Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Movimento Pró-artesanato Local marca presença na Festa do Cavalo de Teresópolis

Movimento Pró-artesanato Local marca presença na Festa do Cavalo de Teresópolis
Movimento Pró-artesanato Local marca presença na Festa do Cavalo de Teresópolis

Teresópolis, 14 de fevereiro de 2014 – A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária vai participar da 1ª Festa do Cavalo, em Vieira, no 3º Distrito, através de sua ação direta no Movimento Pró-Artesanato Local. Com isso, o evento, marcado para os dias 22 e 23 de fevereiro, contará com uma feira de artesanato.

Haverá exposição e venda dos mais variados produtos artesanais, como artigos em madeira e bambu, bijuterias, pintura em tecido e trabalhos em patchwork, entre outros, produzidos por artesãos do Espaço Mulher/Feira Feminista, da AMARTES (Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis e Economia Solidária), do projeto Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, da AAT (Associação Agroecológica de Teresópolis) e da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta. Os estandes funcionarão nos dois dias, das 16h às 22h.

O secretário de Trabalho, Lucas Bonifácio, lembra que o movimento de fortalecimento dos profissionais deste segmento teve início em dezembro de 2013, com a realização da primeira Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local na Praça da matriz de Santa Teresa, na Várzea.

“Em novembro e dezembro de 2013, a secretaria reuniu e cadastrou mais de 60 novos artesãos, agregando aos empreendimentos solidários já existentes no município. Atualmente, são mais de 200 empreendedores com viés na economia solidária em Teresópolis”, destaca Lucas Bonifácio, informando que os artesãos estão distribuídos nas associações e projetos relacionados acima. “Convidamos os grupos a estarem presentes na 1ª Festa do Cavalo. Com isto, pretendemos que mais pessoas entendam o que é economia solidária e possam aderir a este sistema econômico”, assinala.

O secretário destaca ainda que o governo do prefeito Arlei apoia o movimento de incentivo aos artesãos. Tanto que em reunião realizada no dia 10 de fevereiro garantiu todo o empenho para a criação da Casa do Artesão em Teresópolis, um espaço para a exposição e venda permanente da produção desses empreendedores.

Economia Solidária

A Economia Solidária está presente no município desde 2009. É um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar, no qual cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda, além de uma resposta a favor da inclusão social.

Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizado sob a forma de autogestão. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário