Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

UNIFESO Teresópolis simula cenários de emergência no Grande Acidente

Corpo de Bombeiros: participação com carros, equipamentos e muita habilidade no socorro às vitimas dão aos estudantes uma noção mais real de atendimento
UNIFESO simula cenários de emergência no Grande Acidente

Os calouros de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) iniciam o curso já se deparando com uma grande emergência: o Grande Acidente, uma simulação com fins pedagógicos promovida no início de cada semestre. A fim de garantir o realismo, vítimas interpretadas por alunos, professores e funcionários da instituição integram o cenário de acidentes, incêndios, crimes, entre diversas ocorrências. Sem qualquer tipo de ajuda, os calouros têm de prestar os primeiros socorros às vítimas e transportá-las ao posto de saúde.

As últimas edições do evento têm contado com a participação da equipe do Corpo de Bombeiros, que com carros, equipamentos e muita habilidade apresentam alguns procedimentos de socorro às vítimas e dão aos estudantes uma noção mais real de atendimento. “Sempre que surge um convite fazemos o possível para contribuir com esses eventos do UNIFESO”, disse o major Marcelo Pereira de Abreu, subcomandante do 16º GBM, que também é estudante de Engenharia Ambiental.

O evento contou ainda com a presença de agentes de saúde de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município administradas pelo UNIFESO. Entre elas, Ana Cristina Mendes, da unidade do Meudon, que destacou que o cenário preparado é o visto no dia-a-dia pelos profissionais de saúde. “É muito bom trabalhar essa convivência com alunos e professores nas UBS por ser uma troca de conhecimentos e experiência em que aprendemos muito”, elogiou.

De acordo com a professora Claudia de Lima Ribeiro, tutora do 1º período de Medicina, a atividade é toda registrada com o objetivo de apresentar uma narrativa prática para ser resolvida em grupo pela turma. Para este semestre, ela destaca a inclusão do acidente de moto. “Estamos no município com um índice muito alto de ocorrências deste tipo, por isso achamos muito importante trazer esta realidade para os estudantes, porque é o que eles vão encontrar lá fora”.

A estudante do primeiro período Cintia Sulamita Gomes observa que “este é um grande diferencial do Centro Universitário, pois em muitas instituições de ensino a aprendizagem é no papel e caneta e aqui posso ver com as situações são mais próximas da vida real. Espero que o curso continue com esse projeto, pois eu escolhi Medicina pela prática, que é o que me encanta, e ver isso desde o primeiro período está sendo maravilhoso”. O calouro André Falcão aprovou a experiência e afirmou que agora tem mais certeza da profissão que quer seguir. “Foi uma situação diferente de tudo já visto até hoje, por nunca termos passado por um cenário de tragédia e sem poder ajudar. Parabenizo o UNIFESO por esta iniciativa com os estudantes, percebemos que não sabemos nada ainda, mas estudando muito até nos formarmos vamos conseguir”, apostou.

A funcionária Bruna Monteiro Barbosa, do Laboratório de Habilidades do UNIFESO encenou uma vítima que se atiraria do prédio que estava pegando fogo, até ser resgatada pelos bombeiros e depois atendida pelos estudantes, numa apresentação que impressionou a todos. “Os estudantes ainda têm muito o que aprender, e é por isso que eles estão aqui hoje, participando, observando e aprendendo”, observou Bruna, satisfeita com a experiência.
Calouros de Medicina do UNIFESO se deparam com uma grande emergência: o Grande Acidente, uma simulação com fins pedagógicos promovida no início de cada semestre
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário