Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2020

COVID-19: Teresópolis tem queda pela 2ª semana consecutiva de novos casos semanais

 COVID-19: Teresópolis tem queda pela 2ª semana consecutiva de novos casos semanais

Teresópolis, 15 de setembro de 2020 – Pela 2ª semana consecutiva, Teresópolis apresentou queda no número de casos de COVID-19 semanais confirmados: entre os dias 23/8 e 29/8 foram 620 casos confirmados; esse número caiu para 537 na semana seguinte (30/8 e 05/9); e entre 6 de setembro e o último sábado, 12, foram 454, ou seja, queda acumulada de 26,7% no número de novos casos comparando-se as semanas. Os dados podem ser conferidos no painel.teresopolis.rj.gov.br.

Além disso, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, divulgados no último domingo, 13, o município tem, a 2ª menor taxa de letalidade no estado, com taxa de 2,6%. A taxa de letalidade divisão do número de óbitos pelo número de casos confirmados da doença, assim, quanto menor a taxa de letalidade, menor é o risco de registro de mortes.

O levantamento é feito em municípios com mais de 150 mil habitantes. O Gabinete de Crise ressalta a dedicação de todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente lutando para salvar vidas e seguirá trabalhando para que esse número seja cada vez menor. A equipe frisa ainda a importância de a população manter as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

COVID-19: Teresópolis tem queda pela 2ª semana consecutiva de novos casos semanais

COVID-19: Teresópolis tem queda pela 2ª semana consecutiva de novos casos semanais

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Secretaria de Saúde vacina 1.400 cães e gatos contra raiva em ação na Praça Olímpica

 

Secretaria de Saúde de Teresópolis vacina 1.400 cães e gatos contra raiva

Secretaria de Saúde vacina 1.400 cães e gatos contra raiva em ação na Praça Olímpica

 Teresópolis, 14 de setembro de 2020 - A Divisão de Vigilância Ambiental de Teresópolis realizou, em parceria com o Unifeso, no último domingo, 13, na Praça Olímpica, no centro da cidade, vacinação antirrábica de cães e gatos domésticos em sistema de Drive Thru, mas quem passou a pé com seu pet também foi atendido. Foram imunizados contra raiva 1.078 cães e 329 gatos, totalizando 1.407 animais vacinados. A Secretaria de Saúde também vai promover a vacinação volante no interior do município nos próximos dias. Os detalhes serão divulgados em breve. 

A vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos domésticos também acontece na Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Controle de Zoonoses (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca), todos os dias, de segunda a sexta, das 8h às 12h.  

A partir dos três meses de vida os animais já podem receber a primeira dose da vacina antirrábica. Lembrando que a contenção do animal é de responsabilidade do proprietário, que deve ser sempre um adulto. Leve seu animal de estimação devidamente contido, com coleira e guia e tragam, caso possuam, a carteira de vacinação.

A raiva é uma doença grave e letal. Qualquer mamífero pode ser infectado e transmitir a raiva, porém cães e gatos exercem um papel importante na transmissão por conviverem muito próximo aos humanos. Em Teresópolis, a raiva está controlada.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

O Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis ficará fechado até dia 17

 

O Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis ficará fechado até dia 17

Comunicado Importante

O Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis ficará fechado até o próximo dia 17 de setembro de 2020. A medida segue protocolo de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Novo decreto municipal mantém medidas preventivas e restritivas anteriores e determina fechamento dos parques com sede no município

 *GABINETE DE CRISE CONTRA O CORONAVÍRUS INFORMA: 

Novo decreto municipal mantém medidas preventivas e restritivas anteriores e determina fechamento dos parques com sede no município*

Teresópolis, 10 de setembro de 2020 – Assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta quinta-feira (10), o Decreto Municipal nº 5366/2020, que será publicado em Diário Oficial Eletrônico nas próximas horas, mantém as medidas preventivas e restritivas do Decreto Municipal 5.351/2020. A mudança determinada é o fechamento dos três parques com sede no município, para qualquer tipo de atividade, inicialmente até 17 de setembro. Ficam fechados o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, ambas as sedes, Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).

*INTENSIFICAÇÃO DAS MEDIDAS DE FISCALIZAÇÃO E SANITIZAÇÃO*

O executivo municipal também determinou medidas de reforço com relação ao enfrentamento à disseminação do novo coronavírus, por meio da ostensiva conscientização das equipes da Defesa Civil Municipal, trabalhando com carros de som pelos bairros e espaços públicos. A Guarda Civil Municipal também intensificará as ações para coibir aglomerações em praças, por exemplo.

Outra ação que será retomada é a higienização de ruas com carro-pipa, utilizando solução de água, cloro e sabão. 

Continuam suspensas as aulas presenciais de escolas, cursos, universidades e similares.

Para vencer o coronavírus é necessário a colaboração de todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Gabinete de Crise reforça medidas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus em Teresópolis

 

Gabinete de Crise reforça medidas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus em Teresópolis


Gabinete de Crise reforça medidas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus em Teresópolis

Teresópolis, 10 de setembro de 2020 – Em reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura, nesta quarta, 9, foram enfatizadas as medidas de reforço com relação ao enfrentamento do contágio pelo Novo Coronavírus no município. Entre as medidas adotadas nos últimos dias está a ampliação do PET (Programa Estratégico de Testagem), com realização de testes rápidos nos 15 postos de saúde da família (PSF`s) e nas 5 Unidades Básicas de Saúde, formando uma rede de proteção para os grupos de risco (crianças e adolescentes, de gestantes e dos idosos a partir de 60 anos sintomáticos) nas comunidades.

Durante a reunião, o Prefeito Vinicius Claussen destacou também que a Prefeitura está agilizando a instalação de um tomógrafo na UPA para acelerar o diagnóstico e a transferência de pacientes atendidos na unidade. Até o momento, quando é necessária a realização de uma tomografia, o paciente é levado ao HCTCO. Com o equipamento instalado na UPA, a redução do tempo para o diagnóstico e a transferência para internação será de 4 horas, em média.

Com relação aos leitos exclusivos para pacientes COVID-19, o Gabinete de Crise ressalta que, além dos 74 leitos locais (43 clínicos e 31 UTIs), o município conta com vagas da Regulação Estadual na cidade do Rio de Janeiro e no Hospital Estadual de Volta Redonda, para eventuais necessidades de internação, em caso de ocupação total de leitos em Teresópolis. Entretanto, o Gabinete de Crise continua trabalhando para que não sejam necessárias transferências para outros municípios, reforçando que, nos 6 meses de enfrentamento da pandemia, apenas 9 dos 477 pacientes transferidos da UPA para hospitais precisaram ocupar vagas fora do município, sendo uma transferência a pedido da família. Há 3 meses não há necessidade de transferência por falta de vaga.

Além disso, a equipe também monitora constantemente as métricas estabelecidas no Plano Gradual de Retomada das Atividades Econômicas, pontuando-se que a média de leitos de UTI ocupados na última semana (30/08 a 6/09) foi de 86,29%. Assim, não há, no momento, possibilidade de abertura de segmentos ainda não autorizados a funcionar. 

Reforço na frota da Saúde

Outro reforço para o atendimento a pacientes com COVID-19 é a chegada de duas novas ambulâncias, nesta quarta, 9, doadas pelo Governo do Estado, adquiridas com recursos de emenda parlamentar de bancada. Com elas, já são 8 novas ambulâncias conquistadas na atual gestão municipal para reforçar a frota da Saúde, sendo 6 básicas, 1 UTI Móvel e 1 UTI Neonatal. A Secretaria conta também com 18 veículos que garantem o transporte intermunicipal de quem precisa de tratamento específico, totalizando uma frota composta por 26 veículos.

Presença Social e Choque de Ordem

A Prefeitura também seguirá com a Operação de Presença Social e Choque de Ordem nos espaços públicos. O objetivo é evitar as aglomerações nesses locais, coibir irregularidades, manter a ordem pública e a segurança.

Na última sexta, 4, as equipes percorreram as praças Nilo Peçanha e Higino da Silveira, no Alto, Baltasar da Silveira e Luís de Camões, na Várzea, fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal 5.351/2020, que elenca medidas sanitárias preventivas e restritivas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus. A ação reuniu equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública, do Conselho Tutelar e do 30º Batalhão de Polícia Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Gabinete de Crise reforça medidas de enfrentamento ao contágio pelo Coronavírus em Teresópolis

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Teresópolis recebe duas novas ambulâncias para atender aos pacientes do SUS

 

Duas novas ambulâncias para Teresópolis

Teresópolis recebe duas novas ambulâncias para atender aos pacientes do SUS

Teresópolis, 9 de setembro de 2020 – Teresópolis acaba de receber duas novas ambulâncias para o atendimento de pacientes  do SUS. Os veículos foram doados pelo governo estadual, através de emenda parlamentar de bancada. Com elas, já são 8 novas ambulâncias conquistadas na atual gestão municipal para reforçar a frota da Saúde, sendo 6 básicas, 1 UTI Móvel e 1 UTI Neonatal.

A Secretaria conta também com 18 veículos que garantem o transporte intermunicipal de quem precisa de tratamento específico, totalizando uma frota composta por 26 veículos.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Municípios atendidos pela Cedae têm até sexta-feira para aderirem ao modelo de concessão de saneamento

 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 09 de setembro de 2020

Núcleo de Imprensa

Municípios atendidos pela Cedae têm até sexta-feira para aderirem ao modelo de concessão de saneamento 

Os municípios atendidos pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) têm até a próxima sexta-feira (11/9) para aderirem à concessão de saneamento regionalizado do Estado. Estruturada pelo BNDES, a nova modelagem considera as 64 cidades beneficiadas pela Cedae. Este é o maior projeto de concessão em infraestrutura em andamento no país, com investimentos previstos de R$ 33,5 bilhões.

Do total de 64 cidades, 19 integram a Região Metropolitana e 45 são do interior. Dos 45 municípios, 18 já aderiram à nova modelagem: doze prefeituras já aprovaram leis autorizativas e seis encaminharam ofício ao Governo do Estado manifestando interesse em aderir ao projeto. Outras 16 cidades estão em processo de análise para decidir se integram ou não a nova modelagem.

– O Estado do Rio de Janeiro precisa avançar no saneamento básico e garantir melhores condições para a população. O novo modelo de concessão vai trazer crescimento para os municípios alcançados, não só nos cuidados com saúde e meio ambiente, mas também com o desenvolvimento econômico de cada região – afirmou o governador em exercício, Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lopes, reforça que aderir à concessão regionalizada possibilita a realização de investimentos significativos, através de subsídios cruzados, nos municípios hoje atendidos pela Cedae.

– Estamos confiantes de que os prefeitos vão se convencer dos benefícios da adesão para  seus municípios. São muitos os benefícios resultantes do projeto: despoluição dos corpos hídricos; redução de gastos com saúde e melhora da qualidade de vida da população; aumento do tempo médio de permanência na escola com a redução da incidência de doenças provenientes da falta de saneamento; realização de obras; geração de empregos; movimentação da economia local; crescimento do turismo; recebimento de outorga pelos municípios; e aumento da arrecadação tributária e valorização imobiliária – explicou o secretário.  

Modelagem prevê novos investimentos e geração de empregos
 
A modelagem entregue pelo BNDES dividiu os 64 municípios atendidos pela Cedae em quatro blocos, contando com previsão específica de metas de universalização para cada um deles.
 
No Bloco 1 – onde estão localizados municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixadas Litorâneas – a projeção de investimentos é de R$ 10,7 bilhões, sendo R$ 4,6 bilhões para melhoria do atendimento urbano de água e R$ 6,1 bilhões para esgotamento sanitário. Entre os municípios com maior volume de investimento previsto nesse bloco estão São Gonçalo (R$ 3,5 bilhões), Itaboraí (R$ 937 milhões) e Magé (R$ 729 milhões). A expectativa é de que sejam gerados cerca de 15 mil novos empregos na região. A arrecadação de ISS nesse bloco – que inclui ainda Teresópolis, Casimiro de Abreu e Cachoeiras de Macacu – pode chegar a R$ 266 milhões.

No Bloco 2 – onde estão localizadas cidades do Médio Paraíba – a projeção de investimentos é de R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão para melhoria do atendimento urbano de água e R$ 2,3 bilhões para esgotamento sanitário. Entre os municípios com maior volume de investimento previsto nesse bloco estão Barra do Piraí (R$ 306 milhões), Valença (R$ 233 milhões) e Paraíba do Sul (R$ 189 milhões). A expectativa é que sejam gerados cerca de 13 mil novos empregos na região. A arrecadação de ISS no bloco – que inclui ainda Miguel Pereira, Paty do Alferes e Vassouras – deve ser de R$ 79 milhões.
 
No Bloco 3 – onde estão municípios da Costa Verde e do Médio Paraíba – a projeção de investimentos é de R$ 3,5 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão para melhoria do atendimento urbano de água e R$ 1,9 bilhões para esgotamento sanitário. Entre os municípios com maior volume de investimento previsto nesse bloco estão Angra dos Reis (R$ 686 milhões), Queimados (R$ 623 milhões) e Itaguaí (R$ 586 milhões). A expectativa é que sejam gerados cerca de 9 mil novos empregos nessa região. A arrecadação de ISS nesse bloco, que ainda Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, pode chegar a R$ 108 milhões.
 
No Bloco 4, onde estão localizados municípios da Região Metropolitana, a projeção de investimentos é de R$ 16 bilhões, sendo R$ 4,7 bilhões para melhoria do atendimento urbano de água e R$ 11,3 bilhões para esgotamento sanitário. Entre os municípios com maior volume de investimento previsto nesse bloco estão Duque de Caxias (R$ 3 bilhões), Nova Iguaçu (R$ 2,5 bilhões) e Belford Roxo (R$ 1,5 bilhões). A expectativa é que sejam gerados cerca de 9 mil novos empregos nessa região. A arrecadação de ISS nesse bloco, que inclui Nilópolis, São João do Meriti e Mesquita, pode chegar a R$ 352 milhões.

O novo modelo foi apresentado e debatido junto à sociedade em três audiências públicas realizadas em junho, julho e agosto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Nas ocasiões, foram coletadas contribuições para o aprimoramento do projeto.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Furto de equipamentos reduz abastecimento em bairros de Teresópolis

 Furto de equipamentos reduz abastecimento em bairros de Teresópolis

O furto de um painel de comando e de cabos de energia durante a madrugada desta sexta-feira (04/09) interrompeu o funcionamento da elevatória Jardim Meudon, no bairro de mesmo nome, em Teresópolis.

Técnicos da CEDAE já estão no local instalando novos equipamentos e deverão concluir o serviço até às 12h desta sexta-feira. Com isso, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento nos bairros Jardim Meudon e Vale da Revolta. A previsão é de que o fornecimento de água esteja normalizado em até 24 horas.

Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reserva (caixas d'água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento. Mesmo assim, a Companhia pede que os consumidores utilizem água de forma equilibrada, e adiem tarefas que exijam grande consumo. Clientes podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cedae

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Lei permite utilização do Fundo Estadual de Cultura para pagamento da Aldir Blanc

Lei permite utilização do Fundo Estadual de Cultura para pagamento da Aldir Blanc

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 02 de setembro de 2020

Núcleo de Imprensa

Lei permite utilização do Fundo Estadual de Cultura para pagamento da Aldir Blanc

Recursos federais de R$ 105 milhões serão empregados em editais e no pagamento da renda emergencial a 20 mil trabalhadores do setor no estado

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou a lei que permite a utilização dos recursos da Lei Federal Aldir Blanc pelo Fundo Estadual de Cultura. Com a medida, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (02/09), o fundo receberá quase R$ 105 milhões, que serão empregados em editais e no pagamento da renda emergencial a profissionais do setor cultural de todo estado. A estimativa é que aproximadamente 20 mil trabalhadores estejam aptos a receber o benefício.

O recurso, que poderá ser concedido por cinco meses consecutivos, em parcelas de R$ 600, será repassado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa aos cadastrados em uma plataforma digital, que está sendo desenvolvida em parceria com o Governo Federal. A expectativa é que o cadastro seja aberto até o fim da próxima semana, quando serão divulgadas as regras para adesão.

– A cultura está no DNA do Rio de Janeiro. Sou músico e conheço de perto a importância dessa indústria, que emprega muitas pessoas e merece toda a nossa atenção – destacou  Cláudio Castro.

Reuniões com a categoria

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, reuniu-se com representantes do setor para definir o plano de ação da Lei Aldir Blanc. Nesta quarta-feira (02.09), o diálogo acontece com a sociedade civil em encontro com coletivos culturais de todo o estado. O plano debatido pela categoria será entregue, ainda esta semana, para a Secretaria Especial de Cultura, órgão vinculado ao Ministério do Turismo.

– Realizamos reuniões de trabalho para definir qual a melhor ação para a utilização da Lei Aldir Blanc. Ouvimos e trocamos ideias com todos os setores da cultura para que esse recurso faça a arte florescer em todas as regiões do estado. Estamos pensando no melhor para os fazedores de cultura que estão fragilizados pela pandemia da Covid-19 – afirma Danielle Barros.

Foto: Rogério Santana

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro