Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Missão palestina visita unidades de pesquisa do programa Rio Rural

Missão palestina visita unidades de pesquisa do programa Rio Rural
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Missão palestina visita unidades de pesquisa do programa Rio Rural
Técnicos conheceram ações de conservação de água e solos no Norte Fluminense

Dez pesquisadores do Ministério da Agricultura da Palestina conheceram unidades de pesquisa participativa implantadas pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, no Norte Fluminense. A visita foi articulada pelo governo brasileiro e coordenada pelo Departamento de Transferência de Tecnologias da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O objetivo foi mostrar tecnologias de manejo sustentável e conservação de solo e água, adaptáveis às condições ambientais e agrícolas palestinas.

A comitiva visitou propriedades rurais nos municípios de São João da Barra e Quissamã, onde o Rio Rural implantou um sistema de produção agroecológica circular, conhecido como mandala, além de uma barragem subterrânea – que possibilita reservar água sob o solo, para uso na lavoura e pastagem. As duas unidades de pesquisa foram instaladas pela Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).

Em São João da Barra, o pesquisador José Márcio Ferreira, da Pesagro-Rio, mostrou os resultados de um sistema de produção em solo arenoso.

- Não usamos agrotóxicos e diminuímos o uso de adubo químico, com o aproveitamento de resíduos orgânicos - disse José.

Os visitantes pediram informações sobre as fontes de água utilizadas na plantação e a média de precipitação pluviométrica. Segundo Husam Tyseer, membro do Ministério da Agricultura da Palestina, a precipitação de chuvas é menor do que no semiárido brasileiro.

- Queremos um dia também poder recebê-los em nossa capital - afirmou Tysser.

Foto: Thiago Rodrigues
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário