Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Educação em Teresópolis-projeto "Capacitar 2011"

Fátima Machado, Coordenadora do Programa Pique Jovem, e a Secretária de Educação, professora Neli Pampillón, assistem a aula final do Capacitar 2011
Educação forma alunos no projeto “Capacitar 2011”


Teresópolis, 05 de dezembro de 2011 - A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Formação Profissional da Prefeitura Municipal de Teresópolis (CEFOP), apresentou a aula final dos alunos formandos do projeto “Capacitar 2011”. Através de um curso de 120 horas ministrado na sede do CEFOP, no Bairro de São Pedro, alunos da rede municipal foram preparados para a busca do primeiro emprego, aprendendo a fazer currículos, se preparar para entrevistas, noções de marketing pessoal e relações interpessoais, entre outros conteúdos.

Segundo o Coordenador do CEFOP, Pedro Eduardo Tosetti do Valle, este curso multidisciplinar foi criado para ajudar esses jovens a desenvolverem potencialidades e se prepararem para o mercado de trabalho. “O ‘Capacitar2011’ envolveu aulas de inglês, técnicas de vendas, comportamento corporativo, relações interpessoais, informática, raciocínio lógico, matemática financeira, língua portuguesa, oratória e marketing pessoal, noções que um jovem precisa ter para iniciar sua luta no competitivo mercado de trabalho”, explicou Pedro, lembrando que todas as aulas foram ministradas por professores da Rede Municipal de Educação.

Para Eliandra Carla Assunção, mãe de um dos alunos, o curso ajudou até mesmo no amadurecimento de seu filho. “Para mim foi ótimo, principalmente para o meu filho, que amadureceu e melhorou na convivência com seus amigos e irmãos. Valeu por fazerem o meu filho um pouquinho mais adulto”, agradeceu. Para outra mãe, Carla da Silva, o curso ajudou nas dificuldades de relacionamento do filho: “Foi uma experiência muito importante para meu filho, por ele ser acanhado, por ter dificuldade de relacionamento, apesar de ser carinhoso, espero que ele continue, se for possível, já que aprender nunca é demais”, disse ela.

Capacitar 2011

Atendendo jovens entre 14 e 18 anos, o “Capacitar 2011” já tem alguns de seus alunos encaminhados para o mercado de trabalho, graças ao desenvolvimento de suas habilidades e seus empenhos pessoais. Fátima Machado, Coordenadora do Programa Pique Jovem, que também coordenou este projeto, explica como ele foi criado: “Ele nasceu do desejo da Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, em ocupar esses jovens de forma produtiva, evitando que eles fiquem muito tempo ociosos. Assim, coube a nós oportunizar a esses alunos um olhar mais a fundo do que pode ser a educação no sentido de um aprendizado mais interpessoal, com uma participação mais ativa da cidadania”, define Fátima.

Na aula final, os formandos apresentaram trabalhos onde demonstraram as habilidades desenvolvidas ao longo do curso, que contou também com um passeio guiado pelos pontos turísticos de Teresópolis. O curso, que foi iniciado no dia 20 de setembro, terá sua cerimônia de formatura no dia 13 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, que fez questão de estar presente na aula final do “Capacitar 2011”, o momento foi de muita emoção e felicidade. “Só lamento não termos mais formandos, mas de qualquer jeito fico feliz em ver o quanto estamos podendo ajudar essas crianças. Esse foi o meu presente de fim de ano! Parabéns a todos os envolvidos, alunos, professores, coordenadores e familiares, tenho certeza que vocês nunca mais serão os mesmos”, parabenizou a Secretária.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário