Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Rio 2016: tocha olímpica chega ao Palácio Guanabara

Rio 2016: tocha olímpica chega ao Palácio Guanabara
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Rio 2016: tocha olímpica chega ao Palácio Guanabara

A tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 foi recebida por servidores do estado e pelo governador Luiz Fernando Pezão, nesta quarta-feira (23/9), no Palácio Guanabara. O símbolo maior das competições, que começam em agosto do ano que vem, chegou à sede do Governo do Rio trazida pelo Comitê Rio 2016.

– Os Jogos de 2016 marcarão a história das Olimpíadas. A presença da tochaolímpica no Palácio nos orgulha bastante. Os Jogos no Rio só foram possíveis com a união de esforços entre os governos estadual, federal e a prefeitura. Quero agradecer ao trabalho realizado. Tenho certeza de que teremos um evento de sucesso no país e na cidade-sede. Ainda temos muito a fazer pelo estado e pela cidade do Rio, mas tenho certeza que os Jogos deixarão legados extraordinários na mobilidade e na segurança pública – afirmou Pezão.

Contornos do Rio

Esculpida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, a tocha pesa 1,5 quilo e mede 69 centímetros quando aberta. Ao se abrirem, as suas três partes revelam contornos do Rio de Janeiro: mar, montanhas e ondas do calçadão da Praia de Copacabana. A tocha é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando paz, união e amizade.

– Ver a tocha olímpica de perto nos lembra que os Jogos estão chegando e que seremos contemplados com a competição aqui na nossa cidade. Isso é muito bom – destacou a servidora, Jennifer Sthephanie de Souza, de 21 anos.

Chama olímpica

Doze mil pessoas vão conduzir a chama olímpica da Rio 2016. A jornada começará em maio e vai durar quase 100 dias. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas, em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande, sem que o fogo se apague.

Cada condutor percorrerá cerca de 200 metros. O comboio deverá passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem da chama exposta.

– É o símbolo maior da confraternização dos povos, gostei de poder vê-la de perto – disse o servidor público, Alexandre Ortiz, de 38 anos.

“Programa Transforma”

Também nesta quarta-feira, o Comitê Rio 2016 deu um novo impulso ao Programa Transforma, uma iniciativa pedagógica que tem levado os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a escolas públicas em todo o estado. A proposta cria oportunidades para que os jovens vivenciem os valores olímpicos e paralímpicos.

Novas cidades foram convocadas, hoje, a aderir ao programa, que ganhou agora uma plataforma de ensino à distância para facilitar o trabalho de capacitação de coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física. O mecanismo digital multiplicará o conteúdo disponibilizado pelo Comitê, possibilitando a capacitação de professores do interior fluminense.

– A partir de agora, estamos oferecendo capacitação para todos os municípios do estado, independentemente, de poderem ou não participar das aulas presenciais. É uma oportunidade de usar a metodologia do Transforma em suas unidades escolares. Queremos que os secretários de educação dos municípios do Rio de Janeiro conheçam a nossa proposta – afirmou o gerente-geral de Educação do Comitê Rio 2016, Vanderson Berbat.

Fotos: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário