Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Defesa Civil Estadual do Rio lança Mapa das Ameaças Climatológicas

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS
Rio de Janeiro, 29 de maio de 2015

Defesa Civil Estadual lança Mapa das Ameaças Climatológicas
Experimento será apresentado no início da Semana Mundial do Meio Ambiente com foco para estiagem e incêndio florestal nos municípios

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) lança, na próxima segunda-feira (01/6), às 14 horas, no auditório do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros do Rio, em Guadalupe, o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que será presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Ronaldo Alcântara, contará com a presença de prefeitos e de secretários municipais de Defesa Civil, além de autoridades da corporação.

O trabalho identifica as manchas da prevalência de estiagem e incêndio florestal nos municípios e regiões do estado, estratificando as cidades em cinco classes de risco, que vão desde o leve ao severo. O estudo revela, por exemplo, que municípios como Miracema, Cambuci, São Fidélis e Campos estão na classe risco elevado da estiagem. Já Cardoso Moreira está na classe de risco alto e São João da Barra na classe de risco médio. No quesito incêndios florestais, Silva Jardim, Itaboraí, Araruama e Nova Friburgo apresentam risco elevado para a ocorrência. Petrópolis indica risco muito alto; Teresópolis, risco médio e Duque de Caxias, risco baixo.

A ferramenta permitiu a confecção de 168 planos de contingência municipais para o enfrentamento a esses perigos. Tais planos serão colocados em prática a partir da execução de exercícios simulados a serem realizados por 86 Defesas Civis municipais, com o acompanhamento da Secretaria de Estado de Defesa Civil, antes do começo do inverno, período considerado crítico para essas ameaças específicas.

- Estamos nos antecipando aos desastres, somando esforços para impedir que eles aconteçam. Porém, quando inevitáveis, devemos minimizar suas consequências por meio de ações coordenadas e planejadas com grande antecedência - afirmou o coronel Paulo Renato Vaz, diretor geral do Departamento de Defesa Civil.

Serviço:
Lançamento do Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro
Data: 01.06 (segunda-feira)
Local: Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros - Avenida Brasil, 23.800, Guadalupe, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 14 horas

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário