Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comunidades de Teresópolis tem reivindicações aprovadas por Vereadores

Comunidades tem reivindicações aprovadas por Vereadores


Mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal foi realizada na terça-feira, dia 20 de março, quando assuntos importantes para a população foram debatidos e votados. Seguem os pedidos aprovados em plenário e seus respectivos autores.

ADEMIR ENFERMEIRO (PMDB)

O Vereador sugere ao Executivo Municipal a implantação do tratamento com toxina botolínica, que funciona como relaxante muscular, para os pacientes de AVC. Ademir também pediu a colocação de cobertura no ponto de ônibus localizado em frente à Creche Mariazinha Janotti, no bairro de Fátima.

CLÁUDIO MELLO (PT)

Moção de autoria do Vereador pede que seja colocado quebra-molas na Rua Paraná, na Beira Linha, para garantir maior segurança aos pedestres que transitam por aquela via. O Vereador também apresentou proposição de que seja construído um horto florestal no atual Lago Yaci, na localidade de Pedreira, na Granja Guarani, que já foi um ponto turístico e hoje encontra-se abandonado. O recolhimento de animais soltos pela cidade foi outra preocupação manifestada pelo Vereador em proposição que pede para ser elaborado projeto neste sentido. Diversas Ruas da Coréia que precisam de iluminação pública foram incluídas em moção do Vereador Cláudio Mello solicitando que este serviço seja implantado nas mesmas.

MANDINHO (PSD)

Um dos pedidos apresentados pelo Vereador foi a de instalação de iluminação pública para a Rua Borba Gato, no Salaco. A questão de iluminação pública foi motivo também de moção do Vereador que pede colocação deste serviço público em toda a extensão da Estrada José Gomes da Costa Júnior até o bairro de Campo Grande.

DR. CARLÃO (PMDB)

O Vereador reapresentou moção em que pede as obras de reforma do centro odontológico do Cemusa, mas destacou que aquela unidade de saúde no Bairro de São Pedro já está passando por reformas em ritmo acelerado. O Vereador sugeriu também que o Município busque um convênio com a CRT para utilização do prédio onde funcionava a praça do pedágio de Três Córregos. Outra proposição do Vereador Dr. Carlão foi de que seja criado um curso de formação anti-drogas para jovens de Teresópolis. O assunto foi debatido por outros vereadores, que parabenizaram o Vereador Dr. Carlão pela proposição e reforçaram a importância de outras ações neste sentido, surgindo a sugestão de que seja feita uma audiência pública sobre o tema. Após vários pronunciamentos, o Presidente Cleyton Valentim deixou a proposição de que esta audiência seja realizada já no mês de abril.

CLEYTON VALENTIM (PR)

O Vereador Cleyton, Presidente da Câmara Municipal, teve aprovada moção onde reivindica construção de rede de esgoto para a servidão 39, da Rua Fileuterpe, no Bairro de São Pedro. O Presidente também reivindicou que seja estudada a viabilidade de manter a presença de guarda municipal para organização do trânsito no entroncamento das Ruas Pache de Faria e Acácio Varejão em virtude da obra da galeria que está sendo construída naquela trecho do Bairro de São Pedro. Outra preocupação do Vereador Cleyton foi solicitar da empresa concessionária de transporte coletivo a ampliação dos horários das linhas de ônibus que atendem a comunidade do Meudon e os inúmeros trabalhadores que atuam nas empresas localizadas naquele bairro.

MANDINHO (PSD)

Um dos pedidos apresentados pelo Vereador foi a colocação de cinco braços de luz próximo ao campinho na Estrada do Triunfo, no Caleme. Uma outra moção de Mandinho pede a incorporação do abono salarial aos salários efetivamente pagos a servidores municipais. Mandinho também teve aprovada moção que pede colocação de camada asfáltica nas Estradas José Gomes da Costa Júnior, a antiga Estrada da Posse, e Aldemar Tavares, antiga Estrada do Parque do Imbuí.Para a mesma região o Vereador reivindica construção de posto de saúde para a Cascata do Imbuí.

PAULINHO CARVALHO (PTB)

O Vereador pede construção de quadra poliesportiva com playground em praça do bairro Jardim Pinheiros. Outro pedido de Paulinho Carvalho foi a colocação de iluminação pública na Rua José Maria de Araújo Regadas. E ainda que seja colocada caçamba estacionária de lixo em trecho do bairro Pinheiros, ao lado da barraca do Márcio.

MARCELO OLIVEIRA (PMN)

O Vereador apresentou importantes pedidos, alguns já feitos anteriormente, como a construção de uma ciclovia na Avenida Rotariana, no Soberbo. O Vereador também sugere a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico do Município. Marcelo Oliveira pede ainda construção de abrigo com banco para os passageiros no entroncamento da Avenida Presidente Rossevelt com Rua José Pancetti. E ainda a criação do ônibus de turismo e comércio gratuito, no trajeto Feirinha – Centro.

DRA. CLÁUDIA (DEM)

A Vereadora apresentou moção solicitando a criação do Cartão Saúde em Teresópolis, que seria um cadastro do Município, nos moldes do Cartão SUS. A Vereadora também solicita a troca da rede de iluminação pública das Ruas Armando Fajardo e Beira Linha, na Beira Linha. Outro pedido é para que o Executivo possa fornecer tiras para teste de glicemia a pacientes de diabetes. Por fim, pediu a ampliação dos quadros de psiquiatras e outros profissionais na área de saúde pública mental.

WAGUINHO (PSC)

O Vereador pede verificação e limpeza de galerias e asfaltamento na Rua Zelina Maria Viana, no Meudon. Waguinho solicita ações semelhantes também para a Rua Alda, no Parque Imbuí. O Vereador também apresentou moções pedindo pavimentação, limpeza e iluminação para a Rua Abílio Augusto da Costa, no Vale do Paraíso, e para a Estrada Daldt Oliveira, no Quebra Frascos. A recuperação da Rua México, em Albuquerque, foi outro pedido apresentado pelo Vereador.

ANJINHO (PSD)

O Vereador Ângelo Gallo, o Anjinho, apresentou pedido de colocação de ambulância no posto de saúde de Venda Nova. Anjinho também pediu a instalação da rede de abastecimento de água na Rua Adelino Silva, em Canoas. O Vereador também teve aprovada moção que solicita à Secretaria Estadual de Educação a criação de um curso profissionalizante de enfermagem em Teresópolis. Também através de Indicação, o Vereador aponta necessidade de obra de asfaltamento em rua no Loteamento São José, em Mottas.

DR. HABIB (PMN)

O Vereador Dr. Habib pede a construção de área de lazer na Tijuca. Outra moção propõe a criação de laboratório químico municipal para produção de medicamentos prioritários para rede pública de saúde. Dr. Habib também solicita que seja feito o mais breve possível um concurso público para contratação de fisioterapeutas na rede pública de saúde. A criação de um projeto de habitação de interesse social também foi pedido pelo Vereador. Por fim, Dr. Habib pede ao Governo do Estado suspender a verificação periódica nos táxis e veículos de aluguel em Teresópolis.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Boletim Hidrometeorológico da Região Serrana-Teresópolis RJ do dia 21.03.2012



TERESÓPOLIS-21 de março de 2012
EM RELAÇÃO A PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS

Estação                                                             Total de chuva em 24 h
Comari                                                                            3.2
Quebra-Frascos                                                               17.2
Quinta Lebrão                                                                   ND
Unifeso                                                                           5.8
Posse                                                                              2.2  *
Caleme                                                                          50.6  *


Mais informações:www.inea.rj.gov.br
Fonte:Inea 

*Nota-se que na mesma cidade,a quantidade de chuva que cai em alguns bairros é 25 vezes maior do que outro,e outros nem uma gota dàgua.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Secretaria Municipal de Educação investe no uso da tecnologia para orientadores de Teresópolis RJ

Secretaria Municipal de Educação investe no uso da tecnologia

Teresópolis, 19 de março de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Teresópolis, através do Serviço de Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM), está formando duas turmas de Orientadores Tecnológicos para atuarem nas unidades escolares municipais. O objetivo é viabilizar o uso dos laboratórios de informática como ferramenta pedagógica. Até o dia 28 de março, os primeiros 12 orientadores tecnológicos do município terão recebido sua formação básica para começarem o trabalho.

No entendimento do Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o curso é apenas o início de um programa mais ambicioso, o das escolas 100% conectadas. “Na educação atual, o uso da tecnologia tem uma função de grande relevância, pois auxilia na mediação pedagógica e aumenta a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula. A formação dos orientadores tecnológicos tem o intuito de transformar os laboratórios de informática em extensões da sala de aula com uma nova maneira de ensinar e aprender", ressalta o Secretário.

O curso oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação para professores voluntários que desejem atuar nas escolas no regime de hora extra chama-se ‘O uso das tecnologias nos projetos escolares para orientadores tecnológicos’ e abrange temas como planejamento, organização temática, modelos de atividade e ideias tecnoeducativas. 

Segundo Bernadete Duarte, Diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais da SME, esse é um curso inicial onde os professores aprendem sobre o sistema operacional Linux, como lidar com os laboratórios de informática, a diagnosticar as demandas das escolas e dos professores para, a partir daí, atuar como orientadores tecnológicos. Após essa primeira formação, os OTs continuam sua formação toda quarta-feira no laboratório do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM) onde se especializarão em diversas áreas.

“Hoje, todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino já receberam seus laboratórios de informática e o orientador tecnológico terá o papel de viabilizar seu uso como ferramenta pedagógica, tirando o medo que alguns professores ainda têm em relação ao uso de novas tecnologias, agindo como facilitador deste processo”, explica Bernadete.

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria de Educação de Teresópolis convoca 52 novos professores

Secretaria de Educação convoca 52 novos professores-Profissionais aprovados no concurso de 2011 começam a dar aula nesta terça-feira

Teresópolis, 19 de março de 2012 - Atendendo ao chamado da Secretaria Municipal de Educação, 52 novos professores iniciam seu trabalho nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino nesta terça-feira, 20 de março. Os professores, aprovados no concurso público de 2011, vão substituir profissionais afastados e aposentados no ano passado. Nesta segunda-feira, dia 19, eles compareceram à SME para escolher as escolas onde darão aulas.

De acordo com a Diretora do Departamento de Administração da Secretaria Municipal de Educação, professora Carmem Lucia Guarilha, esses professores já atenderam a convocação e se apresentaram no setor de gestão de pessoal Prefeitura Municipal nos dias 8 e 9 de março. “Eles já fizeram o exame médico, apresentaram as certidões necessárias e agora fazem a escolha da escola, entre as escolas disponíveis”, explicou Carmem Lucia.

Dos 52 professores convocados, 30 são professores de nível II com carga horária de 20 horas semanais e darão aula para turmas de 1ª a 4ª série. Os outros 22 são professores de nível I, com carga horária de 16 horas semanais para o ensino fundamental. Destes, serão sete professores de língua portuguesa, seis de matemática, cinco de ciências, dois de história e dois de geografia.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o reforço de novos profissionais de ensino chega em boa hora para suprir a defasagem da Rede Municipal. “Estamos recebendo esses profissionais com muito carinho e alegria. Esperamos que eles venham com muita disposição e prontos para dar o seu melhor no novo emprego”, comemorou o Secretário.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Campanha de combate à dengue continua chegando aos bairros de Teresópolis RJ

Campanha de combate à dengue continua chegando aos bairros 

Teresópolis, 19 de março de 2012 – Nesta segunda, 19, equipe da Vigilância Ambiental e integrantes do Programa de Combate à Dengue, ligados ao Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, passaram o dia na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, dando continuidade à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Distribuição de folhetos educativos e esclarecimentos sobre a importância das medidas para evitar criadouros do inseto são as principais ações da equipe.

Moradora do Pimentel, a vendedora Maria das Graças Rocha Rodrigues parou para ouvir as orientações. “Muito boa essa campanha, porque se a dengue bater em Teresópolis vai ser um problema sério, pois tem muita água acumulada por aí”, disse. “Da nossa casa a gente cuida, mas cada um tem que fazer a sua parte”, completou.

Iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 5 de março, na Calçada da Fama, no centro da cidade, a campanha itinerante de prevenção à dengue em Teresópolis foi levada ao Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea, ao bairro de São Pedro e prossegue a cada segunda-feira em uma comunidade diferente. Na próxima segunda, 26, a ação acontecerá na Quinta Lebrão.

Prevenção

Combater a dengue é uma tarefa que deve ser realizada todos os dias. Como o mosquito se reproduz onde há água parada, é preciso ter atenção especial a todos os objetos e locais que podem acumular o líquido. Manter tonéis, barris e caixas d’água bem tampados, encher de areia os pratos das plantas, trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los com escova e sabão uma vez por semana, manter as calhas dos telhados sempre limpas para facilitar o escoamento da água, não deixar água acumulada sobre a laje e manter a lixeira bem fechada são alguns cuidados que devem ser tomados diariamente.

Informações sobre prevenção à dengue podem ser obtidas no Setor de Controle de Zoonoses, pelo telefone (21) 2742-7272, ramal 210. Já sobre o monitoramento da água de fontes e nascentes, o ramal é 222.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 16 de março de 2012

Diversos pedidos aprovados em mais uma reunião da Câmara Municipal de Teresópolis RJ

Diversos pedidos aprovados em mais uma reunião da Câmara


Vereadores apresentaram diversas proposições solicitando benfeitorias para comunidades das áreas urbana e rural de Teresópolis. Seguem os pedidos aprovados em plenário e seus respectivos autores.

CLEYTON VALENTIM (PR)

Solicitou colocação de 20 braços de luz na Rua das Paineiras. Outro pedido do Vereador foi de construção de uma capela mortuária em Vargem Grande. Cleyton também solicitou a construção de passarela elevada coberta, com iluminação e acesso a deficientes físicos, no Vale da Revolta. Ainda o retorno da linha de ônibus que atende a comunidade de Poço dos Peixes foi reivindicação do Presidente da Câmara aprovada em plenário e que será encaminhada para a empresa de ônibus e para a Prefeitura Municipal. O Presidente também pediu a revitalização do complexo esportivo do Bairro de São Pedro e a criação de uma academia popular no local.


MANDINHO (PSD)

Um dos pedidos apresentados pelo Vereador foi a colocação de cinco braços de luz próximo ao campinho na Estrada do Triunfo, no Caleme. Uma outra moção de Mandinho pede a incorporação do abono salarial aos salários efetivamente pagos a servidores municipais. Mandinho também teve aprovada moção que pede colocação de camada asfáltica nas Estradas José Gomes da Costa Júnior, a antiga Estrada da Posse, e Aldemar Tavares, antiga Estrada do Parque do Imbuí.Para a mesma região o Vereador reivindica construção de posto de saúde para a Cascata do Imbuí.

CLÁUDIO MELLO (PT)

Moção de autoria do Vereador pede que sejam colocados mais horários e linhas de ônibus para o Jardim Meudon, fazendo conexão com as comunidades do Vale da Revolta e Coréia. Outro pedido foi de construção de quadra de esportes na Rua Tamoio, na Coréia. Outras reivindicações de Cláudio Mello foram voltadas para o Corta Vento. Ele solicita construção de quadra de esportes e lazer, recuperação do campo do Esporte Clube Village e ainda criação de uma linha de ônibus que ligue o bairro até o Alto.


PAULINHO CARVALHO (PTB)

O Vereador solicita construção de abrigo de passageiros na Estrada Francisco Smolka, em Quebra Frascos. Ele também reivindica colocação de telefone público na Rua Felipe Nery Siqueira, na Vila Muqui. Outra proposição do Vereador Paulinho Carvalho, aprovada em plenário, é de que se estude a viabilidade de isentar da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) quem mora em ruas que não contam com iluminação. Paulinho também reivindica que os caminhões que fazem a coleta de lixo no Rosário passem na localidade duas vezes ao dia.


WAGUINHO (PSC)

Reivindica a colocação de canaletas para escoamento da água das chuvas ao longo da Rua da Máquina, no Rosário. Solicita pavimentação, limpeza e outros serviços para a Estrada Japão, em Albuquerque, e na rua Doutor Oliveira, na Barra do Imbuí. Waguinho também pede realização da Operação Cidade Bela, com diversos serviços públicos, em todo o bairro de Paineiras.


DR HABIB (PMN)

A falta de iluminação pública na comunidade do Brejal, no Segundo Distrito, foi tema de moção do Vereador, que pede colocação de braços de luz no local. Habib também pede realização da Operação Cidade Bela, com limpeza, iluminação e asfaltamento em Prata dos Aredes. Outro pedido foi de que seja criado o Passe Criança, para menores até sete anos de idade, o que evitaria que as crianças tenham que se agachar para passar por debaixo da roleta. Dr. Habib também pede que o Executivo estude a viabilidade de criar lei de incorporação do cargo comissionado na época da aposentadoria do servidor público municipal.

MARCELO OLIVEIRA (PMN)

O Vereador apresentou moção que pede obra de pavimentação na Rua Tupi, no Meudon. Também reivindica operação tapa-buracos na Alameda do Bambuzal, na Posse, e a colocação de rede de iluminação na Rua Carlos Guimarães, em Vargem Grande. Marcelo também reivindica construção de abrigo para passageiros no ponto da Rua Tenente Luiz Meirelles em frente ao clube Casa Espanhola. Revitalização das placas indicativas dos pontos turísticos de Teresópolis foi outra proposição apresentada pelo Vereador.

DRA. CLÁUDIA (DEM)

A Vereadora solicita construção de abrigo de passageiros na Rua Armando Guinle, na Granja Guarani. Dra. Cláudia pediu ainda ao comando do 30º BPM retorno de uma patrulha fixa das 19 às 24 horas no Parque Regadas, para garantir maior segurança naquela importante via. Outro pedido da Vereadora é de que a Prefeitura estude a viabilidade de criar projeto de lei isentando de pagamento do ISS as cooperativas de trabalho existentes no município. Por fim, a Vereadora solicita asfaltamento da Rua Palmira Câmara, em Pessegueiros.


ADEMIR ENFERMEIRO (PMDB)

O Vereador apresentou Indicação pedindo faxinaço na Estrada Antônio Carlos, na localidade de Pessegueiros, no Segundo Distrito. Ademir também solicita da Prefeitura a obra de asfaltamento na Rua Argentina, em Albuquerque.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Fundação Getúlio Vargas realiza 2º workshop para funcionários da Prefeitura de Teresópolis RJ

Fundação Getúlio Vargas realiza 2º workshop para funcionários da Prefeitura-Instituição presta assistência técnica a Teresópolis na elaboração de projetos de infraestrutura


Teresópolis, 16 de março de 2012 – Com o objetivo de fornecer subsídios à Prefeitura na elaboração e acompanhamento de projetos a serem apresentados ao Governo Federal e à Petrobras, a fim de obter recursos para obras de infraestrutura, transporte e saúde na cidade, a Fundação Getúlio Vargas - FGV - realizou nesta quinta-feira, 15, no Teatro Municipal, o 2º workshop do Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos. Com o tema ‘Ações Conjuntas para Identificação de Projetos’, a reunião teve como público-alvo funcionários que trabalham nessa área em suas secretarias e que vão formar a UGM – Unidade Gestora Municipal, gerenciadora dos projetos. 

No primeiro workshop, realizado em janeiro, foram entregues 13 projetos e no segundo, os técnicos da FGV apresentaram uma avaliação sobre a viabilidade desses trabalhos serem aprovados pelos ministérios das Cidades e da Saúde. “Três projetos não estão enquadrados nas categorias contempladas, mas é importante darmos continuidade ao planejamento, apresentando novas propostas e formando a UGM para organização dos trabalhos e acompanhamento dos projetos que serão encaminhados ao Governo Federal”, explicou a coordenadora do convênio, Cláudia Dutra. Entre as propostas aprovadas pela fundação estão a reforma de pontos turísticos, asfaltamento de vias e reforço da iluminação pública.

De acordo com Arsênio Teixeira, coordenador do Núcleo de Projetos da Secretaria de Planejamento, este encontro também teve como objetivo identificar novos projetos. “A equipe da FGV enumerou outros temas que podem ser contemplados nas áreas de desenvolvimento sociocultural, como promoção das condições de saúde, habitação, saneamento básico e transporte público. Os integrantes da UGM vão apresentar até o próximo dia 23 novas propostas”, mencionou. A próxima reunião do grupo com a fundação está agendada para o dia 6 de abril, quando será apresentada a seleção desses novos projetos.

O Convênio

O Convênio de Excelência na Gestão de Investimentos foi criado pela Petrobras em parceria com o Ministério das Cidades, o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social - e a Caixa Econômica Federal, e tem o objetivo de promover o desenvolvimento das regiões no entorno das novas unidades de refino e petroquímica, entre elas, o Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A FGV tem a função de prestar assistência técnica aos governos municipais da região a se organizarem para obter recursos do Governo Federal, visando o desenvolvimento urbano.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis