Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Drones ajudam operações do Corpo de Bombeiros no Rio

Drones ajudam operações do Corpo de Bombeiros no Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Drones ajudam operações do Corpo de Bombeiros
Equipamentos são usados no combate ao Aedes aegypti e em casos de afogamentos

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tem colocado a tecnologia como aliada em suas operações. A corporação tem usado drones na busca por focos do Aedes aegypti e no resgate de pessoas em risco de afogamento nas praias.

Uma força-tarefa formada por 800 bombeiros realiza vistorias em imóveis urbanos desde terça-feira (23/2). Capacitados por técnicos da Secretaria de Saúde, eles têm apoiado as equipes de agentes municipais de controle de endemias em busca de focos do mosquito. Os militares também atuam na conscientização da população quanto à importância da prevenção de criadouros de larvas. Esta semana, eles percorreram ruas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Responsável pela Coordenadoria de Operações com Veículo Aéreo Não Tripulado, o tenente-coronel Rodrigo Bastos explicou que o equipamento faz imagens em 4 K (altíssima resolução) dos imóveis, que são enviadas em tempo real para um tablet.

- O uso do drone tem agilizado as buscas. O que faríamos em cinco dias, conseguimos fazer em 30 minutos. Além de ganharmos tempo, minimizamos o efetivo. Quando identificamos um possível foco do mosquito, enviamos os dados para uma equipe verificar o local. Nossa parceria com a Secretaria de Saúde será mantida pelo tempo que for necessário para acabarmos com essa epidemia - disse o tenente-coronel.

Outro drone do Corpo de Bombeiros está sendo usado pelo 3º Grupamento Marítimo, na praia de Copacabana, para ajudar nos salvamentos. Em caso de afogamento, o equipamento localiza a posição exata da vítima e libera a boia que está acoplada. Enquanto isso, os guarda-vidas são acionados para resgatar a pessoa, podendo ter o apoio de jet-skys, botes aquáticos, lanchas e aeronaves.

Treinamento

O Corpo de Bombeiros do Rio é a primeira entidade pública do Brasil a ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Marinha para usar os drones. Para isso, os 15 militares, que atuam nas duas operações, fizeram um curso de 240 horas para operar os equipamentos.

Atualmente, a corporação tem três drones com câmeras acopladas, que podem ser usados em atividades operacionais como salvamentos e monitoramentos. O Corpo de Bombeiros fará uma licitação para aquisição de equipamentos com câmeras térmica e noturna.

- O drone pode ser usado em uma infinidade de atividades dos bombeiros, trazendo grande benefício para a população e a corporação, porque aumenta nosso braço operacional - afirmou Bastos. 

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Competição Internacional de Jiu-Jítsu neste domingo (28/02/16) no Pedrão em Teresópolis

TERESOPOLIS
EVENTO INTERNACIONAL DE JIU-JÍTSU DOMINGO COM APOIO DA SECRETARIA DE ESPORTES

Neste domingo, 28, a partir das 9h, no Ginásio Pedrão, acontece a Etapa Teresópolis do International Challenge Tour. O Governo de Teresópolis garantiu apoio logístico para a realização do evento, organizado pela SJJSAF- Sport Jiu-Jítsu South American Federation, e com apoio das empresas Black Bear e Tauron.

Segundo os organizadores, a expectativa é de que o campeonato reúna cerca de 5 mil pessoas, entre atletas das categorias de mirim até máster, equipes técnicas e público, beneficiando diretamente em torno de 800 praticantes locais de jiu-jítsu, que não precisarão deixar a cidade para participar do torneio.

A programação estará disponível no site www.sjjsaf.com a partir das 9h desta sexta-feira, 26.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Casa da Memória é reaberta pela Secretaria de Cultura de Teresópolis

TERESOPOLIS
CASA DA MEMÓRIA ARTHUR DALMASSO É REABERTA PELA SECRETARIA DE CULTURA

Após a total reestruturação, a Casa da Memória Arthur Dalmasso, localizada na Praça Baltazar da Silveira, será reaberta no dia 4 de março, às 10h, com exposições de fotos e peças históricas, além de pinturas do acervo iconográfico de artistas teresopolitanos.

No local, além das mostras e dos espaços de visitação, valorizando a arquitetura do prédio, vai funcionar também o setor de patrimônio histórico com digitalização e restauração de documentos e fotos, além de pesquisa.

A Secretaria de Cultura já está mantendo contato com o INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) a fim de definir o projeto final de recuperação do prédio, para que seja desenvolvido, junto à iniciativa privada, uma parceria através de patrocínio envolvendo as leis de incentivo.

A Casa de Memória funcionará de terça a sábado, das 10 às 16h para visitação. 

Turismo e Cultura agora na sede da PMT

A partir do dia 29 de fevereiro, as Secretarias de Cultura e de Turismo estarão funcionando no 3º andar do prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Feliciano Sodré, nº 675. O atendimento será das 9h às 18h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Lei da transparência em Teresópolis

TERESOPOLIS
LEI DA TRANSPARÊNCIA EM TERESÓPOLIS
Governo aperfeiçoa acesso da população às suas contas

Elaborado pela Secretaria Municipal de Controle Interno, o Decreto n° 4.745/2016, que estabelece as regras gerais sobre o acesso a informações públicas produzidas pela Administração Municipal, foi publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira, dia 25, e já está em vigor.

A iniciativa cumpre diretriz do novo Governo de Teresópolis, de total transparência de suas ações, e finalmente regulamenta no Município a aplicação da Lei Federal de Acesso à Informação, editada em 2011.

O atual Governo está tomando providências técnicas e de qualificação de pessoal para o cumprimento da legislação, visto que o acesso público a informações de interesse geral é viabilizado através do site da Prefeitura, em área do Portal da Transparência, e também mediante pedido apresentado à Ouvidoria Municipal, setor responsável por coordenar e viabilizar a escuta do cidadão. 

Teresópolis ocupa o 39º lugar no ranking da transparência no Estado do Rio de Janeiro. A meta é, urgentemente, alterar esta colocação, para que o Município se torne exemplo entre as Prefeituras do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Jogos 2016: fornecimento de energia está assegurado

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Jogos 2016: fornecimento de energia está assegurado
Objetivo da iniciativa é evitar falha durante as competições

A pedido do governo federal, o Estado vai contribuir para a transmissão de energia ininterrupta, durante as competições olímpicas e paralímpicas no Maracanã, Maracanãzinho, Engenhão, Sambódromo, Aterro do Flamengo, Deodoro e Copacabana.

O objetivo é evitar qualquer risco de sobrecarga ou desabastecimento - uma falha poderia afetar equipamentos eletrônicos usados na medição dos resultados de provas, inclusive no momento de disputas de medalha, por exemplo. Para isso, é necessário um sistema redundante de fornecimento de energia elétrica.

De acordo com lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo nesta quinta-feira (25/2), empresas que investirem em obras e serviços necessários ao fornecimento de energia elétrica para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e eventos-teste, por meio de projetos credenciados pelo Comitê Rio 2016, terão incentivo fiscal no valor total de R$ 85 milhões. 

O incentivo se dará via crédito presumido, ou seja, os valores serão deduzidos até 4% do Imposto Sobre Circulação e Mercadorias e Serviços (ICMS) pago, mensalmente, pela empresa ao Estado, até a quitação total. O Comitê Rio 2016 também arcará com R$ 19 milhões para garantir o funcionamento de geradores e linhas de transmissão de energia.

O apoio público financeiro faz parte de um compromisso dos três níveis de governo assumido junto ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Rio 2016 quando a Cidade do Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos, em 2009. 

- Vamos mostrar ao mundo que o Brasil é capaz de organizar e realizar um evento dessa magnitude de forma eficiente. Os benefícios proporcionados à população pelos Jogos são muito significantes. A melhoria da mobilidade, com a Linha 4 do metrô e os BRTs, a revitalização urbana, a geração de milhares de empregos, o incremento da atração turística, além de outros legados, só foram viabilizados graças à aceleração do desenvolvimento que é proporcionado pelas Olimpíadas. Mais uma vez, a união entre governos conseguiu assegurar a concretização de um projeto considerado fundamental para o sucesso do maior e mais complexo evento a ser sediado pelo país – destacou o secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Tocha olímpica percorrerá 42 cidades fluminenses do estado do Rio

Tocha olímpica percorrerá 42 cidades fluminenses do estado do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Tocha olímpica percorrerá 42 cidades fluminenses
Estado selecionou 50 servidores para conduzir o símbolo dos Jogos

O Comitê Rio 2016 divulgou, ontem, os primeiros nomes de atletas e ex-atletas que participarão do revezamento da tocha olímpica. Durante 95 dias, cerca de 12 mil condutores percorrerão 329 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais. O roteiro completo e o uniforme oficial que serão usados no revezamento também foram divulgados. 

- No estado, 42 municípios terão a honra de ver a passagem do símbolo dos Jogos - afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

Entre os atletas, estão a ex-tenista Maria Esther Bueno, a ex-ginasta Laís Souza, o ex-nadador Gustavo Borges, entre outros.

A tocha olímpica será acesa no dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia. Seguirá para Lausanne, na Suíça, até a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e chegará a Brasília em 3 de maio.

No Rio, a chama olímpica irá pernoitar em nove cidades: Angra dos Reis, Volta Redonda, Petrópolis, Friburgo, Macaé, Cabo Frio, Niterói, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Servidores que valem ouro

O Governo do Estado lançou, em 2015, a campanha “Servidores que valem ouro”, que selecionou 50 funcionários públicos para participarem do revezamento. As melhores histórias vivenciadas na administração pública foram analisadas por um júri composto por representantes das secretarias de Esporte e da Casa Civil.

- Fizemos uma campanha para selecionar os servidores que irão participar deste momento histórico. Serão médicos, professores, policiais e outros profissionais que são os heróis anônimos e fazem a diferença em seu trabalho - disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Foto: Rogério Santana
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Teresópolis receberá sua 1ª edição exclusiva Pet Atleta Cãorrida e Cãominhada

Teresópolis receberá sua 1ª edição exclusiva Pet Atleta Cãorrida e Cãominhada
TERESÓPOLIS RECEBERÁ SUA PRIMEIRA EDIÇÃO DA EXCLUSIVA PET ATLETA CÃORRIDA E CÃOMINHADA

Teresópolis será a segunda cidade a receber a inédita Pet Atleta Cãorrida e Cãominhada, evento de rua em que pessoas e seus cães correm ou caminham em busca de troféus e muitos prêmios. A etapa será realizada no dia 17 de abril, com largada às 8h30, da Praça Olímpica, no Centro, e as inscrições já estão abertas pelo site oficial do evento. A expectativa da organização é contar com cerca de 500 inscritos, entre conjuntos (pessoa + cão) e corredores individuais, que participarão sem o cão.

A Pet Atleta, que teve sua primeira edição realizada em abril de 2015, na cidade de Petrópolis, possui um formato inédito, criado pela empresária Ellen Tardelli, jornalista e diretora da Eh! Comunicação & Projetos, empresa pioneira na organização de eventos de rua no Interior do Estado do Rio. No evento, os conjuntos de pessoa e cão percorrem 3km, correndo ou caminhando, e concorrem a troféus para os três primeiros gerais de corrida e caminhada, independente de gênero da pessoa ou peso do animal. Também há premiação para os três melhores conjuntos por faixa de peso do cão que são de 1kg a 10kg, de 11kg a 20kg de 21kg a 30kg e acima de 30kg, além de diversos prêmios oferecidos pelos patrocinadores. 

Já os atletas que irão participar individualmente, sem o cão, farão uma largada cinco minutos antes dos conjuntos, com um percurso de 6km e as premiações são para os três primeiros gerais femininos e masculinos e para o primeiro de cada faixa etária de 10 em 10 anos, partindo de menores de idade até maiores de 70 anos.

- Uma das grandes características deste evento e o que o diferencia das corridas de rua tradicionais é a socialização de toda família. É um evento aberto para crianças, pais, avós e seus melhores amigos peludos, para que todos possam confraternizar na manhã de domingo – explicou a idealizadora do projeto, Ellen Tardelli, lembrando que crianças a partir dos oito anos de idade podem ser inscritas para a corrida ou caminhada, desde que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis. 

CONCURSO DE FANTASIAS – A Pet Atleta também conta com outra atração muito divertida. É o Cãocurso de Fantasia, em que cães e seus donos desfilam para um corpo de jurados em busca de prêmio especiais. O concurso será realizado logo após o encerramento da corrida. Os participantes podem se inscrever em duas categorias: “adulto + cão”, em que somente o cão irá fantasiado e “criança + cão”, em que ambos desfilam fantasiados. As vagas para o concurso são limitadas em 50 participantes, 25 para cada categoria e as inscrições também podem ser feitas pelo site oficial, a partir de primeiro de março, e custam R$ 15,00.

AÇÃO SOCIAL – O evento também é totalmente voltado para a ação social em prol dos animais. Para isso, a organização irá firmar parceria com ONGs e associações de proteção animal, que estarão no evento com uma tenda buscando a adoção de filhotinhos abandonados, expondo seus trabalhos e dando esclarecimentos sobre os cuidados animais, proteção e sobre seus direitos.

Além disso, como parte das inscrições o evento receberá 1kg de ração para cães ou gatos e tudo o que for arrecadado será doado para as associações participantes para ser revertido para animais carentes e em situação de risco amparados por eles. “Além de promover momentos felizes entre amigos e famílias, a Pet Atleta também tem um compromisso sério com a questão animal e se torna um veículo importante de conscientização da importância do respeito e do carinho das pessoas para com os animais. Assim, fazemos nosso papel social em prol dos bichinhos e incentivamos pessoas a seguirem este caminho também”, revelou Ellen.

INSCRIÇÕES – Quem quiser participar da Pet Atleta Cãorrida e Cãominhada de Teresópolis já pode se inscrever no site www.petatleta.com.br. Os valores variam de acordo com as datas. De 22 de fevereiro a 01 março, custa R$ 60,00 (inteira) e R$ 50,00 (para maiores de 60 anos). De 02 a 11/03, as inscrições passam a custar R$ 65,00 (inteira) e R$ 55,00 (para maiores de 60 anos). Já de 12 a 21/03, os valores são R$ 70,00 (inteira) e R$ 60,00 (maiores de 60 anos) e de 22/03 a 01/04, quando se encerram as inscrições, R$ 75,00 (inteira) e R$ 65,00 (maiores de 60 anos). Após essa data, os valores também aumentam, mas somente serão abertos os lotes se houver vagas. No site oficial os interessados também encontram informações sobre o percurso, como percurso e todas as regras da competição. 

Os inscritos recebem kit com camisa de poliamida com proteção UV, sacola ecobag de nylon impermeável, bandana canina e saquinho higiênico. Todos os que completam a prova recebem medalha de finisher e os cães recebem medalhinhas de coleira. A estrutura do evento conta, ainda, com pontos de hidratação para pessoas e cães no percurso e na chegada e uma tenda de frutas para pessoas e guloseimas para cães na chegada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-3858, no site oficial ou pelo Facebook do evento, Pet Atleta Cãorrida e Cãominhada.

Contatos com a Imprensa:Fotos Divulgação
Eh! Comunicação & Projetos
(24) 2245-3858
assessoria@e-petropolis.com.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Operação Cerro realizada pela Polícia Civil por determinação do MP/RJ em Teresópolis

TERESOPOLIS
OPERAÇÃO DA POLÍCIA VISA POSSÍVEL IRREGULARIDADE NO ANO PASSADO

Sobre a Operação Cerro, realizada pela Polícia Civil em Teresópolis por determinação do Ministério Público do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira, 24/02, informamos que é relativa a possíveis irregularidades ocorridas no ano passado pelo ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Corridas de Montanha: Cerca de 650 atletas participam da etapa Teresópolis

Corridas de Montanha: Cerca de 650 atletas participam da etapa Teresópolis
CAMPEONATO FLUMINENSE DE CORRIDAS DE MONTANHA
Cerca de 650 atletas participam da etapa Teresópolis

Cerca de 650 atletas de diversas cidades da região e de outros estados participaram, no último sábado, 13, da 2ª Etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha. O evento teve largada na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no 2º Distrito, e contou com o apoio da Prefeitura. Entre os participantes de Teresópolis, Gilmar Siqueira conquistou o 1º lugar na categoria Longo.

“A avaliação sobre a Corrida é muito positiva. Várias pessoas ficaram hospedadas em nossos hotéis e pousadas. Em torno de 30 moradores foram contratados pela empresa organizadora para trabalhar no evento. E a cidade teve visibilidade na mídia”, destacou o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira.

Com realização da empresa Corridas de Montanha Organizações de Eventos e coordenação de Fábio Galvão Borges - do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, o evento esportivo teve prova nos percursos Curto (7 quilômetros), Longo (15 quilômetros) e Meia Maratona (23 quilômetros).

Campeões
Curto (fem) – Ana Paula Oliveira
(masc) – Marinaldo Vito

Longo (fem) – Maria Lúcia Silva
(masc) – Gilmar Siqueira

Meia Maratona (fem) – Luiza Taquechel
(masc) – Raphael Correa Valverde 

Fotos cedidas por Roberto Ferreira

2ª Etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha reúne atletas de diversas cidades e estados no Parque Municipal de Teresópolis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Remédios para população de Teresópolis

TERESOPOLIS
REMÉDIOS PARA POPULAÇÃO:GOVERNO ABRE CONCORRÊNCIA

Em fase final de elaboração, o edital do pregão para compra de medicamentos para abastecer a farmácia básica do Município é uma das ações do Gabinete de Crise criado pelo Governo, através do decreto 4743/2016, que instituiu calamidade financeira na Administração Municipal de Teresópolis. Com o valor estimado de R$ 2,4 milhões, a licitação na modalidade pregão terá validade por 12 meses.

A Secretaria Municipal de Controle Interno está concluindo a análise técnica do procedimento, para que a licitação ocorra o mais rápido possível.

Composto pelo Prefeito Municipal e pelos Secretários de Governo, Planejamento, Administração, Fazenda e de Controle Interno, e pelo Procurador Geral, o Gabinete de Crise tem como responsabilidade estudar alternativas e colocar em prática as ações necessárias para reconduzir o município à normalidade administrativa e financeira.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Governo do Estado do Rio inaugura Escola Técnica de Transportes

Governo do Estado do Rio inaugura Escola Técnica de Transportes
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Governo do Estado inaugura Escola Técnica de Transportes
Unidade de Deodoro é a primeira do estado especializada na área 

O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (23/2), as novas instalações da Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire - Faetec Deodoro. A unidade é a primeira do estado especializada na área de transportes. Construída em parceria com o Comitê Rio 2016, a escola da Zona Norte do Rio recebeu investimentos de R$ 5 milhões.

– A escola de Deodoro representa uma oportunidade única para a população fluminense se capacitar, durante esse difícil momento econômico pelo qual o país passa. Acho que o caminho mais curto para sair da crise passa pelo ensino técnico e pela qualificação profissional – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Com salas climatizadas e auditório para aproximadamente 100 pessoas, a unidade formará cerca de mil alunos por ano em cursos como os de Manutenção Metroferroviária e Logística. Nos modernos laboratórios, os estudantes terão acesso a instrumentos semelhantes aos encontrados no transporte metroferroviário fluminense. Um vagão dos novos trens chineses servirá como laboratório na escola, para que os jovens tenham acesso à tecnologia de ponta em sua formação.

– Essa é uma escola que precisava do investimento que foi feito, pois forma mão de obra dos setores metroviário e ferroviário, em crescente demanda no estado, possibilitando a garantia de emprego para os profissionais – explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O antigo espaço, próximo ao Estádio Nilton Santos (Engenhão), foi cedido para o Comitê Rio 2016, onde foi montada uma das bases de apoio para os Jogos Olímpicos. A nova unidade, mais ampla e moderna, está localizada em um terreno obtido junto à concessionária SuperVia e mantém a qualidade e o reconhecimento da premiada Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire. Por estar próxima à oficina da empresa, a escola estará apta a formar alunos para, no futuro, atuarem na manutenção dos trens e metrôs que circulam pela cidade, inclusive os fabricados na China. 

– A parceria entre o Comitê Rio 2016 e o Governo do Estado é um significativo legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em especial para a Zona Oeste, pois os alunos terão acesso a modernas instalações e laboratórios para uma formação qualificada – disse o presidente da Faetec, Wagner Victer.

Curso de especialização

Durante a cerimônia, também foi assinado um termo de cooperação técnica de criação do primeiro curso de especialização em Manutenção de Elevadores, Escadas Rolantes e Esteiras do Rio de Janeiro, que será realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Conservação e Instalação de Elevadores do Rio (Semierj).
Fotos: Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Procon-RJ reforça ações com foco nos Jogos Olímpicos

 Procon-RJ reforça ações com foco nos Jogos Olímpicos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Procon-RJ reforça ações com foco nos Jogos Olímpicos
Autarquia realiza operações de fiscalização diárias

A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, que tem como autarquia o Procon-RJ, iniciou o ano intensificando operações em estabelecimentos comerciais. Em janeiro, foram vistoriados 338 postos comerciais, somando 225 autuações. Com operações de fiscalização diárias em locais como agências bancárias, supermercados, lanchonetes, centros médicos particulares, restaurantes e quiosques, o Procon terá um olhar especial para os Jogos Olímpicos, que começam em agosto. A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, detalhou estas ações.

O Procon atuará de forma diferenciada nos setores relacionados aos Jogos?

Cidinha Campos – Vamos priorizar os locais onde haverá competições, como Deodoro, Zona Sul e Barra, e também os de grande circulação de pessoas, como o Centro. Conversaremos com a Secretaria Municipal de Ordem Pública para uma operação conjunta nas praias. Desde o ano passado fomos intensificando as fiscalizações e operações na rede hoteleira e no setor de transportes, como aeroportos e a rodoviária Novo Rio, além de restaurantes e locais de competição, somando 184 estabelecimentos autuados.

Quantas operações já foram realizadas este ano?

Cidinha Campos – Já foram feitas 20 ações. Ao todo, em janeiro, as fiscalizações do Procon vistoriaram 338 estabelecimentos, dos quais 225 foram autuados. Este número é maior do que o do primeiro mês de 2015, quando foram 247 estabelecimentos fiscalizados e 191, autuados. Quanto às multas, os processos abertos neste início de ano ainda estão em julgamento. Os setores que mais encontramos problemas são restaurantes, supermercados, bancos e transporte.

Quais foram as ações de maior destaque?

Cidinha Campos – Autuamos 20 lojas que vendem e regulam taxímetros. Visitamos 12 locadoras de veículos e nenhuma delas apresentava carros adaptados para portadores de necessidades especiais. Pouco antes do carnaval, fiscalizamos bares que estavam no roteiro dos blocos e descartamos mais de 100 kg de alimentos impróprios para o consumo. Autuamos 44 escolas particulares por cláusulas abusivas nos contratos e problemas nas listas de material.

Qual é o papel do consumidor nas fiscalizações?

Cidinha Campos – O consumidor é fundamental. Ele tem o papel de “fiscal”, podendo nos auxiliar usando os nossos canais de comunicação. Temos seis postos espalhados pelo estado (Centro, Bangu, Ipanema, Niterói, São João de Meriti e São Gonçalo). Além disso, recebemos informações pelo site www.procononline.rj.gov.br, no telefone 151 e pelo “Meu Procon RJ”. Com o aplicativo, os consumidores acompanham o processo.

Foto: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Futuros atletas assistem a evento-teste no Rio de Janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Futuros atletas assistem a evento-teste
Jovens do projeto Geração UPP estiveram no torneio de Taekwondo

Em evento-teste para os Jogos Olímpicos, cerca de 70 atletas do projeto Geração UPP, das Unidades de Polícia Pacificadora da Providência e Adeus/Baiana, tiveram a oportunidade de assistir a seus ídolos e outros grandes atletas durante o Aquece Rio. O Torneio Internacional de Taekwondo aconteceu no sábado (20/2) e foi realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, localizado na Barra da Tijuca.

O convite partiu do Comitê Olímpico Rio 2016 por causa do trabalho dos policiais militares que utilizam o esporte como instrumento de pacificação das comunidades cariocas. Na unidade são oferecidos 19 projetos gratuitos nas áreas social, esportiva e cultural à comunidade, beneficiando centenas de pessoas diariamente.

Bons resultados

Na avaliação da comandante da UPP Adeus/Baiana, capitã Paula Fugroni, o trabalho de prevenção resulta na promoção da cidadania. A oficial acredita que a dedicação dos militares contribuem para a consolidação das UPPs.

- Acompanho cada projeto e comemoro as conquistas obtidas pela equipe por meio do trabalho de proximidade - afirmou a capitã.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

TCE chega a Teresópolis nesta segunda, 22/02

TERESOPOLIS
AUDITORES DO ESTADO CHEGAM NESTA SEGUNDA A PEDIDO DO GOVERNO MUNICIPAL 

Uma equipe de auditores do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) chega a Teresópolis nesta segunda-feira, 22. Por solicitação do próprio Governo Municipal, os fiscais permanecerão na cidade até o dia 4 de março para levantamento e análise da documentação administrativa e financeira deixada por prefeitos anteriores. 

O Governo vai colocar à disposição dos auditores todos os contratos, convênios e parcerias, incluindo entidades da Administração indireta, como o Tereprev (Instituto dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), que se encontravam em vigor até o dia 1º de janeiro deste ano: 

- A nossa solicitação ao TCE foi atendida com brevidade e seis fiscais do Estado estarão aqui durante duas semanas para fazer uma auditoria nos dados contábeis, financeiros, orçamentários, atos de pessoal e jurídicos referentes a licitações, contratos e obras públicas. É primordial que a população saiba dessa atitude que o governo está tomando com relação à administração da sua cidade e dos seus impostos – ressalta o Controlador Interno, Nilton Canto. 

De acordo com o Controlador, os dados apurados durante a inspeção serão levados para o TCE para produção de relatório, que será encaminhado à Prefeitura com as devidas determinações para que sejam regularizados possíveis erros.

O prazo para que o relatório seja entregue ao Governo Municipal é variável, dependendo da complexidade dos fatos apurados. Se forem encontrados erros materiais, ou seja, não intencionais, a Prefeitura deverá providenciar a devida correção. Se forem constatados desvios de recursos, serão propostas ações administrativas ou judiciais de ressarcimento aos cofres públicos municipais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

UNIFESO Teresópolis dá as boas-vindas aos calouros de Medicina no “Grande Acidente”

UNIFESO Teresópolis dá as boas-vindas aos calouros de Medicina no “Grande Acidente”
UNIFESO dá as boas-vindas aos calouros de Medicina no “Grande Acidente”

Na manhã de 19 de fevereiro os estudantes do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) viveram momentos de tensão e desafios. O “Grande Acidente”, tradicional atividade de boas-vindas aos ingressantes do curso testou os futuros médicos com a simulação de um ataque terrorista. Vítimas com diversos ferimentos, desde tiros, atropelamentos e perda de membros até escoriações mais leves. Tudo orientado e supervisionado por professores do UNIFESO.

A professora Cláudia Ribeiro, organizadora do evento, agradeceu a participação dos alunos e a parceria com o 16° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). “O Grande Acidente é a primeira atividade prática de que os calouros do curso de Medicina participam. Obviamente os calouros não têm conhecimento algum, e a simulação é gravada para que a partir desse vídeo eles possam identificar o que estava errado e assim aprender a conduta, postura e técnica corretas para realizar o atendimento”.

Nesse ano o 16° GBM conquistou aplausos tanto dos participantes como dos espectadores com a demonstração de procedimentos de salvamento. “Agradeço a todos os colegas bombeiros que participaram dessa simulação, eu também sou aluno da Instituição e sei que é um incentivo tanto para mim quanto para vocês essa parceria. O Corpo de Bombeiros atuará sempre da melhor forma possível, peço também para que no futuro vocês nunca desistam de uma vítima”, disse o major-bombeiro Marcelo Abreu, que representou a 16° GBM, aos bombeiros e aos calouros.

Os feridos foram interpretados por estudantes veteranos de Medicina e de outros cursos. Para Larissa Maria Moreira, aluna do segundo período de Medicina, a atividade nunca será esquecida pelos calouros. “Quando entramos no UNIFESO não sabemos o que fazer, ajudamos com os nossos conhecimentos prévios na aflição de socorrer, e agora como ‘vítimas’ entramos no personagem e tentamos passar essa realidade e colaborar no aprendizado deles. Foi muito legal, eu adorei as duas experiências”.

O calouro Matheus Gaspar conta que ficou “perdido no início e que atividades como essas fazem a diferença na formação de um profissional qualificado”. No final do evento todos se integraram e ficaram satisfeitos por realizarem a primeira experiência prática. “O importante é agradecer o UNIFESO pela simulação, e destacar que isso ajuda quando tivermos em um ambiente mais real”, disse Matheus.
“Grande Acidente” no UNIFESO: tradicional atividade de boas-vindas testou os futuros médicos com a simulação de um ataque terrorista
16° GBM participa do “Grande Acidente” no UNIFESO: demonstração de procedimentos de salvamento
Fonte:Unifeso Jornalismo

domingo, 21 de fevereiro de 2016

ATENÇÃO: Vistoria de vans escolares em Teresópolis

TERESÓPOLIS
A Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que nas próximas segunda e terça, dias 22 e 23 de fevereiro, realizará a vistoria obrigatória semestral das vans que prestam o serviço de transporte escolar no município.

O local é a Praça Higino da Silveira – a da Feirinha do Alto – das 8h às 11h.

Os veículos serão vistoriados por ordem de chegada.

A fiscalização obrigatória é feita tanto para checar os equipamentos de segurança e conforto no transporte dos estudantes, bem como para renovar a autorização da prestação do serviço.

Deverá ser cumprida também a portaria 008/2013, que estabelece que os concessionários deverão se adequar ao adesivo de identificação com a inscrição TERE.E mais o número que já foi fornecido pela Coordenadoria de Engenharia de Tráfego/Divisão de Trânsito e Concessões e fixado nas laterais e na parte traseira do lado direito do veículo.

Mais informações pelo telefone (21) 3642-8205.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Canil dos Bombeiros do Rio de Janeiro ganha reforço

Canil dos Bombeiros do Rio de Janeiro ganha reforço
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Canil dos Bombeiros do Rio de Janeiro ganha reforço
Novos cães passam por treinamento para integrar equipe de farejadores

A equipe canina do Corpo de Bombeiros foi ampliada. Chamados de Still e Bell, os cães da raça Pastor Belga Malinois têm apenas cinco meses e já estão em treinamento no canil, na cidade de Magé. Recém-chegados, os animais foram doados por um criador particular com expertise em treinamento de cães de busca e resgate.

De acordo com o comandante do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), tenente-coronel Feliciano Suassuna, os animais devem desenvolver uma boa capacidade olfativa, destreza, segurança, agilidade, concentração, autonomia e capacidade de aprendizagem para se tornarem cães de busca, resgate e salvamento. 

- No período de treinamento, que dura em torno de um ano e meio, o papel do condutor/adestrador é fundamental. Queremos que Still e Bell integrem o grupo de animais do canil da corporação e sejam empregados nas futuras operações do Corpo de Bombeiros - afirmou o tenente-coronel.

Suassuna. Atualmente, o Corpo de Bombeiros tem uma Seção de Operações com Cães, no 2° GSFMA. 

- A corporação dispõe de uma equipe de militares especializados no Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Rio conta com 11 animais, sendo seis da raça Labrador e cinco da raça Pastor Belga Malinois - disse Suassuna.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Técnica de compostagem incentivada pelo programa Rio Rural alavanca produção

Técnica de compostagem incentivada pelo programa Rio Rural alavanca produção
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Técnica de compostagem alavanca produção
Método é incentivado pelo programa Rio Rural

A destinação adequada de resíduos é uma preocupação crescente em todos os setores da economia. Para reduzir o impacto dos resíduos da atividade agrícola sobre o ambiente, o programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, promove a conscientização dos produtores e a melhoria das práticas produtivas no campo. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, o agricultor Manoel Lage e seu filho Eduardo adotaram, no fim do ano passado, uma tecnologia de compostagem que rende bons resultados.

Mais produtividade

Com orientação técnica da Emater-Rio, a família Lage criou um sistema de compostagem utilizando matéria orgânica da atividade produtiva, como pétalas, caules, raízes e folhas de diferentes variedades, enriquecidos com torta de mamona e calcário. Com investimento próprio de R$ 20 mil, foi adquirida uma motopicadeira e construída uma estrutura física para abrigar as misturas em suas diferentes fases de decomposição no sítio da família, localizado em Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra.

Segundo Eduardo Lage, houve uma diminuição de 70% do uso de defensivos químicos desde a implantação do sistema. 

- Com a compostagem, conseguimos eliminar o criadouro de uma mosca que se multiplicava na pilha de resíduos e que atacava a lavoura - explicou o floricultor.

Foto: Andréia Constâncio
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Teresópolis se esforça para equilibrar finanças com redução de despesas e soluções de dívidas

 Reunião com os contadores da cidade​
GOVERNO SE ESFORÇA PARA EQUILIBRAR FINANÇAS COM REDUÇÃO DE DESPESAS E SOLUÇÕES DE DÍVIDAS

​Muitas foram as dívidas encontradas pela atual gestão municipal, o valor é elevado e dificulta o Governo no seu trabalho do dia a dia. Uma das atitudes imediatas é a conscientização da população sobre a real situação financeira da cidade e, consequentemente, o pagamento à vista do Imposto Predial (IPTU).

Mais de 60% dos contribuintes de Teresópolis quitaram o IPTU em janeiro, aproveitando o benefício de 20% de desconto e totalizando, aproximadamente, R$ 22 milhões em recursos para o município. O montante foi usado, em prioridade, para folha de pessoal.

- Pagar o funcionário tem sido uma preocupação constante deste Governo, tanto que já conseguimos normalizar os salários dos profissionais da Prefeitura - disse a Secretária de Fazenda, Tânia Almeida.

Tânia disse ainda que quem não conseguiu saldar o imposto no mês de janeiro tem ainda a oportunidade de ficar em dia com as obrigações tributárias neste mês de fevereiro, utilizando o desconto concedido pela Prefeitura de 10% também no pagamento à vista.

Para o Secretário de Controle Interno, Nilton Canto, uma questão séria que vai ser resolvida é o limite legal que determina o percentual e o gasto com a folha de pagamento: “Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, não podemos ultrapassar 54% da receita”, declarou o Controlador. 

Atitudes

Diante dessa situação financeira, o Governo convocou, na última semana, uma reunião com todos os fiscais da Prefeitura. A intenção foi frisar a importância da ação fiscal no sentido de orientar às empresas quanto à legislação competente de cada área a fim de evitar as penalidades legais.

Outra medida praticada pelo governo para somar forças com a sociedade foi a realização de mais uma reunião, desta vez, com todos os contabilistas que atuam em Teresópolis. O objetivo foi conscientizá-los sobre a necessidade do aumento da arrecadação tributária. O intuito é que eles repassem para seus clientes, empresários, a importância do pagamento de tributos devidos ao município a fim de reerguer a cidade.

Além disso, o governo vem implementando ações para fortalecer a receita do município, como a formação de um mutirão dentro da Secretaria de Fazenda para levantamento e cobrança da Dívida Ativa e a convocação dos fornecedores para que sejam reavaliados os contratos firmados com a Prefeitura durante períodos passados.
 ​Mais de 60% dos contribuintes de Teresópolis quitaram o IPTU em janeiro

Texto - Gisele Barreto
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Programa Startup Rio inicia segunda edição

Programa Startup Rio inicia segunda edição
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Programa Startup Rio inicia segunda edição
Empreendedores receberão suporte para desenvolvimento de 60 ideias

O programa Startup Rio, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciou sua segunda edição. A sede da iniciativa, no Catete, Zona Sul do Rio, já recebeu os integrantes dos 60 novos projetos selecionados.

- Tutorias e palestras darão todo suporte para que as ideias sejam desenvolvidas com qualidade. O Estado do Rio vem fazendo um esforço para diminuir a dependência da sua economia da indústria do petróleo. Este processo não acontece de um dia para o outro, mas ações como o Startup Rio agem neste sentido. Estamos dando mais um passo para fomentar a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação - explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Os novos integrantes do Startup Rio participarão de uma série de atividades. Treinamentos, palestras, consultorias e tutorias vão ajudar no desenvolvimento do projeto. Ao fim do processo de aperfeiçoamento da proposta, os participantes terão a oportunidade de apresentar as suas ideias para possíveis investidores. No ano passado, o Demo Day aconteceu no Parque Lage, e contou com representantes de empresas como a Microsoft.

O presidente da Faperj, Augusto Raupp, destacou a importância que o Startup Rio tem para a economia fluminense, ao preparar empresas para entrarem no mercado com solidez, podendo gerar empregos de qualidade.

- No fim do programa, as startups terão a oportunidade de conquistar investidores, durante o Demo Day. Desde a qualidade da apresentação do projeto até a própria ideia serão aperfeiçoadas ao longo do programa, e no final, quando virarem empresas e forem buscar um espaço no mercado, estarão capacitadas para sobreviver e gerar novos empregos - disse Raupp.

Oportunidades

Integrante da segunda edição do programa, Thiago Holzmeister e mais quatro amigos inscreveram o projeto GreenAnt, de uso consciente de energia.

- Estamos entrando na segunda edição do Startup Rio com o intuito de aproveitar a infraestrutura e as oportunidades que são oferecidas. O apoio e as orientações que são dadas aos participantes são enriquecedoras e vão nos ajudar a alavancar ainda mais o nosso projeto - explicou Thiago.

Empreendedores que participaram da primeira edição do programa destacam os pontos positivos da iniciativa.

- A sede do Startup Rio foi a minha casa e dos meus sócios ao longo de 2015. O programa foi fundamental para o nosso crescimento como empresa, conseguindo uma maior integração da equipe. O ambiente é muito bom, pois convivemos em um espaço com outros empreendedores - afirmou o participante da primeira edição do Startup Rio, Nilo Félix, que integra a equipe da Vizubox.

Foto: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Estado do Rio entrega planos de saneamento básico de 34 cidades

Estado do Rio entrega planos de saneamento básico de 34 cidades
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Estado entrega planos de saneamento básico de 34 cidades 
Dos 92 municípios fluminenses, 60 estão com seus projetos concluídos 

O governador Luiz Fernando Pezão entregou, nesta quarta-feira (17/2), os planos municipais de saneamento básico de 34 cidades fluminenses. Os municípios contemplados fazem parte das Bacias Hidrográficas da Baía de Guanabara, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Piabanha, Lagos São João e Médio Paraíba do Sul. Dos 92 municípios, 60 estão com seus planos concluídos. A previsão é de que, até 2018, todas as cidades sejam beneficiadas pela iniciativa, coordenada pela Secretaria do Ambiente. 

Os planos são pré-requisitos para que os municípios tenham acesso a recursos federais destinados ao saneamento básico, de acordo com a Lei Federal de Saneamento Básico (11.445/2007).

– Este é um avanço significativo. No ano passado, houve sobra de quase 80% dos recursos de saneamento do Fundo de Garantia, em Brasília, por falta de projetos. Hoje, temos um instrumento para acessar fontes de recursos. Com estes planos, é possível discutir o tratamento de esgoto de nossas cidades, em Brasília, e com os órgãos envolvidos. A questão de saneamento, um tema de saúde pública, é vital em nosso governo. Se juntarmos as políticas do saneamento básico e dos aterros sanitários, vamos dar um exemplo ao país – anunciou Pezão.

A Secretaria do Ambiente – em parceria com os Comitês de Bacia e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) – elaborou os planos das 34 cidades. O investimento total foi de R$ 9,4 milhões, dos quais R$ 4 milhões são do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), R$ 1,8 milhão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi) e R$ 3,6 milhões do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). 

O material entregue às prefeituras traça uma radiografia da situação atual de saneamento das cidades e apresenta propostas de ações e metas para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos, drenagem das águas pluviais e limpeza urbana.

– Precisamos executar as ações de forma planejada. Por isso, estamos dando um passo enorme para identificar o tamanho do problema e saber que estruturas de investimentos já temos e de quais vamos precisar. O trabalho feito contou com uma metodologia participativa. O plano é fundamental para captar novos recursos – explicou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

Para o prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, que representou os municípios atendidos no evento, a ação representa um avanço na área.

– Este é um momento de grande avanço e conquista dos municípios. Os planos municipais nos ajudarão a fazer o ‘dever de casa’, a executar ações efetivas – disse Zanon. 

Confira as prefeituras que receberam seus planos:

Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara: Nova Iguaçu

Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul: Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Vassouras.

Bacia Hidrográfica Piabanha: São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Sapucaia.

Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana: Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Natividade, Varre-Sai, Aperibé, Cambuci e Laje do Muriaé.

Bacia Hidrográfica Lagos São João: Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema e Silva Jardim.

Fotos de Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Teresópolis sedia Fórum de Gestores de Cultura

Teresópolis sedia Fórum de Gestores de Cultura
TERESÓPOLIS SEDIA FÓRUM DE GESTORES PÚBLICOS DE CULTURA

Com a participação de representantes de sete cidades vizinhas, Teresópolis sediou, nesta terça-feira, 16, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. O Secretário de Cultura e de Turismo, Elias Martins, participou do encontro, que teve como temas o Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro) e a criação do Corredor de Cultura, projeto de intercâmbio artístico entre as cidades que integram o fórum.

Suporte técnico aos municípios na elaboração dos Sistemas de Cultura e a produção de editais regionalizados, para que os processos sejam mais competitivos e as empresas de menor do porte do interior tenham maior oportunidade de participação, também estiveram na pauta. Todos esses projetos e iniciativas serão tratados na agenda com a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris, na próxima segunda-feira, dia 22, no Rio de Janeiro.

- As reuniões do fórum são importantes porque é um espaço onde discutimos os assuntos que serão levados à Secretaria de Estado e também para o Fórum Estadual de Cultura. O objetivo é fomentar a Cultura nos municípios participantes – comentou o Secretário de Cultura de Teresópolis, Elias Martins.

Além da anfitriã Teresópolis, estiveram presentes ao encontro gestores públicos de Petrópolis, Nova Friburgo, Madalena, Cachoeiras de Macacu, Macuco, Guapimirim e de Trajano de Moraes.

Composto por 15 cidades, o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana é permanente desde 2010 e tem reuniões mensais itinerantes, sendo que a próxima está marcada para o dia 29 de março, em Duas Barras.

Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Escolas do Rio de Janeiro terão pontos de coleta de óleo de cozinha

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Escolas terão pontos de coleta de óleo de cozinha

Ecopontos serão instalados em seis estabelecimentos de ensino da cidade do Rio de Janeiro

Escolas municipais da Rocinha, Rio das Pedras (Jacarepaguá), Ilha do Governador, Irajá, Anchieta e Campo Grande vão ganhar ecopontos para descarte de óleo de cozinha usado. O produto será recolhido por cooperativas de catadores de materiais recicláveis, apoiadas pelo Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal), da Secretaria do Ambiente, e servirá de insumo para produção de biodiesel e de sabão.

Estímulo à população

Os pontos de coleta serão instalados em março. O objetivo é estimular a população a fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado, já que esses ecopontos também poderão receber o produto da comunidade do entorno dessas escolas.

O Prove estimula a cadeia de reciclagem do óleo de cozinha. O programa fornece apoio logístico para as cooperativas de catadores, como frota de veículos para o recolhimento do produto. No último trimestre, o programa recolheu 421 mil litros para destinação ecologicamente correta.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

UNIFESO Teresópolis convida para a encenação do Grande Acidente 19/02/16

UNIFESO Teresópolis
Nesta sexta, 19 de fevereiro, a partir das 9h30, acontece, no pátio do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto) do UNIFESO, a encenação do Grande Acidente, no âmbito da recepção aos novos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O que é o Grande Acidente?

Uma simulação com fins pedagógicos que o UNIFESO promove no início de cada semestre. A atividade é desenvolvida por professores e monitores com estudantes do primeiro período. Para garantir o realismo da ocorrência, vítimas interpretadas por alunos, professores e funcionários da Instituição integram o cenário. Sem qualquer tipo de ajuda, os calouros têm de prestar os primeiros socorros às vítimas e transportá-las ao posto de saúde. A atividade é filmada com o objetivo de apresentar uma narrativa prática para ser resolvida em grupo pela turma.

Fonte:Unifeso Jornalismo

Convite SEBRAE Teresópolis - Palestra Líder Coach 23/02/2016

Palestra: Líder Coach

Identifique soluções inovadoras, boas práticas e como criar um ambiente de relações favorável à geração de negócios, parcerias empresariais e rede de conhecimento.

Este evento possibilita aos participantes adquirir conhecimentos sobre liderança empresarial.

OBS: Evento exclusivo para empresas ou representantes.
Convite SEBRAE Teresópolis - Palestra Líder Coach 23/02/2016

Data: 23/02/2016
Horário: 18:30h
Local: ACIAT – Avenida JJ de Araújo Regadas, 142, Várzea, Teresópolis
Informações e inscrições: (21) 2643-4979 // 2643-5484

Palestra gratuita! Vagas limitadas!

Fonte:Anna Carolina Plassing
Coordenação da Região Serrana II
Sebrae - Teresópolis
Avenida Lúcio Meira, 375, sala 214 - Várzea
Teresópolis - RJ CEP 25.953-002
Tel.: (21) 2643-4979 // 2643-5484

08/03/2016 acontece a Ação Social em Teresópolis com Grupo Tático Guardiões da Vida do 30°BPM

08/03/2016 acontece a Ação Social em Teresópolis com Grupo Tático Guardiões da Vida do 30°BPM
No Dia Internacional da mulher será realizada uma Ação Social em Teresópolis com Grupo Tático Guardiões da Vida do 30°BPM
O 30° BPM (Teresópolis) vai realizar, na  terça-feira (08/03/16),a partir das 12h, um dia de ação social em comemoração ao Dia Internacional da mulher. O evento, será organizado pelo Grupo Tático Guardiões da Vida do 30° batalhão, também pretende reunir moradores e visitantes na Calçada da Fama, no centro da cidade. O principal objetivo dessa iniciativa é conscientizar às pessoas e apoiar o movimento pelo fim da violência contra as mulheres,orientar e acompanhar as ocorrências de violência doméstica (Lei Maria da Penha). Disque Denúncia (21)2742-7755 e-mail: guardioesdavida30bpm@gmail.com
Os organizadores vão oferecer aferição de pressão arterial dentre outros.
Fonte:Grupo Tático Guardiões da Vida do 30°BPM