GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Governo
Núcleo de Imprensa
Quarta-feira, 04 de junho de 2014
Operação Lei Seca lança revista em quadrinhos
Publicação Soprinho e Seus Amigos será voltada para crianças de 7 a 12 anos
A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, lançou nesta quarta-feira (4/6) a revista em quadrinhos Soprinho e seus Amigos para conscientizar o público infantil sobre os riscos da mistura álcool e direção. O material, que terá em sua primeira edição tiragem de 30 mil exemplares, contou com a direção de arte do desenhista Daniel Azulay. A publicação da OLS conta a história de Pedrinho e sua turma em seu primeiro contato com o Soprinho, personagem que é um etilômetro.
– Ensinar as crianças desde cedo sobre os problemas gerados por esta mistura fatal - álcool e direção - é essencial. Vamos distribuir a revista em toda a rede educacional. A campanha da Operação Lei Seca é hoje um modelo que serve a todo o Brasil e acredito que a revistinha também será. Diversos técnicos brasileiros procuram a Secretaria de Governo para conhecer este grande projeto de fiscalização e conscientização, que reduz acidentes, os atendimentos nas emergências dos hospitais e salva vidas – disse o governador Luiz Fernando Pezão.
De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, a proposta de conscientizar as crianças marca a ampliação das ações da campanha permanente, que antes eram direcionadas apenas ao público adulto e adolescente.
– Estamos investindo nas futuras gerações e a intenção é conscientizar estes futuros motoristas para que cresçam com a ideia de que beber ao dirigir não é bom, não é admissível, traz consequências. Queremos que as crianças entendam a mensagem por meio de uma linguagem adaptada. Vamos realizar palestras em escolas para meninos e meninas de 7 a 12 anos, nas nossas blitz entregaremos às crianças também, e em locais de grande circulação – afirmou o coordenador.
Para o secretário de Governo, Affonso Monnerat, a proposta da revista em quadrinhos também permitirá que o público infantil cumpra o papel de lembrar os pais sobre a importância de não beber ao dirigir.
– Esta operação tem tido grande sucesso e é estruturada em cima da conscientização. Já avançamos muito e vamos avançar muito mais. Esta iniciativa da revista é fundamental. A criança tem uma comunicação espontânea com os pais. Eles serão guardas mirins da OLS, levando a informação para dentro de casa – explicou o secretário.
Segundo o diretor de Arte da revista, Daniel Azulay, o grande desafio da revista foi encontrar a identidade certa para cada personagem e passar a mensagem sobre os riscos da bebida ao dirigir de forma divertida e consciente.
– A realização desta revista consumiu quase 8 meses de ajustes e desenvolvimento dos personagens, que têm a responsabilidade de criar um modelo de comportamento para que as crianças possam alertar seus pais e possam ter já na vida adulta, ao tirar a carteira de motorista, a consciência de que é preciso ter um comportamento solidário ao volante porque aquele que bebe e dirige coloca sua própria vida em risco e a de pessoas inocentes – disse o desenhista.
Sete personagens foram criados para a revista Soprinho e seus Amigos. São eles: Pedrinho, Tati (amiga de Pedrinho), Dedé (vizinho e grande amigo de Pedrinho), seu Bafo (pai de Dedé que adora beber), Juju e João (pais de Pedrinho), e o policial Luis, que trabalha na Operação Lei Seca.
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário