Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Começam as obras que vão universalizar a oferta de água na Baixada Fluminense RJ

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Começam as obras que vão universalizar a oferta de água na Baixada Fluminense

Intervenções começam por São João de Meriti e beneficiarão mais de 3 milhões de moradores

O Governo do Estado, por meio da Cedae, iniciou as obras do programa de abastecimento de água para a Baixada Fluminense, o "Mais Água para a Baixada" e o Complexo Guandu 2, que vão universalizar o abastecimento na região, conforme promessa de campanha do governador Luiz Fernando Pezão. Orçadas em R$ 3,4 bilhões e divididas em nove lotes, as obras começaram pelo município de São João de Meriti, e devem durar três anos e meio. Mais de três milhões de moradores serão beneficiados.

A primeira etapa das obras vai interligar os reservatórios de Nilópolis ao do Éden e à elevatória de São Mateus, estes dois localizados em São João de Meriti. Quatrocentos quilômetros de adutoras já foram assentados de um total de cinco quilômetros. A fase inicial custará R$ 21 milhões. As demais etapas serão licitadas até o fim do mês de novembro. A próxima intervenção licitada, que vai garantir a ampliação do sistema de abastecimento de Belford Roxo, está prevista para o dia 30 deste mês.

– Esta é uma obra de extrema importância, tanto para a companhia quanto para a população. Teremos a universalização do abastecimento em toda a Baixada Fluminense nos próximos três anos – afirmou o presidente da Nova Cedae, Jorge Briard.

Serão construídos 17 reservatórios e reformados oito que estão inoperantes. As obras incluem ainda 17 elevatórias, 96 quilômetros de adutoras, 760 quilômetros de troncos e rede distribuidora. Cem mil ligações prediais também estão previstas. Já o sistema Guandu 2 contará com nova estação de abastecimento para tratar 12 mil litros de água por segundo e um reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros.

Pacote de obras atende demanda de moradores

O financiamento para o pacote de obras foi assegurado em julho de 2014, quando o Governo do Estado assinou contrato com a Caixa Econômica Federal. O início das obras agradou aos moradores dos bairros beneficiados, como é o caso de Tomazinho, em São João de Meriti.

– Vendo as obras sendo iniciadas e avançando fico mais tranquilo – contou o comerciante Ernani de Araújo, de 56 anos.

O irmão de Ernani, Ioclídes de Araújo, de 61 anos, também aprova as novas obras de abastecimento.

– Esperamos que as obras tragam melhorias para São João de Meriti – disse o aposentado.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário