Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Maracanã estreia na Copa com mais de 74, 7 mil torcedores

Maracanã estreia na Copa com mais de 74, 7 mil torcedores

O Maracanã estreou neste domingo (15/6) na Copa do Mundo com público recorde de 74.738 torcedores. O primeiro jogo disputado no Templo do Futebol – que passou por reforma de adequação para sediar grandes eventos esportivos – foi entre as seleções de Argentina e Bósnia, com vitória dos argentinos por 2 a 1. O governador Luiz Fernando Pezão assistiu à partida. 

- O Maracanã ficou ainda mais bonito com a Copa. Foi emocionante ver cariocas e turistas de vários lugares do país e do mundo reunidos nessa grande festa. E o mais importante: torcedores puderam vir ao estádio com segurança e tranquilidade. É um momento histórico para o Rio - disse o governador. 

O primeiro gol da partida, que foi contra, aconteceu aos dois minutos do primeiro tempo e foi marcado por Sead Kolasinac. Lionel Messi fez o segundo para a seleção argentina. Estreante no evento, a Bósnia marcou seu primeiro gol em uma Copa do Mundo com Vedad Ibisevic, no final do segundo tempo.

Para receber os torcedores, o palco da final da Copa contou com reforço na segurança, com mais de 2,5 mil policiais militares dentro e no entorno do estádio. Uma delegacia móvel também foi instalada próxima ao Maracanã e a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT) recebe reforço. Cerca de 470 policiais civis a mais foram colocados à disposição, sendo 156 proficientes em outros idiomas. A Secretaria de Segurança instalou ainda duas projeções de delegacias, uma no Aeroporto Santos Dumont e outra no estádio, que têm capacidade para realização de registros de ocorrência, início de inquéritos policiais e auto de prisão. 

Mais de 20 mil agentes das forças federais, estaduais e municipais intensificam o policiamento em toda a cidade. Eles atuam no monitoramento do Maracanã, estradas, locais de evento, aeroportos e áreas consideradas como pontos de abastecimento de água, luz e telecomunicações.

Além do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Cidade Nova, mais dois centros atuam como ponto estratégico para reforçar a segurança. Um fica dentro do Maracanã e outro em um caminhão, o CICC Móvel, no entorno do estádio. Plataformas de observação elevada também auxiliam no monitoramento. Um sistema acoplado em um helicóptero ajuda o acompanhamento das delegações. Já o Corpo de Bombeiros conta com aumento de 50% de militares nos dias de jogos, o que representa mais 1,5 mil agentes em serviço. O plano de segurança para a Copa do Mundo teve início em maio. 

O argentino Matias Lanzi, de 28 anos, estava ansioso para conhecer o Templo do Futebol e assistir ao vivo à sua primeira Copa do Mundo. 

- Cheguei bem cedo para me preparar para esse momento. A festa já está bem bonita, e com bastante tranquilidade, com muita segurança. Além de assistir à seleção da Argentina, quero muito conhecer o Maracanã, que é histórico e está bem bonito - afirmou o jornalista. 

Estação multimodal: conforto para os torcedores

Os torcedores de Argentina e Bósnia puderam utilizar a nova estação multimodal de trens e metrô para chegar ao estádio. Com 100% de acessibilidade, o espaço conta com cinco elevadores e sete escadas rolantes. Além disso, a passarela que dá acesso à estação, ligando o Maracanã e a Uerj, foi totalmente recuperada, ampliando o conforto da população. 

Os argentinos Antonella e César Ariel aprovaram a nova estação. Hospedado na Zona Sul do Rio, o casal optou pelo transporte público para assistir ao primeiro jogo da Copa do Mundo no Maracanã.

- A viagem foi excelente. A estação é de primeiro mundo, muito confortável e moderna - disse Antonella.

Primeira do país a integrar os sistemas ferroviário e metroviário, a nova estação funciona das 7h às 23h para usuários do MetrôRio e das 5h às 23h para passageiros da SuperVia. 

Sustentabilidade é um dos principais destaques do Maracanã 

O Templo do Futebol conquistou o selo prata LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), considerada a principal certificação no mundo para edificações ecologicamente corretas. O estádio conta também com uma nova forma de energia: o Maracanã Solar, um sistema de geração e utilização de energia solar de última geração. 

A sustentabilidade tem sido um dos principais destaques do Maracanã desde sua reforma. Diversas medidas fazem parte das ações adotadas no Templo do Futebol, como a gestão de resíduos destinados para a reciclagem ou reaproveitamento na obra. 

Outro exemplo é o uso racional da água, com a instalação de dispositivos economizadores nos banheiros e o reúso da água da chuva. A nova cobertura é usada para a captação da água para a reutilização nos banheiros e na irrigação do campo. O estádio conta ainda com iluminação feitas por luminárias eficientes, bombas mecânicas e equipamentos de ar-condicionado tipo VRF, além da mediação individualizada por sistema e automação predial (edifício inteligente).


Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário