Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador tragédia de 2011. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tragédia de 2011. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de março de 2021

Defesa Civil Municipal segue com demolição de casas interditadas e com laudo técnico para o procedimento desde 2011

Defesa Civil Municipal segue com demolição de casas interditadas e com laudo técnico para o procedimento desde 2011

 Defesa Civil Municipal segue com demolição de casas interditadas e com laudo técnico para o procedimento desde 2011

Teresópolis, 18 de março de 2021 – A Secretaria Municipal de Defesa Civil iniciou, nesta quinta-feira (18), nova etapa do programa de demolições de casas interditadas e com laudo de interdição e indicação técnica para o procedimento desde 2011. O trabalho começou pela demolição de três imóveis, situados em Três Córregos, no 2º Distrito. O serviço foi realizado com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Serviços Públicos.

Nessa fase serão realizadas demolições de todas as casas demarcadas em que o acesso possibilite o uso de máquinas. No primeiro momento, serão feitos os trabalhos nas residências do interior do município. De acordo com a Defesa Civil, não há previsão de término para esta etapa do programa, entretanto, os procedimentos só serão encerrados quando todos os processos em aberto estiverem concluídos.

Quanto aos moradores, a prioridade dos serviços é voltada para as casas desocupadas. Contudo, algumas residências têm moradores e, durante o processo, é feito um levantamento social no qual só são realizadas as demolições em casas cujas famílias já foram indenizadas, contempladas com unidade habitacional ou inseridas no programa de aluguel social.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Defesa Civil Municipal segue com demolição de casas interditadas e com laudo técnico para o procedimento desde 2011

Defesa Civil Municipal segue com demolição de casas interditadas e com laudo técnico para o procedimento desde 2011

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Governo do Estado retoma o Programa Limpa Rio

Governo do Estado retoma o Programa Limpa Rio na Região Serrana do Rio - Teresópolis - Petrópolis - Nova Friburgo
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2019

Núcleo de Imprensa


Governo do Estado retoma o Programa Limpa Rio

Com investimento de R$ 43,5 milhões, projeto deve recuperar quase 100 km de cursos de água

O governador Wilson Witzel e a secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, retomaram, nesta segunda-feira (14/10), o Programa Limpa Rio em todo o estado. Executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o programa promove serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais. Ao todo, o investimento será de R$ 43,5 milhões.

As intervenções começam pela Região Serrana, marcada pelas chuvas de 2011. Com objetivo de prevenir inundações, Teresópolis é o primeiro município contemplado. Os rios Príncipe, Paquequer e o Córrego Imbuí receberão serviços de desassoreamento e requalificação das margens. Os serviços no Rio Paquequer começam hoje.

- São quase 100 km de curso de água que iremos recuperar para evitar enchentes e tragédias, como as de 2011. O Programa Limpa Rio é importante porque são mais de 40 milhões de investimento que devem ser destinados à área ambiental. Portanto é fundamental para as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo - destacou o governador Wilson Witzel.

Na Região Serrana, além dos rios de Teresópolis, Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, serão beneficiados com os serviços, que representam R$ 4,4 milhões do programa para as localidades. A estimativa é de que a população diretamente beneficiada seja de cerca de 300 mil pessoas.

Ao lado do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen; do subsecretário Executivo da Seas, Mauro Farias, e de demais autoridades, Ana Lúcia destacou os esforços da Seas e do Inea para retomar os serviços de manutenção de rios e canais em todo o estado.

- As intervenções desse programa previnem a proliferação de vetores e riscos de inundações, no entanto, ao assumir a secretaria, no início desse ano, encontramos o programa sem contrato vigente e com as atividades suspensas. Hoje, por determinação do governador, o retomamos. Agora com um novo formato, para que volte a atender a população e pra que seja ainda mais efetivo nos investimentos em todo o estado - ressaltou a secretária.


Cheque verde para Teresópolis
Cheque verde para Teresópolis


Durante a solenidade, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade entregou mais um cheque verde. Desta vez, os investimentos são destinados para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio do Fundo da Mata Atlântica, serão destinados mais de R$ 430 mil para melhorias na unidade de conservação.

- O cheque verde vai transformar nossa unidade de conservação Montanhas de Teresópolis. Este é o maior parque municipal do Brasil. A unidade de conservação tem um verdadeiro playground para a prática de montanhismo - agradeceu o prefeito Vinicius Claussen.


Fotos: Eliane Carvalho 

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Investimentos são destinados para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis