Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Alunos da Escola Municipal José Gonçalves da Silva ,em Teresópolis , estudam História e Cultura de um jeito diferente

As convidadas especiais são recepcionadas pela orientadora pedagógica Adalgisa Carvalho
Alunos da Escola Municipal José Gonçalves da Silva estudam História e Cultura de um jeito diferente

Teresópolis, 5 de junho de 2014 - Contemplando o tema do Projeto Pedagógico sugerido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no início do ano, “O Mundo Inteiro Cabe na Escola”, alunos da Escola Municipal José Gonçalves da Silva, situada no Caleme, estudaram no último trimestre desde as matrizes do povo brasileiro, até as origens de Teresópolis e do bairro onde moram. Com o conhecimento construído através de diversas atividades, apresentaram para toda a comunidade escolar o que apreenderam durante o período.

“Primeiro, procuramos fazer com que nossas crianças entendessem como se formou o povo brasileiro, que matrizes civilizatórias ajudaram na construção da nossa cultura, para depois, então, falar de Teresópolis e em especial do Parque do Imbuí e do Caleme, nosso bairro. O Caleme tem um valor agregado na formação da sociedade de Teresópolis: a história da família Claussen, fundamental para nosso município”, explicou a diretora Marcia Rosa Ponte Maurat.

Na culminância do projeto os alunos realizaram várias apresentações representando índios, portugueses e africanos, exibiram jograis, poesias, expuseram trabalhos, desenhos e representaram um pouco da história e da cultura brasileira e teresopolitana, além da influência da Dinamarca, país de origem dos Claussen. Como convidados especiais, a atriz Ednar Corradini representou a matriarca Carolina Claussen e a escritora Andreia Viviana Taubman, curadora da 1ª FLI Serrana, apresentou uma contação de histórias.
Os alunos apresentam e representam parte do que aprenderam no trimestre
“O Caleme precisa modificar sua autoestima e esse foi um dos objetivos desse projeto. Além disso, durante todo o trimestre nossos alunos desenvolveram diversas atividades que tiveram o desafio de construir um currículo que responda à complexidade da diversidade do mundo atual com seus inúmeros itens de produção de cultura. Ficamos felizes em perceber como eles entenderam essa provocação e realizaram com excelência tudo o que lhes foi proposto”, analisou a orientadora pedagógica Adalgisa Carvalho.

Para o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a construção do conhecimento se baseia em várias dimensões e é papel da Escola abordá-las durante o processo pedagógico. “Projetos como esse é que fazem da Educação em Teresópolis uma das melhores do Brasil. A construção do conhecimento tem por base as dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais do espaço onde ele vive e por isso mesmo acontece a todo o momento. Cabe aos nossos educadores facilitar e guiar esse processo de forma brilhante como feito nesta escola”, concluiu o secretário.
Pais, alunos, professores e funcionários: toda a comunidade escolar participou da culminância

Texto - Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário