27/04, nos CRAS e no CREAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem aderir à campanha toda instituição pública ou privada que deseja participar, assim como a população em geral.

“Doar é um ato de amor ao próximo. Faz bem para quem doa e para quem recebe. Com a chegada do inverno, as pessoas em situação de vulnerabilidade ficam expostas ao frio. Por isso, como em anos anteriores, estamos lançando a campanha 2021 para arrecadar agasalhos e cobertores. E este ano a doação torna-se ainda mais importante para que os moradores que precisam não fiquem mais vulneráveis durante a pandemia”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.   

Teresópolis tem cerca de 17 mil famílias inscritas no CADÚnico – cadastro de programas sociais federais e municipais; dessas, em torno de 5.700 recebem o benefício do Programa Bolsa Família. “As doações serão destinadas para as aproximadamente 700 famílias que se encontram em maior vulnerabilidade social”, explica Valdeck Amaral, secretário municipal de Desenvolvimento Social. “O poder público tem obrigação de fazer a sua parte, mas pedimos a união de todos que puderem colaborar com esta campanha solidária em benefício daqueles que mais precisam de ajuda”, conclama.

Confira os postos de entrega de donativos:

De segunda a sexta, das 8h às 17h

  • CRAS Alto: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea. Telefone (21) 3641-3019
  • CRAS Barroso: Rua Par, 170, Barroso. Telefone (21) 3642-1055
  • CRAS Fischer: Rua Pedro Eleutério de Oliveira, 213, Fischer. Telefone (21) 3641-9490
  • CRAS Meudon: Rua Caramuru, 108, Meudon. Telefone (21) 3641-1437
  • CRAS São Pedro: Rua Fileuterpe, 845, São Pedro. Telefone (21) 2742-3080
  • CRAS Volante Parque Ermitage: Estrada Rio-Bahia, km 80, Conj. Habitacional Parque Ermitage.
  • CRAS Volante Bonsucesso/E.M. Francisco Mª Dállia: Est. Teresópolis-Friburgo, km 28.
  • CREAS: Rua Carmela Dutra, 812, Agriões. Telefone (21) 2742-8722

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

 

Campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

Prefeitura apoia campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

Teresópolis, 22 de abril de 2021 – Criado por voluntários das associações de moradores dos bairros Parque do Imbuí, Posse, Cascata do Imbuí, Caleme e Granja Florestal, o Movimento ‘10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’ está organizando uma ação solidária. O objetivo é arrecadar alimentos e formar cestas básicas para doar a famílias desses bairros e vizinhança que, por conta da pandemia, se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social e/ou desemprego.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS São Pedro), fez o levantamento das 45 famílias atendidas na primeira etapa da campanha. A Secretaria está auxiliando na entrega dos mantimentos, que começou nesta quarta-feira, 21/04 no Parque do Imbuí, e seguirá nesta sexta, 23/04.

De acordo com os organizadores da campanha, o movimento cresceu em razão do apoio massivo dos sócios do Weekend Club.

A arrecadação de alimentos continua e quem quiser colaborar deve entrar em contato com a associação de moradores do Parque do Imbuí, Ruth Ferreira (21) 98822-8637 e Beth Lustosa (21) 99625-8057, e com a associação de moradores do Caleme, Lucineia Silva (21) 99106-2410.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Campanha de doação de alimentos do Movimento ’10 anos, Nosso Respeito às Vítimas de 2011’

terça-feira, 20 de abril de 2021

Profissionais da Educação Pública Municipal começam a ser vacinados contra a COVID-19 na quarta-feira, dia 28 de abril

 

vacinação covid-19 dos Profissionais da Educação Pública Municipal

Profissionais da Educação Pública Municipal começam a ser vacinados contra a COVID-19 na quarta-feira, dia 28 de abril

Teresópolis, 20 de abril de 2021 - A Secretaria Municipal de Saúde dá início à vacinação de profissionais da Educação Pública Municipal com a aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19 para pessoas acima de 55 anos. A imunização acontece no dia 28 de abril, quarta-feira, das 9h às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, Tijuca).

Serão disponibilizadas 700 senhas para esse público. O profissional precisa levar dois comprovantes de contracheques recentes. Já para integrantes do POT (Programa Operação Trabalho) é necessária a declaração específica da Secretaria Municipal de Educação.

“Essa é uma conquista pela qual estamos trabalhando há meses: dar início à vacinação dos nossos profissionais da Educação. Começaremos com as pessoas acima de 55 anos, mas seguiremos trabalhando para imunizar todos os nossos profissionais para que seja possível a retomada gradativa das aulas presenciais na rede municipal”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.

Profissionais de saúde ainda não vacinados também receberão a primeira dose no dia 27 de abril

Também na próxima semana, no dia 27 de abril, o atendimento será para profissionais da saúde que ainda não foram vacinados com a primeira dose. Devem comparecer os profissionais das seguintes categorias: médicos veterinários, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e farmacêuticos que ainda não receberam a primeira dose, no mesmo local (Auditório da Secretaria Municipal de Saúde). É preciso levar documento original com foto (identidade e CPF), além de comprovante do conselho de classe.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Teresópolis inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 2021

 

Teresópolis inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 2021

Teresópolis inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 2021

Serão três fases com grupos para serem imunizados  

A Prefeitura Municipal de Teresópolis inicia a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza H1N1 2021. Nesta etapa inicial, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, são priorizadas crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos em até 45 dias) e povos indígenas.

A primeira fase acontece entre os dias 19/04 e 14/05. Para crianças, gestantes e puérperas, a vacinação ocorre de 8h às 17h nos seguintes locais: em todas as unidades de atenção primária à Saúde (postos de saúde) e também no Centro Materno Infantil (na Várzea).

Já para os profissionais de Saúde, a vacinação será feita nas unidades públicas e conveniadas ao SUS onde atuam, e no Centro de Saúde da Várzea.

Calendário de imunizações

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza H1N1 é dividia em três fases. Além da primeira, as etapas seguintes aumentam o público atendido. São eles:

• Segunda fase (de 17/05 até 11/06): Idosos acima de 60 anos e professores da rede pública e privada.

• Terceira fase (de 14/06 até 16/07): Pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Para mais esclarecimentos sobre a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, um guia com perguntas e respostas está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Teresópolis, que pode ser acessado através do link: https://teresopolis.rj.gov.br/servicos/noticias/

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Novo decreto altera regra do rodízio do CPF e mantém medidas restritas

Novo decreto altera regra do rodízio do CPF e mantém medidas restritas

NOVO DECRETO ALTERA REGRA DO RODÍZIO DO CPF E MANTÉM MEDIDAS RESTRITIVAS

A medida continua vigente para acesso aos estabelecimentos e deixa de ser exigida para circulação

Consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e ocupação de espaços públicos seguem proibidos

Acaba de ser publicado um Decreto Municipal regulamentando as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Teresópolis. O conjunto de medidas foi definido em reunião nesta tarde do Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, levando em consideração a redução da procura por atendimento COVID-19 na UPA 24h e a conclusão da reestruturação da saúde. As medidas vigoram até 26 de abril, podendo ser revistas antes desse prazo de acordo com a evolução dos indicadores.

A principal mudança diz respeito ao rodízio de CPF. Depois de 21 dias de vigência da medida, período em que Teresópolis manteve seu Índice de Isolamento Social acima da média do Estado, mantendo as atividades econômicas abertas, o rodízio passa a ser adotado apenas para acesso aos estabelecimentos. Com isso, outras medidas retornam para garantir o controle de aglomerações e o cumprimento das medidas sanitárias:

  • Academias poderão funcionar com 50% do limite de ocupação, sem restrição de CPF
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação, refeitórios, foodparks e similares terão ocupação máxima de 50% da capacidade de atendimento do estabelecimento, com demarcação das mesas indisponíveis. Somente será permitido o atendimento a pessoas com mesas definidas e sentadas. Dessa forma, sem a necessidade do rodízio de CPF.
  • O funcionamento permitido para esses estabelecimentos será até as 23h (inclusive delivery), exceto para bares e similares que devem fechar o estabelecimento a partir das 17h, podendo funcionar na modalidade delivery até às 23h, com as portas fechadas.
  • A realização de celebrações de todos os segmentos religiosos deve respeitar a ocupação máxima de 30% de lotação, também sem exigência do CPF.

Medidas restritivas que seguem vigentes:

  • Exigência do CPF do dia para acesso aos estabelecimentos (exceto os acima citados que já possuem limite de ocupação)
  • Restrição de circulação das 24h às 05h – Proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e praças
  • Barreiras sanitárias nos acessos ao município
  • Fiscalização diária ostensiva

MAIS AVANÇOS NA ESTRUTURA DA SAÚDE

Na reunião do Gabinete de Crise desta tarde de segunda-feira (12), o Prefeito também apresentou os avanços da última semana de enfrentamento da pandemia:

  • Ampliação da capacidade de atendimento, com a abertura de 10 novos leitos clínicos SUS na Beneficência Portuguesa, como retaguarda para os casos clínicos não-COVID.
  • Reformado, o SPA Dr Eitel Abdallah é elevado a unidade intermediária e passa a receber internações clínicas.
  • Consolidação do novo protocolo de testagem no Pedrão com teste Swab Antígeno.
  • Abertura da inscrição para contratação e cadastro de novos médicos.

MUNICÍPIO ADOTARÁ INDICADORES DO ESTADO

Também foi discutido e aprovado pelo Gabinete de Crise a adoção dos indicadores do Estado como instrumento para apoio à tomada de decisão na resposta à pandemia da COVID-19 na esfera local.

Fonte: Assessoria de comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Mapa de risco da Covid-19: estado apresenta bandeira roxa

 

Mapa de risco da Covid-19: estado apresenta bandeira roxa

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 9 de abril de 2021

 Núcleo de Imprensa

Mapa de risco da Covid-19: estado apresenta bandeira roxa

Na 25ª edição do documento, quatro regiões do estado apresentam melhora nos parâmetros epidemiológicos

A 25ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto (roxo) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões do Médio Paraíba, Centro-Sul, Norte, Baixada Litorânea saem da bandeira roxa para a vermelha, o que aponta para uma melhora nos parâmetros epidemiológicos. As regiões da Baía da Ilha Grande, Noroeste e Metropolitana II seguem com bandeira vermelha (risco alto). Já as regiões Serrana e Metropolitana I estão classificadas com bandeira roxa (risco muito alto. A análise compara a semana epidemiológica 12 (21 a 27 de março) com a 10 (7 a 13 março) de 2021. 

O estado apresentou aumento de 44% no número de óbitos e de 7% nos casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos SUS no estado, nesta sexta-feira (09), estão em 90% para leitos de UTI e em 75% para leitos de enfermaria.
 
Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Distribuição de vacinas – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira (09.04) a 12ª entrega de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Foram distribuídas 431.500 doses, sendo  195.400 de CoronaVac e 236.500 de Oxford/Astrazeneca.

Kit intubação – Nesta sexta-feira (09), a SES realizou uma nova entrega de medicamentos do chamado “kit intubação” a 74 unidades de saúde de todo o estado que atendem pacientes em tratamento de Covid-19. Entre os itens distribuídos, estão: atracúrio, propofol e morfina, medicações fundamentais para o tratamento de pacientes internados em estado grave em UTI. Em reunião com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Rio e Defensoria Pública do Estado e da União, a SES informou que está entregando todo o estoque de medicação do “kit intubação” aos municípios e hospitais.

Painel Indicadores

Nota Técnica 

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Mapa de risco da Covid-19: estado apresenta bandeira roxa

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Proprietários de cavalos soltos em ruas são multados pela COPBEA

 

Proprietários de cavalos soltos em ruas são multados pela COPBEA

Proprietários de cavalos soltos em ruas são multados pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal

Em caso de reincidência, valor pode chegar a R$4.000 além de processo criminal

Nesta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal) realizou uma série de autuações a proprietários de animais de grande porte que estavam soltos nas ruas de Teresópolis. Após denúncia, os casos foram atendidos nos bairros do Alto, 40 casas, Caxangá, Granja Guarani e Pedreira.

As multas aplicadas pelas equipes da COPBEA aos proprietários neste tipo de situação pode chegar a R$2.000. Pela infração ser cumulativa, em casos de reincidência, a multa pode dobrar para até R$4.000.

Os animais soltos em vias públicas podem provocar acidentes de trânsito, além de terem a saúde debilidade por má alimentação e cuidados especiais. A depender da situação, os animais podem ser apreendidos pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal.

Já o proprietário pode responder a um processo administrativo e policial, por crimes de maus tratos.

Como denunciar

A COPBEA informa que denúncias de maus tratos precisam ser feitas através do Whatsapp da Ouvidora (98126-4038), de segunda à sexta, de 9h às 18h. Se possível, é importante o envio de imagens (foto ou vídeo) mostrando a situação.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis  

Proprietários de cavalos soltos em ruas são multados pela COPBEA

Gabinete de Crise Informa: novos 10 leitos clínicos SUS são abertos na Beneficência Portuguesa

 

Gabinete de Crise Informa: novos 10 leitos clínicos SUS são abertos na Beneficência Portuguesa

Gabinete de Crise Informa: novos 10 leitos clínicos SUS são abertos na Beneficência Portuguesa 

Já estão em operação os 10 novos leitos clínicos SUS contratados pelo município no Hospital Beneficência Portuguesa nesta quarta-feira (7). A unidade de saúde passa agora a receber os pacientes não-COVID-19 da UPA 24h, sem gravidade (sala amarela), reduzindo assim a ocupação da unidade de pronto-atendimento para que mantenha o foco no atendimento a pacientes COVID-19 e outras emergências graves.

A abertura de novos leitos na Beneficência Portuguesa faz parte da ação de reestruturação da saúde anunciada em 25 de março, que inclui: 1) dedicação da UPA 24h a casos COVID-19 e outras emergência graves; e 2) a mudança do atendimento do SPA Dr Eitel Abdallah para uma unidade intermediária para atendimento e internação de pacientes clínicos. A reestruturação das unidades está em andamento e será concluída nos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 6 de abril de 2021

Abril 2021- Recarga do cartão alimentação escolar em Teresópolis

 

Abril 2021- Recarga do cartão alimentação escolar em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis recarrega cartão alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal de Educação

Teresópolis, 6 de abril de 2021 – A Prefeitura de Teresópolis informa que seguindo o Plano de Retomada da Educação para o Ano Letivo de 2021, fez nesta terça-feira, 06/04, a recarga do cartão alimentação escolar dos cerca de 21.400 alunos da Rede Municipal de Educação. O valor de R$ 62,32 por aluno só pode ser utilizado com a compra de gêneros alimentícios na rede credenciada. 

Totalizando em torno de 1 milhão e 300 mil reais, é a terceira recarga realizada pela Gestão Municipal desde o início do ano letivo de 2021, no mês de fevereiro, na modalidade de atividades remotas.

Implantada em maio de 2020, a medida ajuda as famílias na complementação da alimentação dos alunos das unidades escolares municipais e também contribui para a economia local, com mais de 100 estabelecimentos de Teresópolis credenciados para aceitar o cartão, fortalecendo o programa municipal “Compre em Terê”.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis


UPA Teresópolis: Instalação de tomógrafo na UPA reduz tempo de atendimento de 5 horas para 10 minutos

 

UPA Teresópolis: Instalação de tomógrafo na UPA reduz tempo de atendimento de 5 horas para 10 minutos

UPA Teresópolis: Instalação de tomógrafo na UPA reduz tempo de atendimento de 5 horas para 10 minutos

De janeiro a março, o equipamento já realizou quase 3 mil exames computadorizados

Teresópolis, 5 de abril de 2021 – Desde o final de dezembro, quando a Prefeitura instalou um tomógrafo exclusivo para os atendimentos da UPA, a unidade de pronto atendimento 24h já realizou quase 3 mil tomografias computadorizadas de tórax, crânio, abdômen e outros nesses últimos 3 meses. Isso se deve à agilidade que o equipamento trouxe com o fim do deslocamento do paciente para o HCT, reduzindo o tempo de realização do exame de 5 horas para 10 minutos.

Segundo o diretor médico da UPA 24 Horas, Demétrio Arbex, maior rapidez no diagnóstico e na definição da conduta médica são os maiores benefícios para o paciente. “Com o exame em mãos, o médico tem condição técnica e mais rapidez para definir se é caso cirúrgico, de internação ou de tratamento domiciliar e ainda evitar que pacientes em situação grave descompensem no trajeto até o hospital. Fazer os exames aqui também reduziu o número de saídas da ambulância com equipe médica e enfermeiros da unidade”, relatou. 

Desde 2010, pacientes que davam entrada na UPA com indicação de exame de imagem eram transportados de ambulância até o Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCTCO) para a realização. A máquina também facilitou o diagnóstico de Covid-19 em pacientes sintomáticos. Hoje, o tomógrafo registra em média 50 exames por dia. E, segundo Demétrio, a expectativa é que em breve também sejam realizados os exames eletivos ambulatoriais na UPA. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

UPA Teresópolis: Instalação de tomógrafo na UPA reduz tempo de atendimento de 5 horas para 10 minutos

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Teresópolis atinge cerca de 50% no Índice de Isolamento Social

Teresópolis atinge cerca de 50% no Índice de Isolamento Social

Teresópolis atinge cerca de 50% no Índice de Isolamento Social

Taxa foi registrada durante a última semana

Teresópolis, 5 de abril de 2021 – Teresópolis é novamente destaque no Índice de Isolamento Social, uma das estratégias adotadas pelo Gabinete de Crise, coordenado pelo Prefeito Vinicius Claussen, para o enfrentamento à disseminação do coronavírus. De acordo com dados fornecidos pela ABR Telecom em consórcio com operadoras de telefonia, que passaram a ser acompanhados pela Prefeitura nesta semana, o município atingiu o índice de 50% nos últimos dias 2, 3 e 4 de abril. Nos dias 29 e 30/03, a taxa de isolamento ficou em 46% e no dia 31/03 em 45%.

A métrica engloba o período dos feriados instituídos pela Lei Estadual 3.906/2021, entre os dias 26 de março e 1º de abril, ressaltando-se que o Gabinete de Crise tomou medidas para estimular a população a ficar em casa, tais como, rodízio de CPF para circulação nas ruas, acesso aos transportes públicos, funcionamento interno de repartições públicas, suspensão de atividades escolares presenciais e reforço das barreiras sanitárias nas entradas do município.

Diversos dados relacionados à COVID-19 podem ser conferidos em http://painel.teresopolis.rj.gov.br/.

Mais transparência: a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia também incluiu, recentemente, o monitoramento do Distanciamento Social Inteligente, usando informações dos Relatórios de Mobilidade do Google. Os Relatórios refletem tendências de deslocamento dos usuários cujos dispositivos têm a localização ativa e em diferentes categorias de locais, como varejo e lazer, mercados e farmácias, parques, locais de trabalho e áreas residenciais. Vale ressaltar que os dados dos usuários obedecem a protocolos de privacidade do Google.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis