Governo do Estado dá início ao "Censo" do Turismo
Inventário da Oferta Turística do estado do Rio de Janeiro terá Teresópolis como uma das 23 cidades contempladas
Teresópolis, 19 de outubro de 2015 - Mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos, serviços e cadeia produtiva do segmento. Estas são as principais finalidades do Inventário da Oferta Turística – IOT, ampla pesquisa de campo encomendada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, para municípios das regiões prioritárias. Nesta segunda-feira, 19, a Setur-RJ/TurisRio assinou, com as 23 cidades contempladas, os termos de compromisso de parceria para a realização do estudo, que será desenvolvido pela UFF - Universidade Federal Fluminense.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) o inventário é um instrumento de fundamental importância para a elaboração de ações e planejamento público. Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o OIT, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), funciona como referência para informações e investimentos.
“É primeira vez que o Estado realiza uma macro pesquisa de mercado junto ao setor. O estudo será um balizamento para diversos programas públicos e privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística. O Inventário colabora ainda para a gestão e para estratégias promocionais dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento regional do trade em todo o Estado”, explica Nilo Sergio Felix.
Já o secretário de Turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho, ficou satisfeito com o fato de Teresópolis ter sido incluída entre as 23 cidades que estarão na pesquisa. “Estamos contentes de estar aqui representando Teresópolis, uma vez que muito nos honra estar entre os principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro. O "Censo" do Turismo, como está sendo chamado pela Setur, certamente irá trazer informações significativas para que os investimentos no setor possam ser feitos de forma coesa e inteligente, trazendo mais benefícios para os 23 municípios contemplados”, afirmou Ronaldo, lembrando que a cidade foi recentemente citada na grande mídia como um dos principais municípios visitados por turistas do circuito Serra Verde Imperial. Em Teresópolis, os trabalhos de campo devem acontecer no mês de dezembro e também em fevereiro e março.
Segundo a TurisRio, a previsão que os resultados sejam obtidos de 6 a 10 meses, sendo que neste período os dados já poderão ser utilizados pelo setor.
Licitado pela Secretaria Estadual de Turismo o trabalho será desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT-RJ contará com a participação de mais de 100 profissionais.
Durante o evento desta segunda-feira, os secretários municipais assinaram o documento que confirma a participação e autoriza a realização das pesquisas. Serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia,Teresópolis, Valença e Vassouras .
Participam do encontro, além do secretário de Estado de Turismo, Paulo Senise, presidente da TurisRio, secretários de Turismo e representantes dos 23 de municípios que integram o projeto, a equipe de coordenação do IOT-RJ, além de órgãos ligados ao setor e representantes do trade.
Texto e fotos: SecTur
Com informações do Governo do Estado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário