Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

SEC firma parceria com a Light e lança o programa Territórios Culturais RJ

SEC firma parceria com a Light e lança o programa Territórios Culturais RJ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

SEC firma parceria com a Light e lança o programa Territórios Culturais RJ

O calendário de chamadas públicas para as inscrições de projetos prevê lançamentos entre abril e maio

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) firmou nesta terça-feira, no Palácio Guanabara, parceria com a Light, através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, para lançar o programa Territórios Culturais RJ.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, da presidente da Light, Ana Horta Veloso, da Subsecretária de Relações Institucionais , Olga Campista, do Subsecretário de Planejamento e Gestão, José Elano Junior, e do Gerente do Instituto Light, Paulo Eduardo Bicalho, dentre várias autoridades.

"A assinatura dessa parceria é um momento muito feliz. Nós temos uma Lei de Cultura que é referência nacional e pioneira e já serviu de exemplo para outros estados. E a Light sempre esteve presente, apoiando os municípios que ela atende. O momento é de criatividade e isso é importante pra todos nós", declarou o governador, Luiz Fernando Pezão.

O programa Territórios Culturais RJ amplia para outros municípios do estado o alcance do programa original - Favela Criativa, focado, inicialmente, na capital - criando, ainda, cinco polos regionais na Baixada Fluminense: em Japeri, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias.

"Hoje é um dia de celebração, porque damos continuidade e aprofundamento não só ao escopo, mas também ao conceito do programa criado há três anos e que tinha a Light como grande parceiro, além do BID e da Aneel. É uma alavancagem do programa original, ampliando a atuação para a Baixada Fluminense, deixando muito claro o compromisso do governo e todos nós em incluir municípios que nunca foram contemplados", disse a Secretária Eva Doris Rosental.

"O governador tem compreensão do que seja a cultura como um motor de desenvolvimento da economia, como uma possibilidade real de transformar o estado", completou.

Para a presidente da Light, Ana Martha Horta Veloso, a parceria com a Secretaria de Estado de Cultura é otima:

"O que temos de fazer, na verdade, é fomentar a parceria com as empresas privadas que estão no Rio de Janeiro e que têm importância grande na cidade. Juntos, podemos fazer muito mais e com menos recursos, eventualmente".

O programa Territórios Culturais RJ funcionará em três eixos - Desenvolvimento Territorial, Formação e Fomento - , abrangendo as dimensões simbólica, econômica e cidadã da Cultura, desde a pesquisa e criação artística à manutenção de grupos.

Oferecerá laboratórios criativos em diferentes linguagens (como literatura, audiovisual e artes cênicas), ações de preservação do patrimônio, adequação e modernização de instituições, como Museus e Pontos de Memória, e de desenvolvimento do conceito de cidades criativas.

O calendário de chamadas públicas para as inscrições de projetos prevê lançamentos entre abril e maio de 2016. Serão selecionadas, aproximadamente, 270 iniciativas, que terão patrocínio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com investimento de R$ 13 milhões, que, somados a outros projetos realizados com recursos da ANEEL, totalizam R$ 20 milhões aplicados no programa, entre 2016 e 2017. 

O Programa Territórios Culturais RJ conta, ainda, com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Estado de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, e do Ministério da Cultura (MinC).

Fotos: Carlos Magno
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário