GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa
Hemorio comemora Semana do Doador com coleta móvel na Cinelândia
Objetivo é ampliar estoques de sangue para as festas de fim de ano
A Secretaria de Saúde e o Hemorio iniciaram, nesta terça-feira (25/11), uma grande ação de coleta de sangue na Cinelândia, no centro do Rio. O evento faz parte da comemoração pela Semana do Doador Voluntário e tem como objetivo garantir os estoques de sangue para as festas de fim de ano, além de conscientizar a população sobre a importância da doação regular. O posto de coleta do instituto realizará atendimento até esta quarta-feira (26/11), das 9h às 17h.
– Uma bolsa de sangue pode salvar até cinco vidas. Este número é muito expressivo, e o aumento das doações melhora a assistência para a população, que é o objetivo do Estado – afirmou o secretário de Saúde, Marcos Musafir.
De acordo com a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Faria, a expectativa é coletar 500 bolsas de sangue em cada dia da ação. Ela lembra que os interessados em participar da campanha também podem se dirigir à sede do Hemorio, no Centro, ou a um dos 25 postos espalhados pelo estado.
– Temos que lembrar à população que a necessidade de sangue é constante. Todos os dias acontecem cirurgias e emergências que precisam de bolsas de sangue. O evento está atendendo a nossa expectativa, a população está respondendo. Estamos com um grande número de candidatos e isso é muito importante – disse Naura.
A diretora do Hemorio, Simone Silveira, ressaltou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que de 3% a 5% da população doem sangue regularmente. No Brasil, esse percentual é de apenas 1,8%.
– Com o mundo corrido, as pessoas têm doado menos sangue. Existe um notado declínio não só no número de doações no Brasil, mas também no mundo inteiro – explicou a diretora.
O cabo da PM Fábio de Almeida Silva, de 32 anos, aproveitou o dia de folga para participar da campanha com mais três colegas de trabalho.
– Fico muito feliz em poder ajudar pessoas que podem precisar. A gente sabe que o banco de sangue fica defasado nessa época, devido ao baixo comparecimento dos doadores e às demandas por conta dos acidentes. Pensando nisso, eu e mais três amigos resolvemos comparecer e fazer a nossa parte – disse o militar.
A relações-públicas Denise Tavares, de 57 anos, passava pela Cinelândia, quando foi abordada por voluntários que a convidaram para participar da ação. Ela aceitou na hora.
– Acho extremamente importante essa campanha. Sou doadora e sei que está chegando uma época em que vão precisar muito de sangue. Faço questão de ajudar a salvar vidas – afirmou Denise.
Novidades da edição
Uma das novidades desta edição da coleta de sangue é a participação de artistas de rua, que ficam concentrados em locais de grande circulação de pessoas, próximos à Cinelândia. Para atrair mais doadores, voluntários também ficam em pontos estratégicos do centro da cidade. Quem é abordado e aceita participar da campanha ganha um balão em forma de bolsa de sangue amarrado ao braço e é encaminhado até a tenda montada na Cinelândia.
O doador que participa da campanha também escolhe uma instituição de caridade para receber cestas básicas cedidas por uma empresa parceira do Hemorio no evento. Entre as opções estão a Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos do Rio de Janeiro (Afarj), o Retiro dos Artistas e o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente (Inpar).
Como doar
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site www.hemorio.rj.gov.br.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado.
Atualmente, cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao SUS são abastecidas de sangue e derivados pelo Hemorio.
Foto de Natasha Montier
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário