GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa
Começam as obras que vão universalizar a oferta de água na Baixada Fluminense
Intervenções começam por São João de Meriti e beneficiarão mais de 3 milhões de moradores
O Governo do Estado, por meio da Cedae, iniciou as obras do programa de abastecimento de água para a Baixada Fluminense, o "Mais Água para a Baixada" e o Complexo Guandu 2, que vão universalizar o abastecimento na região, conforme promessa de campanha do governador Luiz Fernando Pezão. Orçadas em R$ 3,4 bilhões e divididas em nove lotes, as obras começaram pelo município de São João de Meriti, e devem durar três anos e meio. Mais de três milhões de moradores serão beneficiados.
A primeira etapa das obras vai interligar os reservatórios de Nilópolis ao do Éden e à elevatória de São Mateus, estes dois localizados em São João de Meriti. Quatrocentos quilômetros de adutoras já foram assentados de um total de cinco quilômetros. A fase inicial custará R$ 21 milhões. As demais etapas serão licitadas até o fim do mês de novembro. A próxima intervenção licitada, que vai garantir a ampliação do sistema de abastecimento de Belford Roxo, está prevista para o dia 30 deste mês.
– Esta é uma obra de extrema importância, tanto para a companhia quanto para a população. Teremos a universalização do abastecimento em toda a Baixada Fluminense nos próximos três anos – afirmou o presidente da Nova Cedae, Jorge Briard.
Serão construídos 17 reservatórios e reformados oito que estão inoperantes. As obras incluem ainda 17 elevatórias, 96 quilômetros de adutoras, 760 quilômetros de troncos e rede distribuidora. Cem mil ligações prediais também estão previstas. Já o sistema Guandu 2 contará com nova estação de abastecimento para tratar 12 mil litros de água por segundo e um reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros.
Pacote de obras atende demanda de moradores
O financiamento para o pacote de obras foi assegurado em julho de 2014, quando o Governo do Estado assinou contrato com a Caixa Econômica Federal. O início das obras agradou aos moradores dos bairros beneficiados, como é o caso de Tomazinho, em São João de Meriti.
– Vendo as obras sendo iniciadas e avançando fico mais tranquilo – contou o comerciante Ernani de Araújo, de 56 anos.
O irmão de Ernani, Ioclídes de Araújo, de 61 anos, também aprova as novas obras de abastecimento.
– Esperamos que as obras tragam melhorias para São João de Meriti – disse o aposentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário