Prefeitura atualiza Plano Municipal de Defesa Civil
Mobilização começa pelos órgãos municipais e abrangerá organizações não governamentais e a população
Teresópolis, 10 de janeiro de 2014 – Realizada nesta sexta-feira, dia 10, a primeira reunião de atualização das atribuições de todos os envolvidos no Plano Municipal de Defesa Civil. O documento estabelece as medidas que os órgãos públicos, as organizações não-governamentais e a comunidade precisam tomar em caso de desastres naturais, como enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra.
Coordenado pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, o primeiro encontro de trabalho foi direcionado ao poder público e reuniu o vice-prefeito Márcio Catão, os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo), André de Mello (Meio Ambiente), Antonio Carlos Moura (Orçamento Participativo e Relações Comunitárias) e Henrique Carregal (Turismo), além de equipes técnicas da Prefeitura. Novas reuniões serão realizadas, desta vez com representantes de entidades e de movimentos sociais e comunitários.
A iniciativa cumpre a Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e também atende a orientação do Ministério Público Estadual. O Plano prevê diferentes etapas de execução, com atribuições aos diversos setores envolvidos para trabalhar a prevenção e a preparação para calamidades, assim como determina as ações que devem ser realizadas para restabelecer a normalidade da cidade após o evento natural.
Durante a reunião foram discutidas as estratégias operacionais caso o Plano venha a ser executado, e as atribuições de cada secretaria. O secretário de Defesa Civil ressaltou a importância do planejamento para minimizar os efeitos colaterais em caso de acidente geológico.
“O Plano de Defesa Civil é uma ferramenta que o município deve ter para se organizar e enfrentar situações de desastres, pois tão importante quanto a prevenção é a preparação antes da ocorrência de um evento adverso. Não tem como evitar os acidentes naturais, mas com um planejamento prévio podemos amenizar o sofrimento da população”, salientou o coronel Roberto Silva.
Quem também marcou presença foi o vice-presidente da 13ª Subseção da OAB Teresópolis, Rodrigo Ferreira, que avaliou positivamente a iniciativa. “O município precisa estar preparado para uma eventual situação de crise, como a ocorrida em 2011 e que esperamos que jamais ocorra novamente. Para isso, é preciso haver mobilização e divulgação desse projeto. É fundamental e está de parabéns a Defesa Civil”.
O vice-prefeito Márcio Catão enalteceu a atuação da equipe da Defesa Civil Municipal. “Depois do desastre natural de janeiro de 2011, Teresópolis virou referência na área de Defesa Civil. O coronel Roberto Silva conseguiu montar uma estrutura bem formatada para administrar as ações, caso venham a ocorrer eventos adversos. Vamos replicar as informações em todas as secretarias municipais e propagar junto às entidades e colaboradores que em 2011 auxiliaram na recuperação do município”.
Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário