GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa
Programa de Bibliotecas Parque será ampliado em 2015
Previsão é de que mais 15 unidades sejam construídas no Estado do Rio
O programa de Bibliotecas Parque, do Governo do Estado, será ampliado no ano que vem. Formada por unidades no centro do Rio, Manguinhos, Rocinha e Niterói, a rede passará a contar com 15 novas bibliotecas. A previsão é de que sejam inauguradas unidades no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, e em São Gonçalo. Está em estudo a implantação de bibliotecas em Caxias, Paraty, Cabo Frio, Vassouras, Teresópolis, Campos dos Goytacazes e Itaperuna.
Reinaugurada no centro do Rio em março, a Biblioteca Parque Estadual se prepara para entrar em 2015 como símbolo do espaço mais democrático de acesso gratuito à cultura do estado. A matriz do programa ocupa uma área de 15 mil metros quadrados e já atrai mil visitantes por dia. Em feriados, o número chega a 4 mil frequentadores. A unidade tem um acervo de mais de 200 mil livros, biblioteca infantil, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, além de contar com auditório, teatro e estúdio de música, que em breve será aberto ao público.
O prédio abriu as portas pela primeira vez em 1873. Após uma ampla reforma e reestruturação do local, concluída este ano, a Secretaria de Cultura investiu R$ 71 milhões e deixou a cargo da Diretoria de Conteúdo e Programação a função de selecionar as atrações do espaço para estimular, não somente o acesso às artes, mas transformar a biblioteca em um espaço para formar e educar leitores.
- O legado da biblioteca é se transformar em um espaço de educação continuada para o cidadão fluminense. Na unidade do Centro, experimentamos metodologias para a programação das outras unidades - afirmou a diretora da Biblioteca Parque Estadual, Vera Saboya.
A universitária Taísa Nogueira já incluiu o espaço em sua rotina diária. A jovem aproveita os intervalos de almoço em seu estágio para explorar a biblioteca.
- Adoro a calmaria deste espaço para estudar, e o acervo é ótimo. Estou esperando as férias para curtir mais as atrações - disse a estudante.
Unidade de Niterói atrai 400 leitores por dia
Reformada e transformada em Biblioteca Parque há dois anos, a sede da Biblioteca Pública de Niterói também trabalha a programação com foco em ampliar o acesso à informação nos diversos suportes. Com atrações diversas, o principal objetivo é atrair novos leitores. A média diária de visitação é de 400 pessoas.
A nova atração em Niterói é o I Seminário de Histórias em Quadrinhos, que vai mexer com o imaginário do público apaixonado pelo gênero até sexta-feira (28/11). O evento contará com a participação de cosplays, terá mesas de debates, palestras e uma oficina infantil.
- A Biblioteca Pública de Niterói era um espaço onde o leitor não tinha contato direto com livros. Agora, o novo conceito é de total acesso às informações. Toda a programação é para dinamizar o acervo - explicou a diretora do local, Claudia Ricci.
Situada em um prédio histórico e tombado pelo Inepac (Instituição Estadual do Patrimônio Cultural), no centro da cidade, a unidade conta com um acervo de cerca de 60 mil itens, incluindo livros, jornais, DVDs, músicas digitalizadas e equipamentos em Braile.
Foto de Natasha Montier
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário