Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

Assinatura da Lei de Educação Ambiental na Casa de Cultura de Teresópolis

Assinatura da Lei de Educação Ambiental marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Teresópolis

Posse do Comdema é transferida para o dia 15

Teresópolis, 6 de junho de 2011 – A assinatura, pelo Prefeito Jorge Mario, da Lei Municipal que institui a Política de Educação Ambiental neste domingo, 5, na Casa de Cultura, marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente em Teresópolis. Reunindo entidades ambientais, líderes comunitários, artistas populares e convidados, a solenidade aconteceu durante a edição mensal do Projeto Cultura de Raiz, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).
A assinatura da Lei Municipal que institui a Política de Educação Ambiental 

Prevista para acontecer também no domingo, a posse do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) foi transferida para o dia 15 de junho, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

Durante o evento, o Prefeito Jorge Mario destacou as principais conquistas ambientais garantidas pelo seu governo para o município, como a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, considerado a maior unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro, bem como o aterro sanitário licenciado, no Fischer, e a implantação da coleta seletiva de lixo, que abrange 25 bairros com o recolhimento de aproximadamente 60 toneladas de detritos por mês.
Prefeito Jorge Mario entre os secretários Magali Tayt-Sohn e Maurício Lopes: preservação ambiental é marca do Governo Municipal

“O meio ambiente é o patrimônio maior que uma sociedade pode ter. Nosso compromisso é ter políticas públicas que façam com que as nossas florestas, encostas e rios sejam preservados e recuperados. Esse é o nosso compromisso, essa é a nossa marca de governo”, assinalou Jorge Mario, que prestigiou a programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente acompanhado dos secretários municipais Maurício Lopes (Meio Ambiente e Defesa Civil), Ronaldo Fialho (Cultura), Magali Tayt-Sohn (Educação), Denílson Moraes (Agricultura), Rogério Lippe (Governo e Coordenação), Marcos Ferreira dos Santos (Trabalho), Arthur Billé (Obras e Serviços Públicos), Rudimar Caberlon (Administração), Lis Caberlon (Planejamento) e Franscisco Gaspar (Esportes).

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, enalteceu as parcerias firmadas para a realização de mais uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente. “Todo ano nós realizamos um evento em parceria com instituições que apresentam projetos ambientais no nosso município. Importante ressaltar a participação também da Secretaria de Cultura com o Projeto Cultura de Raiz, integrando esse evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, agradeceu, ressaltando outro marco da programação: a assinatura da lei municipal que implanta a política pública de educação ambiental em Teresópolis. “Agora poderemos trabalhar de forma mais integrada o controle de todos os programas e projetos ambientais que estão sendo realizados no município”.
Público do Projeto Cultura de Raiz acompanha a programação pelo Dia do Meio Ambiente na Casa de Cultura

O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, explicou que o Projeto Cultura de Raiz vem complementando a programação de várias datas comemorativas, como a do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Marcado pela manifestação dos artistas populares, o Cultura de Raiz vem se tornando um projeto agregador, complementando as ações de várias secretarias”, definiu.

Educação Ambiental
A Lei Municipal 3.017/2011 institui a Política Municipal de Educação Ambiental (PMAE) e tem como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente para ajudar em sua preservação, bem como utilizar seus recursos de forma sustentável. Deve estar presente, de maneira articulada, em todos os níveis e modalidades do processo da educação, formal e não-formal.

Caberá aos Conselhos municipais com atribuições em Meio Ambiente e Educação a função de supervisionar a implantação e execução da Política Municipal de Educação Ambiental. As Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, Educação e de Agricultura deverão prever recursos, em suas leis orçamentárias, para viabilizar a PMAE, ficando o Poder Executivo autorizado a firmar convênios e parcerias públicas ou privadas, para este fim.

“Na última sexta-feira aconteceu o lançamento da Agenda 21 Escolar, que vai ser o pontapé para conscientizar sobre a importância da Lei de Educação Ambiental. Tudo passa pela Educação sempre. As crianças são a semente para termos um mundo melhor, um meio ambiente muito mais completo”, concluiu a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn.

Parcerias
As comemorações pela Semana do Meio Ambiente começaram no dia 1º de junho em Teresópolis, com a retomada do Projeto Quartas Ambientais, e prosseguiu no dia 3, com o lançamento da Agenda 21 Escolar. A assinatura da Lei Municipal de Educação Ambiental, no último domingo, encerrou a programação, na Casa de Cultura.

Também participaram das ações no domingo três instituições parceiras da Prefeitura na realização de ações ambientais: Projeto AMA Teresópolis, iniciativa do Grupo Petrópolis com foco no reflorestamento e a proteção das áreas de preservação, a 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente da organização não governamental Padrão Águias de Aventura Objetiva, e a Brigada Comunitária do Projeto Recomeçar Teresópolis, do Viva Rio.


 Brigada Comunitária do Projeto Recomeçar Teresópolis participa de evento pelo Dia do Meio Ambiente

“Uma das nossas metas é conscientizar a população e levar conhecimento sobre a importância da preservação do meio ambiente”, informou Leonardo de Jesus Garcia, coordenador da Brigada Comunitária do Projeto Recomeçar Teresópolis. “É importante estar presente e atuante na formação dos jovens, despertando a consciência ambiental para transformar a sociedade”, finalizou o subcomandante Celso Vilas Boas, da 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente do Padrão Águias de Aventura Objetiva.
Subcomandante Celso Vilas Boas com os brigadistas Thiago Macário, Luiz Ricardo Vieira e Rafael Tenente, da 1ª Brigada Verde do Padrão Águias de Aventura Objetiva: conscientização para a preservação ambiental

créditos para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário