Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feriadão com manobras radicais e velocidade no Carioca de Motocross em Teresópolis

Feriadão com manobras radicais e velocidade no Carioca de Motocross em Teresópolis-Obstáculos da pista montada no terreno da Sudamtex, centro da cidade, vão garantir mais emoção ao evento


Teresópolis, 4 de abril de 2012 – Os motores vão roncar neste feriado prolongado da Semana Santa em Teresópolis, na abertura do Campeonato Carioca de Motocross 2012, realização da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e organização da Femerj (Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro).

Manobras radicais e velocidade vão garantir um belo espetáculo ao público na pista montada pela Prefeitura no terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex (Rua Fritz Weber, na Várzea), perto da Rodoviária. Arquibancadas para o público, banheiros químicos e apoio de equipe médica compõem a estrutura do evento.

“Esse é mais um evento esportivo de grande porte realizado pela Prefeitura para mostrar que Teresópolis tem potencial para sediar competições estaduais e até nacionais. É um programa para as famílias curtirem juntas e vibrarem com as provas”, convida o Prefeito Arlei.

Com entrada franca, os treinos livres da 1ª etapa da competição acontecem neste sábado, 7, a partir das 13h, e prosseguem no domingo, 8, às 9h. A adrenalina das provas oficiais começa a partir das 12h do domingo, com a expectativa da participação de 150 pilotos nas categorias 50cc, 60cc, 80cc, Amador, Intermediária, MX1, MX2, MX3 e MX4, Nacional e 230cc, com competidores a partir de 7 anos de idade.

Para o presidente da Femerj, Alexandre Caravana, a expectativa é grande para a abertura do Carioca de Motocross em Teresópolis. “Esta é uma das melhores pistas construídas na cidade, com traçado excelente e um maior número de obstáculos, que vão garantir saltos espetaculares. As arquibancadas permitem visão total do evento. Certamente, o púbico vai assistir a um belo espetáculo”, pontua.

“Além de uma excelente competição, esperamos um grande número de visitantes circulando pela cidade neste feriadão, movimentando nossa economia. É uma ótima opção de diversão para moradores e turistas, e o que é melhor, a entrada é franca”, assinala o Secretário Municipal de Turismo, Carlos Tucunduva.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 3 de abril de 2012

Prefeitura de Teresópolis e Parque Nacional Serra dos Órgãos promovem evento para comemorar 100 anos da conquista do Dedo de Deus

Prefeitura e Parque Nacional promovem evento para comemorar 100 anos da conquista do Dedo de Deus

Programação vai até domingo, 8 de abril

Teresópolis, 3 de abril de 2012 - Teve início nesta terça-feira, 3 de abril, o evento 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista', promovido pela Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em comemoração aos 100 anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo. A abertura do ciclo de atividades aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com a exibição do documentário 'Caminho Teixeira' e palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Marcello Medeiros. A programação segue até domingo, 8 de abril, com uma série de atividades lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

“O centenário de um feito de tamanha importância como a conquista do Dedo de Deus não poderia jamais deixar de ser lembrado. Afinal, o episódio representa um marco histórico não apenas para Teresópolis como também para o montanhismo brasileiro”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Na abertura do evento, dezenas de alunos do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), além de convidados, puderam conferir a exibição do documentário 'Caminho Teixeira', filmado em Teresópolis no ano de 2009 e que revive a conquista da famosa montanha. Produzido pela 9d Produções, com apoio da Secretaria de Cultura, o filme abriu a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009, e participou de mostras de filmes sobre esportes de aventura em montanha, além de outros festivais de cinema, dentro e fora do Brasil.

Além do filme, exibido em dois horários, foi realizada palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano, Marcello Medeiros, que falou sobre a conquista em si e sua importância para o desenvolvimento do alpinismo como conhecemos hoje. “A conquista do Dedo de Deus foi um divisor de águas. Até então, as pessoas apenas subiam trilhas. A empreitada de 1912 mudou a história do montanhismo”, destacou Marcello, que falou ainda sobre outras escaladas e sobre o alpinista teresopolitano Mozart Catão, primeiro brasileiro a chegar ao cume do Monte Everest. 

Quem assistiu, gostou do que viu. “Estamos vivenciando aqui uma atividade histórica e cultural, que certamente vai enriquecer o conhecimento dos nossos alunos”, comentou a professora Rosa Cristina. “Eu não conhecia esta história. Não fazia a menor ideia e achei incrível”, disse a aluna Maria Eduarda Silveira, de 13 anos. A exibição contou ainda com a presença de Hilda Teixeira, filha de José Teixeira Guimarães que, aos 91 anos, fez questão de prestigiar a homenagem. 

A programação do evento 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista' inclui exposições, escaladas, homenagens, culto ecumênico no topo do Dedo de Deus e missa em ação de graças, com a participação especial da Orquestra Camerata Thereza Christina. 

Programação

Dia 4 de abril – Casa de Cultura Adolpho Bloch

Exposição 'Dedo de Deus – Inspiração e Arte, com trabalhos da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em homenagem à conquista do Deus de Deus. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Dia 4 de abril – Calçada da Fama

10h às 16h - Exibição do filme 'Caminho Teixeira' e Exposição 'Páginas da História do Dedo de Deus', mostra itinerante com textos, fotos e documentos do Pró-Memória Teresópolis

Dia 5 de abril – Casa da Memória Arthur Dalmasso

Exposição 'Dedo de Deus - 100 anos de conquista', com paineis ilustrativos, documentos originais e objetos. Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Dia 7 de abril – Complexo do Dedo de Deus

6h - Escalada nas montanhas: Dedo de Deus; Dedinho de Nossa Senhora; Escalavrado; Cabeça de Peixe.

Dia 7 de abril - Auditório Guarani - sede do Parque Nacional

19h - Amostra de filmes de Montanha
Homenagem aos que participaram da história do Dedo de Deus
Abertura da exposição histórica do Dedo de Deus
Coquetel

Dia 8 de Abril -Complexo do Dedo de Deus

10h – Início do Culto Ecumênico no Cume do Dedo de Deus (vagas limitadas). Concentração no Centro de Informações Turísticas no Soberbo. 

Dia 8 de abril - Centro de Informações Turísticas no Soberbo

15h – Missa em Ação de Graças com a participação da Orquestra Camerata Thereza Christina

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis vistoria obras no interior do município

Prefeitura vistoria obras no interior

Teresópolis, 3 de abril de 2012 – Com o objetivo de levar o melhor atendimento nas áreas de saúde e de educação aos moradores do interior do município, nesta segunda-feira, 2, o Prefeito Arlei visitou o posto de saúde de Venda Nova e as obras de construção do novo prédio escolar em Bonsucesso, no 3º Distrito. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de toda a população, na cidade e no interior, em parceria com o Governo do Estado e levando, principalmente, mais saúde e educação para todos”, assinalou Arlei.

Durante encontro com a população, Arlei esclareceu que busca alternativas para a contratação de mais profissionais médicos para o posto de saúde de Venda Nova. Informou ainda sobre a construção da Clínica da Saúde, através de parceria com o Governo do Estado, na localidade de Bonsucesso. Com cerca de 400 metros quadrados, construídos no sistema de containeres (similar ao modelo da UPA 24h), a Clínica da Saúde contará com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinas, espaço para procedimentos e curativos, farmácia e sala de reuniões. Cada uma das unidades terá capacidade para atender de 1.500 a 2.000 famílias por mês. 

Em Bonsucesso, o Prefeito Arlei vistoriou o terreno da Escola Municipal Francisco Maria Dállia, onde uma área se encontra em processo de terraplenagem para o início da construção de um novo prédio escolar. De acordo com a planta analisada por Arlei, a nova escola contará com 14 salas de aula, auditório, quadra esportiva e rampas para garantir a acessibilidade, atendendo os modernos padrões de edificação. A meta é, depois da conclusão das obras, demolir o prédio escolar antigo e construir no local uma praça pública, para o lazer dos moradores da localidade.

O Prefeito esteve ainda em Sebastiana, onde visitou as instalações da empresa Água Mineral Davida. Na oportunidade, ele se encontrou com empresários e funcionários, que pediram a extensão da linha de ônibus que atende a região até perto da empresa, a fim de evitar que os cerca de 270 empregados caminhem cerca de um quilômetro do atual ponto final até o local de trabalho.

Acompanharam as visitas os secretários municipais de Trabalho, Antonio Carlos Moura, de Agricultura, Zezinho Cortázio, e de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antonio Lopes Oliveira, e também Teófilo Faraco, do PMDB Jovem de Teresópolis.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Feriado da Semana Santa em Teresópolis

FERIADO SEMANA SANTA

Prefeitura fecha na quinta, 5, e reabre na segunda, 9, mas serviços essenciais estão garantidos

Teresópolis, 3 de abril de 2012 – Devido ao feriado prolongado da Semana Santa, a Prefeitura de Teresópolis e demais órgãos municipais, como escolas, creches e postos de saúde estarão fechados nesta quinta-feira, 5, e nesta Sexta-Feira Santa, 6, feriado da Paixão de Cristo. O expediente retorna na segunda-feira, 9, em horário normal. Entretanto, durante o feriado a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e emergência médica. 

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal. A Defesa Civil também trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão. 

UPA - Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriado, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. 

POSTOS DE SAÚDE – Os postos de saúde e unidades básicas ficam fechados nesta quinta, 5, e retornam ao funcionamento normal na próxima segunda, 9. 

EDUCAÇÃO – Creches, escolas e centros municipais de educação infantil não funcionam quinta e sexta. As atividades serão retomadas na segunda. 

FEIRINHA E ESPAÇO MULHER – A Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionará sexta, sábado e domingo, das 10h às 18h. O Espaço Mulher, na Várzea, funcionará no sábado, 7, e domingo, 8 de abril, também das 10h às 18h. 

COMÉRCIO – De acordo com informações do Sincomércio, o funcionamento das lojas será facultativo, ou seja, fica a critério do lojista abrir ou não no feriado de sexta-feira. Nos outros dias, abrem normalmente. 

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Educação inicia projeto intinerante ‘Canta Enquanto Conta’em Teresópolis RJ

Educação inicia projeto intinerante ‘Canta Enquanto Conta’

Teresópolis, 2 de abril de 2012 - Buscando incentivar a produção textual e o gosto pela leitura, além de trabalhar a musicalidade e suas relações com o meio físico e social, a Secretaria Municipal de Educação deu início na quinta-feira, 29 de março, ao projeto intinerante de contação de histórias ‘Canta Enquanto Conta’ nas escolas municipais Alice Saldanha, Morro do Tiro, e Belkis Frony Morgado, no bairro de São Pedro.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o projeto atende 37 escolas municipais, tanto na área urbana quanto na rural, seja com o projeto intinerante ou através de dinamizadores capacitados. “É fundamental que a prática da leitura esteja presente desde o primeiro ano escolar, pois só assim nossas crianças irão se tornar cidadãos e cidadãs aptos e atuantes na busca do conhecimento e das informações necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades individuais e práticas no exercício da cidadania”, explica o Secretário. 

Plantar a semente da formação do cidadão leitor através da narrativa oral dos contos populares, leitura integral, fragmentos de textos e poesias de autores nacionais é o principal objetivo do projeto. O material usado para a contação de histórias é muito rico e diversificado e a cada semana uma novidade é apresentada aos alunos. São usados como recursos para a narrativa oral, painéis, máscaras, bonecos articulados, fantoches, todo este material confeccionado pelos dinamizadores, e com auxílio dos alunos.

A diretora da Escola Municipal Alice Saldanha, professora Valéria Castor de Freitas, ficou muito feliz com a primeira apresentação do grupo que já agendou uma segunda visita em três semanas. “Acredito muito na educação fora da sala de aula e esses projetos pedagógicos acrescentam no trabalho de educação que fazemos com nossos alunos”, comemorou a diretora.

Criado pela professora Adalgisa de Carvalho, o projeto ‘Canta Enquanto Conto’ traz apresentações com cerca de 50 minutos, tendo o primeiro momento reservado à contação de história e o restante do tempo é destinado à releitura do conto, musicalidade e produção textual. “É através dessas atividades que levamos os alunos a reconhecer o material literário como fonte de aquisição de cultura, utilizando a leitura de entretenimento como via de acesso à leitura informativa, desenvolvendo a oralidade e o senso rítmico nas crianças através dos jogos simbólicos e das canções usadas na própria narrativa”, define Adalgisa.

Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, o trabalho desenvolvido pelo projeto serve também para elevar a autoestima dos alunos e como instrumento na formação da personalidade infantil. “Os contos populares enchem as crianças de curiosidade tanto pelo seu aspecto regional quanto pelo seu aspecto mágico. O contato com a narrativa oral acaba fazendo com que as crianças se mobilizem a procura de outros títulos, aumentando o universo letrado destes pequeninos” diz Carla. 
As próximas apresentações do projeto estão marcadas para o dia 5 de abril nas escolas municipais Sebastião Branco e CEDAL e no dia 12 de abril nas escolas municipais Acliméia e Sebastião Melo.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis retira barreira na Barra do Imbuí

Prefeitura retira barreira na Barra do Imbuí

Teresópolis, 02 de abril de 2012 - Em mais uma ação promovida pela Prefeitura de Teresópolis, na manhã do último sábado, 31 de março, uma barreira foi retirada no bairro da Barra do Imbuí. A Rua Guilherme Serafim, antiga Rua B, estava interditada desde a tragédia de janeiro de 2011, impossibilitando os moradores de utilizarem o local como manobrador.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos deslocou homens, máquinas e caminhões para retirar a barreira que obstruía a Rua Guilherme Serafim, como explica o Subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correa. “Este é o único local nessa área onde carros grandes e caminhões podem manobrar, sem precisar sair de ré, por isso é muito importante para a comunidade essa interferência”, disse, ressaltando que o trabalho tem sido permanente. “Estamos realizando continuamente a retirada de barreiras e desobstrução de vias. O desejo do Prefeito Arlei é ver a cidade cada vez melhor, dando tranqüilidade para os moradores”, finalizou.

Para os moradores da localidade, é muito importante a realização destas ações. “Há muito tempo esperamos para que a encosta que caiu no início do ano passado fosse retirada. Finalmente isso aconteceu”, disse Rogério Machado, morador do bairro.

Satisfeito com as obras realizadas no local, Alexandre Martins, agradeceu e elogiou o trabalho da Prefeitura. “Moro muito perto da área onde caiu a barreira, e sempre via os carros com muita dificuldade de manobrar. Estamos contentes que a Prefeitura está realizando obras para o benefício dos moradores, não só na Barra, mas em toda a cidade”.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Representantes da Prefeitura e da OAB se reúnem para debater sobre o Consórcio do Aterro Sanitário e o Plano de Saneamento Básico para Teresópolis

Representantes da Prefeitura e da OAB se reúnem para debater sobre o Consórcio do Aterro Sanitário e o Plano de Saneamento Básico

Teresópolis, 2 de abril de 2012 – O Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis, Leandro Coutinho, e representantes da Comissão de Meio Ambiente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – se reuniram na última quinta-feira, 29 de março, na sede da Secretaria, para debater sobre o Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Leandro Coutinho informou que o processo do Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário está em andamento. “O estatuto do consórcio, que engloba Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, já foi aprovado pela Procuradoria dessas cidades e no próximo dia 12 vai acontecer a primeira assembleia do consórcio”, afirmou. De acordo com Leandro, o aterro precisa passar por novas obras para que o tempo de vida útil seja estendido por até 15 anos. “Entre as intervenções está a instalação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, que têm a possibilidade de se transformar em tijolos e material para recapeamento, por exemplo”, explicou o coordenador, acrescentando que há a previsão de ampliar o Programa de Coleta Seletiva, que atualmente atende a 25 bairros. Essa medida também ajuda a diminuir a quantidade de lixo e contribui para o aumento da vida útil do aterro. Outra iniciativa é a implantação de um sistema de tratamento do lixo hospitalar. A proposta já foi aprovada pelas secretarias estaduais do Ambiente e de Obras e encontra-se em fase de licitação.

Com relação ao saneamento básico, Leandro Coutinho ressaltou que para se definir os detalhes do sistema de tratamento do esgoto é necessária a elaboração de um plano municipal do setor. “O Governo do Estado está efetivando a contratação de uma empresa da área para produzir o Plano Municipal de Saneamento de diversas cidades, entre elas, Teresópolis. O documento será criado em conjunto com técnicos da Prefeitura e representantes da sociedade civil. Além disso, também vão acontecer audiências públicas para que qualquer cidadão possa participar”, frisou. Segundo o Leandro, a Prefeitura também vai apresentar ao Governo do Estado o pré-projeto de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Guilherme Otávio Paim, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, destacou que questões como tratamento do lixo e saneamento são complexas e perpassam governos. “Esses temas são bastante complexos e precisam de tempo para ser resolvidos. Esse encontro foi importante porque tivemos a chance de esclarecer algumas dúvidas sobre as ações relacionadas ao meio ambiente na cidade”, disse Guilherme, que convidou a Secretaria para participar do seminário sobre cidade sustentável, previsto para acontecer em junho. Os advogados Heitor de Rezende Cabral, integrante da comissão, e Silvio Shu, membro da OAB, também estiveram presentes à reunião.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis