GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa
Estado incentiva criação de novos núcleos de Defesa Civil
Regiões Serrana e Metropolitana, Costa Verde e Baixada estão incluídas na expansão do projeto
O Estado vai incentivar a criação de novos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Estas unidades reúnem voluntários que agem na implementação de ações para reduzir os riscos de desastres, além de organizar o apoio às vítimas em momentos de emergência.
Atualmente, existem 193 núcleos no estado. A previsão é a criação de novos Nudecs nos municípios da Região Serrana, da Baixada Fluminense, da Região Metropolitana e em Angra dos Reis, na Costa Verde. Estas áreas são consideradas as mais vulneráveis, segundo mapeamento feito pela Secretaria de Defesa Civil, em parceria com o Escritório de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e a Organização Não-Governamental Care Brasil.
Participação comunitária
Segundo o coronel Marcelo Hess, da Superintendência Operacional da Secretaria de Defesa Civil, a ideia é ampliar o apoio emergencial em situações de desastre e intensificar a participação comunitária na prevenção de catástrofes em todo o Estado do Rio.
- Mapeamos as áreas que apresentam maior risco de desastres. Paralelamente a isso, estamos fazendo um trabalho de incentivo para que as comunidades se organizem e criem seus próprios Nudecs. É necessária a participação dos municípios e da população na prevenção de tragédias. É importante ter comunidades organizadas, que saibam como agir em situações de emergência - explicou o superintendente.
Capacitação de mais de 1,7 mil agentes comunitários
A Escola de Defesa Civil, organizada pelo Estado, já promoveu a capacitação de cerca de 1.764 agentes comunitários escolares e também contribuiu para a formação da primeira rede de Radioamadores do Rio de Janeiro.
- Vamos investir cada vez mais na preparação de agentes comunitários e trabalhar para aumentar o número de Nudecs nos municípios fluminenses. Queremos também criar multiplicadores, além de atuar com as Defesas Civis municipais para que elas acessem as comunidades de risco. Em 2014, a Escola de Defesa Civil ofereceu um curso específico para a formação de núcleos comunitários. Vamos abrir outras turmas este ano - afirmou o coronel Hess.
Atuação de voluntários
O projeto dos núcleos comunitários teve como inspiração a atuação de grupos de voluntários nos municípios serranos em 2011, após as fortes chuvas que afetaram a região. Na época, o envolvimento da comunidade – com o apoio da ONG Care Brasil – ajudou no mapeamento de locais seguros para abrigar vítimas e também na execução de atividades para diminuição de ameaças em calamidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário