Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Delegacia Legal de Teresópolis

Delegacia Legal de Teresópolis em construção
Prefeito Arlei visita obra de construção da Delegacia Legal

Unidade policial deve ser inaugurada em março

Teresópolis, 8 de janeiro de 2014 – O prefeito Arlei visitou nesta quarta-feira, 8, a obra de construção da Delegacia Legal do município, localizada na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto. Arlei estava acompanhado do delegado titular da 110ª DP, Walter Barros, do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Nadim Kantara, e do Secretário M. de Governo, José Carlos Cunha. Conforme as condições climáticas, a previsão é de que a delegacia seja inaugurada em março deste ano.

“O delegado Walter me convidou para fazer esta visita, junto com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Nadim Kantara, para verificarmos o andamento da obra da Delegacia Legal, que está bem adiantada. Aproveito para agradecer o empenho do delegado Walter e do Nadim para que a delegacia se tornasse realidade em Teresópolis, além do Governador Sérgio Cabral por atender a mais esse nosso pedido”, destacou o prefeito Arlei, se colocando à disposição para ajudar no que for preciso para que a unidade policial esteja funcionando o mais breve possível.

O delegado Walter Barros pontuou que a inauguração deve acontecer dentro de aproximadamente 60 dias. “Estamos acompanhando o trabalho da construtora Jeton e depois de toda a infraestrutura pronta, entraremos com a parte de mobiliário e de informatização. Conforme as condições do tempo, a previsão é de que a inauguração ocorra em março”, frisou Barros.
A obra está na fase final de alvenaria e, nas próximas semanas, deve começar a etapa de acabamento
O delegado pontuou ainda que a Delegacia Legal deverá ter em torno de 45 profissionais e receberá viaturas novas. Barros ressaltou que o prédio antigo da 110ª continuará funcionando após a abertura da nova unidade. O ex-delegado adjunto de Teresópolis, Vinicius Galhardo, e atual delegado titular da cidade vizinha de Sumidouro, também esteve no local.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Nadim Kantara, lembrou que a Delegacia Legal é uma importante conquista para o município. “De acordo com o projeto original, a vinda da Delegacia Legal estava atrelada à construção da Casa de Custódia para Teresópolis, mas a sociedade em geral foi contra a instalação do presídio aqui e conseguimos mudar essa situação e trazermos somente a Delegacia Legal. Teremos uma unidade informatizada, que em tempo real levanta os dados do cidadão, pois estará conectada com todas as delegacias do território nacional”, comentou Kantara.

Os operários da construtora Jeton, empresa contratada, através de licitação, pelo Governo do Estado, estão trabalhando na construção da estrutura do prédio da Delegacia Legal em Teresópolis desde outubro de 2013. A obra está na fase final de alvenaria e, nas próximas semanas, deve começar a etapa de acabamento, com colocação de pisos, divisórias, instalação de portas e janelas e pintura, entre outros serviços.

Delegacia Legal de Teresópolis

Prefeito Arlei, delegado da 110ª DP, Walter Barros, pres. do Conselho de Segurança Pública, Nadim Kantara, e o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, em visita à obra da Delegacia Legal
A 110ª Delegacia Legal terá uma área de construção total de 900 m², entre prédio administrativo (600m²), dividido em dois pavimentos, e estacionamento, com cerca de 40 vagas. A edificação está sendo constituída por um sistema metalizado que diferencia e agiliza o término do empreendimento e que, além de mais limpo, está dentro dos padrões de engenharia vigentes.

A estrutura contará com recepção; salas de espera e para atendimento social; setores de investigação preliminar, de inteligência policial e de seguimento; espaços reservados para custódia masculina e feminina (onde os detidos poderão permanecer por um período determinado, até a transferência); banheiros; salas para repouso; e auditório com 36 lugares.

Com o funcionamento da nova delegacia, o município fará parte de uma rede integrada via internet com as outras unidades já implantadas no estado. O Programa Delegacia Legal moderniza o sistema de trabalho da Polícia Civil e elimina, de uma vez por todas, as carceragens dentro dos distritos, dando melhores condições de trabalho aos investigadores.

O Programa Delegacia Legal foi concebido para modificar radicalmente a forma como a Polícia Civil vem desenvolvendo suas atividades através da transformação de todas as delegacias em Delegacias Legais. É uma verdadeira revolução na vida de uma delegacia e, consequentemente, do próprio trabalho policial. As modificações implantadas nas Delegacias Legais envolvem desde a divisão do espaço físico até as rotinas da unidade policial internas.
Prefeito Arlei acompanha andamento da obra de construção da Delegacia Legal
Prefeito Arlei, delegado da 110ª DP, Walter Barros, pres. do Conselho de Segurança Pública, Nadim Kantara, e o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, em visita à obra da Delegacia Legal

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário