Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Viradão Unifeso dias 3 e 4 de junho

 

Viradão Unifeso dias 3 e 4 de junho

Viradão Unifeso: 24 horas de atividades físicas ininterruptas para comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Data: 3 e 4 de junho de 2022

Hora: das 10h (3/6) às 10h (4/6)
Local: Unifeso (Campus do Alto e Campus da Prata)
Público: interno e externo

Participação gratuita

Maiores informações link

Fonte: Unifeso Teresópolis

Secretaria de Saúde fará acompanhamento de beneficiários do Auxílio Brasil

 

Secretaria de Saúde fará acompanhamento de beneficiários do Auxílio Brasil

Secretaria de Saúde fará acompanhamento de beneficiários do Auxílio Brasil, no sábado (4)

No sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis realizará vacinação em alguns pontos da cidade, com isso, os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxílio Brasil poderão aproveitar a oportunidade para realizar a sua pesagem, a fim de não ter o seu benefício suspenso, uma vez que já se está no final da vigência.

A população deverá comparecer a uma unidade de saúde mais próxima para que seja feito o acompanhamento. “Vale ressaltar que devem ser acompanhados os usuários de sexo feminino independentemente da idade e do sexo masculino, até 7 anos além de gestantes”, explica Adriana Chaves, Coordenadora do Auxílio Brasil na Secretaria Municipal de Saúde.

O atendimento ao público ocorrerá de 9h às 16h e para que o atendimento seja feito é preciso apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação, cartão SUS e número do NIS.

Ação na Fazenda Ermitage

Ainda no sábado (4), haverá o mesmo acompanhamento para beneficiários do Auxílio Brasil, através de uma ação na unidade de saúda da Fazenda Ermitage. A ação contará com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através de profissionais do Cadastro único. A unidade fará uma série de atividades com acolhimento em saúde, que incluirá: nutrição, odontologia e pediatria para as crianças beneficiárias.

O atendimento será de 9h às 16h. “Esta ação se refere ao público beneficiário do antigo Bolsa Família, atual Auxílio Brasil. Pessoas que estejam no quadro de vulnerabilidade social poderão comparecer também para realizar o cadastro único ou realizar a atualização caso já possuam”, ressalta Adriana Chaves.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Secretaria de Saúde fará acompanhamento de beneficiários do Auxílio Brasil

Secretaria de Saúde realiza Dia “D” contra a Influenza, no sábado (4)

Secretaria de Saúde realiza Dia “D” contra a Influenza, no sábado (4)

 Secretaria de Saúde realiza Dia “D” contra a Influenza, no sábado (4)

População ainda não vacinada poderá buscar atendimento de 8h às 16h

No sábado (4), a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realiza um novo dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. A população também pode se imunizar contra o Sarampo, em unidades de saúde da cidade e interior. Esta ação é voltada para o público-alvo da primeira e segunda fase da campanha. 

Os grupos que devem se imunizar nesta campanha incluem: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, forças de segurança, forças de salvamento e forças armadas, pessoas com deficiência, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Também devem se imunizar idosos e trabalhadores da saúde que ainda não estejam protegidos.

A ação é uma oportunidade para que todas as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina se imunizem contra a Influenza e Sarampo. Para isso, profissionais de saúde vão atender a população de 8h às 16h, nos seguintes locais da cidade: unidade de saúde da Barra, Beira Linha, Fazenda Ermitage, Fonte Santa, Meudon e Rosário; no CES e Centro Materno Infantil; o atendimento também acontece na praça Higino da Silveira (Feirarte) e na praça Nilo Peçanha, ambas no Alto.

Já no interior, o atendimento acontece nestas unidades de saúde: Água Quente, Albuquerque, Vargem Grande, Vieira, Pessegueiros, Bonsucesso e Venda Nova.

“O nosso principal objetivo com esta campanha é imunizar o público de maior risco ao contrair o vírus da gripe, para isso precisamos orientar para que todos procurem a unidade de saúde mais próxima. A vacina é atualizada todos os anos para combater todos os vírus circulantes e garantir a saúde de todas as pessoas”, explica a Dra. Cláudia Miguel, Subsecretária de Atenção Básica à Saúde.

Primeiro dia “D” contra a Influenza

O primeiro dia “D” de vacinação contra a Influenza ocorreu no dia 30 de abril, em diferentes pontos da cidade. Na ocasião, a vacina foi aplicada na população acima de 60 anos de idade, e trabalhadores da saúde de todas as idades.

Nesta data, foram imunizados o total de 1901 pessoas, sendo: idosos (958 doses), trabalhadores de saúde (347 doses) e crianças (596 doses).

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Dia Mundial Sem Tabaco com ações dia 31 em Teresópolis

Dia Mundial Sem Tabaco com ações dia 31 em Teresópolis

 Dia Mundial Sem Tabaco: Teresópolis fará ações de saúde, na terça-feira (31)

População será atendida em unidades básicas de saúde e instituições de ensino

Na próxima terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma ação especial devido ao Dia Mundial Sem Tabaco. Com apoio de diversos setores da SMS e alunos do Unifeso, os profissionais de saúde irão atender a população em unidades básicas de saúde, instituições de ensino e outros locais.

A organização do evento é feita pelo Programa de Controle do Tabagismo, que contará com participação de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Saúde na Escola (PSE). Entre os serviços oferecidos estão: prevenção do tabagismo e doenças não transmissíveis, aferição de pressão, glicemia, orientação nutricional, saúde bucal, obesidade e pressão alta.

Ação na praça Olímpica

Na praça Olímpica Luís de Camões (Várzea), a ação será de 9h às 12h. Nela, equipes do Nasf farão atendimento nutricional, odontológico, aferição de pressão e atendimento farmacêutico.

Todos os atendimentos clínicos são voltados para o tabagismo, com orientação e avaliações rápidas.

Ação em unidades básicas de saúde

Todas as unidades básicas de saúde da cidade e interior também terão equipes voltadas para este atendimento. Haverá rodas de conversa com pacientes e atendimento clínico voltado ao tabagismo.

Ação em unidades de ensino

Ainda dentro da programação, equipes do PSE junto a estudantes dos cursos de medicina e enfermagem, vão à escolas e creches com trabalhos educativos de conscientização sobre a importância do controle de tabagismo. Também haverá encontros com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todas as ações educativas contarão com alunos dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina, nutrição e odontologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Teresópolis participa de encontro sobre Turismo e Cultura

 

Teresópolis participa de encontro sobre Turismo e Cultura como fatores de desenvolvimento regional

Teresópolis participa de encontro sobre Turismo e Cultura como fatores de desenvolvimento regional

Evento apresentou esclarecimentos sobre captação de recursos do setor privado para os segmentos

Teresópolis, 20 de janeiro de 2022 – A convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) e da Agência da MercoSerra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial), a Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo, participou de um encontro sobre o tema “Turismo e Cultura como fatores de desenvolvimento regional”. O evento foi realizado na última terça-feira (17), na sede do CDL, em Petrópolis, com a presença da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e do diretor de Marketing da TurisRio, Pablo Kling.

A reunião teve como pauta apresentar de que maneira a Cultura e o Turismo podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma localidade ou região. Ressaltando também a importância de criar um planejamento estratégico para captação de recursos que fomentem os setores, com mecanismos que potencializam o crescimento de toda essa esfera.

“Em Teresópolis, a Gestão Municipal trabalha incansavelmente com políticas de fomento e programas para promover ações voltadas a estimular os setores como forma de desenvolvimento. Temos o objetivo de melhorar a capacitação profissional, gerar mais emprego e renda para os teresopolitanos”, destacou a secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi.

Como ferramenta de resgate, a Cultura é um dos motores do crescimento do Turismo, uma força propulsora de desenvolvimento social. Representando o Prefeito Vinicius Claussen no evento, a secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, ressaltou que “no município, as atividades turísticas e culturais são um fator positivo e constituem uma alternativa para a geração de renda e para a valorização e conservação do patrimônio natural e histórico cultural da cidade”, concluiu a secretária.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Renato Winter; de Cultura, Sandro Gomes; e de Turismo, Silvia Guedon; os secretários de Cultura e Turismo de Guapimirim; o presidente da Agência MercoSerra, Luiz Fernando Gomes; o presidente da CDL de Petrópolis, Claudio Mohammad; e diretores do Convention Bureau de Petrópolis e de Teresópolis.

Fotos: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Teresópolis participa de encontro sobre Turismo e Cultura como fatores de desenvolvimento regional

Teresópolis participa de encontro sobre Turismo e Cultura como fatores de desenvolvimento regional

InovaTerê - divulgação dos projetos aprovados em Teresopolis

 

InovaTerê - divulgação dos projetos aprovados em Teresopolis

InovaTerê: Prefeitura divulga resultado final dos projetos aprovados

Entrega dos Certificados de Participação acontece durante o ‘InovaTerê Day’, no próximo dia 4 de julho

Teresópolis, 20 de maio de 2022 – A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, publicou, nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial eletrônico do município (https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/488), o resultado da etapa de entrevistas dos 48 projetos selecionados por comissão avaliadora do Edital de Fomento de Projetos com Base Tecnológica de Teresópolis (InovaTerê) e o resultado final, com a lista dos 37 contemplados. A entrega dos Certificados de Participação para os autores dos projetos contemplados acontece durante o ‘InovaTerê Day’, no próximo dia 4 de julho, a partir das 19h, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Na ocasião, também serão passadas as orientações sobre os procedimentos para o repasse dos recursos destinados aos projetos aprovados. Os projetos contemplados com recursos financeiros do Edital deverão ser desenvolvidos pelo período de 12 meses, a contar do recebimento dos recursos financeiros. Os contemplados deverão elaborar um relatório de execução do seu projeto no prazo de até 90 dias após o período de vigência. 

Os autores dos 48 projetos selecionados foram entrevistados pela Comissão Avaliadora entre os dias 9 e 13 de maio, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Dos 48 projetos selecionados, 29 eram de Pessoas Físicas e 19 de Pessoas Jurídicas. Dos 29 PF selecionados, 19 foram contemplados e dos 19 PJ selecionados, 18 foram aprovados. Segue abaixo a lista.

Lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen, em novembro de 2021, o chamamento público prevê investimentos de R$ 195 mil para apoiar e fomentar projetos que promovam o empreendedorismo na área da inovação tecnológica em Teresópolis. Informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no site https://teresopolis.rj.gov.br/inovatere /.

O edital

O Chamamento Público nº 001/2021 – Edital de Fomento de Projetos com Base Tecnológica elencou os procedimentos para a apresentação, análise, seleção e apoio econômico e financeiro a empreendedores titulares de projetos de inovação com base tecnológica que propusessem a solução de problemas nas áreas de Agricultura, Educação, Turismo e Governo Digital, desde que estivessem em consonância com um dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milênio, da ONU.

Projetos contemplados

Pessoas Físicas

  • Fabrine Mendes da Silva - Corrida ao Topo
  • Clara Carvalho de Lemos - Monitoramento do Perfil e Qualidade da Experiência do Visitante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Valéria de Oliveira Brites - Plataforma da Educação Básica de
  • Teresópolis: PEB – TERÊ
  • Luiz Claudio Herman Polderman - Projeto de Biotecnologia de Projetos para Teresópolis
  • Danilo Amaral da Fonseca - IPC-AGRO
  • Luiz Guilherme C. F. Guedes - Terê.Metaverso
  • Isabela da Costa Monnerat - Painel da Sífilis: Visibilidade para uma Epidemia Silenciosa
  • Maria Carolina de Almeida Maia - Criação do “Serra Innovation Lab” e o seu primeiro projeto: “Cozinha Serrana para Todos”
  • Thiago Ferraz da Silva - VAGAE
  • Laís da Silva de Oliveira - Oficinas para Lidarem Melhor com as
  • Dificuldades dos Alunos Portadores de Deficiência
  • Daniel Amaral Franco - Experimente-se
  • Roberta Montello Amaral - Educação Financeira Mirim
  • Cristiane Pereira dos Santos Couto - Realidade
  • Cristina Sabino Erbacher - Do Campus para o Campo
  • Marcela do Nascimento Padilha - Ir e Ver: O Turismo Pedagógico como Ferramenta de Apoio à Educação Básica e à Cidadania
  • Diego Meirelles Duque - Quicktanda
  • Ramayan Bellatrix Sant Anna Pereira - Dig Cardápio
  • Frederico Loures de Deus - Estação Expositor Concierge
  • Dayanne Ferreira Santos - Projeto de Intervenção Psicopedagógico nas Escolas Municipais de Teresópolis-RJ.

Pessoas Jurídicas

  • Movimento Empreendedor - Startup Weekend
  • Urupê Medicinas da Terra - Inovação com Embalagens de Micélio
  • Tatiana Dunshee de Abranches e Guillon Ribeiro - Ciência Cidadã
  • Carlos Artur Esteves Gomes dos Santos - MEI - Turismo Virtual em Teresópolis
  • Casa Rosa e Verde - Do Broto ao Teto com Trato Introdução ao Universo do Bambuzeiro
  • Mundorin Editoração Treinamento Produção - A Viagem de Dorinha
  • Empresa Starting Climate - Starting Climate
  • Rede Brasilidade Solidária - Feiras RBS e a sua contribuição para o impulsionamento da Economia Colaborativa e Solidária em Teresópolis
  • Vem da Serra Ferro, Madeira e Design Ltda - Oficina de Criação de Lembranças e Souvenires Artesanais para Teresópolis
  • Projeto Cultural Atitude - Projeto Cultural Atitude
  • Aquamet Meteorologia, Projetos de Sistemas EIRELI-ME - Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
  • Zâmbia - Zâmbia
  • Rafael de Souza Pimentel - UP TO YOU TRIP
  • M&M Consultoria e Representações MEI - Wine, Beer and Food Festival 2022
  • ZMOC - ZMOC
  • Aboim Produção e Artes - Bora Plantar Orgânico
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ - PPGDT/UERJ pelo Desenvolvimento Territorial de Teresópolis e da Região Serrana
  • Raquel Souza Furtado - Computador Quebrado é Lixo?

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 19 de maio de 2022

20ª Semana de Museus é promovida em Teresópolis

20ª Semana de Museus é promovida em Teresópolis

 20ª Semana de Museus é promovida em Teresópolis

Programação segue até o próximo dia 27 na Casa da Memória Arthur Dalmasso

Comemorada com uma bela programação em Teresópolis, as atividades culturais da 20ª Semana Nacional dos Museus seguem a todo vapor. A programação começou na terça-feira, 17, com a abertura da Exposição ‘Teresópolis, Capital Nacional do Montanhismo’, apresentando histórias, personagens e motivos para a escolha desse título, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. No mesmo dia, aconteceu, no local, o Sarau com a Oficina de Poesia e Criação da Academia de Letras do Brasil (seccional Teresópolis). Na manhã de quarta (18), foi realizada uma visita ao Parque Estadual dos Três Picos, sede Teresópolis. O subsecretário de Turismo, Henrique Silva, foi o responsável pelo guiamento, contando a história da unidade de conservação ambiental.

Com o tema ‘O Poder dos Museus’, o evento oferece diferentes atrações. Fique por  dentro da programação que ainda está por vir!

As atividades, todas gratuitas, acontecem até o próximo dia 27 e contam com o apoio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, do Governo Federal.

CONTINUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO:

  • – Mesa Redonda – Clube do Livro
  • Leitura e debate sobre o livro ‘Miguel o Senhor da Torre’, de Wanderley Peres
  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 20/05 – 19h

 

  • – Visitação Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
  • Caminhada com guiamento e rapel – Núcleo Pedra da Tartaruga
  • 21/05 – 9h

 

  • – CineClube
  • Filme ‘Die Geierwally [The Vulture Wally] – O primeiro filme de montanha do mundo
  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 27/05 – 19h

Foto: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis é o destino escolhido de Volta Redonda

Teresópolis é o destino escolhido para viagens de projetos promovidos pela Prefeitura de Volta Redonda para a terceira idade

 Teresópolis é o destino escolhido para viagens de projetos promovidos pela Prefeitura de Volta Redonda para a terceira idade

A secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, e o subsecretário, Henrique Silva, receberam nesta quarta (18), a visita da secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rosemeri Machado, para conversar sobre o projeto “Programa Viva a Melhor Idade”. Teresópolis foi escolhida como o destino para a volta das viagens, após a pandemia, para os participantes dos programas voltados à terceira idade de Volta Redonda.

A excursão de cunho turístico, cultural e de lazer, terá o percurso desde o Soberbo até o Hotel Le Canton, com guiamento. A previsão é que o passeio tenha início no mês de junho até 10 de novembro. A cidade irá receber caravanas de 10 ônibus por vez, totalizando um público de 7.820 pessoas da Terceira Idade para o hotel.

Para receber as caravanas, a Secretaria de Turismo de Teresópolis está preparando um cronograma interativo e acolhedor, com o propósito de que a viagem seja marcada por um misto de emoção e encantamento pela cidade. Durante os eventos haverá feira de artesanato, tour virtual e auxílio das Secretarias de Saúde, de Cultura e de Segurança Pública ao passeio.

“Vamos nos organizar para oferecer um guiamento do Soberbo até o Le Canton dentro dos ônibus dessas caravanas falando sobre encantos, belezas, pontos turísticos e principalmente a história de Teresópolis. Com a chegada ao hotel, vamos transmitir uma sessão virtual de turismo com um vídeo atrativo da nossa cidade. O nosso objetivo é nos aproximar ao máximo dos visitantes, preparando um final de semana muito especial e que para eles seja uma viagem cheia de histórias”, comentou a secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi.

PROJETO

O município de Volta Redonda desenvolve, desde 1997, uma “Política Pública de Respeito e Valorização” aos cidadãos, especialmente à população da Terceira Idade. Através da Secretaria de Esporte e Lazer, proporciona para esse público atividade física supervisionada, recreação, lazer, cultura, assistência social e saúde, promovendo a longevidade e a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. Além dessas atribuições, realiza também para seus integrantes, com mais de 70% de frequência nas atividades ofertadas, uma viagem de cunho turístico, cultural e de lazer.

De acordo com a prefeitura, esses projetos destinados a Melhor Idade têm como objetivo aumentar a expectativa de vida dessas pessoas e ser um instrumento contra a depressão, fortalecendo assim, o convívio e inclusão social. Com a prática de atividades físicas contínuas os integrantes conseguem diminuir o consumo de remédios controlados e também reduzir as internações médicas.

Entre os roteiros já visitados pelos idosos estão Búzios (Atlântico Búzios Convention & Resort), as praias de Angra dos Reis (Resort Vila Gallé), Mangaratiba (Club Med Resort Rio das Pedras), além de municípios do Circuito das Águas e do Ciclo do Café.

 Fotos: Bruno Nepomuceno 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Teresópolis é o destino escolhido para viagens de projetos promovidos pela Prefeitura de Volta Redonda para a terceira idade

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Ciclistas teresopolitanos irão percorrer 720 km em Ouro Preto

 

Ciclistas teresopolitanos irão percorrer 720 km em Ouro Preto

Ciclistas teresopolitanos irão percorrer 720 km em dois dias pelo caminho da Estrada Real, em Ouro Preto

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está apoiando o desafio de ciclismo, a ‘famosa e árdua Estrada Real’, que será realizada neste final de semana (13,14 e 15 de maio), na cidade de Ouro Preto. A corrida está planejada para ser feita em 2 dias sem paradas para descanso, de maneira única. Serão 720km a serem percorridos, com uma altimetria acima dos 15.000 metros. O evento faz parte do calendário dos ciclistas de Teresópolis.

O percurso, desta vez, requer distância e recorde em ganho de elevação acumulado. Tudo isso em único desafio passando por todo o caminho da Estrada Real de Ouro Preto e Paraty.

A equipe foi composta por sete atletas bastante experientes em desafios de alta performance. Amantes do esporte e dispostos a se aventurar, os desafiantes Ailson Marques, Alex Amaral, André Resende, Cláudio Branco, Joaz Rocha, Rodrigo Kokin e Ronald Guarulhos são todos experientes em ultra desafios de ciclismo. Atletas que já representaram em muitas oportunidades a cidade de Teresópolis. Juntos, somente em 2011, pedalaram mais de 50 mil quilômetros.

A ESTRADA REAL

Com muitas histórias para contar, o Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.

São localidades de cultura típica de Minas Gerais, um combinado entre as raízes indígenas, africanas e europeias. Essa riqueza é responsável por atrativos como a arquitetura única de Ouro Preto, a gastronomia reconhecida internacionalmente de Tiradentes, as grandes estâncias hidrominerais do Circuito das Águas e a cultura latente de Paraty. 

Fotos: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Ciclistas teresopolitanos irão percorrer 720 km em Ouro Preto

Ciclistas teresopolitanos irão percorrer 720 km em Ouro Preto

Teresópolis terá a primeira Pós-Graduação promovida por instituição federal

Cerimônia de lançamento da primeira Pós-Graduação Federal em Educação Especial e Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro

 Teresópolis terá a primeira Pós-Graduação promovida por instituição federal

Curso em Educação Especial e Inovação Tecnológica da Cecierj, em parceria com a UFRRJ, vai oferecer 100 vagas no município

Teresópolis, 13 de maio de 2022 – Teresópolis terá a primeira Pós-Graduação promovida por instituição de ensino federal. O curso gratuito em Educação Especial e Inovação Tecnológica da Fundação Cecierj, em parceria com a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), vai oferecer 100 vagas no município. O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, representou o prefeito Vinicius Claussen na cerimônia de lançamento da especialização nesta quinta-feira, 12, na sede da fundação, no Rio de Janeiro. As datas de inscrições e de início das aulas serão divulgadas.

“O Estado do Rio de Janeiro ganhou a primeira pós-graduação lato sensu em Educação Especial e Inovação Tecnológica e Teresópolis também foi contemplada. Serão oferecidas 100 vagas em nosso município para o próximo semestre. O curso foi pensando nos princípios da acessibilidade curricular, pedagógica e tecnológica”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, informando que o curso será semipresencial, com aulas no ambiente virtual e atividades presenciais nos dois meses finais da especialização, no Polo Cederj de Teresópolis, que é administrado pelo Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, celebrou o início do curso, que conta com 1700 alunos inscritos e contou com a presença do secretário da Secti, João Carrilho, presidente do Cecierj, Rogério Pires, reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza, a coordenadora geral da especialização da UFRRJ, professora Márcia Denise Pletsch, e demais parceiros que contribuíram para a oferta desta iniciativa. 

Vinicius Oberg, sec. Ciência e Tecnologia, e Rogério Pires, pres. do Cecierj

O curso

O curso é voltado aos profissionais da Educação que desejam buscar mais conhecimentos sobre os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, principalmente com deficiência intelectual, múltipla e a síndrome congênita do zika vírus. Além disso, a iniciativa vai oferecer estratégias curriculares acessíveis e recursos tecnológicos e pedagógicos a serem empregados na escolarização do público da Educação Especial.

“Temos uma parceria de extrema relevância com a UFRRJ e os números que atingimos comprovam a eficiência dessa oferta. São 1700 alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso vão levar em consideração a realidade de cada um desses alunos. Isso só reforça a ideia de unicidade, de colaboratividade, além do apoio que temos dentro da secretaria e também com os nossos parceiros federais e municipais”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

A primeira turma, que será realizada na modalidade semipresencial, conta com 1700 alunos inscritos: professores da educação básica e profissionais que atuam em setores de apoio à inclusão e acessibilidade na educação superior do Rio de Janeiro. O curso será realizado na modalidade semipresencial com as aulas ocorrendo na plataforma virtual de aprendizagem da Fundação Cecierj. Já as atividades presenciais, que vão ocorrer nos dois meses finais, serão realizadas em 14 polos, entre eles, Teresópolis.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Vinicius Oberg, sec. M. de Ciência e Tecnologia, e João Carilho, sec. de estado de Ciência e Tecnologia, no lançamento da pós-graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica

quarta-feira, 11 de maio de 2022

20ª Semana Nacional dos Museus em Teresópolis

 

20ª Semana Nacional dos Museus em Teresópolis

20ª Semana Nacional dos Museus terá exposição, sarau, contação de história, visitação a parques e exibição de filme em Teresópolis

Programação gratuita será promovida de 17 a 27 de maio

Teresópolis, 11 de maio de 2022 – Com o tema ‘O Poder dos Museus’, a 20ª Semana Nacional dos Museus será comemorada com uma bela programação em Teresópolis. A Prefeitura, por meio da Casa da Memória Arthur Dalmasso, vinculada à Secretaria de Cultura, preparou exposição, sarau, palestra, contação de história, visitas ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e ao Parque Estadual dos Três Picos, mesa redonda ‘Clube do Livro’ e exibição de filme no CineClube.

As atividades, todas gratuitas, acontecem entre os próximos dias 17 e 27 e contam com o apoio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, do Governo Federal.

“Essa atividade de Semana dos Museus acontece em todo o Brasil e sempre que é possível promovemos ações em Teresópolis para marcar a data, trazendo algo dentro de tema proposto pelo Ibram. Esse ano, vamos trabalhar ‘O Poder dos Museus’ divulgando a exposição ‘Capital Nacional do Montanhismo’ para mostrar o poder que o museu tem de provocar reflexão, trazer à lembrança algo que possa estar esquecido. O poder do museu é exatamente esse: manter vivas as histórias para que a gente reflita, aprenda com o passado e construa um futuro melhor. Através das atividades, como exposição, sarau e contação de história, vamos trazer as histórias e personagens antigos para uma reflexão atual”, explicou o diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, Rafael Corrêa.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Programação:

– Exposição ‘Capital Nacional do Montanhismo’, apresentando histórias, personagens e motivos para a escolha de Teresópolis

  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • Praça Baltazar da Silveira, 91 – Várzea
  • Abertura 17/05
  • Visitação: terça a domingo – 10h às 17h

– Sarau com a Oficina de Poesia e Criação e Academia de Letras do Brasil (seccional Teresópolis)

  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 17/05 – 19h

– Visita Parque Estadual Três Picos

  • Caminhada com guiamento pelo parque
  • Saída: 8h30 da Casa da Memória

– Palestra ‘O Montanhismo em Teresópolis’, com Marcello Medeiros

  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 18/05 – 19h

– Contação de História – ‘110 Anos da Conquista do Dedo de Deus’

  • Atividade inclusiva, trabalhando visão, audição e olfato.
  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 19/05 – 10h às 14h

– Mesa Redonda – Clube do Livro

  • Leitura e debate sobre o livro ‘Miguel o Senhor da Torre’, de Wanderley Peres
  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 20/05 – 19h

– Visitação Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

  • Caminhada com guiamento e rapel – Núcleo Pedra da Tartaruga
  • 21/05 – 9h

– CineClube

  • Filme ‘Die Geierwally [The Vulture Wally] – O primeiro filme de montanha do mundo
  • Casa da Memória Arthur Dalmasso
  • 27/05 – 19h

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

20ª Semana Nacional dos Museus em Teresópolis