Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano Municipal de Cultura de Teresópolis é aprovado por unanimidade

Teresópolis RJ
Plano Municipal de Cultura é aprovado por unanimidade

Teresópolis, 21 de junho de 2013 - Na noite da última quarta-feira, 19 de junho, foi aprovado por unanimidade o Plano Municipal de Cultura. A aprovação ocorreu durante reunião do Conselho Municipal de Cultura, em encontro extraordinário realizado exclusivamente para a votação do documento. Com a aprovação do plano, ficam definidas as políticas públicas que irão nortear o desenvolvimento da cultura em Teresópolis pelos próximos 10 anos.

O plano foi elaborado a partir do debate democrático entre representantes do poder público e da sociedade civil, através da Secretaria de Cultura, do Fórum e do Conselho Municipal de Cultura. Foram quatro anos de estudos, propostas e discussões, incluindo os debates e sugestões nascidos na 1ª Conferência de Cultura de Teresópolis, em 2009, e na 2ª Conferência, em 2011.

Com 102 páginas, o documento conta com sete capítulos, abordando os mais diversos aspectos ligados ao setor cultural do município, incluindo diretrizes, objetivos, diagnóstico, portfólios de projetos, indicadores, monitoramento e avaliação.

“É uma grande vitória para a cultura de Teresópolis e para o processo democrático. Este plano é resultado de muitas reuniões e conversas, e visa o melhor para o desenvolvimento cultural do município a curto, médio e longo prazo. Agora, é aguardar a finalização do Sistema Nacional de Cultura e colocar em prática essa proposta de nova política pública de cultura, criada a partir da participação de todos”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O Plano Municipal de Cultura será apresentado à sociedade durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis, a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, das 8h30 às 18h. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento tem como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis, e conclui a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai viabilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive o repasse direto fundo a fundo. 

Sobre a 3ª Conferência de Cultura

A 3ª Conferência Municipal de Cultura será realizada no dia 26 de junho e terá a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais, do poder público e da sociedade civil. Com relação aos eixos temáticos, seguirá o cronograma da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em novembro tendo como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Na programação em Teresópolis, estão previstas mesa redonda e apresentações de entidades culturais, nas esferas municipal, regional, estadual e federal, incluindo abordagem da Secretaria de Cultura. Ainda durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Teresópolis durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em julho deste ano. A 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura.

As inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas no próprio dia 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), no período de 8h30 às 9h30.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário