Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Defesa Civil do estado do Rio forma novos núcleos comunitários para ações em desastres

Defesa Civil do estado do Rio forma novos núcleos comunitários para ações em desastres
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 12 de maio de 2016
Núcleo de Imprensa

Defesa Civil forma novos núcleos comunitários para ações em desastres

Jipeiros e escoteiros do Estado atuarão em campo exercendo funções diversas funções

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros recebe neste sábado (14/5), às 9h30min, um grupo de 63 jipeiros e de 136 escoteiros dos municípios de Maricá, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói e Rio para a formatura dos novos núcleos comunitários da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio. Todos participaram de treinamentos voltados para atuação em áreas de risco de desastres e estão aptos a preparar e assistir às comunidades na pronta resposta em caso de ocorrências.

O grupo de jipeiros tem a função de auxiliar o poder público na resposta em casos de desastres em locais de difícil acesso, onde as viaturas convencionais não conseguem chegar. Já a turma dos escoteiros fica com a função de auxílio às defesas civis dos municípios no suporte administrativo às operações, permitindo que as equipes de atendimento possam concentrar os esforços nas atividades de socorro.

O trabalho de formação destes agentes foi realizado pela Superintendência Operacional da Secretaria de Defesa Civil, em parceria com a Cruz Vermelha RJ e a Liga Brasileira de Radioamadores (Labre-RJ). As atividades aconteceram no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra) durante quatro dias. Os temas abordados foram: primeiros socorros; prevenção e combate a princípio de incêndio; segurança com botijão de gás – GLP; operações com radioamador e noções de defesa civil.

- O Clube de Jipeiros tem sido um grande parceiro nas ações de Defesa Civil no Estado do Rio de Janeiro, tendo participado ativamente em diversas situações de desastres. Essa ação minimiza consideravelmente as consequências nas comunidades atingidas, assim como a atuação dos escoteiros, que têm como lema “ajudar ao próximo em qualquer ocasião” - avalia o superintendente operacional coronel Marcelo Hess.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Análise da água das fontes de Teresópolis 09/05/16

TERESOPOLIS
Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade

Teresópolis, 12 de maio de 2016 - Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito na segunda-feira, 09/05, em 12 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo. 

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. 

Resultado do exame microbiológico das águas das fontes

Fonte Amélia (Alto) - Própria para consumo
Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
Fonte Fonte Santa - Própria para consumo
Fonte Granja Guarani - Própria para consumo
Fonte Judith (Alto) - Própria para consumo
Fonte Perpétuo - Própria para consumo
Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
Fonte Saúde (Tijuca) - Própria para consumo
Fonte 7 Tanques (Rosário) - Própria para consumo
Fonte João Raposo (Tijuca) - Imprópria para consumo
Fonte Taumaturgo - Imprópria para consumo

Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.​

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Rio de Janeiro ganhará três novas pistas de skate

Rio de Janeiro ganhará três novas pistas de skate
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 12 de maio de 2016
Núcleo de Imprensa

Rio de Janeiro ganhará três novas pistas de skate

Obras seguem avançadas em Campo Grande, Manguinhos e São João da Barra

Três pistas para a prática do skate serão entregues à população do estado – duas na cidade do Rio, em Manguinhos e Campo Grande, nas Zonas Norte e Oeste, respectivamente, e outra em São João da Barra, no Norte Fluminense. A iniciativa é fruto da contrapartida social dos Jogos Cariocas de Verão, que foram viabilizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. As pistas de Manguinhos e de São João da Barra estão em construção, enquanto a de Campo Grande já está sendo totalmente reformada.

– Ao levar a modalidade para estas localidades, estamos democratizando o acesso ao esporte para todo o estado – disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

Os projetos das três pistas foram desenvolvidos pela Rio Ramp Design, empresa que também foi responsável pela construção do skatepark do Parque Madureira, considerada a mais completa por ter os três estilos – Street, Bowl e DownHill.

A obra mais avançada é a de Manguinhos, que está na fase de concretagem e será instalada em frente à Biblioteca Parque e perto do Centro de Referência da Juventude. Na área de 500 metros quadrados ficará a pista, o estilo street poderá comportar até 20 skatistas ao mesmo tempo. Um dos principais diferenciais é o pentágono, um obstáculo que possibilita diferentes manobras.

Morador de Manguinhos, Jonathas Silva, de 27 anos, trabalha na obra.

– É legal saber que estou trabalhando em um lugar que será usado pelas crianças da comunidade – disse Jonathas.

O pontapé das obras em São João da Barra foi dado no início deste mês em conjunto com a prefeitura do município do Norte Fluminense. Também no estilo street, a pista está sendo construída em uma área de 270 metros quadrados, no espaço do Ciep Professora Gladys Teixeira e terá formato de skate plaza, mais conhecido como praças dos skatistas.

Inaugurada na Praça Marechal Edgar do Amaral, em 1978, a pista de skate de Campo Grande tem história. Referência para praticantes da Zona Oeste da cidade, o local impressiona pelo tamanho: são 1.144 metros quadrados. O estilo é predominantemente o bowl e tem um circuito flow park. As intervenções servirão para refazer as rampas externas, os acertos nos raios de curvatura, além de ganhar uma casca de concreto de 10 cm de espessura.

Morador de Realengo, Paulo Roberto Santos, de 27 anos, teve o primeiro contato com o esporte na pista em que atualmente ele auxilia na reforma.

– Esta pista teve muita influência na minha vida como skatista. E hoje tenho o prazer de ajudar na obra de revitalização – explicou Paulo Roberto.

Foto: Rogério Santana
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Professora do UNIFESO Teresópolis lança livro sobre a Polícia Judiciária Militar

Cláudia Aguiar, professora de Direito do UNIFESO, lançou o livro “A Polícia Judiciária Militar e seus Desafios – Aspectos Teóricos e Práticos”
Professora do UNIFESO lança livro sobre a Polícia Judiciária Militar

A professora Cláudia Aguiar Britto, das disciplinas Direito Penal e Criminologia do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), em coautoria com o procurador da Justiça Militar Luciano Moreira Gorrilhas, lançou pela editora Núria Fabris o livro “A Polícia Judiciária Militar e seus Desafios – Aspectos Teóricos e Práticos”.

Segundo a autora, o trabalho é voltado ao estudo do Inquérito Policial-Militar (IPM) e os desafios da Polícia Judiciária. “São pensamentos e posicionamentos frutos das nossas experiências como membros do Ministério Público e como advogada criminalista, que aliadas à intensa vida acadêmica nos permitiram abordar, de maneira mais didática, os diferentes elementos do processo penal. Esperamos que as informações deste livro possam auxiliar no seu labor diário os profissionais da área, acadêmicos, militares e ainda nas respectivas jornadas das práticas jurídicas”, apostou a professora Cláudia.

Fonte:Unifeso Jornalismo

Bombeiros do Rio realizam treinamento para os Jogos Olímpicos

Bombeiros do Rio realizam treinamento para os Jogos Olímpicos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de maio de 2016
Núcleo de Imprensa

Bombeiros realizam treinamento para os Jogos Olímpicos

Operação reuniu 30 militares e reforçou a preparação para o evento esportivo

O 25º Grupamento do Corpo de Bombeiros, da Gávea, realizou ontem uma grande simulação de incêndio para treinar equipe de militares no Shopping Leblon, na Zona Sul. A operação buscou preparar os militares para ocorrências similares na região de abrangência da unidade, assim como para os Jogos Olímpicos. Trinta bombeiros participaram da ação que contou com o uso de um carro com plataforma mecânica e outro com bomba-tanque para combate a incêndio, além de um veículo de busca e salvamento e duas ambulâncias. Dois focos foram controlados no shopping localizado na Av. Afrânio de Melo Franco. Um no terraço e outro na praça de alimentação.

– Em torno de 8h25 fomos acionados pela equipe do shopping. As viaturas saíram da unidade por volta das 8h28 e, em alguns minutos, chegaram ao local da ocorrência. Portanto, tivemos um bom tempo-resposta. Buscamos treinar nossos bombeiros para a prestação de socorro em ambientes fechados e com grande fluxo de pessoas. Temos intensificado este tipo de treinamento até a chegada das Olimpíadas – explicou o comandante da unidade, tenente-coronel Fábio Couri.

No terraço, o incêndio foi solucionado com o uso de uma plataforma mecânica. O equipamento atinge 60 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares. 

Já na praça de alimentação foi preciso socorrer duas vítimas graves.

Presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon (APPL), Augusto Boisson, aprovou o treinamento.

– Acreditamos que este tipo de ação é fundamental, ainda mais agora que vamos receber as Olimpíadas em breve – disse Boisson. 

Militares do Méier viajam para Nova Iorque

Militares do grupamento do Corpo de Bombeiros do Méier, na Zona Norte, vão viajar para Nova Iorque, nos Estados Unidos, no sábado (14/5). A visita à cidade norte- americana faz parte da premiação pela excelente atuação no combate ao incêndio no Shopping Nova América, em 16 de fevereiro de 2015.

Cerca de 10 representantes da corporação vão conhecer a estrutura de salvamento americana, além do centro de treinamento Randall´s Island. O grupo venceu a competição Conrad Dietrich Magirus. O resultado foi divulgado na Alemanha, no dia 22 de janeiro.

–Vamos trocar experiências, conhecer a estrutura, a dinâmica de funcionamento dos quartéis de Nova Iorque e o tipo de formação dada aos bombeiros americanos. Também vamos ver os equipamentos usados. Todo o conhecimento adquirido na visita é sempre fonte de inspiração para o nosso trabalho no Estado do Rio. A expectativa é grande. Chegaremos no Brasil no dia 21 – disse o ex-comandante do grupamento do Méier e atual responsável pelo Comando de Bombeiros de Área X – Capital lI, coronel Cláudio Pedro Nicácio.

Salvamento

Localizado na Zona Norte do Rio, o Shopping Nova América foi tomado por um grande incêndio, com chamas de cerca de 30 metros de altura. A rapidez dos bombeiros foi primordial para o combate à emergência. Os militares atuaram na retirada dos trabalhadores que se preparavam para a abertura dos estabelecimentos. Pelo menos 100 bombeiros de 10 quartéis atuaram na ocorrência, com apoio de 30 viaturas e duas aeronaves.

Foto: Maurício Pingo
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Estado do Rio atualiza normas para transporte Turístico Intermunicipal

ESTADO ATUALIZA NORMAS PARA TRANSPORTE TURÍSTICO INTERMUNICIPAL

Novas regras facilitam o acesso de pequenos empresários ao mercado e visam ampliar legalidade na prestação do serviço

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, publicou nesta semana, no Diário Oficial, portaria que altera as normas para autorizar o transporte intermunicipal de fretamento turístico. As mudanças, desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo, visam atualizar a legislação, adequando-a às novas demandas do setor, especialmente em função dos grandes eventos no Rio de Janeiro, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Após ampla discussão entre representantes dos setores envolvidos, foram elaboradas novas normas, que facilitam o acesso para operadores de transporte se legalizarem, visando atender às necessidades do segmento, primando, sobretudo, pela manutenção da qualidade dos serviços e pela segurança dos passageiros.

- É preciso esclarecer que há muitas diferenças entre transporte público e serviço de traslado de turistas. Sendo assim, surgiu a necessidade de readequação de algumas questões pontuais com o Detro, órgão fiscalizador. Esta ação, cujo resultado foi consenso entre todas as partes, vai facilitar a vida dos pequenos empresários e investidores. A medida será fundamental, inclusive, para ampliar a legalidade do serviço – explica o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

A partir da publicação da portaria, a idade máxima dos ônibus e micro-ônibus cadastrados no Detro para realizar transporte turístico passa para 12 anos, já das vans será de seis anos. Além disso, as agências de turismo com veículos próprios poderão se legalizar, apresentando frota mínima de apenas um veículo. As empresas transportadoras, agências e cooperativas não terão mais exigência de frota máxima.

- Após várias reuniões com os órgãos competentes, chegamos a um denominador comum para normatizar a atividade no estado, visando facilitar o transporte turístico. É importante ressaltar que o Detro continuará fiscalizando com o rigor habitual, para que não haja desvios, nem descumprimentos das normas estabelecidas. Nosso objetivo é primar por um transporte de qualidade, preservando principalmente a segurança e a integridade do usuário – afirma o presidente do Detro, Fernando Moraes. 

Segundo a presidente da Abav-RJ, Cristina Fritsch, a nova portaria adequa as exigências do Detro à realidade de mercado das agências de viagens com frota própria e das transportadoras turísticas e facilita o cadastro dessas empresas junto ao órgão, sendo fundamental para o ordenamento do setor.

- Antes, as agências com frota própria e as transportadoras tinham que cumprir as mesmas exigências das empresas que promovem fretamento turístico, o que era incompatível com o mercado e acabava por impedir que estas empresas se cadastrassem junto ao Detro. Com a medida, conseguimos diminuir a exigência do número mínimo de veículos para agências com frota própria e aumentar a vida útil dos veículos, que não têm a mesma rotatividade das empresas que promovem fretamento - destacou Cristina Fritsch.

Para receber a nova demanda de operadores, em especial de transporte turístico intermunicipal, o Detro reforçou a equipe para atender as solicitações de regularização.

Fonte:Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro)

Padre Marcelo Rossi estará em Petrópolis RJ próximo dia 17 de maio

Padre Marcelo Rossi estará em Petrópolis RJ próximo dia 17 de maio
Foto Reprodução Internet

Está confirmada a vinda de Padre Marcelo Rossi ao Centro Educacional Terra Santa, localizado à Rua Monsenhor Bacelar, n° 590 – Valparaíso – Petrópolis/ RJ, na próxima terça-feira, dia 17 de maio, das 14h30 às 20h30 para a realização de uma tarde de autógrafos dos livros “Ruah”, “Philia” e “Philia para colorir” e homenagem à Frei Antônio Moser, falecido há pouco mais de 02 meses.

Detalhes de como será a programação do evento, o passo a passo para o contato dos fiéis com o religioso ainda estão em negociação entre a Globo Livros, editora responsável pelas publicações de Padre Marcelo Rossi, e a equipe do Centro Educacional Terra Santa coordenada pelo presidente interino, Frei Elói Piva.

Mais informações serão enviadas à imprensa, bem como divulgadas no Facebook e Site (www.terrasanta.org.br) da instituição ainda essa semana pela Comunicação Livre, empresa que continua em plena atividade no atendimento de Assessoria de Comunicação para o Centro Educacional Terra Santa através das jornalistas Carla Coelho e Rosane Botelho.

Fonte:Tribuna de Petrópolis

terça-feira, 10 de maio de 2016

Eleitas as entidades para o Conselho de Assistência Social

Eleitas as entidades para o Conselho de Assistência Social
Eleitas as entidades para o Conselho de Assistência Social

Teresópolis, 10 de maio de 2016 – O auditório da Secretaria de Educação foi palco nesta terça-feira, dia 10, do fórum que elegeu as entidades representativas da sociedade civil que vão compor o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social no biênio 2016-2018.

De forma democrática, foram eleitas oito instituições: Apae Teresópolis, Kairós e Mansão dos Velhinhos - no segmento de usuários; Associação Nova Vida, Asilo São Vicente de Paulo, Casa São José e Centro de Integração Empresa Escola – no segmento de entidades prestadoras de serviço; e Lar Tia Anastácia – no segmento de trabalhadores.

Em reunião extraordinária, marcada para o dia 17, serão indicados os representantes do poder público no CMAS, que é integrado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Esportes, Meio Ambiente, Planejamento, Saúde, Segurança e de Trabalho. Também serão eleitos o presidente e o vice-presidente do Conselho.

Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal de Assistência Social tem entre suas atribuições estabelecer as diretrizes e definir as prioridades da Política de Assistência Social; acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de Assistência Social prestados à população pelos órgãos, entidades públicas e privadas do Município.

Fotos  – crédito AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Justiça suspende liminar que determinava arresto de R$ 1,5 bilhão das contas dos Estado do Rio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 9 de maio de 2016
Núcleo de Imprensa​

Justiça suspende liminar que determinava arresto de R$ 1,5 bilhão das contas dos Estado

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, suspendeu, nesta segunda-feira (9/5), liminar concedida também hoje pelo juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 8ª Vara de Fazenda Pública, determinando o arresto de R$ 1,5 bilhão das contas do Estado, para o pagamento dos servidores e pensionistas da folha de abril.

A decisão da presidência do TJ atende a pedido da Procuradoria Geral do Estado e reconhece o decreto editado pelo Estado, estabelecendo o décimo dia útil do mês subsequente ao trabalhado para o pagamento do funcionalismo e pensionistas.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Campanha contra a febre aftosa no Estado do Rio

Campanha contra a febre aftosa no Estado do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa

Começou a campanha contra a febre aftosa

Estado do Rio está há 19 anos sem o registro de casos da doença em seu rebanho bovino

A Defesa Agropecuária do Estado alerta produtores rurais para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada este mês. Até o dia 31, todos os bovinos deverão ser vacinados, independente da idade. O Estado do Rio está há 19 anos sem o registro da doença em seu rebanho com status de área livre de aftosa.

- Alcançar esta marca é motivo de comemoração. No entanto, devemos agir com responsabilidade - disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Para a manutenção do status de área livre da doença, é necessária a obtenção de índices vacinais acima de 90%. O rebanho bovino fluminense reúne mais de 2,2 milhões de cabeças.

O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas, lembrando que os bubalinos (búfalos) também deverão ser imunizados.

- Os criadores devem estar atentos também aos prazos para a entrega da declaração de vacinação nos Núcleos de Defesa Agropecuária ou postos municipais no local de sua propriedade, evitando as multas - afirmou Moraes.

A declaração poderá ser feita pelo próprio produtor na página www.agricultura.rj.gov.br.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Dornelles regulamenta lei para pagamento de dívida de IPVA no RJ sem juros

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa

Dornelles regulamenta lei para pagamento de dívida de IPVA sem juros

O programa "Recupera Rio de Janeiro", que tem como objetivo promover a negociação de dívidas de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) contraídas até o dia 31 de dezembro de 2015, foi regulamentado pelo governador em exercício Francisco Dornelles. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (4/5), o prazo para que os contribuintes solicitem o equacionamento dos débitos com desconto de 100% dos juros e multas foi prorrogado para o dia 31 de outubro deste ano. 

O contribuinte pode optar pelo pagamento parcelado ou à vista. Nos dois casos, a dívida deve ser quitada até 30 dezembro de 2016. O não pagamento implicará no cancelamento do parcelamento, e os juros, multas e demais acréscimos moratórios serão restabelecidos.

A Secretaria de Estado de Fazenda vai estabelecer as normas para o pagamento à vista ou parcelado dos créditos tributários, e a Procuradoria Geral do Estado cuidará dos débitos inscritos na Dívida Ativa.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Saúde faz ação educativa na rodoviária de Teresópolis contra o mosquito Aedes aegypti

Agentes de combate a endemias Carlos Lessa e José Antonio Ferreira com Leonardo Melo e Giselle Garcia, da Viação Dedo de Deus: unidos na campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Saúde faz ação educativa na rodoviária contra o mosquito Aedes aegypti

Dando continuidade às ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, foi realizada nesta quinta-feira, dia 5, uma campanha de conscientização e orientação ao público no Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea.

Com distribuição de panfletos, a ação foi feita pelos agentes de combate a endemias Carlos Lessa e José Antonio Ferreira, da equipe da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental/Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração de Leonardo Melo e Giselle Garcia, funcionários do setor de Recursos Humanos da Viação Dedo de Deus.

“A abordagem na rodoviária mobilizou motoristas, cobradores e fiscais, além de passageiros, inclusive da zona rural. Todos entendem a importância de nos unirmos nessa força-tarefa”, comentou Leonardo Melo. “A população está atenta às orientações e aproveitou para esclarecer dúvidas sobre prevenção e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito”, acrescentou Carlos Lessa.

Moradores do interior do município, José da Silva Oliveira, de Venda Nova, e Joseli da Rocha Maia, de Santa Rita, aprovaram a iniciativa. “Estou atento para evitar criadouros de mosquito”, disse José. “Todo mundo tem que colaborar”, completou Joseli.

As ações de combate ao inseto incluem visitas domiciliares para eliminação de focos e também palestras nas escolas públicas e particulares. “Já atendemos mais de 13 escolas e em torno de 5 mil alunos. A conscientização é um trabalho diário”, relatou Rodrigo da Costa Couto, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.
Saúde faz ação educativa na rodoviária de Teresópolis contra o mosquito Aedes aegypti
Distribuição de panfletos da campanha de combate ao Aedes Aegypti na rodoviária


Denúncia de possíveis focos do mosquito em áreas de lixo e entulho acumulado, terrenos baldios e casas abandonadas e solicitação de vistoria podem ser feitas ao Setor de Controle de Zoonoses/Secretaria de Saúde pelo telefone 2742-7272, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: dvateresopolis@gmail.com.

Fotos – crédito AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 3 de maio de 2016

Etapa Teresópolis By Night do Circuito Desafio terá inedita categoria para PCD

 Etapa Teresópolis By Night do Circyuito Desafio terá inedita categoria para PCD
ETAPA TERESÓPOLIS BY NIGHT DO CIRCUITO DESAFIO TERÁ CATEGORIA PARA PCD EM SUA PREMIAÇÃO


O Circuito Desafio Corrida de Rua, mais tradicional e pioneiro no interior do Rio de Janeiro, irá realizar, dia 18 de junho, sua primeira etapa noturna na cidade de Teresópolis. Depois do sucesso da primeira corrida do circuito de 2016, em Três Rios, o evento já abriu inscrições pelo site oficial para esta que promete ser a maior prova da história do evento. A Etapa Teresópolis By Night 2016 terá um percurso inédito de 6km, com largada às 21 horas, na Praça Nilo Peçanha (em frente à UNIFESO), no bairro Alto, famoso por abrigar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 

O Circuito Desafio é, hoje, o maior e mais estruturado evento de corrida do interior do Estado, com quatro provas anuais, sendo duas noturnas e duas diurnas, nas cidades de Três Rios e Teresópolis. Além do kit de alta qualidade, característico do Circuito, da premiação em dinheiro e troféus para faixas etárias, o evento terá, a partir desta etapa, uma novidade no setor de inclusão. Foi criada uma categoria PCD (Pessoa com Deficiência) que dará troféus para os três primeiros masculino e feminino portadores de deficiência física inscritos na competição. “Sabemos que o esporte também é um meio de inclusão e de incentivo à superação de limites. Vemos isso a cada etapa, com o surgimento de mais e mais inscritos acima dos 70 anos de idade, pois isso, no ano passado aumentamos uma categoria, criando a ‘acima de 75 anos de idade’. Agora queremos, incentivar os portadores de deficiências, mostrando que o Desafio é um evento que cresce, mas que tem preocupações sociais”, afirmou a idealizadora do projeto, Ellen Tardelli, diretora da Eh! Comunicação & Projetos, empresa organizadora do Circuito.

Esse ano, o evento também trouxe outra novidade, um ranking, que pontuará os melhores do Circuito. Ao fim das quatro provas, os três com resultados mais expressivos no ano (masculinos e femininos) e o melhor de cada faixa etária (masculino e feminino) receberão troféus especiais. 

Entre as atrações do evento está um show ao vivo com a banda Pablo & Bernardo, que irá animar os corredores antes, durante e após a prova. Além disso, os inscritos que completam a etapa receberão, além do kit com camisa de manga longa de poliamida importada com proteção UV, sacola ecológica, toalha, número e chip de prova, com cronometragem feita por uma das mais competentes cronometragens do Brasil, medalhas de participação que, ao fim das quatro etapas, formam uma mandala do evento. 

SEGURANÇA E BALIZAMENTO DE PERCURSO – O Circuito Desafio é o único evento do interior que estuda logística de prova e questões de trânsito para impedir que seus participantes corram em meio a carros ou sem segurança nas vias das cidades. Para melhorar ainda mais isso, o Grupo Eh! Comunicação & Projetos investiu em material próprio de balizamento, como cones e fitas. “Nós pensamos no bem estar de nossos atletas. A segurança deles sempre esteve em primeiro plano em nossas organizações. A partir de agora, seremos muito mais criteriosos”, revelou Ellen Tardelli, diretora da empresa. 

Quem quer pagar menos para se inscrever tem que ficar atento. As inscrições com valor de Lote Promocional, a R$ 65,00 (normal) e R$ 55,00 (para maiores de 60 anos ou PCDs) só vão até cinco de maio. Depois, de 06/05 a 25/05, os valores passam para R$ 75,00 (normal) e R$ 65,00 (maiores de 60 anos ou PCDs). O terceiro lote será de 26/05 a 05/06, com valores de R$ 85,00 (normal) e R$ 75,00 (maiores de 60 anos ou PCDs). Depois desta data, só serão mantidas as inscrições se houverem vagas, com o valor de R$ 90,00 (qualquer faixa etária).

As inscrições para a Etapa Teresópolis By Night, que conta com total apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Prefeitura de Teresópolis, além dos patrocínios especiais da Raio Luz de Petrópolis e a Unisport de Teresópolis, estão abertas pelo site www.circuitodesafio.com.br. Equipes com mais de seis inscritos têm condições e valores especiais, ao se cadastrarem no site. 

Quem quiser obter mais informações os eventos do Circuito Desfio, deve acessar o site oficial www.circuitodesafio.com.br, as redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) ou enviar um e-mail para contato@circuitodesafio.com.br.

CONTATO COM A IMPRENSA:
Grupo Eh! Comunicação & Projetos
Tel.: (24) 2245-3858
Fonte:Mariana Pereira

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Prefeitura de Teresópolis realiza evento em comemoração ao Dia do Trabalhador

Prefeitura de Teresópolis realiza evento em comemoração ao Dia do Trabalhador
Prefeitura realiza evento em comemoração ao Dia do Trabalhador
Troféu 1° de Maio é entregue a 47 profissionais de diversas categorias

Teresópolis, 2 de maio de 2016- Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Teresópolis realizou, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, uma cerimônia para homenagear 47 profissionais de diversas categorias que se destacaram ao longo do ano em suas atividades. Entre familiares, amigos e convidados, cerca de 300 pessoas participaram da celebração, que aconteceu no auditório do CEAC na Praça Santa Teresa, na Várzea. 

Os agraciados com o Troféu 1º de Maio foram indicados pelas entidades de classe a que pertencem e receberam o prêmio das mãos do Prefeito de Teresópolis, Mario Tricano, do vice-prefeito, Sandro Dias, e dos secretários municipais presentes. “Para o trabalhador tudo! Hoje relembramos a importância deles, por meio de sua atuação, seja no campo ou na cidade, sendo responsáveis pela construção e o desenvolvimento do nosso município. Queríamos ter feito uma festa a altura do trabalhador, mas por causa da crise econômica que o país e o município atravessam oferecemos uma homenagem simples, mas de grande valor”, disse Tricano. 

Tradicional na cidade, a celebração acontece desde 1998 sempre nesta data, mas este ano, segundo o Secretário de Trabalho, Marcus Vinicius Ramos (Marcão), o evento teve um novo formado e, sem custos para a Prefeitura, contou com a colaboração financeira das empresas da cidade. 

- Nesse momento ímpar de crise nacional, onde a geração de emprego anda muito deficiente e o desemprego tem aumentado em todo o país, Teresópolis teve a honra de receber do Ministério do Trabalho a notícia de que a cidade se destacou no último relatório do Caged, ficando com saldo positivo de empregos formais, em comparação aos outros 91 municípios do Estado do Rio, gerados no período do mês de março. Isso para nós é motivo de muita alegria e culminou com este evento. Mesmo sem recursos para a realização, buscamos a parceria dos empresários, aos quais agradeço imensamente, e fizemos a premiação - contou Marcão. 
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, Prefeitura realiza cerimônia e homenageia 47 profissionaisPrefeitura realiza evento em comemoração ao Dia do Trabalhador. Troféu 1° de Maio é entregue a 47 profissionais de diversas categorias
 Representando a primeira-dama, Beth Tricano, Valéria Tricano recebe flores da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Tania Iorio
Homenageados

Entre os homenageados estava a servidora municipal Orotide Monteiro da Silva, carinhosamente chamada pelos colegas de Tide. “Para mim é uma honra esse reconhecimento de tantos anos de serviço prestado à Prefeitura e a este município que tanto amo”, declarou Tide.

Os integrantes da Banda Falange, composta pelos músicos Ralf Monteiro, Rômulo Bittencourt e Guinho Tavares, também foi homenageada. Por seu trabalho, o grupo chegou a participar do reality da TV Globo SuperStars. “A emoção de participar, pela primeira vez, dessa celebração é grande, principalmente por ser na nossa casa, Teresópolis”, disse Ralf. Rômulo concordou “de fato, o maior presente é ser parabenizado pela nossa classe em nossa cidade. Muito obrigado”.

Há anos atuando nos meio de comunicação, o radialista Carlos José também foi agraciado. “Todos nós quando lembrados, ficamos agradecidos. Esse troféu serve de incentivo para todos os trabalhadores. Faz a gente querer trabalhar ainda melhor”, concluiu.
Entre amigos, os integrantes da Banda Falange, Ralf Monteiro e Rômulo Bittencourt, receberam o Troféu 1º de Maio
 Tricano entrega prêmio à servidora municipal Orotide Monteiro, a Tide
Na categoria Personalidade da Imprensa, Jose Carlos Lippi recebe troféu das mãos do Secretário de Meio Ambiente, José Carlos SimoniniMarcão (Secretário de Trabalho e Emprego) e Sandro Dias (vice-prefeito) entregam juntos o troféu a Luciano Zimbrão
O jornalista Maurício Aragão recebe o troféu das mãos do vice-prefeito Sandro DiasSecretário de Cultura e de Turismo, Elias Martins, entrega prêmio à escritora Flávia Savary
Confira a lista em anexo dos agraciados com o Troféu 1° de Maio: LISTA

Texto- Gisele Barreto
Fotos – F. Vicente Vaz
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Concerto da Orquestra Tocando a Vida marca a edição de maio do Música na Matriz de Teresópolis

Secretário de Cultura Elias Martins com o maestro Israel Menezes e a coordenadora do Música na Matriz, Célia Seabra: projeto garante música de qualidade para o público
Concerto da Orquestra Tocando a Vida marca a edição de maio do Música na Matriz

Teresópolis, 2 de maio de 2016 - Realizado neste domingo, dia 1º de maio, o terceiro concerto da temporada 2016 do projeto Música na Matriz garantiu qualidade e diversidade ao público que prestigiou a apresentação, na Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Mais uma vez, o espetáculo foi acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Elias Martins.

Sob a regência do maestro Israel Menezes, a Orquestra Tocando a Vida, de São Gonçalo, intercalou obras clássicas de Bach, Mozart e Brahms, do compositor norte-americano Leroy Anderson e do regente e violinista pernambucano Benny Wolkoff, além de sucessos dos britânicos John Lennon e Paul McCartney.

Criada em fevereiro de 2014 como um conjunto de cordas, e com o intuito de somar-se à Banda Municipal de São Gonçalo, a Orquestra Tocando a Vida é regida pelo maestro Israel Menezes. Recebeu esse nome por conta de um projeto de mesmo nome que vem sendo realizado desde 2007 em São Gonçalo, e que dá oportunidade a crianças que não têm condição de estudar música. No repertório da OTV, constam temas de filmes e músicas de concerto do período barroco até o contemporâneo.

Com coordenação da professora Célia Seabra, o projeto Música na Matriz visa valorizar e difundir a música erudita e popular, facilitando o acesso do público a concertos de qualidade. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Concerto da Orquestra Tocando a Vida marca a edição de maio do Música na Matriz de Teresópolis
A Orquestra Tocando a Vida brindou o público com obras clássicas e contemporâneas
Fotos – crédito Divulgação
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

H1N1: 17 mil pessoas são vacinadas em Teresópolis

Vacinação na Praça de Santa Teresa, no Centro, teve boa adesão do público-alvo da campanha
H1N1: 17 mil pessoas são vacinadas em Teresópolis

Imunização contra gripe vai até dia 22 de maio

Teresópolis, 2 de maio de 2016 - Em Teresópolis, 17 mil pessoas foram imunizadas até o último sábado, 30 de abril, ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. A ação aconteceu nas unidades de saúde da cidade e da Zona Rural e também na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, e na Feirinha do Alto. O Prefeito Mario Tricano esteve na Praça de Santa Teresa e no SPA Dr. Eitel Haje, em São Pedro, para acompanhar a ação.

Tricano também visitou a Feira Agroecológica, que acontece quarta e sábado, das 8h às 12h, em local próximo à Rodoviária, na Rua Tenente Luiz Meirelles. No espaço, são vendidos produtos orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos. O Prefeito, que estava acompanhado dos Secretários de Relações Comunitárias, Raphael Teixeira, e de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, passou ainda nos estandes do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Venha para a Roça’, que teve mais uma edição na Praça dos Expedicionários, em São Pedro.

A oferta de mercadorias selecionadas da produção orgânica, da agricultura convencional e do artesanato rural e o contato direto entre produtores e consumidores garantiram o sucesso do projeto experimental. O Circuito é uma iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, com o apoio da Prefeitura. Será feito balanço geral do circuito, com o objetivo de dar continuidade ao projeto.

Vacinação Contra a Gripe

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi iniciada no dia 25 de abril para gestantes, crianças de seis meses até menores de cinco anos e pacientes renais crônicas, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

No último sábado, 30 de abril, ‘Dia D’ da campanha, idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas portadoras de outras doenças crônicas também começaram ser imunizados. A meta é vacinar 80% do público-alvo, ou seja, 40.915 pessoas. A vacina protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B.

O Secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, esteve na Praça de Santa Teresa no ‘Dia D’ e frisou que Teresópolis recebeu dois lotes de vacinas, totalizando 22 mil doses e que aguarda para esta semana o envio de mais um lote pelo governo do estado.

“As pessoas que precisam ser imunizadas podem ficar tranquilas se a vacina estiver em falta no posto de saúde próximo de suas casas, pois o estoque será renovado nos próximos dias. Além disso, a campanha acontece até o dia 22 de maio, podendo ser prorrogada, conforme determinação do estado”.

Locais de Vacinação

Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, e SPA Dr. Eitel Haje, em São Pedro.

Interior: PSFs de Vargem Grande e de Venda Nova; unidades de saúde de Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros e de Volta do Pião/Água Quente.
Prefeito Mario Tricano e secretários de Relações Públicas, Raphael Teixeira, de Esportes, Luiz Oliveira, e de Saúde, Julio Ambrosio, e sua equipe, acompanham ação na Praça Santa Teresa
‘Dia D’ da Campanha Contra Gripe na Feirinha do Alto
Fotos: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Rio intensifica combate à soltura de balões

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 29 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

Rio intensifica combate à soltura de balões
Campanha de prevenção à prática de confecção do artefato chega à 17ª edição

O Linha Verde do Disque-Denúncia do Rio lançou a 17ª edição da campanha de combate e prevenção à prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. O Disque Balão é sazonal e se estende até o dia 15 de setembro. Este ano, um efetivo de mais de 60 policiais militares e o Grupamento Aeromóvel (GAM) participam das ações na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense. A operação conta ainda com o suporte de um helicóptero, duas embarcações e 18 viaturas.

Para José Maurício Padrone, da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, dependendo do local de mata, o prejuízo por conta da queda de um balão é gigantesco.

- Quando um balão cai na mata, geralmente é um local de difícil acesso ou até mesmo inacessível. O problema se concentra aí, pois se é difícil para os grupos de resgate, também é difícil para os bombeiros e guarda-parques. O combate passa a ser mais demorado e muito caro, já que muitas vezes é preciso usar um helicóptero. Por conta da dificuldade em chegar ao local, o maior prejudicado é o meio ambiente. Esse é um prejuízo difícil de reverter - disse José Maurício Padrone.

Embora o Código Florestal proíba, desde 1965, a soltura de balões, os artefatos ainda são soltos. No período de abril e junho ocorre o maior número de casos, devido à proximidade das festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono. Os balões podem atingir instalações industriais, como as refinarias de petróleo, provocando incêndios em tanques e áreas adjacentes. O prejuízo se estende ainda ao espaço aéreo.

De acordo com o coronel André Vidal, comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), a campanha lançada pelo Linha Verde reforça a conscientização da população.

- A campanha Disque Balão é fundamental para desestimular esse tipo de prática criminosa, já que a conscientização da população poderá minimizar estes efeitos. As informações do Linha Verde contribuem positivamente para que o Comando de Polícia Ambiental produza conhecimentos necessários e oportunos acerca de indivíduos e grupos envolvidos na fabricação, venda, transporte, depósito, soltura e resgate de balões, a fim de realizar operações para coibir essa prática - explicou o comandante.

Desde o seu início, no dia 15 deste mês, a PM já prendeu dez pessoas em 15 operações realizadas. Além disso, foram apreendidos 25 balões, oito fogos de artifícios e mais 58 materiais diversos para a fabricação.

Em 2015 o Linha Verde registrou 7.535 denúncias referente a crimes ambientais. Dentre essas, 219 dizem respeito à prática de comercialização, confecção, soltura de balões e grupos de baloeiros. Ao todo, 25 pessoas foram presas, cerca de 500 balões apreendidos e mais de 13 mil materiais para fabricação foram apreendidos pelo Comando de Polícia Ambiental.

Sobre o Disque Balão

O Disque Balão foi criado no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. A campanha serve principalmente para sensibilizar a população sobre os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança.

A prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98) e causa acidentes graves. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de moradia é crime, com penas que vão de 1 a 3 anos de detenção ou multa; ou ambas as penas cumulativamente.

O telefone para denunciar grupos de baloeiros, locais de soltura ou confecção de balões em todo o Estado do Rio de Janeiro é o 0300 253 1177.

Quem fizer a denúncia ao Linha Verde tem a garantia de sua identidade preservada.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Polo Teresópolis leva turistas aos restaurantes

Polo Teresópolis leva turistas aos restaurantes

O Polo Teresópolis lançou, neste sábado (30/4), o Expresso Gourmet, serviço com translado de turistas em hotéis para restaurantes da cidade. Gratuito, o transporte em vans acontecerá das 18h às 24h, nas noites de sábado, a princípio.

O Expresso Gourmet levará clientes de cinco hotéis e pousadas de Teresópolis para 20 restaurantes, nessa primeira fase. O polo e o novo serviço têm o apoio do Sebrae/RJ.

“O objetivo é atrair mais turistas e clientes para os estabelecimentos da cidade, divulgando o Polo Teresópolis ao mesmo tempo“, explica Cristina Andriolo, do escritório regional do Sebrae/RJ na cidade.

Fonte:Renato Guima/Sebrae-RJ