Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis recebe Exposição que comemora os 90 anos de Alexander Robin


Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis recebe  Exposição que comemora os 90 anos de Alexander Robin
Exposição comemora os 90 anos de Alexander Robin

Teresópolis, 22 de janeiro de 2014 - Neste sábado, 25 de janeiro, será realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), às 19h, a abertura da exposição ‘Alexander Robin – 90 anos’. Como o próprio nome diz, a mostra comemora os 90 anos do artista plástico, morador de Teresópolis desde a década de 1950.

Com cerca de 30 telas, a mostra ficará exposta na Galeria da Casa de Cultura e poderá ser vista pelo público durante todo o mês de fevereiro. Agregando valor à exposição histórica, um catálogo foi confeccionado, onde constam fotografias das pinturas em exibição na mostra, depoimentos e entrevista com o artista plástico. O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, faz a apresentação do pintor no catálogo, exaltando sua história, suas características e seu apreço por Teresópolis, cidade que adotou e onde vive até hoje.

A mostra é uma realização do Antiquário Amigo Tempo, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e tem como curador o marchand Marcos Monteiro. A organização e a montagem estão a cargo do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, que também é artista plástico e fala sobre o artista. “Robin é um mestre, e como mestre, é capaz de impactar a todos com sua obra, seja alguém que se deleite com suas paisagens impressionantes, ou um observador mais atento, que entenda a sofisticação de suas composições ou o uso elaborado de azuis que caracterizam sua pintura. Enfim, um mago da arte!”, descreve Ricardo Guarilha.

“Robin, o artista das cores vivas"

Teresópolis tem grandes artistas plásticos. Contemporâneos ou não, quase todos eles já mostraram seus trabalhos na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Agora, e em boa hora, a Cultura abre sua casa para uma exposição especial do artista Alexander Robin. Nas paredes da sala de Artes Manuel Madruga, estão à mostra quadros de acervos particulares, e por , conhecidos de poucos. É uma homenagem que os amigos fazem ao pintor pelos seus 90 anos de idade, comemorados neste dia 25 de janeiro de 2014.

Robin apareceu em Teresópolis nos anos 1950, já adulto e acostumado à arte. Aqui, pintou o céu, as montanhas, os rios, as construções que via surgir... Pintou mendigos, vagabundos, prostitutas... Pintou também anjos e marias, de Madalena e à Sagrada Virgem. Pintou ainda o Cristo e interpretou sua Via Crucis, em doze quadros que estão em exposição permanente na igreja N. S. de Fátima.

Alexander Robin é o "Mago do Azul". Mas, transmite também a magia das cores na vermelhidão dos seus sóis, do cinza forte dos seus concretos e dos verdes das montanhas. É o artista do pincel, instrumento que o completa, transformando o homem simples, e que se nega a ser escravo da arte, num voluntário dela, e a serviço dela quando esta o convoca.

“Teresópolis tem orgulho de seus artistas. E, orgulhosamente, a Secretaria de Cultura apresenta a exposição ‘Alexander Robin, o Mago do Azul’. É um carinho que a municipalidade faz ao importante pintor no seu nonagésimo aniversário, agradecida por este Mestre ter escolhido viver entre nós, e nos brindar, cotidianamente, com a sua arte e amizade”, conclui Wanderley Perez, Secretário de Cultura.

texto - Georgia Jahara
Arte e-banner: Ricardo Guarilha
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário