Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Música na Matriz com o Grupo Música Antiga da UFF dia 7

 

Música na Matriz com o Grupo Música Antiga da UFF dia 7

Anote na agenda!!!

Próxima semana, no domingo, 7 de agosto de 2022, às 15h, mais uma edição do Projeto Música na Matriz, apresentando o Grupo Música Antiga da UFF. No programa, modinhas e lundus do período colonial do fim do século XVIII até o período imperial.

Não perca!!!!

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

terça-feira, 26 de julho de 2022

Teresópolis notifica o primeiro caso de Varíola dos macacos

Teresópolis notifica o primeiro caso de Varíola dos macacos

 Teresópolis notifica o primeiro caso de Varíola dos macacos

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teresópolis notificou o primeiro caso de Montekypox, popularmente chamada de Varíola dos macacos. Morador do município, o paciente de 25 anos não tem relato de viagens para fora da cidade e apresenta boa evolução da doença. Ele é acompanhado por equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Teresópolis e de ambulatório especializado da UFRJ.  

Seguem orientações sobre a doença, transmissão, sintomas e cuidados domiciliares.

A doença

– A Varíola dos macacos é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox (MPXV), em que a transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato animal ou humano infectado ou material contendo o vírus. Os casos foram inicialmente identificados na África e posteriormente em países da Europa. No Brasil já forma confirmados mais de 600 casos e o epicentro deste surto é o Estado de São Paulo.

– Vale ressaltar que apesar do nome, os macacos também são vítimas como os humanos e não devem sofrer quaisquer tipos de maus tratos.

Transmissão

– A transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato próximo com lesões de pele das pessoas infectadas, como exemplo: abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou através das secreções respiratórias A transmissão também pode ocorrer pelo contato com objetos contaminados (roupas, roupas de cama, roupas de banho). 

Incubação

– O período de incubação é tipicamente de 6 a 13 dias e pode variar de 5 a 21 dias. Tem ocorrido com maior frequência em pessoas do sexo masculino e com idade variando de 25 a 35 anos.

Sintomas, tratamento e orientações gerais

– A pessoa infectada comumente inicia os sintomas com febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, fraqueza, dor nas costas, e presença de ínguas (linfadenopatia). Após 1 a 3 dias do início dos sintomas, o indivíduo apresenta as lesões na pele, no começo como uma pápula (parecida com uma pequena espinha), evoluindo como uma vesícula (bolha contento líquido claro), após como uma pústula (bolha contento pus) e depois uma ferida com crosta.

– A doença pode ser confundida com outras, como: catapora (Varicela), Herpes, Sífilis. Nos casos descritos no Brasil, as lesões acometem a região genital/anal, tronco e membros superiores, com concentração nas mãos. 

– De forma geral, a doença tem um prognóstico bom e a grande maioria dos casos é tratada no domicílio, sob supervisão da equipe de saúde em nível ambulatorial.

– Não existe tratamento específico para a doença.

– Em caso de suspeita, procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Cuidados domiciliares

– Todo paciente confirmado com a doença deverá permanecer em ISOLAMENTO ATÉ QUE AS LESÕES CUTÂNEAS ESTEJAM COMPLETAMENTE CICATRIZADAS, o que em geral ocorre após 03 a 04 semanas.

  1. Não saia de casa, exceto para situações de emergência.
  2. Evite contato com outras pessoas.
  3. Use sempre máscara, lembrando de trocá-la a cada 02 horas.
  4. Evite contato íntimo com outras pessoas (relação sexual, abraços, beijos).
  5. Não compartilhe itens potencialmente contaminados: roupas de cama, roupas, toalhas, panos de prato, copos, talheres.
  6. Limpe e desinfete rotineiramente superfícies e itens comumente tocados.
  7. Não use lentes de contato para evitar infecções oculares.
  8. Não depile áreas do corpo que tenham erupções cutâneas.
  9. Se possível, use um banheiro separado das demais pessoas da casa. Se não for possível, o paciente deverá limpar (água e sabão) e desinfetar (água sanitária) todas as superfícies tocadas.
  10. Evite a contaminação de estofados e colchões cobrindo com material impermeável, como sacos plásticos ou lonas.
  11. Pratos, copos e talheres não devem ser compartilhados. A louça suja deve ser lavada com água morna e sabão.
  12. Roupas de cama, roupas e tolhas devem ser lavadas separadamente, com água morna e sabão.
  13. Evite contato próximo com animais, incluindo os de casa. Em geral, qualquer mamífero pode ser infectado.
  14. Os contactantes de casos não necessitam de isolamento e serão acompanhados pela atenção básica para identificar os sintomáticos.

A Prefeitura de Teresópolis reitera que o paciente e os contactantes estão recebendo acompanhamento e são monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Abertas inscrições para voluntários no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

 

Abertas inscrições para voluntários no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Abertas inscrições para voluntários no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis 

Estão disponíveis na unidade áreas de atuação como atendimento ao visitante, manutenção de trilhas e serviços administrativos

A Prefeitura de Teresópolis, através da Sala Verde Que Te Quero Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançaram o chamamento público para as inscrições no programa vontuntariado no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis através do link https://forms.zohopublic.com/nonotenote/form/ParqueNaturalMunicipalMontanhasdeTerespolis/formperma/ilbtZoxyDncD4BDdceQZD710x8TzlhJuZ8TkOYSvRSkonde os interessados devem preencher o formulário até o dia 14 de agosto. O edital pode ser solicitado pelo seguinte e-mail salaverdequetequeroverde.2021@gmail.com.

O Programa Voluntariado no Parque é uma oportunidade para a população local exercitar a cidadania e contribuir com ações efetivas para alcançar um meio ambiente mais equilibrado, conservação do patrimônio natural e promover a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

Estão disponíveis oportunidades para atuação voluntária nas diversas atividades desenvolvidas nas áreas de uso público do Parque de modo presencial e/ou a distância, como educação ambiental, atendimento ao visitante, manutenção de trilhas e afins e serviços administrativos. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Ofesp e solista Harold Emert fazem concerto com repertório variado

Ofesp e solista Harold Emert fazem concerto com repertório variado

 Ofesp e solista Harold Emert fazem concerto com repertório variado

A Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp) estará com o solista Harold Emert na série Concertos de Gala deste mês, no dia 30, às 20h, para apresentação no Salão Nobre do Centro Cultural Feso Pro Arte. O evento será presencial, mas terá transmissão ao vivo no canal do centro cultural no Youtube.

O concerto trará um repertório variado, que parte do estilo estético clássico europeu, transita pela Música Popular Brasileira e repousa sobre as obras do Movimento Armorial, considerado pelos seus idealizadores como a música Barroca popular nordestina. Especialmente nesta ocasião, o solista Harold Emert executará o Concerto de Bellini para Oboé e Orquestra.

SERVIÇO

  • Série Musical Concertos de Gala convida Orquestra Feso Pro Arte e Harold Emert
  • Data: 30/07
  • Horário: 20h
  • Local: Salão Nobre do Centro Cultural Feso Pro Arte – Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto.

Fonte: Unifeso Jornalismo

quarta-feira, 20 de julho de 2022

FESTIVAL DE INVERNO - ‘A Vida não é justa’, com Emiliano Queiroz e Léa Garcia

FESTIVAL DE INVERNO - ‘A Vida não é justa’, com Emiliano Queiroz e Léa Garcia

 FESTIVAL SESC DE INVERNO

‘A vida não é justa’, com Emiliano Queiroz e Léa Garcia, tem sessões em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis neste fim de semana

Depois de virar quadro no Fantástico, livro de magistrada inspira peça de teatro que circula pela Região Serrana neste fim de semana. Espetáculo foi sucesso de público e crítica na estreia no Sesc Copacabana e em circuito pelo estado do Rio.

RIO DE JANEIRO - Depois de estrear com grande sucesso de público e crítica no Sesc Copacabana e circular pelas unidades da instituição na Tijuca, em São Gonçalo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Barra Mansa, o espetáculo “A vida não é justa” desembarca na Região Serrana durante o Festival Sesc de Inverno. Estrelada pelos atores Emiliano Queiroz e Léa Garcia, a peça terá sessões nesta quinta, sexta e sábado (21, 22 e 23/7) em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, respectivamente. Mais detalhes sobre os locais, horários e venda de ingressos estão disponíveis em www.festivalsescdeinverno.com.br.   

“A vida não é justa” é uma adaptação para o teatral do livro homônimo da juíza Andréa Pachá, lançado em 2012. Idealizado pelo produtor Eduardo Barata, o projeto ganhou dramaturgia de Delson Antunes e direção de Tonico Pereira. Além de Emiliano e Léa, o elenco é composto por Lorena da Silva, Bruno Quixotte, Duda Barata, Marta Paret e Rafael Sardão.

"Me senti muito prestigiado com o convite do Barata. É um enorme prazer trabalhar com atores do gabarito do Emiliano e da dona Léa, eles sabem mais do que eu! Basta segui-los que eu sei que dará tudo certo, tamanha sensibilidade e experiência”, revela Tonico Pereira.

A Justiça será acionada como tema central do espetáculo, com a função de solucionar conflitos, mas também de lembrar que “a felicidade não é um direito, muito menos uma obrigação. Compreender nossa humanidade nos faz mais responsáveis pelo nosso destino”, nas palavras da autora.

“A gente pode viver grandes guerras, pode viver grandes hecatombes, mas no final o que define a nossa vida são essas pequenas questões que acontecem entre o nascimento e a morte. Como é que a gente ama, como é que a gente se relaciona, como é que a gente lida com a perda? Essas questões são as questões que me interessam, e que nos interessam como humanidade, interessam para o teatro. E é por isso que conflitos, aparentemente tão banais, acabam despertando tanto interesse, porque eles falam de quem nós somos”, afirma a escritora Andréa Pachá.

Em 2016, o livro composto por 35 contos foi adaptado para a televisão e apresentado em um quadro no Fantástico, com Glória Pires interpretando a juíza. Para a versão teatral foram escolhidas 8 histórias, além do prólogo: Casamento não é emprego; Quem cuida dele?; Tem coisa que não se pergunta; Molhadinha 25; O que os olhos não veem; Sagrado é um samba de amor; Mas eu amo aquele homem…; Reconciliação.

“O trabalho de dramaturgia do Delson Antunes é de sintonia fina com a Pachá, e para nós realizadores práticos, atores, diretor, não foi difícil captar o que eles queriam transmitir com o texto”, explica Tonico.

Mais sobre Léa Garcia

Completando 70 anos de carreira, Léa Garcia é a única atriz brasileira a ter trabalhado num filme que recebeu um Oscar. A dama do teatro e da história da dramaturgia brasileira coleciona mais de 80 trabalhos no cinema, televisão e teatro. O longa de produção francesa “Orfeu Negro” (1959), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, contou com músicas inéditas de Tom Jobim. Léa também participou do espetáculo que deu origem ao filme, “Orfeu da Conceição” (1956), de Vinícius de Moraes, que estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com cenário de Oscar Niemeyer.

Mais sobre Emiliano Queiroz

Emiliano Queiroz começou aos 14 anos, no rádio. Aos 17 pegou carona num caminhão e foi do Ceará para São Paulo, onde chegou a fazer pequenos papéis em peças como O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Lenda da era do rádio e veterano do teatro, da TV e do cinema, o ator completa 70 anos desde sua estreia nos palcos, e conta com mais de 120 personagens interpretados. Emiliano recebeu com alegria o convite de Eduardo Barata para participar da peça. “Precisava me exercitar. Não gosto de me sentir enferrujado. Foram dois anos que fiquei parado pela pandemia”, diz o ator.

SERVIÇO

  • “A vida não é justa”
  • Ingressos: R$ 10 (público em geral), R$ 5 (meia-entrada) e grátis (Credencial Sesc)
  • Venda: bilheteria dos teatros (veja endereços abaixo)
  • Classificação: 14 anos

Dia 21/7 - 20h- Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva 231 - Centro

22/7 - 20h- Sesc Quitandinha (Petrópolis): Rua Joaquim Rolla 2 – Quitandinha

23/7 - 19h30- Sesc Teresópolis: Av Delfim Moreira 749 – Várzea

Fonte: Sesc RJ / Wando Soares 

terça-feira, 19 de julho de 2022

Teresópolis é agora oficialmente a Capital Nacional do Lúpulo

Teresópolis é agora oficialmente a Capital Nacional do Lúpulo

 Teresópolis é agora oficialmente a Capital Nacional do Lúpulo

Teresópolis, 19 de julho de 2022 – Sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, foi publicada nesta terça-feira, 19/07, no Diário Oficial da União, a Lei nº 14.414/2022, que confere ao município de Teresópolis o título de Capital Nacional do Lúpulo. De autoria do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o projeto de lei 610/2019 foi aprovado no dia 9 de junho pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e teve como relator da matéria o Senador Carlos Portinho (PL-RJ).

O produtor de lúpulo de Teresópolis é o Grupo Petrópolis e a maior área de cultivo da planta no Brasil é o Viveiro Ninkasi, localizado em Vargem Grande, na zona rural do município. É o primeiro a ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como produtor de mudas de lúpulo no país.  No final de 2020, o viveiro também foi autorizado a importar mudas de lúpulo in vitro dos Estados Unidos para comercialização, com certificado de origem, mais uma conquista pioneira da propriedade da empreendedora Teresa Yoshiko, que vem evoluindo nas técnicas de reprodução de mudas.

“O lúpulo, como insumo das indústrias cervejeira, farmacêutica e de refinamento do álcool, é a matriz agrícola de maior valor agregado do mundo. Seu cultivo pode alavancar o desenvolvimento de Teresópolis, da nossa região e do Estado do Rio de Janeiro, trazendo mais oportunidades e renda para nossos agricultores. O título de Capital Nacional do Lúpulo é muito importante para a valorização da nossa agricultura e reconhece nosso protagonismo nesse movimento, não só pelo cultivo que já é feito no nosso interior como por sediarmos o único viveiro do país autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a produzir e comercializar mudas de lúpulo. Estamos confiantes de que seguiremos mais fortes nos consolidando como importante município produtor de lúpulo”, comemora o Prefeito Vinicius Claussen.

Para a secretária municipal de Turismo, Elizabeth Mazzi, o título vai contribuir para fortalecer ainda mais o turismo e a economia do município. “Como já anunciado pelo Prefeito Vinicius Claussen, a partir desse ano, teremos no calendário oficial da cidade um grande evento, o Festival do Lúpulo, que este ano será realizado com recursos do Governo do Estado, abrindo o calendário cervejeiro estadual. Nesse evento que pretende promover Teresópolis como Capital Nacional do Lúpulo, iremos valorizar a cultura cervejeira, oferecendo as experiências que envolvem esse produto. Das atrações infantis às atividades esportivas e gastronômicas, divulgando a importância do lúpulo também na área farmacêutica e movimentando o trade turístico e demais negócios do município”, ressalta Elizabeth Mazzi.

O Prefeito Vinicius Claussen continua trabalhando para obtenção de recursos, por meio de emendas parlamentares, como forma de viabilizar o desenvolvimento de projetos relacionados a questões fitossanitárias e de tropicalização do lúpulo. A intenção é utilizar parte do Condomínio Agrotech Industrial para fazer um campo experimental que viabilize esses estudos.  

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Seu Jorge em Nova Friburgo 05 de novembro

 

Seu Jorge em Nova Friburgo 05 de novembro

Dia 05/11/2022 sáb 22h – Seu Jorge em Nova Friburgo 

Um dos mais renomados cantores da música nacional e internacional chega pela primeira vez a Friburgo RJ!

Seu Jorge ao vivo ! Em única apresentação no Country Clube…

Início das vendas on-line a partir do dia 20 de julho as 14:00 na guiche web.
Informações (22) 99979-5597
Classificação 18 anos

Fonte: Lack produções LTDA

NOTA sobre incêndio no Abrigo Beneficente Sopão

NOTA sobre incêndio no Abrigo Beneficente Sopão

 NOTA sobre incêndio no Abrigo Beneficente Sopão

Em relação ao incêndio ocorrido na noite de sábado, 16/07, no Abrigo Beneficente Sopão, a Prefeitura de Teresópolis informa que desde as primeiras horas do ocorrido, a Secretaria de Desenvolvimento Social está prestando assistência às pessoas em situação de rua (PSR) que estavam abrigadas no espaço fornecendo dormitórios e refeições, de forma semelhante ao que já era oferecido pela instituição.

A pessoa acusada de atear fogo no local foi abordada no domingo, 17/07, por agentes da Guarda Civil Municipal, detida por policiais militares  da Operação Segurança Presente e encaminhada para a 110ª Delegacia Policial.

Também prestaram os primeiros atendimentos equipes das secretarias de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, em apoio às ações dos agentes da Operação Segurança Presente e ao Corpo de Bombeiros, e de Esporte e Lazer.

A Defesa Civil esteve no local fazendo vistorias e, apesar dos danos, a estrutura remanescente não está com risco de desabamento.

Informa ainda que o Abrigo Beneficente Sopão é uma instituição particular e que atualmente não possui convênio ou termo de colaboração com a Prefeitura, que apenas disponibiliza colaboradores do Programa Operação Trabalho (POT) para a realização de serviços gerais no espaço.  

Ao todo, 12 pessoas estavam abrigadas no Sopão e hoje elas estão instaladas no alojamento do Ginásio Poliesportivo Pedrão, o que não impede o pleno funcionamento das atividades realizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer.

A alimentação, que antes era fornecida exclusivamente pela equipe do abrigo agora também é fornecida pelo Café e Sopa Popular, programas da Prefeitura de Teresópolis, durante a semana, com café da manhã e jantar. O almoço e o lanche da tarde serão servidos aos 12 abrigados pela equipe técnica do Sopão, que são beneficiários do POT, e essas refeições serão produzidas e servidas nas instalações do Café Popular.

A Secretaria de Desenvolvimento Social prestará assistência a essas pessoas durante o tempo necessário para que o Abrigo Sopão possa ser reestruturado para voltar a recebê-los.

A Secretaria está aceitando doações de material de limpeza, itens de higiene pessoal, roupas de cama e de banho, que podem ser entregues na sede do CREAS Teresópolis, na Rua Carmela Dutra, 812, Agriões, de 9h às 16h.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

domingo, 17 de julho de 2022

Flash Back anima o Quintal das Marias dia 29 julho

 

Flash Back anima o Quintal das Marias dia 29 julho

Dia 29/07/2022 sexta a partir das 19h o DJ Louis Capelle estará animando sua noite com o Flash Back no Quintal das Marias na Posse em Teresópolis RJ. Um grande diferencial para as noites de Teresópolis RJ. Venha visitar o restaurante Quintal das Marias!

Caldos, petiscos e um delicioso founde …  (Faça sua reserva! Não fique fora desta! Reservas limitadas! )

  • Toda última sexta-feira do mês Flash Back com o DJ Louis Capelle

Endereço: Estrada José Gomes da Costa Jr. , nº 4.500 na Posse – Teresópolis RJ 

Horários:  Para almoço. De quarta à domingo. Das 11h30  às 15h30 . Noites de sextas e sábados (a partir das 19h)

Contatos: Whatsapp 21-99972-0602

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Agenda cultural vai agitar o Sesc Café durante o Festival Sesc de Inverno 2022

Sesc Café com o aclamado chef francês Frédéric Monnier

 FESTIVAL SESC DE INVERNO

Cardápio assinado por chef francês e agenda cultural diversa vão agitar o Sesc Café durante o Festival

Público poderá assistir a espetáculos musicais, teatrais, circenses e literários e, nas noites de quinta a sábado, apreciar a gastronomia do aclamado Frédéric Monnier. Festival começa nesta sexta e se estende até dia 31 de julho em diferentes espaços da cidade.

TERESÓPOLIS – A expectativa é grande pelas diversas atrações artísticas que vão passar pelos palcos do 20º Festival Sesc de Inverno em Teresópolis, que começa nesta sexta-feira (15/7) e se estende até o dia 31. Mas um espaço que promete ser o “point” do evento nos próximos três fins de semana é o Sesc Café, que se tornará neste período Sesc Bistrô. Ele fica no primeiro andar do Palacete Granado, na Rua Delfim Moreira, 479.

O bistrô receberá espetáculos de música, literatura, circo e teatro, e ainda o aclamado chef francês Frédéric Monnier, que comandará a cozinha de quinta a sábado à noite, começando nesta sexta (15). Será uma ótima oportunidade para o público aproveitar a programação deste que é um dos maiores festivais culturais multilinguagem do país enquanto aprecia o melhor da cozinha contemporânea – e a preços acessíveis.

Dono do consagrado título de Maître Cuisinier de France em 2013, Frédéric Monnier dedica uma grande parte de seu tempo na formação de profissionais da gastronomia como Chef Embaixador do Senac RJ. Assina também o cardápio do bistrô do Espaço Cultural Arte Sesc, reinaugurado em janeiro deste ano e instalado na histórica Mansão Figner, no bairro do Flamengo, no Rio.

Engajado em uma cozinha responsável e sustentável, o chef participa ativamente em ações agroecológicas e desenvolve há 10 anos uma alimentação saudável e equilibrada para os alunos do Lycée Français da capital.

Delícias do cardápio

Para começar, a dica é a tábua de queijo canastra, gorgonzola e tomate confit ou então o Gougères (bolinhos) de bacon e presunto. O Stick de pirarucu com molho de ervas picante e geléia de pimenta também promete aguçar os sentidos do público.

Como prato principal, o destaque é o Penne ao ragout de carne, que é um penne com file mignon picadinho em molho e salsa. Mas também tem o Risoto de abobora e abobrinha com açafrão da terra e o Risoto de cogumelos. Para aquecer, a pedida são as sopas de cebola e de alho poró e bacon.

Quem preferir algo mais prático tem a opção dos sanduiches no pão baguete. Homenageando a cidade, o Teresópolis abriga uma deliciosa linguiça artesanal com queijo. O Carioca leva carne assada, chutney de cebola e mustarda. Já o Mediterrâneo é feito com tomate, abobrinha grelhada e manjericão. 

Uma das sensações do Bistrô Arte Sesc no Rio, a Torta nougatine, com chocolate meio amargo e crocante de castanha, é o carro-chefe entre as sobremesas. Difícil será escolher entre ela, a Torta mousse de paçoca (chocolate ao leite com mousse de paçoca) e a Torta rouge champagne (sabayon de espumante com frutas vermelhas). 

Agenda cultural vai agitar com a Banda Falange no Sesc Café

SERVIÇO

  • Sesc Bistrô no Festival de Inverno
  • Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira 749 – Várzea
  • – Funcionamento sob o comando de Frédéric Monnier
  • De quinta a sábado, das 18h a meia-noite, a partir do dia 15/7

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Confira a programação completa em todos os espaços de Teresópolis e nos demais municípios em  www.festivalsescdeinverno.com.br

  DIA 15/07

  • Falange (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 16/07

  • Mangabrothers (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 17/07

  • Lançamento Literário: Dalva, minha vó e eu
  • Às 15h | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ
  • Arthur Liory Jazz & Blues (música)
  • Às 19h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 21/07

  • Oficina: Língua Estrangeira
  • De 10h às 16h | Livre | Grátis
  • Local: VARANDA DO SESC CAFÉ
  • O baile | Teatro Público (MG) (teatro)
  • Às 18h | Livre | Valor: Inteira R$10 / Meia R$5
  • Local: SESC CAFÉ
  • Teto Alto (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 22/07

  • FolkSe (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 23/07

  • Rock da Kombi (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 24/07

  • Embolhando (circo)
  • Às 11h | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ
  • Contos em fio: A arte feminina de fiar e tecer (literatura)
  • Às 12h30 | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ
  • Fórum de ideias Memória e Raiz – Com Nei Lopes (literatura)
  • Às 15h | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ
  • Show poético com Zé Renato (literatura)
  • Às 19h | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 28/07

  • O Velho Blues (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 29/07

  • O Samba da minha terra (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 30/07

  • Elis MC e o Baile da Crespinhos (música)
  • Às 14h | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ
  • Favela Cria (música)
  • Às 22h | 18 anos | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

DIA 31/07

  • Slam Liberdade Poética (literatura)
  • Às 19h | Livre | Grátis
  • Local: SESC CAFÉ

Fonte: Sesc RJ / Wando Soares

terça-feira, 12 de julho de 2022

Festival SESC de Inverno, concerto, encontro de colecionadores de moedas

concerto dos alunos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli

 Teresópolis 131 anos: Festival SESC de Inverno, concerto, encontro de colecionadores de moedas e homenagem aos pracinhas da FAB marcam programação até domingo, 17/07

Teresópolis, 12 de julho de 2022 – Aberta no dia 1° de julho, a programação pelo 131º Aniversário de Teresópolis segue esta semana com várias atrações, com realização da Prefeitura, em conjunto com instituições parceiras.

Nesta terça-feira, 12/07, acontece o projeto ‘Conversas Musicais’, realização da Secretaria Municipal de Cultura em homenagem ao Grêmio Musical Parquequer (GMP), a mais antiga instituição cultural de Teresópolis em atuação, com 108 anos de existência. Com direção do professor Rubens Tavares e participação de alunos do Módulo II 2º ano (violão) da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli, o evento fará homenagem ao Grêmio e sua ligação com a Família Teixeira, que tem entre seus membros José Teixeira Guimarães, fundador do GMP e um dos primeiros alpinistas a conquistar o cume do Dedo de Deus, e o irmão João Teixeira Guimarães, o conhecido compositor brasileiro João Pernambuco, um dos fundadores da escola brasileira de violão. Marcado para as 19h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Baltasar da Silveira, 91, na Várzea), o evento tem entrada franca.

Ainda na terça, 12/07, será realizado o curso de História de Teresópolis (até 26/07), das 19h às 22h, com o Professor Dr. Jorge Nascimento Ferradeira, iniciativa da Casa de Portugal e do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis. O local é a Casa de Portugal (Av. Lúcio Meira, 850, Várzea).

Duas atrações da Secretaria Municipal de Cultura vão movimentar a quinta, 14/07. Das 9h às 17h, a Escola Municipal de Música Giordano Marrelli – Polo Avançado da Escola de Música Villa Lobos promove um dia de atividades abertas ao público, com os professores e alunos da escola de música. O local é o Centro Cultural Bernardo Monteverde (Av. Oliveira Botelho, 210, sobreloja, Alto). As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever por meio do link https://forms.gle/xiVq29LkmXp7PgaM9.

A partir das 19h, acontecerá o concerto dos alunos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli, com apresentação do Coral Municipal. O local é o Teatro Municipal de Teresópolis, no 2° piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, na Várzea), com entrada franca.

Considerado um dos maiores eventos culturais multilinguagem do país o Festival SESC Rio de Inverno 20 Anos tem início na sexta-feira, 15/07. A programação segue até 31 de julho com exposições, shows, teatro, oficinas e muito mais, e pode ser conferida no link https://www.sescrio.org.br/wp-content/uploads/2022/07/TERES%C3%93POLIS.5.pdf.

Também na sexta, 15/07, com realização da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Pilotos de Caça, acontecerá uma homenagem aos 22 Pracinhas de Teresópolis que lutaram na 2ª Guerra Mundial pela Força Aérea Brasileira. O evento está marcado para as 10h, na Praça Senta a Pua, no Soberbo. 

Conversas Musicais

Quem curte moedas e cédulas antigas e colecionismo em geral poderá conferir o 1º Encontro de Numismática de Teresópolis na sexta, 15/07, e no sábado, 16/07, das 9h às 18h, no Hotel Intercity (Rua Rui Barbosa, 611, Agriões). Com realização de Rocha Numismática, a entrada é franca.

A solenidade de posse da nova diretoria da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) para o biênio 2022-2024 movimentará a Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras) no sábado, 16/07, às 19h.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Escola de Portas Abertas