Governo do Estado do Rio de Janeiro
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa
Carnaval terá reforço de 15,5 mil policiais por dia nas ruas
Câmeras também serão usadas para garantir a segurança no Sambódromo
A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo o Estado do Rio com 15.500 agentes e 3.332 viaturas a mais por dia durante o Carnaval. O esquema de segurança será implantado nesta sexta-feira (13/2) e permanecerá até sábado (21/2), exceto na sexta-feira (20/2).
O Sambódromo terá 457 policiais e 55 viaturas por dia de sexta a terça (13 a 17/2) e no sábado (21/2). Também haverá três setores de radiopatrulha do 4º BPM (São Cristóvão) para atender as ocorrências específicas de Carnaval.
Além disso, 65 câmeras da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) farão o monitoramento de toda a extensão da Avenida Marquês de Sapucaí. As imagens serão compartilhadas em tempo real com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde haverá representantes do Centro de Controle Operacional, do Estado Maior e de Comandos Intermediários da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, na esfera estadual, CET-Rio, Guarda Municipal e MetrôRio.
Também haverá reforço no policiamento para os blocos Bola Preta (sábado, 14/2, no Centro), Simpatia é Quase Amor (domingo, 15/2, em Ipanema) e Monobloco (domingo, 22/2, no Centro), que têm previsão de reunir 2 milhões de pessoas. Serão 580 policiais e 74 viaturas no total, de acordo com o público esperado em cada desfile. Na Avenida Intendente Magalhães, que também recebe blocos carnavalescos, serão 44 policiais e seis viaturas por dia.
Proteção LGBT
Durante os dias de folia também será realizado policiamento adicional aos eventos voltados para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Semelhante a ação desenvolvida no Réveillon, o Projeto "Carnaval com Direitos" é realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e será implantado em todo o estado. O objetivo é diminuir a violência, coibindo casos de homofobia, crimes de ódio e atos de intolerância.
Nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), 566 policiais reforçarão o trabalho dos 1.390 que fazem o patrulhamento diariamente. Além disso, os Batalhões de Choque e de Operações Policiais Especiais (Bope) farão ações específicas em algumas comunidades.
Além da operação de Carnaval, também continua em andamento a Operação Praia , com reforço de 300 policiais, 38 viaturas, sendo uma aeronave, por dia na orla carioca.
- Além do policiamento do dia a dia teremos outras frentes com patrulhamento nas praias, no Campeonato Carioca, nos blocos e no Sambódromo. Teremos o reforço dos 6 mil policiais que ingressaram na corporação desde o ano passado e de outros 5 mil quevoltaram de férias. Esse planejamento foi feito para otimizar e atender a todas as demandas do Estado do Rio para que possamos ter um Carnaval seguro e passar esses cinco dias com tranquilidade, oferecendo um bom serviço a população do Rio e aos turistas - disse o subchefe do Estado Maior Operacional, coronel Cláudio Lima Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário