Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Instituto Social, Educacional e de Pesquisa (Isepem) apresenta projetos de meio ambiente, saúde e habitação rural para Teresópolis

Davi de Oliveira, pres. do Isepem, ressalta atuação do instituto em diversos estados
Instituto Social, Educacional e de Pesquisa apresenta projetos de meio ambiente, saúde e habitação rural para Prefeitura

Teresópolis, 21 de janeiro de 2014 – O Instituto Social, Educacional e de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Isepem) apresentou nesta terça-feira, 21, no Teatro Municipal, para secretários do Governo Arlei,projetos que podem ser implementados em Teresópolis, conforme Termo de Cooperação Técnica a ser firmado com a Prefeitura. Entre as iniciativas estão a instalação de uma Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos, a construção de residências na área rural pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida e a implantação de um hospital municipal. Os projetos, que têm contrapartidas específicas,serão analisados pelo Prefeito Arlei e sua equipe técnica.

Durante a abertura, o presidente do Isepem, Davi de Oliveira, destacou o trabalho realizado pelo instituto. “A nossa atuação abrange as esferas municipal, estadual e federal e temos a capacidade de buscar recursos até fora do Brasil. Vários projetos nossos já foram implantados em São Paulo, Maranhão e Bahia, além de Minas de Gerais. Temos também convênios sendo fechados aqui no estado do Rio de Janeiro e gostaríamos que Teresópolis fosse uma das cidades beneficiadas”, ressaltou.

O presidente do instituto afirmou ainda que a entidade busca participar ativamente de questões de interesse social, seja no campo da qualificação profissional, seja no campo da defesa do meio ambiente e também na busca do desenvolvimento regional sustentável. Entre as finalidades, estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas e incentivo ao esporte e lazer e ao desenvolvimento turístico.

O Projeto Fênix visa à destinação correta do lixo urbano, com ações voltadas para educação ambiental e coleta seletiva e instalação da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos, uma usina que faria o processamento dos resíduos secos e úmidos. “Além de todo o ganho ambiental e econômico, nosso intuito é promover inclusão social ao contratarmos catadores para atuarem na usina, com todos os direitos trabalhistas garantidos”, pontuou o engenheiro químico Celso Giampá.

A equipe do Isepem também apresentou o Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Minha Casa, Minha Vida, no qual o Governo Federal subsidia a maior parte do custo da construção de residências para agricultores. As casas seguem um padrão, possuindo 49m² de área construída, com sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

Outra iniciativa trata-se da construção de um hospital municipal nos moldes das parcerias público-privadas (PPP´s). “As parcerias público-privadas são um meio de realizar projetos que têm custos mais elevados e a responsabilidade é mutua. Por exemplo, Salvador, na Bahia, tem uma unidade hospitalar que é referência de PPP. No estado do Rio, vamos começar a construção de um hospital municipal nesses moldes em Maricá”, explicou o economista e consultor Eduardo Mendes.

A reunião contou com a presença dos secretários André de Mello (Meio Ambiente), Carlos Otávio Sant’Anna (Saúde), José Carlos Cunha (Governo), Graça Granito (Desenvolvimento Social), José Francisco Cortázio (Agricultura), Luiz Fernando Souza Filho (Planejamento), Marcos Antônio da Luz (Segurança Pública), Lucas Bonifácio (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e Roberto Silva (Defesa Civil).
Celso Giampá, engenheiro químico, explica que o projeto da usina visa à destinação correta do lixo urbano, com ações de educação ambiental e coleta seletiva
 Eduardo Mendes, consultor, fala sobre a construção de um hospital municipal nos moldes das parcerias público-privadas

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário