Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Técnica de compostagem incentivada pelo programa Rio Rural alavanca produção

Técnica de compostagem incentivada pelo programa Rio Rural alavanca produção
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Técnica de compostagem alavanca produção
Método é incentivado pelo programa Rio Rural

A destinação adequada de resíduos é uma preocupação crescente em todos os setores da economia. Para reduzir o impacto dos resíduos da atividade agrícola sobre o ambiente, o programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, promove a conscientização dos produtores e a melhoria das práticas produtivas no campo. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, o agricultor Manoel Lage e seu filho Eduardo adotaram, no fim do ano passado, uma tecnologia de compostagem que rende bons resultados.

Mais produtividade

Com orientação técnica da Emater-Rio, a família Lage criou um sistema de compostagem utilizando matéria orgânica da atividade produtiva, como pétalas, caules, raízes e folhas de diferentes variedades, enriquecidos com torta de mamona e calcário. Com investimento próprio de R$ 20 mil, foi adquirida uma motopicadeira e construída uma estrutura física para abrigar as misturas em suas diferentes fases de decomposição no sítio da família, localizado em Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra.

Segundo Eduardo Lage, houve uma diminuição de 70% do uso de defensivos químicos desde a implantação do sistema. 

- Com a compostagem, conseguimos eliminar o criadouro de uma mosca que se multiplicava na pilha de resíduos e que atacava a lavoura - explicou o floricultor.

Foto: Andréia Constâncio
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário