Cultura de Raiz e Música na Matriz fazem homenagem aos pais
Teresópolis, 6 de agosto de 2015 – Realizadas no último domingo, 2, as edições de agosto do Encontro de Cultura de Raiz e o Música na Matriz prestaram uma homenagem aos pais pelo seu dia, data comemorada no próximo domingo, 9. O Cultura de Raiz, que acontece no auditório da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, também homenageou os aniversariantes parceiros do projeto, criado pela Prefeitura, através Secretaria Municipal de Cultura, para a valorização da música do homem do campo e o resgate dos artistas populares.
Como nas edições anteriores, o Cultura de Raiz seguiu o formato de programa de auditório, em cenário de cozinha de roça, sob o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig e coordenação da agente cultural Andréa Sant'Anna. Contação de causos, declamação de poesias e moda de viola, entre outros ritmos, movimentaram as apresentações. Café à moda caipira e estandes de artesanato com diversos artigos fizeram parte da programação.
Tendo no repertório ‘Meu papaizinho adorado’, ‘Só o amor constrói’, ‘Meu velho pai’ e ‘Naquela mesa’, entre outras canções, os músicos participantes da 8ª edição do Cultura de Raiz foram: Betão e Maria Eduarda, Miller, Adão Curió da Sanfona, Paulo Medeiros, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Moacir Rosa, Eraldo sanfoneiro com Edson Rosa, Zé da Pipoca , Genaro e Tião, Poema do Lucas Castilho, Félix do Forró e Amado Rodrigues. Vidock Casas declamou em protesto contra Belo Monte, Monteiro cantou a natureza, Crésio da Villa com Daniel Vieira, Arnaldo Almeida e Julicão.
Jorge Viajante, Mário do Violão, Wanda Pinheiro participaram do momento do desafio e improvisos com o desafiante Marquinhos Salomão e Daniel Vieira no acordeon. Vera Boccard cantou ‘Naquela Mesa’, acompanhada de Fernando Mello, Zé Luiz do assobio em Sabiá, Arnaldo Almeida, Julicão e Zé da Pipoca, Futrica e turma e o novo sanfoneiro Paulo Cesar parceiro do Amado Rodrigues, Pc de Si, Gustavo Agostini e turma. Finalizando com chave de ouro Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Miller, Julicão, Tião, Genaro, Zé Luiz, Angélica do Alecrim, Maria Eduarda e Andréa Sant Anna cantaram forrós de Luiz Gonzaga.
Dona Joselita, que integra um grupo de senhoras de Copacabana, assistiu a edição anterior do programa e trouxe vários amigos para este Encontro do Cultura de Raiz. “Amei o projeto e fiz questão de trazer meus amigos. As canções em homenagem aos pais me emocionaram”, comentou Joselita.
‘Encantos do Violão’
Na parte da tarde, foi realizada a quinta edição 2015 do projeto Música na Matriz, na Igreja de Santa Teresa, localizada na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea. O convidado foi o músico Geremias Cruz, que apresentou o recital ‘Encantos do Violão’. Criado pela Prefeitura de Teresópolis em 1994 para valorizar e difundir a música erudita e popular, o Projeto Música na Matriz facilita o acesso do público a concertos de qualidade, contribuindo para a formação de plateia.
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis