GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 10 de julho de 2015
Núcleo de Imprensa
Corpo de Bombeiros promove ‘Semana de Prevenção’
Inscrições iniciam na próxima segunda-feira (13.7) e podem ser feitas nos quartéis da corporação. Objetivo é disseminar conhecimentos básicos sobre incêndio e pânico
A partir da próxima segunda-feira (13.7), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia o período de inscrições para a ‘Semana de Prevenção’. Trata-se de um ciclo de palestras e atividades, que acontecerão entre os dias 20 e 24 de julho. O objetivo é disseminar ao público externo conhecimentos básicos sobre incêndios (riscos, causas e prevenção) e orientações para casos de emergência. Interessados devem se dirigir aos quartéis mais próximos para garantirem suas vagas até sexta-feira (17.7).
A ‘Semana de Prevenção’, que acontece todo ano no mês de julho, atenderá, ainda, a Lei Estadual 5.883, de 14 de janeiro de 2011, que institui o Programa Condomínio Seguro. O CBMERJ reforça a importância da inscrição de profissionais de limpeza, porteiros, zeladores e síndicos do Estado do Rio de Janeiro. Todos os participantes receberão certificado. O número de vagas varia de acordo com cada unidade operacional.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, mobilizar a população para a redução dos riscos de incêndios é uma importante vertente do projeto. Durante as instruções, os civis têm contato com o fogo e com o manuseio de mangueiras e extintores.
- Precisamos fortalecer a ideia da autoproteção. Os conhecimentos adquiridos são extremamente úteis para todo e qualquer cidadão, pois, em um momento adverso, podem ser o diferencial que possibilitará salvar vidas. Também é uma forma de reduzir substancialmente os danos aos veículos e imóveis sinistrados, já que, em caso de incêndio, o tempo é fundamental e, quanto mais rapidamente se iniciar o combate, menores serão os prejuízos e a magnitude do incêndio – destacou o coronel Alcântara.
O Corpo de Bombeiros alerta, no entanto, sobre a importância de ser acionado o quanto antes para atuação nas ocorrências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário