GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2015
Núcleo de Imprensa
Rio planeja atuação da segurança para as Olimpíadas
Ações no Chapadão e Pedreira serão intensificadas a partir de abril
As polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional vão reforçar a segurança do Rio de Janeiro, como parte do planejamento estratégico para os Jogos Olímpicos de 2016. Ações nos complexos do Chapadão e da Pedreira serão intensificadas a partir de abril, conforme antecipou o governador Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (20/10).
– Em abril, maio, a gente começa uma operação mais forte ali, mas a parceria com o governo federal já começa agora, por meio da PRF, PF, com inteligência e deslocamento de mais policiais. Vamos intensificar essa parceria – reforçou Pezão.
O governador negou que tenha pedido ao Ministério da Justiça o uso das Forças Armadas para ocupar as duas comunidades antes dos Jogos. Pezão destacou que a parceria é necessária, mas ainda está em planejamento.
– Não adianta colocar o Exército e não ter soldado da PM formado. Ampliamos a instrução dos policiais e vamos formar seis mil durante 2016. Primeiro, vamos colocá-los na Maré e, depois, repor soldados na Baixada Fluminense e São Gonçalo. A partir daí, vamos avançar para a região do Chapadão e da Pedreira – explicou o governador, reforçando que ambas as localidades ficam localizadas próximas ao complexo olímpico de Deodoro.
Nesta segunda-feira, as áreas de segurança dos governos federal e estadual ser reuniram para discutir como será a atuação no Rio até as Olimpíadas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, antecipou que a parceria já está em andamento com ações ostensivas e de inteligência e que a repressão ao tráfico de armas será intensificada.
Em agosto, policiais do Bope prenderam a cúpula de uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro, durante uma operação no Morro do Chapadão. Além do traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, o “Fu da Mineira”, apontado como chefe do tráfico de drogas nos morros da Mineira, Lins de Vasconcelos e Chapadão, foram presos também: Cláudio José de Souza Fontarigo, o “Claudinho da Mineira”; Eduardo Luis Paixão, o “2D”; Robson Aguiar de Oliveira, o “Binho do Engenho”; Rafael Silva Gomes, o “Guerreiro; e César Augusto Alta de Araújo, o “PQD”.
Anteriormente, Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morreu em uma ação da Polícia Federal e da Core, também na Pedreira. Ele havia sido preso duas vezes, mas fugiu quando conseguiu o direito de visitar a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário