Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Teresópolis recebe Caravana Copa Orgânica dia 7

Teresópolis receberá a  Caravana Copa Orgânica 

Teresópolis, 30 de maio de 2011 – No dia 7 de junho Teresópolis recebe a Caravana Copa Orgânica Brasil 2014, evento itinerante que tem como objetivo difundir informações sobre a produção, consumo e o desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos. Com realização do IBS (Instituto BioSistêmico) e patrocínio do SEBRAE, a Copa será realizada no Nikkei Clube, sede da Colônia Japonesa, na localidade de Pessegueiros, no 2° Distrito (Estrada Rio-Bahia, km 67), das 13h às 17h.

Pelo projeto, iniciado em fevereiro, três veículos personalizados percorrem as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e os 44 principais pólos de produção agrícola, realizando uma programação gratuita de eventos direcionados a produtores rurais, técnicos, empresários e produtores.

A iniciativa está antenada com o projeto do Governo Federal que pretende fazer da Copa do Mundo de Futebol de 2014 uma Copa Verde, que tem como propostas construir estádios ambientalmente sustentáveis e preparar ações para alavancar a reciclagem, a coleta seletiva, os produtos orgânicos e os parques.

Em Teresópolis o público-alvo terá a oportunidade de conhecer a agricultura orgânica, a Lei dos Orgânicos e fazer um curso de noções básicas de agricultura orgânica, abordando as dez técnicas de produção orgânica: compostagem e adubação orgânica, correção e adubação mineral, proteção do solo, adubação verde, diversificação da produção, rotação de cultura, biofertilizante, homeopatia, controle biológico e caldas.

“Como referência em produção de hortaliças, Teresópolis não podia ficar de fora. Será uma grande oportunidade para os nossos agricultores conhecerem novas técnicas e aperfeiçoar conhecimentos para melhorar a qualidade de sua produção. Todos os produtores e interessados em agricultura orgânica são convidados a participar”, convida o Secretário Municipal de Agricultura, Denílson Moraes.

Inscrições para o evento podem ser feitas pelo site

XXIII Congresso da Juventude Católica em Teresópolis

XXIII Congresso da Juventude Católica é realizado no Pedrão

 Teresópolis, 30 de maio de 2011 - Fiéis das cidades de Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Magé lotaram o Ginásio Pedrão, no último domingo, 29 de maio, para acompanhar o XXIII Congresso da Juventude Católica de Teresópolis. Com o tema “Edificados e enraizados em Cristo, firmes na fé” e tendo como foco a formação dos jovens, o evento foi realizado pela Diocese de Petrópolis, com organização do Padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, coordenador da Pastoral da Juventude de Teresópolis, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis.
O ponto alto foi a celebração da missa, presidida pelo Bispo Dom Filippo Santoro e celebrada pelos padres da Diocese, com a participação dos jovens na leitura das orações.


 Dom Filippo baseou seu sermão no tema do Congresso, escolhida pelo Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no mês de agosto em Madri.  “Não é suficiente o anúncio da vinda de Jesus, mas o testemunho. Precisamos ter raízes profundas, que nos levam a edificar a vida de maneira sólida” afirmou.

Padre Jorge, da Igreja de Santo Antônio, expressou sua alegria em estar reunido com tantos fieis adorando a Deus. “Agradeço primeiramente a Deus por estarmos aqui ouvindo a Palavra de Deus e também ao Bispo Dom Filippo e a todos os sacerdotes da cidade de Teresópolis por apoiarem este evento”, ressaltou.
 A entrada dos sacerdotes contou com muitos aplausos e foguetório.

Marcado pela busca da consagração dos jovens e em clima de grande festa, o Congresso contou com os pregadores Alessandro e Pe. Michel. Esteve presente ainda a Comunidade Canção Nova – Frutos de Merdjugorge. O ponto alto foi a celebração da missa, presidida pelo Bispo Dom Filippo Santoro e celebrada pelos padres da Diocese, com a participação dos jovens na leitura das orações.  A entrada dos sacerdotes contou com muitos aplausos e foguetório.

O evento teve início no sábado, 28 de maio, com o chamado “Pré-congresso”, em que representantes dos líderes das paróquias das cidades que formam a Diocese, se reuniram para estabelecer metas para cada decanato. As metas determinadas foram: missão, espiritualidade, formação, cultura e ação social.
 Os Secretários Francisco Gaspar e Rogério Lippe participaram da Santa Missa ministrada por D. Filippo

Mariana Esteves, representante do acampamento juvenil de Teresópolis, afirmou que o crescimento do trabalho é o que mais chama atenção. “O que mais me toca é que estamos conseguindo atingir um número maior de jovens a cada congresso. E os jovens estão mais sedentos de Deus, e o melhor disso tudo é que o Bispo nos apoia nesta missão”, afirmou.

O congresso foi encerrado com o show da banda Tribo Maranata, que levou os jovens a louvar e dançar juntos.  
 Fiéis das cidades de Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim e Magé lotaram o Ginásio Pedrão

Fotos com crédito para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MAPA CULTURAL DE TERESÓPOLIS

MAPA CULTURAL DE TERESÓPOLIS - CONSULTA PÚBLICA



Prezados,

A Secretaria de Cultura está desenvolvendo o Mapa Cultural de Teresópolis, um inventário com o cadastro de todos os artistas, nas mais diversas áreas culturais de nossa cidade.
Ajude-nos a finalizar o Mapa, acessando, através do link abaixo, o nosso site. Nela, você encontrará uma 
lista de nomes e poderá conferir se seu nome já está cadastrado em sua devida área de atuação.
Caso já esteja inscrito, por favor, verifique se há alguma informação incorreta. Se não estiver, cadastre-se! Isso pode ser feito no próprio site.
E atenção! Fique atento ao prazo! As correções e inscrições de novos cadastros encerram-se no dia 6 de junho.

Clique aqui e acesse o site do Mapa Cultural de Teresópolis
Secretaria de Cultura de Teresópolis
(21) 2742-2910 / 2742-2918

Seminário de música em Teresópolis

Teresópolis sedia seminário de música na próxima semana

Teresópolis, 20 de maio de 2011- Nos dias 27 e 28 de maio, Teresópolis se tornará a capital nacional da indústria musical brasileira, com a assembleia geral e o seminário de capacitação da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), que tem apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Aberto à classe musical, com entrada gratuita, o seminário de capacitação será realizado no Centro Cultural FESO Pro Arte na sexta, 27, e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no sábado, 28.


“É a primeira vez que acontece em Teresópolis um seminário para informar e capacitar o produtor, autor e músico local sobre os mais modernos meios de divulgação e distribuição de música. Será um evento de altíssima importância, resultado da parceria entre a Prefeitura e a AMBI, do qual vale à pena participar”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

O evento tem como objetivo informar e capacitar o produtor, autor e músico local sobre os mais modernos meios de divulgação e distribuição de música. Assuntos como sociedade autoral e a Lei do Direito Autoral brasileira também estarão em pauta. O seminário de capacitação é braço da Assembléia Geral da ABMI, que também será realizada em Teresópolis, no mesmo período, junto à reunião anual ordinária da entidade, para discussão de assuntos internos.

Vão participar da assembleia produtores fonográficos, representantes dos setores de exportação de música, produtores de TV, sindicato dos músicos, da área de Economia Criativa do Estado do Rio, advogados de direito autoral e tributário e distribuidores, entre outros. “O objetivo é a mobilização em prol de uma meta comum – a reconstrução do mercado musical brasileiro em bases auto-sustentáveis”, explica Luciana Pegorer, presidente da ABMI.

Para a assembleia, estão confirmados representantes das entidades BM&A, Midem, Bureau Export France, ABPI-TV, Sebrae, das empresas Microservice, IMusica, OneRPM, Music News, Som Livre e Revista Sucesso, entre outros nomes.

Já com relação ao seminário, a ideia visa a capacitação dos músicos locais. “Este seminário representa um encontro entre os mais importantes agentes da cadeia produtiva da música brasileira para discutir o mercado e seu futuro próximo. Além disso, a classe artística local se informará sobre o que é uma sociedade autoral, sobre a Lei do Direito Autoral brasileira e a polêmica que tem girado em torno de seu projeto de revisão. Também será uma oportunidade para conhecer as vantagens de se tornar um empreendedor individual ou de ser sindicalizado”, acrescenta a presidente da ABMI.

O seminário de capacitação é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2644-5770, das 14 às 19h. Promovido pela ABMI, o evento também tem apoio do Sebrae RJ, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT) e do Centro Cultural Feso Pro-Arte Teresópolis.

PROGRAMAÇÃO
27/5 – sexta-feira
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte
Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto – Teresópolis
Tel: (21) 2644-5750

13h30/14h45
Tema: Sociedades Autorais e o funcionamento do ECAD
Palestrante: UBC – União Brasileira de Compositores

14h45/16h
Tema: Empreendedor individual
Palestrante: Alexandre Moraes (Sebrae)

16h30/18h
Tema: Direitos Autorais
Palestrante: Deborah Sztajnberg (advogada especializada em propriedade intelectual)


28/5 – sábado
Local: Casa de Cultura de Teresópolis
Praça Juscelino Kubitschek – Bairro de Fátima - Teresópolis
Tel: (21) 2644-4092

13h30/14h45
Tema: Modelos de distribuição física e digital
Palestrantes: James Lima (OneRPM) e Mauro Scalabrin/Adriana Ramos (Microservice)

14h45/16h
Tema: Distribuição de música pelo celular
Palestrante: Felippe Llerena

16h30/17h30
Tema: Sindicatos dos Músicos
Palestrante: Álan Magalhães

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aumento de tarifa de ônibus em Teresópolis

Prefeitura cria comissão para estudar implantação do sistema de integração tarifária

Teresópolis, 19 de maio de 2011 – Em Decreto publicado em Diário Oficial nesta sexta, 20 de maio, a Prefeitura cria um grupo de trabalho para estudo e avaliação do serviço de transporte coletivo urbano em Teresópolis, tendo em vista a futura implantação do sistema de integração temporal. Essa forma de integração permite ao usuário do transporte coletivo, em um certo intervalo de tempo e pagando uma única passagem, poder utilizar mais de um ônibus para a realização da sua viagem, sem a necessidade de passar por um terminal de integração.

O grupo será composto por representantes das secretarias municipais de Governo, Administração, de Segurança Pública e da Procuradoria Geral, bem como das empresas de ônibus da cidade. O objetivo é melhorar o atendimento da população que utiliza o transporte coletivo.

Também será feito um estudo sobre a questão da gratuidade das passagens no município, visto que o quantitativo atual cria impacto direto no custo das tarifas aplicadas à população, podendo ocasionar dano aos usuários do transporte coletivo e ao erário público. 

Além disso, pelo decreto, as empresas terão 30 dias para implantar um sistema de controle de seus coletivos por GPS, a fim de garantir a pontualidade dos ônibus. Esse sistema apontará em tempo real os motivos dos atrasos de cada coletivo, e o Município poderá solicitar um relatório com as datas das reclamações feitas pelos passageiros, que serão analisadas para adequação do serviço.

O grupo terá 120 dias para apresentar o resultado dos trabalhos realizados.

Aumento de tarifa
Também sai publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira, 20, decreto elevando para R$ 2,50 o valor da passagem de ônibus das linhas urbanas. O reajuste entra em vigor em cinco dias, a contar da data da publicação. O aumento, de 8,69%, é menor que a inflação acumulada, de 12%, desde o último reajuste, ocorrido em junho de 2009. 

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Globo Móvel esteve em Teresópolis dia 19 de maio de 2011

Credibilidade,prestação de serviços e transmissão ao vivo da cidade


Teresópolis,19 de maio de 2011
A Rádio Globo subiu a serra para ouvir as inúmeras reivindicações dos moradores.Entre 10h e 15h, o Globomóvel, estúdio móvel da Rádio Globo, esteve na Praça Baltasar da Silveira, no Centro,Matriz de Santa Teresa, para a apresentação ao vivo dos programas Manhã da Globo, com Roberto Canazio, e Boa Tarde Globo, com Alexandre Ferreira. Essa iniciativa foi devido ao grande número de reclamações e a falta de canais de comunicação do povo com o poder público. Durante a transmissão, os comunicadores da emissora entrevistaram autoridades e  moradores do município, para saber quais providências seguir.Havia uma grande indignação dos moradores com os políticos locais, sem fazerem o cadastro social e sem receber o aluguel social,estam voltando para as áreas de risco pois não têem onde morar e cobram a morosidade das ações por parte das autoridades competentes.A população está descrente ao descaso.


Rádio Globo Rio- AM 1220 khz e Fm 89.5 mhz


Terê Total-por uma Teresópolis melhor!



A Rádio Globo veio ouvir as reivindicações dos moradores esquecidos 



Os moradores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, ainda convivem com as marcas do temporal que devastou a cidade há quatro meses, no dia 12 de janeiro. Nos bairros mais afetados pela chuva, ainda há casas destruídas, pedregulhos que modificaram a geografia da região e muita areia.
120 dias depois da tragédia, a lentidão no processo de reconstrução da cidade é visível. De acordo com a prefeitura, 3.681 casas estão interditadas pela Defesa Civil
Segundo dados oficiais, Teresópolis registrou 389 mortes e 164 pessoas estão desaparecidas.
Ouça as autoridades:
O ouvidor colocou à disposição dos moradores o telefone 0800 282 5074, para a localidade, e (21) 2742 - 8761,
Apesar dos problemas ocorridos com o desastre natural de 12 de janeiro de 2011 temos que ter fé numa cidade melhor!!
fonte:Rádio Globo-www.radioglobo.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

120 dias da Tragédia em Teresópolis:descaso?

Esquecimento ou descaso?

Teresópolis,12 de maio de 2011.
Sabemos que a tragédia foi um fato impactante para os moradores das localidades atingidas.Muito serviço está sendo realizado mais alguns estam deixando à desejar. Principalmente,o esquecimento da localidade da Posse e Campo Grande,em Teresópolis RJ, conforme reportagem.
Enquanto existem um desentendimento entre vereadores,CPIs,blá bla bla,a população se sente órfã do descaso e falta de responsabilidade.Já se passaram 120 dias do ocorrido e esgoto corre ainda à céu aberto pois manilhas,boeiros estam entupidos.Antes eram jogados diretamente nos rios.Luiza diz que além do mal cheiro corre o risco de pegar doenças sérias como a Dengue, Tétano, outras. Foi um trauma horrível ver famílias inteiras mortas e soterradas na avalanche de detritos.Mas quero viver dignamente com minha família.Minha casa está de pé apesar de alagada no primeiro andar.Sei que estam fazendo o trabalho mais as pessoas e autoridades estam esquecendo.Existem pessoas mais necessitadas do que eu, mais apesar do trabalho incessante ;serviços essenciais são mal prestados! Na hora dos votos aparecem e dizem que vão melhorar as condições mais agora com a tragédia nem aparecem ou se aparecem é nas TVs prometendo."Querem usar da tragédia para fins eleitoreiros e gostam de ver o circo pegar fogo!".Muitos querem ganhar dinheiro encima da tragédia dos outros.


Esgoto corre à céu aberto na estrada da Posse

O morador José Luiz disse que o mais importante foi ter sobrevivido,apesar de perder vários bens e familiares.Pior não foi ficar 30 dias sem energia elétrica, e sim,tratados como "palhaços".No primeiro momento assustaram os vizinhos dizendo para sair urgente de suas casas e depois nem voltaram ou deram assistência.Relatou ainda que, instalaram a iluminação pública virada para cima.Teriam que iluminar à rua e não o céu!Isso é um descaso conosco! Áreas mais carentes são esquecidas como o Campo Grande e,quem têm dinheiro pode sair da localidade ou fazer o serviço de limpeza pagando máquinas e equipamentos. E a verba destinada para limpeza e reconstrução? Condomínios de luxo atingidos já foram limpos e murados,apesar de terem suas casas construídas encima do rio,ou até mesmo,em Governos anteriores mudar o curso do Rio e manilhá-lo.


Seria ótimo que o orgulho e os políticos pensassem na classe trabalhadora de nossa cidade.Muitos passaram pelo desastre ambiental e não se escreveram nos programas sociais e não têm aonde morar,retornando para essas áreas de risco.A Posse está virando ponto turístico para visitação e alguns cenários continuam como no dia da tragédia!

Teresópolis é uma linda cidade serrana do Estado do Rio que precisa da união de todos para juntos mudarmos este cenário e com ações positivas.A mídia serve para atender à todos e o site Terê Total faz sua parte para Uma Teresópolis cada vez melhor!!