Pesquisar este blog

domingo, 17 de julho de 2011

Teresópolis passa a integrar Sistema Nacional de Cultura

Integração de Teresópolis ao Sistema Nacional de Cultura

Teresópolis, 15 de julho de 2011 - A partir de agora, Teresópolis faz parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A inserção do município no Sistema foi publicada no Diário Oficial da União de 11 de julho de 2011. A integração ao SNC é resultado de um processo iniciado em 2009, que visa o aprimoramento e o desenvolvimento cultural do município.

Com a adesão ao SNC e, paralelamente, com a criação do Conselho, Plano e Fundo Municipal da Cultura do município, Teresópolis passará a ter mais independência e legitimidade nas ações que permeiam o universo cultural da cidade.

“A inserção de Teresópolis no Sistema Nacional de Cultura é uma grande vitória para todo o meio artístico e cultural do município, motivo de orgulho e comemoração para todos nós, que estamos envolvidos neste processo desde 2009. Um luta antiga de toda a classe, que teve no Prefeito Jorge Mario seu maior apoiador e incentivador. Uma vez sensibilizado com a causa, entendeu nossa proposta, atuando com democracia e legitimidade. Assim, conseguimos revitalizar o Conselho Municipal de Cultura e realizar a Conferência de Cultura, os primeiros passos para chegarmos até aqui. A partir de agora, teremos condições de colocar em prática as políticas culturais necessárias para o desenvolvimento cultural do município”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Fialho lembrou que a adesão foi assinada em 1º de julho de 2011 pelo Prefeito Jorge Mario. “É uma informação importante porque diversos municípios estão excluídos do SNC pelo fato de seus chefes do executivo não terem interesse na proposta”, completa o Secretário.

Aproveitando a oportunidade, a Secretaria de Cultura está convocando os artistas de todos os segmentos culturais para participar das reuniões do Fórum de Cultura e de seus grupos de trabalho, a fim de contribuir para a elaboração do Plano e do Fundo Municipal de Cultura.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário