Ação de Saúde do Homem atende 230 pessoas
Atividade aconteceu no PSF de Vargem Grande e teve diversos serviços
Teresópolis, 10 de outubro de 2011 – Com o atendimento de 230 pessoas, aconteceu no último domingo, 09, no Posto de Saúde da Família de Vargem Grande, no 3º Distrito, o projeto ‘Ação Saúde do Homem’. Realizada com o apoio da Prefeitura, do Unifeso e da comunidade, a iniciativa teve o objetivo de promover a saúde masculina, prevenir os agravos e tratar doenças já instaladas. Na programação, consultas, aferição de pressão arterial e glicemia, palestras e distribuição de kits alimentícios e de higiene.
“Através da aferição da pressão arterial e da glicemia, fizemos a triagem dos homens que possuem alguma doença muitas vezes desconhecida. Eles passaram pela consulta, na qual foram solicitados exames conforme o quadro clínico de cada um”, pontuou Floriano Tadeu Garcia, médico da Unidade Básica de Saúde da Família de Vargem Grande.
O Vereador Dr. Carlão participou da ação. “O Prefeito Arlei está empenhado em melhorar as condições gerais de atendimento na área de saúde na cidade, e uma das determinações dele é que os todos os postos sejam reformados. Além disso, outras ações como essa serão realizadas, visando sempre o bem-estar da população”, informou o Vereador, frisando a importância de conscientizar as pessoas sobre o autocuidado.
Os serviços oferecidos pelo PSF incluíram aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, para captação de hipertensos e diabéticos; verificação de peso e altura, para orientações sobre peso adequado e hábitos alimentares saudáveis; consultas médicas e de enfermagem; e solicitação de exames, incluindo o de próstata. Prevenção do câncer de próstata e das doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, uso de preservativo e vasectomia foram alguns dos temas abordados nas palestras. O evento contou ainda com distribuição de kits odontológicos, com escova de dente, creme e fio dental, e sorteio de kits higiênicos e alimentícios, além de vales para cortes de cabelo e barba.
Participação masculina
Ademar Fernandes, de 55 anos, fez questão de participar da atividade. “É importante que a gente tenha esse incentivo para cuidar da saúde. Não estou sentindo nada, mas é sempre bom fazer um check-up”, disse o jardineiro. Aos 32 anos, Luciano Gomes também tem consciência da prevenção. “Como trabalho a semana toda, aproveitei que a ação está acontecendo no domingo para verificar se está tudo bem com a minha saúde”, contou o pedreiro. Já Veronesse Barbosa, de 52 anos, teve um infarto recentemente e aproveitou para passar por nova avaliação médica. “A pressão está boa, mas o açúcar está um pouco alto. Tenho que cuidar da minha alimentação”, comentou.
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário