Teresópolis, 10 de janeiro de 2012 - A Praça Balthasar da Silveira, no Centro, ficou lotada no último sábado, 7 de janeiro, para a realização do Encontro de Folias de Reis de 2012, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. O evento reuniu três folias e mostrou mais uma vez a beleza e a fé presentes nesta antiga e tradicional manifestação cultural, que mistura arte e religiosidade.
“Sou nascido e criado no interior e por toda a minha vida acompanhei as folias de reis. É um prazer e motivo de orgulho realizar um encontro como este e ver como a tradição ainda vive. Parabéns a todas as folias participantes por este belo trabalho”, comentou o Prefeito Arlei, que fez questão de prestigiar o evento e, em especial, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, com a qual conviveu por anos.
Com coordenação da professora Mônica Botafogo e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o encontro reuniu grande público e contou com a participação de três folias de reis: Estrela Guia, de Cruzeiro, Teresópolis, Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas, Teresópolis, e União da Estrela, de Nova Friburgo, que contaram, através de diferentes releituras, a história da chegada dos Reis Magos ao local de nascimento do Menino Jesus.
A primeira a se apresentar foi a Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro. Com 20 foliões, o grupo se apresentou sob o comando do mestre Reginaldo Lopes, encantando o público. Em seguida, foi a vez da Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, com seus 18 componentes, comandada pelo mestre Helcio Pereira dos Santos, o Viscondinho, e tendo Manoel Messias como palhaço. E, por fim, se apresentou a Folia de Reis União da Estrela, sob o comando do mestre Antonio Carlos Gonzaga, Carlitos, que encerrou com chave de ouro a noite especial. Destaque para os palhaços da folia, Luizinho, Batista e Beleza, que roubaram a cena com suas rimas.
Seguindo a tradição, um dos momentos mais emocionantes foi a cerimônia de encontro de bandeiras – símbolo sagrado das folias –, realizada no momento da saída de uma folia e a entrada da próxima, com foliões ajoelhados em sinal de devoção e respeito aos pavilhões. Outro momento importante foi o da oferta às bandeiras, que contou ainda com intensa participação do público. Em diversas ocasiões, especialmente nas aparições dos palhaços, foi lembrada a tragédia que atingiu a Região Serrana em 2011. Ao fim de cada apresentação, as folias receberam certificado de participação e uma oferta, como manda a tradição, em nome da Prefeitura de Teresópolis.
“Este foi nosso terceiro encontro consecutivo e, mais uma vez, tivemos enorme sucesso. As três folias mostraram de forma significativa o quanto ainda vive a tradição e que sempre emociona as pessoas. As folias de reis representam uma das maiores manifestações culturais brasileiras e sempre terão nosso total apoio e incentivo”, comemorou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho. Também estiveram presentes o secretário de Orçamento Participativo, José Maria Rodrigues, o diretor de Obras, Amâncio Pinheiro, e o subsecretário de Governo, Marcelo Vieira.
Foliões e público aplaudem
Entre os foliões, o sentimento era de satisfação. “Mais uma vez, foi excelente. Fizemos questão de prestigiar e viremos sempre. Afinal, não podemos deixar morrer a tradição e a beleza da cultura brasileira. Parabéns à Prefeitura por manter vivo este encontro”, elogiou o mestre Reginaldo Lopes, da Folia de Reis Estrela Guia. “Sensacional. É um prazer para nós participar sempre, mas, este ano, tendo o prefeito Arlei à frente da cidade foi ainda melhor, pois ele sempre participou de nossa folia e nos apoiou. Em 2013, estaremos aqui, mais uma vez”, comentou mestre Viscondinho, da Folia Estrela Marte do Oriente, destacando ainda a importância de passar a tradição e a devoção às futuras gerações. Mestre Carlitos, da Folia de Reis União da Estrela, também saiu satisfeito. “Foi ótimo estar aqui. Vimos um público educado, que prestou atenção e gostou da apresentação. Isso para nós é o que vale. Parabéns a Teresópolis pela iniciativa”, disse o mestre friburguense.
O público também aprovou. “Muito bom. Afinal de contas, independente da questão da crença, a folia de reis é parte importante da cultura brasileira. Assisti a todas e gostei muito”, comentou o empresário Edison Carreiro. “Achei maravilhoso. Não tinha como deixar de vir. Fiz parte da Folia de Reis Estrela Dalva, a primeira da cidade. Cresci acompanhando a folia. Por isso, não perco nenhum encontro. Não podemos deixar esta tradição morrer nunca. A Prefeitura está de parabéns por mantê-la”, elogiou a dona de casa Marli Rosa.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário