Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Secretaria de Educação de Teresópolis e UERJ realizam mostra de Agenda 21 Escolar

O contador de histórias da UERJ Adilson Araújo faz sua apresentação
Secretaria de Educação e UERJ realizam mostra de Agenda 21 Escolar


Teresópolis, 1º de dezembro de 2011 - Em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Secretaria Municipal de Educação realizou em seu auditório nesta quarta-feira, 30 de novembro, a Mostra Final do curso Elos de Cidadania. A ação consolida as Agendas 21 Escolares, realizada em três Unidades Escolares de nosso Município: Escola Sebastião Branco (São Pedro), Escola Francisco Maria Dállia (Bonsucesso) e Escola Marília de Oliveira e Silva Porto (Santa Cecília). O projeto teve como objetivo mobilizar, organizar e capacitar professores, alunos e comunidades para o reconhecimento de perigos iminentes, agindo como agentes multiplicadores e orientando terceiros em situações de emergência.

Segundo a Secretária de Educação, professora Neli Pampillón, a parceria entre UERJ, Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação é fundamental para a realização deste projeto. “A Secretaria de Educação está sempre aberta a boas parcerias, principalmente quando um dos objetivos é informar e capacitar professores e alunos com informações importantes, transformando-os em agentes multiplicadores em suas comunidades, utilizando muitas vezes ferramentas lúdicas”, explicou a Secretária.
Tutora do Pólo Teresópolis Natália Collares de Moura, Diretora do Departamento Pedagógico Marilene Carvalho Ricciardi, professor do Curso de Jornalismo da UERJ João Pedro Dias Vieira e a Secretária de Educação Neli Pampillón

Durante a Mostra, os alunos Bruno Pacheco e Daniel, da Escola Sebastião Branco, apresentaram os raps “Meio Ambiente” e “Agenda21”. Os alunos Otávio Augusto, Júlia e Carolina, da Escola Francisco Maria Dállia, interpretaram as poesias “Bicho Papão” e “Vamos Cuidar do Meio Ambiente”. E o contador de histórias da UERJ, Adilson Araújo, fez uma apresentação que encantou todos os presentes. Na sequência, foram exibidas as programações da Agenda 21 Escolar realizadas nas três unidades escolares.

Elos de Cidadania

O curso Elos de Cidadania – Agenda 21 Escolar – é a Agenda 21 Local aplicada no meio de influência da escola, tanto nos recintos escolares, como no meio familiar e social onde tal influência é exercida. Ações que despertam o sentimento de amor pela comunidade, patriotismo e educação ambiental são alguns dos temas trabalhados. 

Segundo a tutora do Pólo Teresópolis, Natália Collares de Moura, o curso visa a sustentabilidade social e econômica, atendendo as necessidades humanas para uma vida digna e a proteção do meio ambiente, tanto o ambiente utilizado pelos cidadãos, como o formado pelos ecossistemas da região. “A Agenda 21 Escolar nasce de um consenso entre escola, alunos e coletividade, apurando problemas existentes e as soluções viáveis. Por fim, implementa as ações de correção, reversão e erradicação de tais problemas”, finalizou Natália.
Os alunos Otávio Augusto, Júlia e Carolina, da Escola Francisco Maria Dállia, interpretam as poesias

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário