Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de março de 2023

Exposição Água de Cor de Ilana Paterman Brasil no Sesc Teresópolis

Exposição Água de Cor de Ilana Paterman Brasil no Sesc Teresópolis

 Sesc Teresópolis recebe exposição Água de Cor, de Ilana Paterman Brasil

Mostra que destaca o potencial feminino a partir das danças das orixás está aberta ao público de 31/3 a 25/6

O Sesc Teresópolis abre no dia 31 de março, sexta-feira, a exposição Água de Cor, da artista visual

Ilana Paterman Brasil. A mostra traz ao público da serra fluminense 112 aquarelas e um vídeo animação de seis minutos, resultantes do encontro da profissional com o Culto Afro Corte Real da Nação Ijexá, casa de candomblé localizada em Belford Roxo, Rio de Janeiro. Ilana filmou e fotografou a dança das mulheres do terreiro e, a partir das imagens coletadas, traçou em aquarela mais de 2.000 desenhos que mostram a suavidade, a força, o encantamento, a potência das orixás femininas que evidenciam os diferentes modos de ser mulher. “O que quero causar com este trabalho é uma pequena abertura nas pessoas, principalmente nas mulheres, que desconhecem a riqueza do feminino nos terreiros”, diz a artista.

Água de Cor tem entrada gratuita e classificação etária livre. Está aberta ao público de terça a domingo, até o dia 25 de junho.

As aquarelas da mostra são divididas em sete grupos de 16 desenhos. Cada grupo representa a dança de uma orixá ao toque do agogô e das batidas do tambor. Segundo o historiador e escritor Luiz Antonio Simas, a “dimensão matriarcal é o elemento marcante da proposta de Ilana: quem dança nas aquarelas é a força criadora e incontornável do poder feminino, expressa nas iabás Oxum, Obá, Euá, Iemanjá, Iansã e Nanã. Acompanhando as mães primordiais, surge a Colondina, entidade misteriosa que encarna a volúpia e a autonomia da mulher que é senhora do próprio corpo e dos seus desejos”. Simas assina o texto curatorial de Água de Cor.

Para Ilana, a escolha da aquarela como linguagem surge como consequência de suas vivências em terreiros, onde o fazer manual e o contato com recursos naturais são experenciados. O vídeo apresentado na exposição mostra a dança das iabás a partir de animações feitas com as aquarelas. “As iabás são as grandes senhoras, as grandes mães, as maiores representantes da força que as mulheres têm para com todo o mundo”, explica Ricardo Alves, Ogan da Corte Real.

Ilana é conhecida por se dedicar ao desenho do corpo em movimento, reinventando o cotidiano em híbridos de aquarelas e animação por rotoscopia, e investigando a potencialidade de corpos femininos e marginalizados. “Este ano celebro 10 anos de vivências e parcerias com casas de candomblé, espaços primordialmente matriarcais. Por meio das artes visuais, busco fazer pontes
entre um modo de vida que carece de referências de formas de ser e agir enquanto mulher, por conta de séculos de controle e domesticação de corpos e subjetividades, e os saberes dos terreiros, que garantem, nas figuras das iabás, potencialidades diversas. Os saberes se presentificam nas danças: o corpo em movimento carrega em seus gestos uma infinitude de sentimentos, comportamentos, histórias e expressividades. Por exemplo, a dança da Oxum é lenta, delicada, acolhedora. Fiz cada desenho com calma e cuidado, e levei alguns meses para terminar sua série. Já a dança de Iansã é explosiva, arrebatadora, e aparece em pinceladas descontroladas. Fiz as mais de 300 aquarelas de Iansã em alguns dias. Esta diversidade está presente ao longo de todo o meu trabalho, em que busco compartilhar algo que eu mesma experimentei”.

Sobre Ilana Paterman Brasil

Ilana é artista visual formada em mídia arte pela Escola Superior de Mídia Arte de Colônia, Alemanha, e doutora em design pela Esdi/Uerj, onde também é graduada. Seu ateliê fica na Fábrica Bhering, no bairro do Santo Cristo, no Rio de Janeiro. A dança a seduz desde pequena. A mãe a colocou no balé quando menina. Na adolescência, ingressou na capoeira, atraída pelos tambores. E por eles foi conhecer o maracatu, os sambas, o funk e os terreiros.

O feminino e suas manifestações por meio da dança estão presentes em
obras como Água de Cor, Agbê e Como dançar funk. Dentre as atividades recentes, destacam-se: Edital Foca (Fomento à cultura carioca) 2023,
categorias cultura popular e criação artística; prêmio de melhor videodança experimental, Híbrido Fest, São Paulo; seleção no Animage, Festival Internacional de Animação, Pernambuco; exposição individual "Como Dançar Funk" no Sesc Alpina, Teresópolis; seleção na categoria Artes Visuais pelo programa Rumos Itaú Cultural 2020; Festival de Vídeo Arte de Turku 2022, Finlândia; Mostra de Vídeo Arte da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2021; Festival Sesc de Inverno RJ 2021, com exibição de 10 trabalhos; Prêmio Arte como Respiro Itaú Cultural
2020 e podcast Diálogos Audiovisuais: Videodança e Feminismo, pelo Sesc Brasil em 2021.

Saiba mais: www.ilanapatermanbrasil.com

Serviço:
O que: Exposição Água de Cor
Onde: Sesc Teresópolis, Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea, Teresópolis – Rio de Janeiro
Quando: de 31/03 a 25/06/2023
Horários: De terça a sexta, das 9h às 21h
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h 
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Ficha técnica
Concepção e criação: Ilana Paterman Brasil
Texto curatorial: Luiz Antonio Simas
Consultoria: Pai Zezito de Oxum
Apoio: Rumos Itaú Cultural 2019/2020
Informações para imprensa: Giana Pontalti 
Ilana Paterman Brasil

terça-feira, 28 de março de 2023

Dia 02-04 Circulação Bagunça no Sesc Teresópolis

Dia 02-04 Circulação Bagunça no Sesc Teresópolis

 Dia 02/04/2023 (dom)- 16h Sesc Pulsar apresenta Circo: Circulação Bagunça no teatro Sesc Teresópolis RJ

Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ

 Fonte: Sesc Teresópolis

De 06 à 09-04 Cervejas do Nilo Teresópolis RJ

 

De 06 à 09-04 Cervejas do Nilo Teresópolis RJ

De 06 à 09/04/2023. Cervejas do Nilo na Praça Nilo Peçanha ( ao lado do Ginda Bloch) no Alto, Teresópolis RJ

Fonte: Azra Elakbar

segunda-feira, 27 de março de 2023

Via Sacra 2023 em Teresópolis

 

Via Sacra 2023 em Teresópolis

Dias 06, 07 e 08/04/2023 encenação teatral da Via Sacra 2023 em Teresópolis RJ. 

  • Horários das apresentações: 18h30
  • Local: Praça Baltazar da Silveira (Praça de Santa Teresa) Centro de Teresópolis
  • Ingresso solidário: 1 kg de alimento não perecível (não obrigatório)

Fonte: Secretaria de Cultura/ Instituto Saber

terça-feira, 7 de março de 2023

Dia 18-03 Festival do Deck com Bielzin em Teresópolis

Dia 18-03 Festival do Deck com Bielzin em Teresópolis

 Dia 18/03/2023 (sáb)– 21h tem Festival do Deck em Teresópolis RJ. Com Bielzin ao vivo ! Vemmm Pro Deck da Ponte!

Fonte: Fred /Deck da Ponte

Dia 20-05 tem Sorriso Maroto em Teresópolis

 

Dia 20-05 tem Sorriso Maroto em Teresópolis

O maior grupo de pagode do Brasil vai cantar seus maiores sucessos no Le Canton. 

Sábado, 20 de maio de 2023, a partir das 18h, no melhor resort de serra do país.

Pré-venda de ingressos,  ou enquanto durar o lote, pela guicheweb.com.br

Faça agora a reserva de seu pacote de hospedagem para o final de semana com ingresso incluído.

Entre em contato com nossa central de reservas pelo telefone 21 3613-9500 ou pelo WhatsApp 21 98879-5346.

Ou acesse o site lecanton.com.br

Mais informações e reserva de camarotes: 21 99946-2326.

Fonte: Grupo El Akbar

quinta-feira, 2 de março de 2023

Dias 11 e 12-03 Coringa no Teatro Municipal de Teresópolis

Dias 11 e 12-03 Coringa no Teatro Municipal de Teresópolis

 Contrastes sociais da Zona Sul Carioca dão o tom de "Coringa", espetáculo de Renata Mizrahi

Com apresentações gratuitas, “Coringa” chega ao Teatro Municipal de Teresópolis com apresentações nos dias 11 e 12 de março 

Na peça, que teve sua estreia em janeiro na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema no Rio de Janeiro a autora Renata Mizrahi, (vencedora do Prêmio Shell em 2015, com a peça "Galápagos") observadora perspicaz do cotidiano, ficou impressionada com um quiprocó que tomou conta da Praça Nossa Sra. da Paz, em Ipanema, pouco antes da pandemia. Frequentadora do local com o filho pequeno, Gael, ela viu uma babá ser acusada, sem provas, de envenenar parte do gramado, com o suposto intuito de matar cachorros. O incidente, que colocou em primeiro plano não só a rixa entre mães de cães e de crianças, mas a questão da coexistência e os contrastes sociais da Zona Sul, inspirou Renata a dar forma ao texto “Coringa”. A obra dialoga com o universo do cotidiano que as atrizes Bianca Sacks e Bruna Macaciel, da Cia DUE, estavam justamente buscando para seu novo trabalho. “Há cinco anos estamos conversando com a Renata sobre a ideia de montar uma peça com esse enfoque”, contam Bianca e Bruna, idealizadoras do espetáculo. As atrizes dão vida às personagens Lia e Mara, duas estranhas que se encontram em um apartamento em Ipanema para discutir quem deu veneno de rato a Coringa, o cachorro de Mara que quase morreu. Enquanto Mara tem certeza de que foi a babá do filho de Lia a culpada, e deseja uma punição, Lia, por sua vez, culpa Mara por permitir que seu cachorro invada a área das crianças em vez de ficar restrito ao Carandiru, nome do espaço destinado aos cães.

Num embate que beira o nonsense, Coringa propõe uma crítica, com humor ácido, à nossa distópica realidade,que naturaliza absurdos. "Falamos da bolha. Essa encenação é para criticarmos essas situações. Nossa proposta é gerar um debate sobre o privilégio da elite branca e como isso, constantemente, leva à cegueira e a um enorme abismo social. A quem pertence a verdade? Todo mundo tem a sua e ninguém quer abrir mão. Gosto de observar o macro pelo micro, colocando densidade em situações aparentemente banais e cômicas, mas propulsoras de reflexões", diz a autora e diretora.

Para dar forma ao espetáculo, Renata optou por uma concepção minimalista, que vai na direção do teatro surrealista, dando luz à própria situação absurda que o texto apresenta.

A encenação tem o objetivo de revelar a hipocrisia das personagens, sem medo de explorar mudanças bruscas de jogo de cena a cada degrau da peça.

A cenografia e figurinos são de Guilherme Reis (vencedor na categoria Melhor Direção de Arte do Prêmio FICC 2019 de cinema) e a trilha sonora e o design de som levam a assinatura de Felipe Dias. O desenho de luz é dos iluminadores Rommel Equer e Maurício Fuziyama. A produção fica a cargo de Fernanda Avellar, Trestada produções.

O espetáculo "Coringa" foi contemplado pelo edital Retomada Cultural 2 da Secretariade Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O texto recebeu ainda uma menção honrosa no Concurso Nacional de Dramaturgia Carlos Carvalho 2022, Porto Alegre, RS.

 Ficha Técnica

  • Renata Mizrahi: Texto e Direção
  • Elenco: Bianca Sacks e Bruna Macaciel
  • Direção de Produção: Fernanda Avellar
  • Diretora Assistente: Gizelly de Paula
  • Cenário e Figurinos: Guilherme Reis
  • Desenho de Luz: Rommel Equer e Maurício Fuziyama
  • Trilha sonora original e design de som: Felipe Dias
  • Fotografia e Vídeo: Dalton Valerio
  • Design Gráfico: Leticia Rumjanek
    Assessoria de Comunicação: Dobbs Scarpa
  • Idealização: Cia DUE
  • Realização: Trestada Produções

Serviço

  • Teatro Municipal de Teresópolis
  • De 11 e 12 de março
  • Sábado e domingo às 19h
  • Av. Feliciano Sodré, 675 - Várzea, Teresópolis
  • Telefone:(21) 2742-3352
  • Classificação: 14 anos.
    Duração: 50 min.
  • ESPETÁCULO GRATUITO

Fonte: Trestada produções - Fernanda Avellar

quarta-feira, 1 de março de 2023

Dia 04-03 Banda Capitão X no Arte Sesc Bistrô em Teresópolis

 

Dia 04-03 Banda Capitão X no Arte Sesc Bistrô em Teresópolis

Dia 04/03/2023 (sáb )- 21h Banda Capitão X no Arte Sesc Bistrô em Teresópolis RJ. Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ

Fonte: Sesc Teresópolis

Dia 04-03 Feira de adoção cães em Teresópolis, na Praça Santa Teresa

Dia 04-03 Feira de adoção cães em Teresópolis, na Praça Santa Teresa

 ‘Adote um AUmigo’: feira de adoção de cães da COPBEA acontece neste sábado, 04/03, na Praça Santa Teresa

Acontece neste sábado, 04/03, mais uma edição da Feira de Adoção ‘Adote um Amor’, organizada pela Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA). O local Praça Baltazar da Silveira (da Matriz de Santa Teresa), na Várzea, das 9h às 14h.

Novamente serão colocados para adoção responsável cães adultos castrados e filhotes (com castração futura garantida) que estão sob a guarda da Prefeitura no Centro de Triagem Animal da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Controle de Zoonoses (COPEA), no Fischer.

O que é necessário para formalizar a Adoção:

-  Ser maior de 18 anos;

- Apresentar original e cópia do RG e Comprovante de Residência;

- Responder questionário e passar por uma entrevista com a equipe da COPBEA;

- Assinar termo de posse responsável;

- Levar caixa de transporte, coleira e guia adequados ao perfil do animal adotado.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Dia 24-03 Emerson Ceará em Teresópolis

 

Dia 24-03 Emerson Ceará em Teresópolis

Dia 24/03/2023 (sex)- 21h- Emerson Ceará com o espetáculo na Casa de Portugal de Teresópolis. Endereço: Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea- Teresópolis , RJ

Descrição do evento

Em seu novo show solo, Emerson Ceará fala das histórias e perrengues que passa nas suas viagens pelo Brasil. “A Febre da Estrada” é uma expressão que ele usa toda vez que inicia uma nova viagem para apresentar seus shows. O espetáculo é o ponto alto da carreira do comediante, repleto de momentos hilários e histórias que vão garantir risadas a todos. O artista apresenta uma performance repleta de observações divertidas, fazendo com que o público se identifique imediatamente e se divirta muito. Classificação Indicativa: 16 anos.

Ingressos no Sympla 

Fonte: Emerson Ceará