Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 2015
Núcleo de Imprensa
Produção de rosas tem apoio do Estado
Consultor Adonis Patriani percorreu as plantações em Nova Friburgo e Bom Jardim para conversar com os produtores
Visando atender às exigências de mercado e dar ao produtor fluminense condições de competitividade, os programas Florescer e Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, trouxeram ao Rio de Janeiro o especialista em rosas, Adonis Antonio Patriani.
O consultor de Holambra, que percorreu as plantações em Nova Friburgo e Bom Jardim, municípios da Região Serrana, com maior número de produtores neste cultivo, analisou a condução da lavoura, a importância do ponto de corte das rosas, fitossanidade e nutrição da cultura, promovendo um diagnóstico do segmento.
Durante a visita, acompanhado por técnicos da Emater-Rio, promoveu palestras com os produtores da região, apontando os acertos e erros identificados no campo. Outro aspecto com interferência na produtividade e qualidade das rosas, destacado pelo consultor, foi o ponto de corte das hastes, que deve levar em consideração o seu cumprimento e o número de gemas.
Bom Jardim é o maior produtor de rosas do estado, com 200 floricultores e 47 hectares cultivados com a flor, que totalizam 2, 256 milhões de dúzias/ano. A produção comercializada no mercado da Cadeg, na capital, movimenta R$ 67,7 milhões.
Maior produtor da flor no estado, com 130 mil pés, cultivados em sua propriedade, na microbacia de Venda Azul, Roque Barroso destacou o apoio do Rio Rural e do Florescer.
“Sempre busco tecnologias para melhorar a qualidade”, disse Roque.
Foto: Nazaré Dias
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário